Ford lança focus hatch 2016, reestilizado e com novos itens



  • ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novofocus2016-titaniumplus-4.jpg) a ford escolheu a litorânea fortaleza (ce) para a apresentação à imprensa do focus hatch reestilizado, que chega às concessionárias brasileiras durante o mês de julho, juntamente com a versão sedan – que deverá ser batizada de focus fastback. as mudanças pelas quais o hatch médio passou são idênticas às que seus homônimos passaram nos estados unidos, na europa, na china e na áfrica do sul, entre outros países: a grade trapezoidal conta com filetes horizontais, os faróis estão mais afilados, a aerodinâmica melhorou em 3%, as lanternas ficaram ligeiramente menores e as rodas aro 17” possuem estilo exclusivo. ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novofocus2016-titanium-16.jpg) desde a versão de entrada se 1.6 (r$ 69 990) há itens como rodas de liga leve aro 17”, advancetrac (controles eletrônicos de estabilidade e tração, aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampa, assistência de frenagem de emergência e sinalização de emergência em frenagens bruscas), freios a disco nas quatro rodas com abs e ebd, sistema multimídia sync com tela colorida de 4,2 polegadas, bluetooth, duas entradas usb, comandos de voz em português para áudio e telefone, applink e assistência de emergência (ligação automática para o samu em caso de acidente); faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave mykey programável (limita a velocidade e o volume do som caso o proprietário queira, por exemplo, emprestar o carro).  já o focus se plus 1.6, que custa r$ 2 mil a mais, traz rodas de liga leve 17” com acabamento diamantado e preto-brilhante, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro/limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital com duas zonas de temperatura. o mesmo pacote de equipamentos está na versão se plus 2.0 at (rebatismo do câmbio powershift), que sobe para r$ 78 900. ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novofocus2016-titanium-13.jpg) a versão titanium 2.0 at traz ainda airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida por botão, sistema sync com tela sensível ao toque de 8 polegadas, gps, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e sony premium sound com nove alto-falantes, ao preço de r$ 86 900\. já o topo de linha titanium plus 2.0 at traz assistente de frenagem automático active city stop que que evita a colisão traseira em velocidades de até 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h, faróis de bi-xenônio adaptativos, sistema de estacionamento automático (basta ao motorista dosar os pedais de freio e acelerador), tela multifuncional no quadro de instrumentos de 4,2 polegadas, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico, por salgados r$ 95 900. ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/interior_ford_focus_03.jpg) ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novofocus2016-titaniumplus-28.jpg) quem já é dono de um focus de terceira geração (modelos 2014 e 2015) e normalmente estaria preocupado com a desvalorização acentuada possui a chance de, nos 3 primeiros meses de venda, adquirir a nova geração com o substancial desconto de 15%, em todas as versões. o desconto não está condicionado à venda do focus usado (ou seja, não é necessário dar o carro usado em troca do 0km, nem se deslocar à mesma concessionária onde o seminovo foi adquirido) e quem está em financiamento também tem a opção de mudar para o modelo novo. outra vantagem está para quem optar pelos seguros ford: as pessoas que se decidirem pelo titanium plus terão um desconto de 15% no seguro, devido aos recursos de segurança incorporados nesta versão. ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/interior_ford_focus_10.jpg) o motor 1.6 sigma flex, de 131 cavalos com gasolina e 135 cavalos, agora está aliado unicamente ao câmbio manual de cinco marchas; já o 2.0 direct flex, de 175 cv com gasolina e 178 com etanol conta com a opção única de câmbio automático sequencial de seis velocidades, com “paddle shifts”. o novo focus conta com sistema de monitoramento da bateria, compressor do ar-condicionado de geometria variável (para economizar combustível), isolamento acústico aprimorado e a promessa de obter 5 estrelas nos crash-tests do latin ncap. ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novofocus2016-titanium-2.jpg)

Entre para responder