Jac lança pedra fundamental de sua fábrica no brasil



  • fotos: marcelo silva

    camaçari, bahia é o planejamento da jac sempre incluiu uma fábrica em território brasileiro, mas graças ao programa inovar-auto do governo federal, a montadora chinesa decidiu imediatamente iniciar a construção da planta. com investimentos de usd 600 milhões, a fábrica estará concluída no fim de 2014, gerando 3,5 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos.

    ao som do violino das crianças do instituto shc, e com a presença do presidente da jac motors brasil, sérgio habib, o governador da bahia, jacques vagner e também o ceo da jac motors, an jin, entre outros convidados, todos foram apresentados aos planos para a fábrica, que deverá produzir a partir de 2014 o sucessor do j3, em versões hatch, sedã e também uma versão aventureira.

    a região de camaçari (ba) foi escolhida após negociações com o governo do estado da bahia e também negociações com fornecedores, que ainda estão em fase de conclusão. para permitir melhor circulação de materiais e escoamento da produção, o governador jacques vagner confirmou que já está prevista a duplicação da rodovia ba-522.

    jac enterra um j3 por 20 anos no projeto cápsula do tempo

    juntamente com o lançamento da pedra fundamental, a jac lançou o projeto cápsula do tempo, aonde o primeiro j3 trazido para o brasil será enterrado por 20 anos no terreno da futura fábrica, e depois será trazido à superfície em 26 de novembro de 2032. a jac informa que esse projeto tem como objetivo firmar um compromisso de longo prazo entre a jac motors e o mercado brasileiro.

    dentro do j3 participante da cápsula do tempo, foram guardados itens atualmente à venda no mercado atual bem como mensagens enviadas pela internet e também pelos convidados da cerimônia. e o presidente da jac sérgio habib não duvida que, em 2032, bastará apenas um pouco de gasolina e carga para o carro (de 243.000 km rodados) voltar à atividade.