Coluna mecânica online n° 20 é os melhores motores no brasil



  • fotos: divulgação / motor audi p4 tfsi

    eficiência térmica, economia de combustível, torque elevado em baixas rotações, potência, tecnologias e outras características podem servir como referência na hora de definir um motor como vencedor

    quais as variáveis que a engenharia automotiva precisa combinar para encontrar a fórmula ideal na configuração de um motor eficiente? será que apenas a relação potência específica, cv por litro, reconhecida pela maioria das pessoas como a principal medição da eficiência de um motor é o único caminho para sua avaliação?

    em todo o mundo diversos prêmios são direcionados para os motores. um dos mais conhecidos é o engine of the year, que escolhe os melhores motores por meio de um júri com participantes de diversos países, inclusive do brasil. esse ano a associação brasileira da imprensa automotiva é abiauto, também incluiu em sua premiação anual é prêmio imprensa automotiva, a escolha dos melhores motores em quatro categorias.

    a definição dos vencedores aconteceu por voto direto de 73 jurados especializados, que representam grande parcela da imprensa sobre automóveis no brasil. a escolha dos melhores em cada categoria deve levar em consideração fatores como o consumo específico de combustível, o real peso do motor e sua dimensão física, para uma referida potência. a partir dessa análise é possível encontrar a medição correta de eficiência de um motor.

    claro que informações como a complexidade mecânica da construção / reparos, custos e prazos de manutenção, distribuição do torque em toda faixa de uso do motor e até mesmo seu centro de gravidade, podem ser considerados nessa análise.

    na primeira categoria a ser premiada, o propulsor 1.4 tfsi de 185 cv do compacto premiuma1 sport, da audi, foi escolhido como o melhor entre 1.000 e 1.400 cm³. através do sistema de superalimentação duplo, com um compressor roots e um turbocompressor, o audi a1 acelera de 0 a 100 km/h em apenas6,9segundos e tem velocidade máxima de 227 km/h. o torque máximo é 250 nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm.

    a tecnologia ecoboost utilizada pela ford em seu propulsor 2.0 litros foi a grande vencedora na categoria entre os motores de 1.401 a 2.500 cm3.  o motor combinaturbo de última geração com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável. gera 240 cv e torque de 340 nm, com economia de combustível e menor emissão de co2. a ford também venceu com o motor 3.2 litros tc i5 duratorque a categoria de melhor motor diesel entre 2.000 e 3.500 cm3.

    nos motores acima de 2.501 cm3 a grande vencedora foi a volkswagen com sua motorização 4.2 litros v8, que produz 360 cavalos de potência e equipa o modelo touareg, que alcança a velocidade máxima de 245 km/h. a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos é marca impressionante para um veículo de 2.075 kg.

    motor ford ranger

    mecânica online news

    ?          o amortecedor é um dos principais componentes da suspensão, e da segurança automotiva, garantindo conforto e dirigibilidade ao veículo, por isso é fundamental a revisão periódica e a troca, quando a peça estiver desgastada ou conforme o manual de manutenção do veículo.

    ?          das linhas de produção da fiat auto poland saiu o milionésimo fiat 500, o modelo ícone lançado em 2007, vendido em mais de 100 países ao redor do mundo – da itália ao brasil, da áfrica do sul ao japão, dos estados unidos ao oriente médio – e produzido desde 2011 também na fábrica mexicana de toluca.um carro único.

    ?          você compraria o mesmo veículo novamente? esta é a pergunta simples e reveladora que o centro de pesquisa nacional da revista consumer reports fez a seus assinantes na pesquisa de satisfação de proprietários é e a resposta dos proprietários do chevrolet volt foi um sonoro ?sim?. noventa e dois por cento dos entrevistados que têm um volt disseram que definitivamente o comprariam novamente.

    ?          a infiniti anunciou oficialmente, durante o grande prêmio de fórmula 1 em interlagos, o início das operações no brasil a partir do segundo semestre de 2014.  dois modelos já foram confirmados: o crossover esportivo fx e o versátil crossover de luxo jx, que acomoda até sete passageiros. o terceiro modelo a ser importado será um sedan esportivo de luxo quevai ser revelado para o mundo no dia 14 de janeiro, durante o salão de internacional de detroit 2013, nos estados unidos.

    ?          a psa peugeot citroën está completando 10 anos de produção de motores no brasil. há uma década foi inaugurada a fábrica de motores de porto real, unidade industrial que integra o centro de produção de porto real, no estado do rio de janeiro, e produz propulsores para veículos das marcas citroën e peugeot feitos na américa latina.

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    tarcisio dias é profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecatrônico e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. – e-mail: [email protected]