O dia ?dá é 6 de junho de 1944: data para não ser esquecida



  • fotos: divulgação

    as novas gerações, provavelmente, não sabem sobre o dia ?d?, mas a ford não o esquece. para lembrar a data, a empresa, que também se envolveu na ii guerra mundial com a produção de veículos destinados às forças armadas como jipes, ambulâncias, caminhões de transporte de tropas e até aviões, convidou 75 ex-combatentes americanos, para uma visita ao memorial de washington, no aniversário de 68 anos da invasão da normandia pelos exércitos aliados.

    nesse dia, com a doação da vida de milhares de soldados, o mundo começou a ficar livre do nazismo. foi a mais fantástica e ousada operação de guerra em todos os tempos, com mais de 5.000 navios despejando milhares de heróis nos 80 km de praias da normandia, no noroeste da frança, além de outros milhares de paraquedistas.

    a ford que, desde 1974, já destinou para o fundo de veteranos de guerra, cerca de 7,3 milhões de dólares, anunciou, agora a doação de 200 mil dólares para a compra de oito veículos destinados aos ex-combatentes americanos, deficientes físicos.

    além disso, a empresa patrocinou dois vôos de honra para 75 veteranos da ii guerra, de michigan e kentucky, para uma visita, no dia 6 de junho, ao ?world war ii memorial?, em washington, onde foram recebidos por membros do congresso e funcionários da ford, também ex-combatentes. quase todos os veteranos, com idades entre 80 e 90 anos, foram lembrados pelo sacrifício e bravura como uma lição dos ideais da democracia e liberdade. na cerimônia, mike bannister, presidente e ceo da ford credit, disse que ?o dia d foi decisivo e crucial para se alcançar a vitória e que cobrou um alto preço das tropas aliadas?.

    fonte: ford para todos