Stock anuncia ˜pacotão de mudanças, mas detalhes são obscuros
-
a vicar, promotora do campeonato da stock car no brasil, anunciou um ‘pacotão’ de mudanças na categoria para 2014. a próxima temporada será composta por nada menos do de 21 etapas – nove pelo sistema de rodadas duplas – com igual número de datas (12) do atual calendário.
a segunda corrida, no entanto, terá metade da duração dos 40 minutos da primeira e pontuação reduzida. e a prova inaugural contará com a participação de 34 pilotos convidados, que substituirão os titulares em algum momento ainda a ser oficializado durante os 50 minutos da competição.
essa será uma das três exibidas ao vivo pela globo, juntamente com a corrida do milhão, ainda sem data definida, e a de encerramento da temporada. todas as demais provas serão transmitidas pelo sportv.
“esse aumento de na duração das corridas é o que chamo de quilômetro inteligente, porque é o que ampliará o retorno dos patrocinadores”, elogiou maurício ferreira chefe da equipe onde atualmente compete o piloto rubens barrichello.
detalhes – embora aprove na íntegra o conteúdo das mudanças, ferreira lembra apenas que há ainda muitos detalhes a serem esclarecidos e que o intervalo entre as provas possa ser rediscutido. “dez minutos podem ser bons para o público, mas talvez sejam poucos para nós”.
“além disso, é preciso ver como ficará a classificação dessa corrida com os convidados e a troca de pilotos, porque essa não é uma operação simples na stock car. há a questão da diferença de tamanho entre os pilotos”, ponderou.
o engenheiro josé avallone, que está reeditando com barrichello na medley/full time a parceria de meados da década de 90 na fórmula 1 pela equipe jordan, acredita que a redução do grid na “sprint race” não será tão significativa.
“fiz um levantamento das oito corridas deste ano e a média de carros que não completa por causa principalmente de acidentes é de oito. não há praticamente mais quebras na categoria. mesmo, 27, 28 carros continuará sendo um número expressivo”, comentou.