Lançamento é nova chevrolet trailblazer parte de r$ 145.450



  • fotos: marcus lauria

    a menina dos olhos da chevrolet, como definiu o próprio chefe de design da marca, carlos barba, durante a apresentação a imprensa da nova trailblazer chegou para conquistar de vez o segmento dos utilitários esportivos. a marca seguiu a risca o plano de renovação da sua linha de modelos em 2012 e renovou quase toda linha.

    de acordo com a chevrolet, a trailblazer foi desenvolvida em conjunto com a nova s10, prova desta afirmação está estampada em seu interior e na parte dianteira do modelo. o projeto foi criado em conjunto com os engenheiros tailandeses. ?o trailblazer é forte e capaz. está pronto para o fora de estrada, mas é igualmente competente para cidade e viagens de longa distância. e agora chega ao brasil, produzido no complexo industrial de são josé dos campos, em são paulo. é mais um produto chevrolet de classe mundial que demonstra a capacidade, compromisso e a atenção aos detalhes do nosso time de engenheiros?, afirma grace lieblein, presidente da general motors do brasil.

    vista de frente, a trailblazer segue as linhas da novo s10, com a grade bipartida com a gravatinha dourada no centro, e os faróis espichados que invadem os pára-lamas robustos.  na lateral, a marca optou por um desenho mais conservador e suave. na parte traseira, destaque para as lanternas, que lembram muito a sua principal concorrente e as linhas. além dos para-lamas alargados, rodas 18? e o rack de teto com acabamento em alumínio.

    a nova trailblazer é muito espaçosa por dentro, tanto para o motorista quanto para os passageiros, as medidas não mentem, são 4,88 metros de comprimento total 1,90 metro de largura com uma distância entreeixos de 2,85 metros e com bitolas (dianteira e traseira) de 1,57 e 1,59 metros, respectivamente. a sua distância mínima do solo é de 232 milímetros. a trailblazer conta ainda com uma terceira fileira de bancos retráteis. a capacidade do porta-malas traseiro vai de 205 litros a 1.830 litros, este último com todos os bancos rebatidos.

    vendida em uma única versão, a mais completa ltz, o utilitário traz os comandos posicionados no console central, incluindo o regulador do ar-condicionado, painel digital na cor ice blue com computador de bordo, console central integrados. o sistema de climatização do trailblazer possui controle eletrônico de temperatura, além de uma unidade de controle adicional para os passageiros dos bancos traseiros.

    na parte mecânica, o modelo conta, por exemplo, com a suspensão traseira five-link, deixando o carro mais estável tanto em retas quanto em curvas. a trailblazer chega equipado com tração integral em qualquer uma das versões, com ângulos de ataque de 30o e 22o de saída. e 23,2 centímetros de altura em relação ao solo.

    a marca oferece a nova trailblazer com duas opções de motor. um inédito e moderno motor v6 de 3.6 litros e 239 cavalos, alimentado por gasolina e o já conhecido 2.8 turbodiesel ctdi de 180 cv de potencia, o mesmo que equipa a s10. ?entre as tecnologias que o 2.8 turbodiesel ctdi tem, está o turbo de geometria continuamente variável. ele se difere dos atuais turbos de geometria fixa por ter aletas que se movimentam continuamente, tornando a captação dos gases de escape mais eficiente em qualquer rotação e reduzindo o turbo lag. é a garantia de maior torque em todas as rotações, respostas mais rápidas e melhor dirigibilidade?, afirma paulo riedel, diretor de engenharia de powertrain da general motors do brasil.

    o novo motor hfv6 possui 24v e 4 comandos de válvulas continuamente variáveis. esse sistema é acionado por uma corrente de dentes invertidos, que não requer ajustes durante a vida útil do motor. além disso, os pistões são forjados para reduzir sua massa. o sistema de tração 4×2 e 4×4 high/low é acionado eletronicamente “shift on the fly” por meio de um seletor no painel, dispensa alavanca e permite trocas com o carro em movimento.

    a trailblazer chega bem recheada de itens de série e não oferece opcionais, por isso não se espantem com os preços das duas únicas versões. ela vem com abs com ebd, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático com comandos no volante, rodas aros 18 com pneus 265/60r18, sistema premium de som, incluindo rádio double din com cd player, mp3, bluetooth, entrada mini-usb e entrada auxiliar, quatro tomadas de 12v, entre outros itens. a versão ltz com motor 3.6 v6 4×4 à gasolina sai a r$ 145.450 e a com motor 2.8 turbodiesel 4×4 custa r$ 175.450. todas com três anos de garantia sem limite de quilometragem.

    primeiras impressões:

    são paulo/sp é com quatro jornalistas dentro da trailblazer mais as bagagens, partimos para um longo test-drive, onde foi possível avaliar a versão com motor v6 de 3.6 litros e 239 cavalos. o motor tem aquele tradicional ronco nas acelerações mais fortes, e é bem silencioso em baixas rotações. com esse propulsor, o utilitário da chevrolet chega facilmente aos 170 km/h sem pestanejar.

    acelerando com ela em asfalto liso, o modelo tem uma tendência a flutuar, mas nada que assuste o motorista a acelerar moderadamente, as curvas são feitas com facilidade, e a carroceria não aderna muito, transmitindo muita segurança ao utilitário esportivo.

    em um teste rápido em uma trilha bem pesada, a tração nas quatro rodas foi muito eficiente e mostrou que encara muitos desafios, apesar da aparência urbana. em trechos com muitas depressões e buracos enormes com muito mato e lama, a trailblazer passou com maestria, sempre com o uso da reduzida. rodando em estarada de chão, com terra batida, o modelo não decepcionou e em nenhum momento mudou a trajetória, mesmo forçando para que isso ocorresse. a tração nas quatro rodas se mostrou apta a encarar o que vem pela frente. no consumo o motor v6 surpreendeu, na estrada chegou a fazer 11 km/l e na estarada de terra por volta de 4,5 km/l.

    viagem a convite da chevrolet