Coluna mecânica online nº 21 é tecnologia a serviço do motorista



  • foto: divulgação

    o ato de conduzir o automóvel tem permitido a introdução de tecnologias que fortalecem o conforto e a segurança para o motorista. e o ano de 2012 permitiu ampliarmos essa percepção junto aos modelos que foram apresentados em nosso mercado.

    é cada vez mais comum encontrarmos no mercado brasileiro veículos que oferecem câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e até mesmo o farol alto automático (quando o veículo identifica que na direção contrária vem um outro veículo, o automóvel automaticamente baixa o farol).

    o controle eletrônico de estabilidade e tração, associado aos freios abs, aumenta a segurança em curvas e manobras. o controle automático de velocidade em descidas faz parte do arsenal de novas tecnologias que foram apresentadas com a nova ranger, por exemplo, desenvolvidas especificamente para aplicação em picapes.

    itens como direção com assistência elétrica, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, auxiliar de manutenção na faixa de rolamento, piloto automático com alerta de colisão e sistema de estacionamento automático são exemplos de como o uso de sensores está transformando a experiência de dirigir.

    o monitoramento de pressão dos pneus e o espelho retrovisor eletrocrômico são itens adicionais de segurança. atualmente já é possível o acesso e partida do veículo sem o uso da chave, basta que a mesma esteja, por exemplo, no bolso da sua camisa, para que o veículo reconheça sua presença e permita seu acesso.

    o ganho de espaço no interior do veículo e sua estética tiveram um reforço com o freio de estacionamento elétrico, onde uma simples tecla mantém o veículo firme. os retrovisores com rebatimento elétrico e o fechamento automático do porta-malas permitem mais funcionalidade. um movimento específico do pé embaixo do porta-malas do volkswagen cc é o bastante para abrir a tampa do porta-malas. a interface entre o homem e a máquina é feita por um sensor de proximidade na área do para-choque, capaz de reconhecer uma rápida movimentação da perna.

    o ano de 2012 vai começando a aparecer por completo no retrovisor, mas ainda é possível  ampliarmos nosso ângulo de visão, como aconteceu com o novo c3 e seu para-brisa zenith. um desenvolvimento técnico apurado que permitiu a expansão do comprimento do para-brisa de 990 mm para 1.350 mm, o que possibilitou um inédito aumento do ângulo de visão em 80°. como uma bolha de vidro, o para-brisa zenith permite ao motorista e ao passageiro uma percepção inédita do meio ambiente, proporcionando uma experiência sensorial inédita. uma proeza tecnológica, que oferece uma verdadeira visão em alta definição, sem limites.

    mecânica online news

    • dois dos principais prêmios automotivos brasileiros anunciaram seus vencedores. o primeiro foi o prêmio top car tv 2012 que teve entre os vencedores o volkswagen gol, fiat grand siena, chevrolet cruze sport6, audi a1, nova ford ranger, novo ford ecosport e grace lieblein, presidente da general motors do brasil.

    • já a premiação da abiauto é associação brasileira da imprensa automotiva, com seu prêmio imprensa automotiva 2012 elegeu o chevrolet onix, ford ecosport, chevrolet spin, novo ford fusion e  a nova ford ranger. destaques para o chevrolet onix é carro imprensa automotiva 2012 e a honda nc 700x é moto imprensa automotiva 2012.

    • sucesso desde seu lançamento, o livro-reportagem – o cotidiano da espera, do jornalista gustavo queiroz, retrata em estilo jornalismo gonzo o dia-a-dia do caminhoneiro na estrada, em uma incrível jornada que parte do mato grosso até o porto de paranaguá (pr). aquisições de exemplares nos sites das livrarias cultura, saraiva e até mesmo da amazon.

    • o museu móvel da audi em ingolstadt está com uma prévia do futuro da mobilidade. a exposição especial ?audi lab future: mobility?, que ocorrerá entre os dias 6 de dezembro de 2012 e 17 de março de 2013, visa mostrar as iniciativas da marca nas áreas dos futuros motores, energias e urbanização. as exposições mostram os sistemas de acionamento e combustíveis do futuro e também soluções de mobilidade para as metrópoles mundiais.

    • desde o dia 7 de dezembro, todos os automóveis jac motors vendidos no brasil, que compõem uma frota de cerca de 45 mil unidades passam a obedecer um novo é e simplificado é plano de manutenção para as revisões. a principal alteração será a eliminação das atuais revisões de 5.000, 15.000, 25.000 km (e, assim, sucessivamente). os carros de passeio vendidos daqui pra frente, naturalmente, incluindo o lançamento j2, também seguirão esse novo padrão.

    tarcisio dias é profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecatrônico e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. e-mail: [email protected]