Avaliação “ fiat idea adventure dualogic 1.8 16v flex 2012



  • fotos: marcus lauria

    o fiat idea vive sua segunda geração no mercado brasileiro disponível em três acabamentos, três motores e dois câmbios. esteve em nossas mãos a versão topo de linha adventure, com motor 1.8 16v e câmbio automatizado dualogic. o preço parte de r$ 51.040.

    por fora, o idea adventure 2013 se destaca pela grade cromada com a inscrição “adventure”, para-choques, paralamas e proteções nas portas destacados com apelo aventureiro, faróis de neblina e profundidade, rodas de liga leve de 15 polegadas, lanternas traseiras escurecidas com iluminação em led, suspensão elevada e estepe fixado na traseira. no interior, bancos com inscrição “adventure”, apoia-braço central para o motorista, diversos porta-objetos, espelho de cortesia para motorista e passageiro, entre outros mimos.

    dentre os equipamentos de série, há itens importantes como airbag duplo, freios abs com ebd, direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, retrovisores externos elétricos, alerta de limite de velocidade e manutenção programada, brake light, chave telecomando com fechamento das portas e vidros, comando elétrico de abertura do porta-malas e destravamento do estepe, e o painel aventureiro no console central, que conta com bússola e inclinômetro. nosso modelo de testes tinha opcionais que conferem mais elegância, segurança e conforto ao veículo como volante em couro, vidros elétricos com tecnologia um toque, sensor de estacionamento traseiro, teto solar elétrico e rádio connect (cd/mp3/wma/usb e viva-voz bluetooth).

    a locomoção do idea adventure 2013 fica a cargo do motor 1.8 16v flex, de 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm de torque (gasolina/etanol). associado ao bloco está o câmbio automatizado dualogic, que permite trocas automáticas ou sequenciais.

    a experiência de conduzir este fiat é agradável em conjunto. tudo começa com a visão diferenciada proporcionada pela suspensão elevada e disposição do para-brisa, apesar deste último possuir alguns pontos cegos com a presença da coluna inclinada para frente. a posição de dirigir ainda pode ser mais customizada com os ajustes de altura do banco e volante.