Primeiro turbinado
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boa dia galera!!!
acabei de entrar no fórum e quero a ajuda de vocês para montar meu primeiro carro turbo.
tenho um gol 97 mi 1.6, atualmente com pistões a álcool, comando 037.7, regulador de pressão em 3,5 bar de pico e filtro, andando sempre na podium.
a ideia era montar uma aspiradinho um pouco mais forte pra brincar em track days e rodar no dia a dia, mas acabei vendo o custo/potencia e achei melhor partir par um turbão mesmo.
esse vai ser meu primeiro carro turbo e pretendo fazer tudo em casa e quero algumas dicas de vocês.
1º o motor ja esta precisando de um retifica, e pretendo passar ele pra 1.8(025);
2º qual turbina usar pra ter um bom equilíbrio entre pegada rápida e boa final?(dicas de onde comprar um kit são bem vindas!!rsrs)
3° como melhorar a alimentação, já que no momento não vou colocar nenhum modulo de injeção(mas pra frente pretendo colocar a fueltech ft 400).
4º continuo com o cabeçote hidráulico ou mudo pra um mecânico?
com algumas dicas eu pensei no seguinte setup:
1.8(vira std e pistoes 0,25), cabeçote 2.0 higraulico mesmo pra aproveitar o comando q ja tenho com uma holset hx 35 (http://www.itaturbos.com.br/products/turbo-hx35-holset.html pulsativa com caixa quente .58), com uns 0,9 de pressão e injeção original com bicos de maior vazão, uma bomba de gti + a minha original com mangueiras de 10mm.
a escolha da hx 35 é por causa de planos futuros de melhorar isso ai. até o fim do ano pretendo colocar uma injeção programavel e subir a pressão um pouco.
esse kit (http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-570194962-kit-turbo-vw-ap-pulsativo-ar-e-direco-coletor-tmw14-spa-_jm ) serve pra essa turbina?
acham q ela vale o investimento?
inicialmente é isso ai galera, mas qualquer outra dica que puderem me ajudar eu agradeço.
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pelo que leio e pesquiso, os mais entendidos vão ajudar melhor depois, eu só acho que… cara alimentar isso sem qualquer acerto no mapa da injeção original (reprogramar) ou algum modulo pra gerenciar suplementar ou uma programável vai ser complicado... bicos gigantes com hpi... um amigo aqui montou e... pelo que vi acho vai ficar beberrão... não vai ser 100% nunca o acerto... sei la... talvez até de de fazer mas... acho q compensa esperar um poquim e já fazer direito...
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pois é…a idéia era ja montar tudo completinho, mas andei levando umas rés ai...rsrsrs
mas quero pelo menos ir comprando as coisa e ir deixando guardado...
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também não sei…rsrsrs ...coloquei ai mais pra ver as opinioes..até hj eu so mechi com carro aspirado, e turbo oq me preocupa muito é a questão da alimentação.
depois de turbo vou rodar no alcool mesmo.
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amigo vermelhoreal, seu motor não ficará 1,8l devido a não alteração no curso do vira, que no 1.6 é 77,4mm e no 1.8 é de 86,4. se quiser dar um up na cilindrada do seu ap sem mexer no vira, teria q usar pistões de 83mm para ficar proximo de um motor 1.7l. o que não acho tão viavel. ou faz um milinove de uma vez, com vira de 1.8 (86,4mm) e pistões de 83mm.
oq os amigos falaram sobre alimentação de combustivel, é fato. se esta apertado de grana utilize algum modulo apenas para o gerenciamento dos bicos. no mercado hj temos uma boa gama de opções, mas por experiencia sugiro-lhe uma pandoo pulser plus. temos alguns usuarios aqui no forum q ja fazem uso dela e alguns topicos q tratam de sua regulagem. seria uma alternativa para o tempo de vacas magras…rsrsrs.
1 bomba de combustivel de uns 8bar ja da conta desse projeto inicial. bicos com 60 lb/h alimentam sem sacrificio até uns 200 cv no alcool.
mantenha seu cabeçote tucho hidraulico mesmo, partindo do principio de que não irá rodar com pe atolado o tempo todo...rsrs
quanto a turbina, acredito ser uma boa escolha. mas com certeza usuarios mais experientes com ela poderão te dar uma visão mais ampla.
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isso…... assim o tucho mecanico é pra quem vai fazer o motor girar...alta rpm.
vc tem que se preocupar com a alimentacao, mas nao significa a pressao de ombustivel e sim o bom acerto do carro, ja soube de carro que saiu da oficina pra teste nao durou 1km pq 1 dos bicos nao alimentou o suficiente e derreteu o piston.
carros injetados tem uma linha de combustivel numa pressao pura..... tipo 3bar..... e fica 3bar o tempo todo.
carros carburados que tem uma pressao inicial e final de combustivel (meu caso começa em 0,2 e termina em 1.8bar)
a pressao da linha de combustivel depente muito dos bicos e da preparacao, mas tipo geralmente nego nao usa mais que 3bar 3.5... nao vejo necessidade de uma bomba de 12bar por exemplo.
0,9 bar vc consegue com uma injecao normal remapeada acho que nem precisa de bico auxiliar.
po o preco do controlador auxiliar (que estou procurando) é por volta de 400,00~500
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mutante, pra 1.8 vou trocar vira e pistoes, mas colocando uns metal leve mesmo. pra 1.9, so aguenta se for forjado devido a pressao do turbo pra compensar a falta de taxa ja q os pistoes de 2.0 sao mais baixos que os 1.8, correto? ou to falando besteira?
milan, to achando q vou esperar mais um pouco e ja montar com a injecap programavel logo… aproveitar q os track days aqui em bsb tao meio devagar mesmo. ja monto um negocio melhor.
essa semana ja vou pegar pelo menos o kit e a turbina e deixar guradado aqui em casa.
valeu pela ajuda galera...marinheiro d primeira vigem pe foda...rsrs
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mutante, pra 1.8 vou trocar vira e pistoes, mas colocando uns metal leve mesmo. pra 1.9, so aguenta se for forjado devido a pressao do turbo pra compensar a falta de taxa ja q os pistoes de 2.0 sao mais baixos que os 1.8, correto? ou to falando besteira?
milan, to achando q vou esperar mais um pouco e ja montar com a injecap programavel logo… aproveitar q os track days aqui em bsb tao meio devagar mesmo. ja monto um negocio melhor.
essa semana ja vou pegar pelo menos o kit e a turbina e deixar guradado aqui em casa.
valeu pela ajuda galera...marinheiro d primeira vigem pe foda...rsrs
bsb?¿..... onde é isso?¿
tipo amigo , faz assim, monta tudo mas deixa sem pressao para amaciar o motor (é a melhor coisa que vc faz e o q eu deveria ter feito mas nao resisto uma chamada de um racha num lugar que dá pra correr rs).
tipo pq se deixar pra montar depois, vai ter trabalho em dobro. com motor fora é muiiiiiiito mais facil de ajustes e as peças.
tamo junto, é meu primeiro turbo tb ...... fico cabrerao rs
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mutante, pra 1.8 vou trocar vira e pistoes, mas colocando uns metal leve mesmo. pra 1.9, so aguenta se for forjado devido a pressao do turbo pra compensar a falta de taxa ja q os pistoes de 2.0 sao mais baixos que os 1.8, correto? ou to falando besteira?
milan, to achando q vou esperar mais um pouco e ja montar com a injecap programavel logo… aproveitar q os track days aqui em bsb tao meio devagar mesmo. ja monto um negocio melhor.
essa semana ja vou pegar pelo menos o kit e a turbina e deixar guradado aqui em casa.
valeu pela ajuda galera...marinheiro d primeira vigem pe foda...rsrs
bsb?¿..... onde é isso?¿
tipo amigo , faz assim, monta tudo mas deixa sem pressao para amaciar o motor (é a melhor coisa que vc faz e o q eu deveria ter feito mas nao resisto uma chamada de um racha num lugar que dá pra correr rs).
tipo pq se deixar pra montar depois, vai ter trabalho em dobro. com motor fora é muiiiiiiito mais facil de ajustes e as peças.
tamo junto, é meu primeiro turbo tb ...... fico cabrerao rs
bsb é brasília...rsrsrs
valeu pela dica ai..o medo é pq eu q vou fazer tudo aqui em casa mesmo, ai falta de experiencia é foda...
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mutante, pra 1.8 vou trocar vira e pistoes, mas colocando uns metal leve mesmo. pra 1.9, so aguenta se for forjado devido a pressao do turbo pra compensar a falta de taxa ja q os pistoes de 2.0 sao mais baixos que os 1.8, correto? ou to falando besteira?
milan, to achando q vou esperar mais um pouco e ja montar com a injecap programavel logo… aproveitar q os track days aqui em bsb tao meio devagar mesmo. ja monto um negocio melhor.
essa semana ja vou pegar pelo menos o kit e a turbina e deixar guradado aqui em casa.
valeu pela ajuda galera...marinheiro d primeira vigem pe foda...rsrs
bsb?¿..... onde é isso?¿
tipo amigo , faz assim, monta tudo mas deixa sem pressao para amaciar o motor (é a melhor coisa que vc faz e o q eu deveria ter feito mas nao resisto uma chamada de um racha num lugar que dá pra correr rs).
tipo pq se deixar pra montar depois, vai ter trabalho em dobro. com motor fora é muiiiiiiito mais facil de ajustes e as peças.
tamo junto, é meu primeiro turbo tb ...... fico cabrerao rs
bsb é brasília...rsrsrs
valeu pela dica ai..o medo é pq eu q vou fazer tudo aqui em casa mesmo, ai falta de experiencia é foda...
sou de bsb tb vermelhoreal! vc é de que cidade, participa de algum clube local?
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mutante, pra 1.8 vou trocar vira e pistoes, mas colocando uns metal leve mesmo. pra 1.9, so aguenta se for forjado devido a pressao do turbo pra compensar a falta de taxa ja q os pistoes de 2.0 sao mais baixos que os 1.8, correto? ou to falando besteira?
milan, to achando q vou esperar mais um pouco e ja montar com a injecap programavel logo… aproveitar q os track days aqui em bsb tao meio devagar mesmo. ja monto um negocio melhor.
essa semana ja vou pegar pelo menos o kit e a turbina e deixar guradado aqui em casa.
valeu pela ajuda galera...marinheiro d primeira vigem pe foda...rsrs
bsb?¿..... onde é isso?¿
tipo amigo , faz assim, monta tudo mas deixa sem pressao para amaciar o motor (é a melhor coisa que vc faz e o q eu deveria ter feito mas nao resisto uma chamada de um racha num lugar que dá pra correr rs).
tipo pq se deixar pra montar depois, vai ter trabalho em dobro. com motor fora é muiiiiiiito mais facil de ajustes e as peças.
tamo junto, é meu primeiro turbo tb ...... fico cabrerao rs
bsb é brasília...rsrsrs
valeu pela dica ai..o medo é pq eu q vou fazer tudo aqui em casa mesmo, ai falta de experiencia é foda...
heuheue só monta (a montagem nao é dificil só tem umas manhas)...... tipo largura da entrada de oleo e saida da turbina, posicao.
vedar bem a valvula de alivio e essas cosias..... e tipo... com motor desmontado eh bem mais facil.
ai depois que vc for por pressao vc começa a regulagem, ponto, mistura blablabla