Duvida sobre viscosidade de oleo



  • fala pessoal to com uma duvida que surgiu depois de uma conversa aqui. sempre soube que o oleo do motor frio ele é mais grosso que quando quente. conforme ele esquenta mais fino ele fica (procede?) só que ai peguei um oleo de exemplo … 10w-40. ai me liguei numa cosia.... o w significa winter/inverno.... ou seja, viscosidade no frio. entao no frio a viscosidade no frio dele é 10 e quente 40....... entao ele frio é mais fino que quente?????  nao seria o inverso é pois quanto maior  o numero mais grosso???????? deu confusao kkkkkkkk


  • não funciona exatamente assim. a ideia quando desenvolveram os óleos multiviscosos  é que o óleo permaneça com suas características originais de comportamento tanto frio(partida) como quente(temperatura ideal do motor). a viscosidade cinemática do óleo é propriedade que é afetada de acordo com a variação da temperatura. um óleo monoviscoso apresenta comportamentos diferentes quando submetido ao variações de temperatura: quando frio é mais "grosso" e quando quente é mais "fino". o óleo multiviscoso visa contrabalancear a situação só que não da forma como o senso comum mostra. se você utilizar um viscosímetro tipo copo ford ou um tipo cinemático manual vai ficar surpreso quando testar um óleo 10w40\. o tempo da vazão de escorrimento do viscosímetro no copo ford será praticamente o mesmo quando o óleo estiver frio ou quente. porque?  porque o 10 monovisco a temperatura ambiente tem uma viscosidade x, mas quando quente ela cai muito. o 40 monoviscoso a frio é mais groso, mas quando aquecido fica mais fluido. o 10w40 apresenta dois comportamentos distintos: na partida a frio ele se comporta como um óleo 10 a frio, ou seja um óleo "fino" com grau 10 de viscosidade. se você utilizar um óleo monoviscoso 10 vai notar que depois que o motor aquecer o óleo praticamente virou água, e portanto, não é adequado para a situação de de carga. já o 40 quando frio dificultaria a partida a frio, pois o óleo 40 monovisco é muito grosso a temperatura ambiente. desta forma, desenvolveram um óleo que tem características de um óleo 10 a frio, mas que em plena carga o óleo se comporta como se fosse um óleo 40 quente. É como se desenvolvesse um óleo que mantivesse a mesma viscosidade em todos os momentos(quente e frio) do funcionamento do motor: viscosidade 10 de um óleo frio(fino) e viscosidade de um óleo 40(quente) podemos então dizer que o 10w40 possui a mesma viscosidade em todas as situações. só que a leitura a ser feita é a seguinte: possui a viscosidade de um óleo 10 frio e 40 quente de maneira a manter a fluidez em níveis bem parecidos.


  • resumindo 10w40 é bom para carro original usado em lugares que podem estar frio para primeira    partida do dia , assim como 5w30, mas para o nosso turbo de cada dia o melhor é o 20w50, pois o aquecimento destes motores são mais altos que os originais. a minha maquina de cortar grama usa oleo 5w30 mas ela é americana e la até neve cai, eu aqui no brasil coloco 10w40 na danada….sem sacanagem....kkkkk


  • há outro detalhe que deve ser observado: os carros mais modernos tem utilizado folgas radiais e axiais menores que carros desenvolvidos há 15 anos e por isso se faz necessário o uso de óleos menos viscosos para permitir a circulação pressurizada o mais rápido possível afim de manter a película de proteção entre as partes móveis. quando se usa um motor turbo alimentado, o óleo tende a aquecer mais e menos viscosos que o projeto original prevê fazendo com que a película fique ainda mais fina e frágil gerando o risco de desgaste prematuro. neste caso faz-se necessário o uso de óleo mais viscosos. agora a escolha deve ser feita de maneira criteriosa.


  • kkkkkkkk wilpng vc é maluco?¿ kkkkkkkkkkkkkkkkk   po a discusão foi justamente nessa e botei o 10-40…... e o mecanico mandando por 10-30!!!!!!!!..... e eu com medo voltei pq tava usando 20-40.     eita cassete..... casantosef....... eu tenho um carro de 32 anos com turbo... ja n sei qual oleo por.... mas entao resumindo: agora entendi a divergencia... pq tipo olha minha logica: se quanto maior o numero mais 'grosso'  o oleo...... entao um oleo 10w-40 frio seria fino e quente seria grosso????? porém , eu sempre soube que  o oleo inicia grosso (justamente por causa das folgas maiores frio)..... e depois afina...... entao eu achava q o numero deveria ser o inverso tipo 40w-10 rssssssss. kkkkkkkk vcs conseguiram me deixar com duvida de qual oleo ponho no motor


  • cara estamos falando de óleo multi viscoso que varia conforme a temperatura do motor, ele é digamos flexível. como disse nosso amigo ca no exemplo: "a leitura a ser feita é a seguinte: possui a viscosidade de um óleo 10 frio e 40 quente de maneira a manter a fluidez em níveis bem parecidos." esses números tem a ver com a temperatura de trabalho do motor e também temperatura ambiente. ai no rj que é quente, para turbo no mínimo tem que ser um 20w50 na minha humilde opnião.


  • para opinar melhor sobre seu motor eu precisaria de uma série de dados. o primeiro deles é: qual a carga que seu regulador de pressão suporta atualmente. ele recebeu retrabalho? provavelmente sim, mas que técnica foi usada? o fato é que motores turbo usam sim, óleo com viscosidades um pouco maiores que motores originais aspirados.


  • > para opinar melhor sobre seu motor eu precisaria de uma série de dados. o primeiro deles é: qual a carga que seu regulador de pressão suporta atualmente. ele recebeu retrabalho? provavelmente sim, mas que técnica foi usada? > > o fato é que motores turbo usam sim, óleo com viscosidades um pouco maiores que motores originais aspirados. regulador de pressao?  vc ta querendo dizer a pressao do turbo? 1 bar….. bomba de oleo? original nada trabalhado. n sei o que é regulador de pressao. ja vi que vou voltar pra no mim 20-40 denovo kkkkkkkk troquei o oleo ontem wilpng kkkkkkkkkkkk dessa do turbo eu n sabia, original do meu motor alias é mineral, ainda disse pra eu trocar pra semi sintetico justamente por isso =s..... isso que dá ser marinheiro de primeira viagem em turbo, acredita em tudo que ouve tem uma outra 'perola' aqui tb mas depois abro um post disso senao vai emboloar muito


  • cara eu uso mobil super moto 20w50 e velas da rd350 ficou show de bola.


  • a bomba de circulação de óleo apenas gera vazão. quem determina a pressão do óleo são as restrições de passagem como os canais de lubrificação, furos de passagens dos tuchos, orifícios de passagens das bronzinas de mancais e de bielas. além disso existe um dispositivo(válvula reguladora de pressão) que é capaz de regular a pressão do óleo do motor em situações iniciais de partida ou quando a pressão gera um excedente de fluxo. este excedente tem que buscar outro caminho de passagem para o cárter afim de não perder nem ultrapassar a pressão determinada pelo fabricante no regime de trabalho do motor. onde se localiza? eu não sei porque cada motor tem projetos de lubrificação e necessidades diferentes e por isso sua disposição muda conforme a necessidade. na maioria dos casos trata-se de um parafuso com molas e arruelas sob medida e previamente testados pelo fabricante. se seu preparador retrabalhou ou trocou este dispositivo, provavelmente ele o fez de forma a garantir pressão em todos os regimes de trabalho. o difícil é ele assumir que retrabalhou ou  trocou, pois em geral isso pode representar muito no que tange à confiabilidade do serviço que ele faz além de representar um diferencial. a gente reconhece um retrabalho deste tipo quando você utiliza um óleo menos viscoso quando se espera um mais viscoso. a maior dificuldade é manter isso em um carro turbo, pois os anéis continuam com as especificações, mas isso pode ser contornado.


  • cassete…... q coisa complexa.. cara sinceramente nem sabia da existencia desta valvula........ mas eu tenho manometro de pressao de oleo. ele frio em lenta fica 4~5bar... se acelero passa do 7 um pouco (nao sei mais que 7 pq o manometro vai até 7). quente ele fica estabilizado em uns 1bar (ou pouco mais) e se acelero vai pra 4bar ou pouco mais. depois de uma esquentada muito bem dada no carro ele costuma cair um pouco tipo 0.8bar em lenta, ai depois volta ao normal (depois de um tempo andando d boa) (isso ajuda rs?¿)


  • se não houvesse esta válvula, ao dar a partida, a pressão iria subir quase que instantaneamente para uns 14 bar.


  • eu tenho um fiasa turbo, e utilizo óleo 10w60, selenia racing, recomendo, tem uma boa viscosidade de partida, e mantem a pressão de óleo quando quente, já utilizei 10w40, 20w50, mas dae quando dava uma aquecida legal viravam água, não aguentavam pressão quando quentes, o milian, óleo 20w40 você não teve problemas com ele quente?


  • milan, por acaso o bloco do motor de seu carro permite um upgrade como a anexação de um radiador de óleo? para motores um pouco mais forte este recurso pode ser considerado como útil no controle secundário da temperatura.


  • > milan, por acaso o bloco do motor de seu carro permite um upgrade como a anexação de um radiador de óleo? para motores um pouco mais forte este recurso pode ser considerado como útil no controle secundário da temperatura. po cara, nao sei essa informação, mas sei que para os ap/md existe um radiador de oleo 'original' vw que vem nos ap 2.0 que é anexado antes do filtro de oleo, resfriado com agua (nao sei se é valido o uso dele.) não é caro é uns 100,00…. acha que devo investir algo nisso?¿... > eu tenho um fiasa turbo, e utilizo óleo 10w60, selenia racing, recomendo, tem uma boa viscosidade de partida, e mantem a pressão de óleo quando quente, > > já utilizei 10w40, 20w50, mas dae quando dava uma aquecida legal viravam água, não aguentavam pressão quando quentes, > > o milian, óleo 20w40 você não teve problemas com ele quente? nossa 60 cara... é muito grosso né¿ eu usava 40~60 os tais alta quilometragem antes de fazer o motor. e ai nada a reclamar, usei o motor até acabar e quando foi pra retifica o motor de 30 anos (usando no coro) foi pra 0.25 (isso por garantia pq nem precisava). agora fiquei curioso , vou procurar sobre ele, eu reparei que o 20-40 (vou nem comentar o 10-30 que usava antes rs).... mantinha a pressao andando normal (igual gente) a 1bar em lenta de 800rpm+- .....isso pra mim é o normal do carro. porém notei que se eu desse uma esquentada braba mesmo..... depois que ia pra lenta a lenta ia pra 0.8bar 0.7...quando o oleo ficou velho ja tava pra 0.5 nas esquentadas ai passei  a ficar ligado nisso. po sacanagem n ter abrido o topico antes, troquei o oleo sabado =s


  • o 10w60 não necessariamente é grosso pois ele inicia com temperatura baixa (10) ta na hora da troca de oleo do meu e vou ver este na maquina, gostei porque ele aguenta mais temperatura que o 20w50


  • milan, eu recomendaria se o seu motor aquecesse o óleo a uma faixa crítica de trabalho. seria uma segurança a mais.


  • > milan, eu recomendaria se o seu motor aquecesse o óleo a uma faixa crítica de trabalho. seria uma segurança a mais. beleza, vou ver isso alem de ser um 'up' é uma seguranca a mais , é relativamente barato e nao é dificil de instalacao, basta eu cortar a mangueira que sai do reservatorio colocar nele e a ponta que vai pra bomba botar nele tb. vou ver isso entao (deixa virar o mes) xd > o 10w60 não necessariamente é grosso pois ele inicia com temperatura baixa (10) ta na hora da troca de oleo do meu e vou ver este na maquina, gostei porque ele aguenta mais temperatura que o 20w50 eh ele inicia fino demais pro meu gosto (apesar de estar com 10-40).  po cara agora sicneramente nao entendi, me mandaram por 10-30 semi sintetico porque agora é turbo e tem que por oleo mais fino pra lubrificar melhor…..  ai vcs me dao o papo completamente diferente kkkkkkkk to ferrado com meu mecanico rs


  • faça o seguinte teste: utilize um bujão do cárter daqueles magnéticos, pese este bujão em uma balança de precisão com pelo menos 3 dígitos pós vírgula. use um óleo 10w40 e após a troca do óleo pese o bujão. depois faça o mesmo com o 10w30 e veja a diferença. esse é o primeiro teste, simples e eu diria até rudimentar, porém a execução permite a análise de limalha retida. o que pesar mais você pode descartar.


  • eu já fiz esse teste de limalha, vale apena testar, da pra ficar impressionado com o que fica no bujão, que ver na caixa, chega parecer um porco espinho o tal do bujão kkkkkkkkkkkk no meu caso, a melhor combinação foi o 10w60 motor (selenia racing) e o gl5 90 lubrax na caixa… na minha opinião o carro não sendo tucho hidráulico pode usar o 60 tranquilo, e para a partida a frio quanto mais fluido melhor, 0,5,10w e um óleo bom nunca é demais né.... pra quem não usa radiador de óleo o final 60 é recomendado, e pra quem usa radiador de óleo até o 10w40 ta top.

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