Honda lança cg 150 titan cbs 2015 com sistema de freios cbs



  • fotos: divulgação

    seguindo a tradição de pioneirismo, vanguarda e inovação tecnológica que sempre nortearam a sua atuação, a honda lança a primeira motocicleta de baixa cilindrada no mundo equipada com sistema de freio cbs (combined braking system). trata-se da cg 150 titan cbs 2015, que terá a tecnologia disponível nas versões esd e ex. o lançamento faz parte de uma política global da marca em desenvolver projetos com foco na segurança do usuário e também nas questões ambientais.

    a introdução do sistema de freio cbs em uma motocicleta street de baixa cilindrada mostra-se um grande diferencial por possibilitar, mesmo para os condutores com pouca experiência e /ou vícios de pilotagem, uma condição mais equilibrada e eficiente na utilização dos freios.

    considerando esse cenário, o sistema cbs torna-se a opção ideal, porque pode reduzir em até 20% a distância percorrida por uma motocicleta na frenagem, em comparação com um modelo standard. além disso, possibilita uma condição mais equilibrada na aplicação dos freios dianteiro e traseiro, ao minimizar os erros frequentes cometidos por motociclistas.

    o cbs da cg 150 titan diferencia-se do aplicado nas scooters da marca por dispor de sistema de frenagem que combina o funcionamento hidráulico e mecânico. ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, por meio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a força por todo o conjunto. como resultado, a proporção de frenagem passa a ser de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira. com isso, reduz-se o espaço necessário para a frenagem.

    a honda foi a primeira fabricante a utilizar discos dianteiros no sistema de frenagens de motocicletas. aplicado pioneiramente à cb750 four, em 1969, a inovação assegurou grande melhoria e maior eficácia à capacidade de frenagem das modelos produzidos em série.

    coube também à marca o desenvolvimento do sistema de freios cbs em motocicletas. os testes iniciais, em 1976, utilizaram as pistas de competição como laboratório, com a novidade tecnológica agregada a um modelo rcb1000, que participava da modalidade endurance. o objetivo, na época, visava apenas reduzir a fadiga do piloto em provas de longa duração. em 1982, o sistema foi instalado pela primeira vez na touring gold wing gl 1200. após 11 anos, passou a equipar a linha mais esportiva, com a cbr 1000f. atualmente representa uma tecnologia aplicada a modelos como as scooters lead pcx, verdadeiros sucessos de vendas no brasil e principais mercados do exterior.

    lançada no mercado brasileiro em 1976 e líder absoluta de seu segmento, a cg 150 titan chegou à oitava geração em 2013 com melhorias que permanecem no modelo 2015. o painel de instrumentos segue digital e integrado à carenagem, com indicação eletrônica de velocidade a partir de sensor instalado no câmbio por meio de um cabo de aço ligado à roda dianteira. o painel, com display em tom azul, dispõe de hodômetro total e parcial, velocímetro e relógio.

    a motocicleta é equipada com motor ohc (over head camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote e balancins roletados. primeiro modelo bicombustível (flex) do mercado brasileiro e do mundo, a cg 150 titan, quando abastecida com gasolina, gera potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 kgf.m a 6.500 rpm. se o combustível escolhido for etanol, a potência máxima passa a ser de 14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm.

    o modelo possui módulo de injeção eletrônica pgm-fi (programmed fuel injection), transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo. a suspensão dianteira tem garfo telescópico com 135 mm de curso. na traseira, conta com conjunto de amortecedores e mola com 106mm. na frente, os pneus são do tipo 80/100 - 18 e, na traseira, 90/90 - 18. a versão ex dispõe de rodas de liga leve, com raios vazados e desenho exclusivo.

    a cg 150 titan cbs conta com três anos de garantia e estará à disposição na rede de concessionárias a partir deste mês, nas cores preta (esd), vermelha com a tampa lateral branca (esd e ex) e tricolor (ex). os preços públicos sugeridos são r$ 7.680,00 para a versão esd e r$ 8.180,00 para a ex. os valores têm como base o estado de são paulo e não incluem despesas com frete e seguro.

    fonte: linkpress assessoria e comunicação