Preparados: Diagn?stico das velas de igni??o: Compartilhando - Preparados

Ir para

• Novo tópico
  • Responder

Atenção!
Guest, a última resposta deste tópico tem mais de 180 dias!

Diagn?stico das velas de igni??o: Compartilhando
com quem ainda n?o viu (MARCIOAP!!!)

Postou 17 julho 2006 - 10:51 | #1 Guest_GT AUTO SERVICE_*

• Grupo: Guests

Velas de Igni??o

A ci?ncia das velas de igni??o BOSCH aqui:

12 dicas pr?ticas sobre o estado da vela

A apar?ncia dos eletrodos e do isolador revela informa??es importantes sobre o funcionamento da vela, o combust?vel e o motor. Analisando o estado da vela de igni??o voc? pode identificar o problema do motor.

Mas antes de uma avalia??o, duas condi??es devem ser satisfeitas:

1. O ve?culo deve ter rodado um percurso de pelo menos 10 Km, com o motor funcionando em diferentes rota??es, todas situadas na faixa m?dia de pot?ncia

2. Deve-se evitar um funcionamento prolongado em marcha lenta antes do desligamento do motor.

1 - NORMAL

Imagem
O p? do isolador apresenta-se amarelado-cinza ou marrom-claro.
Motor em boas condi??es
?ndice t?rmico da vela est? correto.

2 - FULIGINOSA (CARBONIZA??O SECA)

Imagem
O p? do isolador, os eletrodos e a cabe?a da vela cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca).

Causas:
Carburador regulado com mistura rica
Filtro de ar sujo
Afogador autom?tico com mau funcionamento
Afogador manual puxado por longo tempo
Uso de combust?vel fora da especifica??o
Motor funcionando em baixa rota??o por tempo prolongado
Ponto de igni??o atrasado
Uso de vela incorreta - vela muito fria para o tipo de motor.

Efeitos:
Falhas de igni??o
Motor falha em marcha lenta
Dificuldades de partida a frio.

Solu??es:
Regulagem correta do carburador e do ponto de igni??o
Aconselha-se averiguar a qualidade do combust?vel que est? sendo utilizado
Substituir o filtro de ar
Acelerar o motor (rodando com o ve?culo) lentamente at? a carga total (rota??o m?xima), para queimar os res?duos de carbono
Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio
Utilizar vela correta para o tipo de motor.

3 - OLEOSA (CARBONIZA??O OLEOSA)

Imagem
O p? do isolador, os eletrodos e a carca?a apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, ?mida de ?leo e por res?duos de carv?o.

Causas:
Em motores de 2 (dois) tempos - ?leo em excesso na mistura
Em motores de 4 (quatro) tempos - ?leo em excesso na c?mara de combust?o - Guias de v?lvulas, cilindros e an?is do pist?o est?o gastos.

Efeitos:
Dificuldade na partida
Falhas de igni??o - motor falha na marcha lenta.

Solu??es:
Em motores de 2 tempos, usar a propor??o correta de mistura
Em motores de 4 tempos, retificar o motor - Trocar as velas.

4 - RES?DUOS LEVES DE CHUMBO

Imagem
Res?duos amarelado-escuros no isolador. O p? do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante.

Causas:
Aditivos antidetonantes no combust?vel, como tetraetila e tetrametila de chumbo.

Efeito:
Se o p? do isolador chegar a temperaturas muito altas, os res?duos de chumbo tornar-se-?o condutores el?tricos, fato que pode ocorrer com ve?culo em alta velocidade, causando falhas de igni??o.

Solu??es:
Trocar as velas, pois ? in?til tentar limp?-las.

5 - RES?DUOS GROSSOS DE CHUMBO

Imagem
O p? do isolador apresenta-se parcialmente vitrificado e de cor amarelo-marrom.

Causas:
Aditivos antidetonantes no combust?vel, como tetraetila e tetrametila de chumbo. A vitrifica??o denuncia a fus?o dos res?duos sob condi??es de forte acelera??o de ve?culo.

Efeito:
Se o p? do isolador chegar a temperaturas muito altas, os res?duos de chumbo tornar-se-?o condutores el?tricos, fato que pode ocorrer com ve?culos em alta velocidade, causando falhas de igni??o.

Solu??es:
Trocar as velas, pois ? in?til tentar limp?-las.

6 - RES?DUOS / IMPUREZAS

Imagem
Camada de cinza grossa no p? do isolador, na c?mara de aspirac?o e no eletrodo-massa, de estrutura fofa e at? cheia de esc?rias.

Causas:
Aditivos do ?leo ou do combust?vel deixam res?duos incombust?veis na c?mara de combust?o (pist?o, v?lvula, cabe?ote) e na pr?pria vela. Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de ?leo acima do normal, ou quando se utiliza combust?vel de qualidade inferior.

Efeitos:
Perda de pot?ncia do motor, decorrente de igni??es por incandesc?ncia e danos ao motor.

Solu??es:
Trocar as velas
Regular o motor.

7 - SUPERAQUECIMENTO

Imagem
Eletrodo central fundido parcialmente.

Causas:
Combust?o por incandesc?ncia causada por temperaturas extremamente elevadas na c?mara de combust?o em decorr?ncia, por exemplo, de uso de vela muito quente; res?duos na c?mara de combust?o; v?lvulas defeituosas; ponto de igni??o muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avan?o do distribuidor com defeito; combust?vel de m? qualidade; vela mal apertada.

Efeitos:
Falhas de igni??o
Perda de pot?ncia
Danos ao motor.

Solu??es:
Substituir as velas.

8 - ELETRODO CENTRAL FUNDIDO

Imagem
Eletrodo central completamente fundido, poss?vel trinca no p? do isolador e eletrodo-massa parcialmente fundido.

Causas:
Superaquecimento do eletrodo central, que pode trincar o p? do isolador.
Combust?o normal com detona??o ou ponto de igni??o excessivamente adiantado.

Efeitos:
Falhas de igni??o
Perda de pot?ncia
Danos ao motor.

Solu??es:
Revisar o carburador, o ponto de igni??o, o distribuidor e o motor
Utilizar velas corretas para o tipo de motor
Substituir as velas.

9 - ELETRODOS CENTRAL E MASSA FUNDIDOS

Imagem
Causas:
Combust?o por incandesc?ncia causada por temperaturas extremamente elevadas na c?mara de combust?o em decorr?ncia, por exemplo, de uso de vela muito quente; res?duos na c?mara de combust?o; v?lvulas defeituosas; ponto de igni??o muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avan?o do distribuidor com defeito; combust?vel n?o especificado para o tipo de motor.

Efeito:
Antes do dano total do motor, ocorre perda de pot?ncia.

Solu??es:
Revisar o carburador, o ponto de igni??o, o distribuidor e o motor
Utilizar velas corretas para o tipo de motor
Utilizar combust?vel adequado para o tipo de motor
Substituir as velas.

10 - DESGASTE EXCESSIVO DO ELETRODO CENTRAL (EROS?O)

Imagem
Causa:
N?o observ?ncia do tempo recomendado para a troca das velas.

Efeitos:
Solavancos do motor devido a falhas de igni??o (especialmente na acelera??o do ve?culo); a tens?o de igni??o exigida, pela grande dist?ncia entre os eletrodos, ? alta demais
Partida dif?cil.

Solu??o:
Trocar as velas ou examin?-las de acordo com as instru??es dos fabricantes.
Certifique-se do tipo ideal ao modelo do ve?culo, consultando sempre a tabela de aplica??o ou recomenda??o do fabricante.

11 - DESGASTE EXCESSIVO DOS ELETRODOS MASSA E CENTRAL (CORROS?O)

Imagem
Causas:
Presen?a de aditivos corrosivos no combust?vel e ?leo lubrificante. Esta vela n?o foi sobrecarregada termicamente, n?o se tratando portanto de um problema de ?ndice t?rmico. Dep?sitos de res?duos provocam influ?ncias no fluxo dos gases.

Efeitos:
Solavancos do motor devido a falhas de igni??o (especialmente na acelera??o do ve?culo)
Partida dif?cil.

Solu??es:
Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do ve?culo, consultando sempre a tabela de aplica??o ou recomenda??o do fabricante
Aconselha-se averiguar a qualidade do combust?vel que est? sendo utilizado.

12 - P? DO ISOLADOR TRINCADO

Imagem
Causas:
Dano causado por press?o no eletrodo central como conseq??ncia do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga. Exemplo: abrir os eletrodos com uma chave de fenda
Corros?o do eletrodo central por aditivos agressivos no combust?vel
Dep?sitos de res?duos de combust?o entre o p? do isolador e o eletrodo central.

Efeitos:
Falhas de igni??o (a fa?sca salta entre o isolador e a carca?a)
Partida dif?cil.

Solu??es:
Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do ve?culo, consultando sempre a tabela de aplica??o ou recomenda??o do fabricante
Aconselha-se averiguar a qualidade do combust?vel que est? sendo utilizado.

Espero que gostem :D

Abra?o.
:humpft:

Postou 17 julho 2006 - 10:55 | #2 Membro offline   Ramirez 45 (dxr) 

• Grupo: Members
  • Cadastrado: 18-maio 05

gostei muito, sempre tive algumas duvidas..

valeu

um abra?o

c.ramirez
sejamos conscientes, diga n?o ao aborto

Postou 17 julho 2006 - 11:06 | #3 Membro offline   Tiagones 

• Cadastrado: 28-março 04

Isso ? muit?ssimo ?til e importante, podia fixar esse t?pico, o que voc?s acham?

Eu tenho um da NGK aqui tamb?m, se quiserem posso scanear e postar aqui, a gente junta fica bem completo!
CFM = HP

Tecnomec tecnologia e ensino de mec?nica

Cursos de mec?nica de motores em m?dulos independentes - conceitos e princ?pios, montagem e ajuste de precis?o, carburadores e inje??o eletr?nica.

- Banco de fluxo Superflow at? 160 cfm com 10"

- Dinam?metro de rolos TopDyno at? 1500 hp / 350 km/h

www.tecnomec.com.br (11) 5594-0877

Nextel ID 82*48831

Postou 17 julho 2006 - 11:25 | #4 Membro offline   ruiak 

• Cadastrado: 09-junho 05

fixem fixem!!! extrema utilidade ...

ps:fotos exageradas ein!!! nunca vi efeito TAO forte quanto eh mostrado ali em algumas delas
''H? quem colecione selos, isqueiros,pe?as de lou?a,bebidas ou bengalas.Nunca tive ?mpetos de colecionar objeto algum. Coleciono emo??es fortes,rostos, momentos vividos e personalidades humanas.''

Postou 17 julho 2006 - 11:28 | #5 Membro offline   Tiagones 

• Cadastrado: 28-março 04

ruiak, em Jul 18 2006, 12:25 AM, disse:

fixem fixem!!! extrema utilidade ...

ps:fotos exageradas ein!!! nunca vi efeito TAO forte quanto eh mostrado ali em algumas delas
Ver post

hehe Acho que os caras fizeram de prop?sito, devem ter feito cada motor virar naquela condi??o at? torrar...
CFM = HP

Tecnomec tecnologia e ensino de mec?nica

Cursos de mec?nica de motores em m?dulos independentes - conceitos e princ?pios, montagem e ajuste de precis?o, carburadores e inje??o eletr?nica.

- Banco de fluxo Superflow at? 160 cfm com 10"

- Dinam?metro de rolos TopDyno at? 1500 hp / 350 km/h

www.tecnomec.com.br (11) 5594-0877

Nextel ID 82*48831

Postou 17 julho 2006 - 11:32 | #6 Guest_GT AUTO SERVICE_*

• Grupo: Guests

Tiagones, em Jul 18 2006, 12:28 AM, disse:

hehe Acho que os caras fizeram de prop?sito, devem ter feito cada motor virar naquela condi??o at? torrar...Ver post

:humpft: :D :ninja:

Postou 17 julho 2006 - 11:34 | #7 Membro offline   ruiak 

• Cadastrado: 09-junho 05

nossa pra trincar um peh de eletrodo dakele jeito da ultima foto o cara tem q ser um cavalo ... cansei de abrir eletrodo com chave de fenda em velinha ngk CM-6 dakelas pequenas pra motor 2t dos aeromodelos...e nunca consegui fazer uma fa?anha dakelas ...e olha que ja cheguei a quebrar eletrodo em vela dessas de tanto uso .. de ir gastando e eu ir ''batendo'' com calibre pra ficar na medida certa denovo ... bom chega de baboseira .. parabens pelo topico ai thiagoiano
''H? quem colecione selos, isqueiros,pe?as de lou?a,bebidas ou bengalas.Nunca tive ?mpetos de colecionar objeto algum. Coleciono emo??es fortes,rostos, momentos vividos e personalidades humanas.''

Postou 18 julho 2006 - 06:53 | #8 Membro offline   Lost 

• Cadastrado: 30-março 04

Po, acho que eu sou um cavalo entao... Mas nao lembro de ter batido nem ter feito nada alem do normal pra fechar a vela pra 0.5mm que ? como eu sempre usei no meu carro, e apenas nessa vela CHAMPION que foi a unica que achei grau 9 ngk pro meu carro aconteceu isso...

Mas po, nao foi culpa minha, sempre fiz do mesmo jeito e nunca quebrou 1 vela.. soh essas ai... acho que foi mais por excesso de pressao ou sei la (quando aconteceu isso tinha botado 1.5 de pressao)

Imagem

Imagem

Da pra ver que o grau termico 9 nao tava certo pro meu carro... Melhor mesmo pra mim ? usar as velas originais que sao 8...

Oia como ta agora...
Imagem
[color=#993333; font-style: italic;]Clique na imagem para ampli?-la[/color]
VAMOS AJUDAR MANTER O PP!!
Fire 1.3 16V + K16@1bar = 195cv.
FUELBOX INJECTION - www.fuelbox.com.br
Imagem

Postou 18 julho 2006 - 06:57 | #9 Membro offline   Lost 

• Cadastrado: 30-março 04

Essas velas nao sao bosch apesar de aparecer uma caixa da bosch no fundo, eu usei 1x velas bosch no meu carro e nao uso nunca mais pq no meu carro simplesmente nao presta... mesmo com 0.5mm acima de 1k de pressao a centelha falha...

as velas que trincaram sao dessa caixa
Imagem
VAMOS AJUDAR MANTER O PP!!
Fire 1.3 16V + K16@1bar = 195cv.
FUELBOX INJECTION - www.fuelbox.com.br
Imagem

Postou 18 julho 2006 - 07:16 | #10 Membro offline   Niex 

• Cadastrado: 07-fevereiro 06

As velas do meu.
Imagem
[color=#993333; font-style: italic;]Clique na imagem para ampli?-la[/color][color=#993333]Clique na imagem para ampli?-la[/color]
Original tb neh :humpft:
Essa ? BPR5EX agora to usando BPR6EY

Este post foi editado por Niex: 18 julho 2006 - 07:18

• 3 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico