Polo automotivo jeep é inaugurado em pernambuco



  • fotos: divulgação

    é o primeiro grande investimento da fiat chrysler automobiles (fca), um dos maiores grupos mundiais do setor automotivo, constituído em 13 de outubro de 2014 a partir da fusão global entre fiat e chrysler. também é a mais moderna fábrica do grupo no mundo, pois, ao reunir o que de melhor fiat e chrysler acumularam em suas histórias centenárias, representa o estado-da-arte em termos de produção automotiva e de gestão, incorporando desde sua concepção as melhores práticas orientadas para eficiência, qualidade e desempenho.

    “este foi também o projeto mais complexo já feito na história da companhia, considerando o objetivo de construir não somente uma fábrica de automóveis, mas de incluir em seu perímetro um parque de fornecedores de classe mundial, a fim de produzir veículos igualmente de classe mundial, sempre em sintonia e interação com os stakeholders”, afirma stefan ketter, vice-presidente mundial de manufatura da fca, que coordenou a implantação do polo automotivo jeep.

    o investimento total superou os r$ 7 bilhões, dos quais r$ 3 bilhões na fábrica jeep, r$ 2 bilhões no parque de fornecedores e o restante destinado a desenvolvimento de produtos e outros investimentos. a fábrica jeep ocupa uma área construída de 260 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. no perímetro fabril, ergue-se também o parque de fornecedores, um complexo de 12 edifícios, que abrigam 16 empresas responsáveis por 17 linhas de produtos. o parque de fornecedores ocupa uma área de 270 mil metros quadrados.

    o empreendimento empregará até o final do ano mais de 9 mil trabalhadores, sendo 3,3 mil na planta jeep, 4,9 mil no parque de fornecedores e 850 em serviços gerais. deste contingente, 82% são nordestinos e 78% pernambucanos.

    no âmbito da estratégia da fca, a planta reforça a presença do grupo no brasil, agregando ao seu portfólio produtos de uma marca forte e em expansão, além de possibilitar a entrada no segmento de suvs, de grande potencial de crescimento. também será essencial para que a fca alcance suas metas de expandir aceleradamente a presença global da marca jeep.

    o polo automotivo jeep é um ativo valioso não apenas para a fca. ele é, sobretudo, uma conquista do brasil, do nordeste, de pernambuco. um parque produtivo de classe mundial como este poderia estar instalado em qualquer parte do planeta. “o fato de ter fincado suas raízes em goiana, na zona da mata norte pernambucana, reflete o respeito da fca à sua própria trajetória no país e seu compromisso com o desenvolvimento brasileiro”, destaca cledorvino belini, presidente da fca para a américa latina.

    o primeiro modelo produzido no polo é o jeep renegade. a primeira unidade destinada ao mercado deixou a linha de montagem no dia 19 de fevereiro de 2015. as vendas, através da rede própria de 120 concessionárias, começaram na última semana. o jeep renegade chega ao mercado para reinventar o segmento dos utilitários-esportivos, tornando-se a nova referência, e também expande a linha de veículos da marca, entrando no segmento dos suvs compactos de caráter mais urbano, mantendo-se fiel à capacidade 4×4 e ao estilo de vida aventureiro pelos quais a jeep é conhecida.

    dados e fatos do polo automotivo jeep

    • investimentos: acima de r$ 7 bilhões

    • empregos: cerca de 9 mil no polo ( fábrica jeep + fornecedores ), sendo 82% do nordeste e 78% de pernambuco.

    • capacidade instalada para produzir 250 mil veículos por ano

    • início da obra: setembro de 2012

    • inauguração: 28 de abril de 2015

    • 700 robôs: 650 na funilaria, 40 na pintura e 10 na montagem

    • parque de fornecedores com 16 empresas, produzindo 17 linhas estratégicas de produtos em 12 prédios

    • é a primeira fábrica a ser inaugurada depois da criação da fiat chrysler automobiles (fca), em 13 de outubro de 2014

    • esta é a mais moderna planta produtiva da fca, incorporando os melhores conceitos adotados globalmente pelo grupo

    • a nova fábrica incorpora mais de 15 mil das melhores práticas das duas empresas

    • o polo automotivo jeep marca a volta da produção do jeep no brasil, depois de mais de 30 anos

    o polo automotivo jeep é a unidade mais moderna da fiat chrysler automobiles (fca) no mundo, por reunir em um único sítio as 15 mil melhores práticas, processos e tecnologias acumuladas pelo grupo. a maioria das soluções implantadas na fábrica podem já ter sido utilizadas em outros estabelecimentos, mas o que efetivamente distingue esta planta é a combinação de todas as tecnologias inovadoras em um mesmo processo produtivo. o sistema de produção wcm – world class manufacturing – assegura a melhor interação entre homem e máquina, melhorando continuamente todos os processos.

    as duas linhas de prensas komatsu instaladas na fábrica são as mais avançadas tecnologicamente. são as mais velozes, com capacidade para 18 estampos por minuto, e, ao mesmo tempo, consomem menos energia. seus motores elétricos permitem o movimento de pesos enormes com precisão de décimos de milímetro. esta precisão preserva a integridade da chapa e a qualidade do estampo.

    a funilaria conta com a principal inovação da planta: uma estação com 18 robôs, capaz de aplicar 100 pontos de solda em 60 segundos, congelando a geometria da carroceria em uma única etapa. normalmente, a fixação das partes e consolidação da carroceria é feita em várias estações. o movimento entre uma estação e outra pode comprometer a precisão da geometria, dando origem a futuros problemas, como encaixe imperfeito de componentes ou ruídos. a comau, empresa de automação industrial da fca, desenvolveu a estação de robôs, cuja configuração confere flexibilidade à linha, que pode produzir até quatro modelos.

    a pintura inovou ao adotar processo que dispensa a camada de primer, em processo denominado primerless. o processo assegura a qualidade final do veículo e a durabilidade da pintura, mas resulta em menor consumo de energia e em menos emissões na atmosfera.

    na montagem destaca-se a concepção da linha a partir da melhor ergonomia, que poupa os trabalhadores de esforços físicos e de movimentos desconfortáveis. também na montagem, a acoplagem do powertrain com o carro é uma parte fundamental e crítica. é feita automaticamente: o conjunto de powertrain vem por uma linha no nível do piso e a carroceria vem por linha aérea. em determinado ponto, os dois conjuntos são conectados automaticamente. a automação garante repetibilidade da operação, assegurando total conformidade.

    outra inovação do projeto é o communication center, cérebro do polo automotivo jeep. com aproximadamente 11 mil metros quadrados de área construída, está localizado no centro da fábrica jeep e é onde estão concentrados os resultados físicos de cada etapa de produção. é possível, a partir dessa área central, percorrer a pé os pontos essenciais de todos os processos de produção, desde a área de prensas até os veículos prontos para entrega ao consumidor na etapa final da unidade de montagem. o resultado de tal configuração é uma tomada de decisão rápida, uma organização eficiente da planta e o aumento no conhecimento do negócio. no interior do communication center, quatro áreas atuam em sinergia com esses conceitos: centro de componentes, centro de processos, centro de veículos e escritórios abertos.

    primeiro carro a ser produzido no polo automotivo jeep, em goiana, o jeep renegade sai da linha de produção e chega às concessionárias de todo o país com um índice de nacionalização de mais de 70%. a expectativa de tornar o veículo o mais brasileiro possível, no entanto, é ainda mais ousada. nos próximos meses, o índice de localização deve superar a casa dos 80%, percentual que vai repetir-se também nos demais veículos a serem fabricados em pernambuco. a alta nacionalização é um fato notável, pois o índice alcançado é muito superior ao que se observa de modo geral em fábricas em início de produção. iniciar o projeto com alta nacionalização de componentes é decorrência de uma decisão estratégica do grupo. foi com este objetivo que a fábrica jeep foi concebida como o centro de um polo automotivo, que conta com um parque de fornecedores com 16 empresas, responsáveis pela fabricação de 17 linhas estratégicas de produtos. apenas estes fornecedores internos ao perímetro da fábrica serão responsáveis por 40% dos conteúdos do jeep renegade. os demais componentes que permitirão alcançar o índice de nacionalização de 80% virão de pernambuco, são paulo, minas gerais e outros estados.

    a estratégia que estruturou o polo automotivo jeep privilegiou estabelecer ao lado da planta as principais linhas de insumos e componentes, exatamente aquelas que impactam principalmente na logística e na qualidade. esta localização permite maior flexibilidade no abastecimento, com a adoção dos sistemas just in time e just in sequence. além disto, esta opção estreita e consolida ainda mais a relação com os fornecedores.

    os investimentos no parque de fornecedores ultrapassaram os r$ 2 bilhões, sendo que a fca contribuiu com cerca de r$ 1 bilhão (obras civis e utilidades) e os 16 fornecedores com outros r$ 1 bilhão (equipamentos). foram instalados no parque a produção de conjuntos estampados e soldados, pintura, peças injetadas de acabamento interno e externo, montagens (como bancos, mecanismos, suspensão, pneus/rodas, vidros, entre outros) até sistemas complexos como painéis de instrumentos, sistema de arrefecimento do motor e ar condicionado, conforme explica alfredo fernandez, diretor do parque de fornecedores.

    paralelamente à construção do polo automotivo jeep, outro grande desafio foi vencido: atrair, organizar, contratar e treinar a mão-de-obra necessária em uma região sem tradição industrial, estruturando equipes para construir o polo industrial e, posteriormente, para operá-lo. “encaramos esse desafio como uma oportunidade. nosso objetivo primário era compreender a realidade local e os desafios que projetos dessa magnitude poderiam apresentar. para isso, vários colegas de rh da américa latina se envolveram e se juntaram aos admitidos em pernambuco e aos principais gestores locais. juntos, agrupamos várias competências”, explica adauto duarte, diretor de recursos humanos para o polo automotivo jeep.

    fonte: fca press


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