Confira os carros mais econômicos de 2012 segundo o inmetro



  • fotos: divulgação

    a preocupação com o meio ambiente nunca esteve tão na moda entre as montadoras de veículos. embora nos países desenvolvidos a preocupação com motores mais econômicos seja ainda maior (e mais eficaz), aos poucos as filiais brasileiras dessas montadoras começam a oferecer carros que agridem menos nossos pulmões e nossos bolsos, visto que encher o tanque está cada vez mais caro.

    o inmetro desenvolveu um programa brasileiro de etiquetagem veicular, que em 2012 teve uma adesão maior de montadoras, no total de 10: citroën, fiat, ford, honda, hyundai, kia, peugeot, renault, toyota e volkswagen. divididos em categorias distintas, os modelos de cada montadora são avaliados pelo consumo em ciclo urbano e rodoviário (norma nbr-7024), usando gasolina e também etanol no caso dos modelos bicombustíveis. para cada categoria, o modelo mais econômico recebe classificação a, o segundo fica com classificação b e assim sucessivamente, até a categoria e, que é o menos econômico da categoria. a lista completa pode ser conferida aqui: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2012.pdf

    entre os destaques positivos, o renault clio autenthique básico garantiu o primeiro lugar ao marcar 9,5 km para cada litro de etanol na estrada. nas versões do clio com ar-condicionado e direção hidráulica, são 9,1 km/l nas mesmas condições. destaque também para o toyota etios, que provou a eficiência do motor 1.5 16v marcando bons 8,4 km/l de etanol na cidade. e, provando que os híbridos são mais do que bem-vindos em qualquer mercado, o ford fusion hybrid conseguiu emplacar 13,8 km/l de gasolina em ciclo urbano.