Rotação do motor cai quando ventoinha é acionada



  • boa noite a todos. sou novo por aqui e gostaria da ajuda de vocês. tenho um gol ano 99/00 completo. com o carro paradp ele funciona normal, porém, quando a ventoinha é acionada a rotação do carro cai demais e depois o carro volta ao normal (na queda de rotação o carro as vezes chega a morrer, ). andando com o carro, da para sentir quando a ventoinha é acionada, pois o carro dá uma engasgada. o alternador foi checado, medindo por volta de 14 volts e a bateria é nova. o que poderia ser o problema? segue a configuração do carro: -injeção fuel tech race pro 1fi -hallmeter fuel tech -intercooler -coletor tubular german -turbina 50/82 (rotor e eixo maiores) -cabeçote original muito obrigado. abraços a todos. andré


  • o meu carro tinha essa bronca quando usava filtro esportivo puxando ar do cofre…. ligava vinha ar quente e o carro caia rotação, acho que a minha bateria tbm fazia parte do problema, o carro não pegava quando quente e tal, trorquei bateria e coloquei o filtro esportivo dentro cda caixinha do original que puxa ar de dentro do paralamas e parou.


  • bom, como tá usando fueltech, vc deve verificar/corrigir a correção do tempo de injeção em função da variação de tensão, pois qdo a ventoinha liga a tensão de bateria cai, e a injeção precisa estar parametrizada adequadamente para poder corrigir isso.


  • cara se ja viu se nao é a anperagen da bateria bateria de pouco anperes nao aguenta todos os equipamentos


  • > bom, como tá usando fueltech, vc deve verificar/corrigir a correção do tempo de injeção em função da variação de tensão, pois qdo a ventoinha liga a tensão de bateria cai, e a injeção precisa estar parametrizada adequadamente para poder corrigir isso. isso aí. ricardo falou tudo. tenho a mesma ft no meu carro e a correção é por aí. deixa no visor marcando a voltagem e veja de 14 até quanto ela cai quando liga a ventoinha, supondo que caia pra 13,5, ai vc vai nas configurações e aumenta a injeção de combustivel em 13,5. depois faça o teste com todos os farois, radio, tudo eletrico ligado e faça a correção. é simples, depois disso fica perfeito ![;)](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/wink.gif)


  • pode ser falta de aterramento


  • > > bom, como tá usando fueltech, vc deve verificar/corrigir a correção do tempo de injeção em função da variação de tensão, pois qdo a ventoinha liga a tensão de bateria cai, e a injeção precisa estar parametrizada adequadamente para poder corrigir isso. > > isso aí. ricardo falou tudo. > > tenho a mesma ft no meu carro e a correção é por aí. deixa no visor marcando a voltagem e veja de 14 até quanto ela cai quando liga a ventoinha, supondo que caia pra 13,5, ai vc vai nas configurações e aumenta a injeção de combustivel em 13,5. > > depois faça o teste com todos os farois, radio, tudo eletrico ligado e faça a correção. > > é simples, depois disso fica perfeito ![;)](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/wink.gif)/> falou tudo ![:d](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/biggrin.gif)


  • tive problemas semelhantes no meu carro mas, ao ligar o ar condicionado. o que resolveu troquei o terminal da bateria, percebi que o termina aquecia muito mesmo quando o carro estava ligado, medi a corrente passando do cabo do alternador até a bateria e descobri que vinha amperagem e voltagem, mas quando medi a corrente apos a bateria até a caixa de fusíveis percebi uma enorme diferença, trocando o terminal positivo da bateria o carro voltou ao normal, a rotação não oscilava mais e o cabo não esquenta.


  • desenterrando, mas, o assunto é o mesmo… to com o mesmo problema. também uso a 1fi e a tensão "normal" fica em torno de 13,5 13,8... com os faróis, som e etc fica ainda na casa dos 13 e a lenta normal. quando aquece e a ventoinha liga,  cai pra 12,5 12,3 e o carro quer morrer. fica completamente sem lenta. dirigir no transito pesado por ex, bem chato! tentei a correção por tensão, na ft mas não senti muita diferença... adicionei muito e pouco e mesmo assim o carro não segura a lenta quando a ventoinha arma. minha bateria é de 70 mas o alternador não foi trocado, imagino que seja de 35, 40ah... a tensão deveria cair tanto assim com a entrada da ventoinha? sair com o carro de noite é bem ruim... tenk ficar ligeiro no pedal senão morre o tempo todo! É um voyage 90, 1.8 com ft 1fi


  • nao é somente a variaçao na injeçao de combustivel, o alternador fica mais pesado de girar com muito consumo de energia. agora o alternador de 35ah no ap 1.8 é uma piada da gambiwagen… ops desculpa volkswagen kkk até o celta lt 1.0 usa alterador de 90ah...


  • o meu carburado fazia isso, e descobri que o fio da ventoinha estava nas ultimas… depois que aterrei devidamente nao fez mais isso. o amperimetro caia muito para ligar a ventoinha, depois disso ficou onrmal huehue  meu alternador original (anos 80 ) =e 35 amp com ar condicionado kkkkkkkkk..... agora botei um wapsa da epoca de 45...  mas o amperimetro nunca chega nem em 40 amp.. mesmo com tudo ligado........ geralmente usando muita coisa eh 25~30


  • dahora passatão completo hem!!! a ventuinha é de dupla velocidade também


  • > dahora passatão completo hem!!! a ventuinha é de dupla velocidade também kkkkkkkkkk,,, só nao tem direcao porque nao gosto para pilotar. mas assim, essa ventoinha estou para colocar…, só que ligando direto na velocidade 2\. (falta de tempo =(


  • estou com esse problema no palio tbm, mas tbm estou na segunda velocidade direto. kkkk preciso refazer essa parte


  • mas biriba, o palio 16v mal liga a primeira velocidade. o meu mal fica 4 segundos ja aciona a segunda, isso quando estou com ar desligado, pq quando ta ligado ( quase sempre kkk ), as vezes ligo ele de manha ( com motor gelado ) com o ar ligado, quinze segundo depois ja entra direto a ventoinha na velocidade maxima.


  • nao gente.. é que o ar condicionado pede ventilacao forcada, senao estoura. por mais frio que o carro esteja… e podem ver que é sempre no máximo que liga.


  • sim, claro, conforme sobe a temperatura no condensador, a pressao sobe junto assim o transdutor de pressao aciona a ventoinha para manter possivel a condensaçao do r134a e nao danificar o sistema.

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