Coluna alta roda “ novidades não param



  • ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/nuevo-alfa_romeo-giulia_2016-650x433.jpg "nuevo-alfa_romeo-giulia_2016-650x433") foto: divulgação sem dúvida, a semana que passou foi a mais agitada do ano, com dois lançamentos no exterior (chevrolet cruze, em detroit e alfa romeo giulia, em milão) e um no brasil (ford focus atualizado, em fortaleza). cada um tem sua importância relativa: cruze, inteiramente novo, é o mesmo que a argentina produzirá a partir do final de 2016; giulia marca o renascimento da outrora invejável marca italiana no dia em que completou 105 anos; o também argentino focus hatch agora fica igual ao produzido em outros continentes, o que deixa a ford com todos os seus automóveis alinhados aos do exterior. o médio-compacto da chevrolet (a ser feito no méxico) chega ao mercado americano em março próximo e no brasil no final de 2016\. o carro cresceu – 2,7 metros de distância entre-eixos garantem ótimo espaço interno –, porém ficou 150 kg mais leve. apresentação do modelo mais vendido da marca foi estática e só da versão de topo, como é usual, embora a empresa tenha confirmado que o motor será um turbo de 1,4 litro/154 cv até 10% mais econômico que o atual aspirado de 1,8 l. há vários dispositivos eletrônicos de segurança oferecidos de série a fim de elevar o nível de concorrência até com marcas premium. giulia escolhido para apresentação no palco, sem acesso ao seu interior, foi a versão de alto desempenho quadrifoglio, seu símbolo nas corridas. visto de perfil lembra o bmw série 3, mas de frente traz a tradicional grade triangular (“cuore” da marca) e traseira também ousada com quatro saídas de escapamento em arranjo inusitado. alfa romeo não deu pormenores técnicos, mas a potência de 510 cv de seu v-6 turbo é a mesma do mercedes-benz c-63 s amg e distribuição de peso de 50% em cada eixo (tração traseira) segue o mesmo “ponto de honra” da bmw. mais importante: entra no clube super-restrito dos sedãs capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 s (exatos 3,9 s). a ford, além das mudanças visuais na parte frontal do focus hatch 2016, aumentou o conteúdo sem elevar o preço (corresponde a queda real), fez ajustes na suspensão traseira, na direção eletroassistida, retocou o interior e adotou novo volante com borboletas para troca de marchas no câmbio automatizado de duas embreagens, da versão de topo titanium. preços começam em r$ 69.900 e vão a 95.900\. entre as novidades, sistema anticolisão até 20 km/h e de assistência ao estacionar em vagas longitudinais e transversais. a empresa decidiu ofertar condições de trocas especiais para quem comprou a geração anterior, que mudou há menos de dois anos, fora dos padrões do mercado brasileiro bastante sensível a novidades. a versão sedã, no fim de julho, terá o nome adicional fastback para tentar um equilíbrio com o hatch, que representa cerca de 90% das vendas totais do focus. a gm também anunciou a expansão internacional de seu serviço onstar de assistência remota, lançado há 19 anos nos eua. aqui estreará no cruze 2016 (geração anterior à nova mostrada em detroit) em setembro próximo. o sistema inclui chip telefônico próprio para facilitar comunicação com a central administrativa e oferecer desde mapas eletrônicos personalizados e destravamento remoto das portas, a serviços de reservas, de apoio e emergenciais. **roda viva** **depois** da picape de quatro portas compacta oroch, que chega em dois meses, a renault partirá para o crossover captur. na realidade o nome será o mesmo do francês e suas linhas terão semelhança, mas a arquitetura nada terá a ver com o clio produzido na europa, duas gerações à frente do que vem da argentina. **citroën** começa em setembro a produzir (início de vendas até um mês depois) o modelo 2016 do c3 aircross, que receberá reestilização discreta de meia geração. esta é a versão de suspensão elevada e estepe externo do monovolume c3 picasso, justamente a que mais vende. tanto que a fábrica já decidiu (embora não confirme agora) deixar apenas o aircross em produção. **honda** hr-v é dos raros modelos que superou expectativas. crossover tem visibilidade e dirigibilidade entre seus destaques, porta-malas generoso e bom espaço no banco traseiro (assoalho plano e assentos erguíveis). câmbio cvt não agrada, se muito exigido. exclusivo (na faixa de preço) freio de estacionamento elétrico automático permite função elegível de arrasto em marcha lenta (_creeping_), que deveria ser padrão em carros automáticos. **decoração** discreta é ponto positivo da perua vw space cross, além de direção precisa, suspensão firme e motor muito silencioso e elástico. câmbio automatizado i-motion está mais suave nas trocas de marchas, mas função _creeping_ suprimida de forma permanente dificulta manobras em baixa velocidade. **poucos** respeitam a placa “pare” em cruzamentos. em parte por ignorância: parar é parar mesmo, não apenas diminuir a velocidade, olhar e continuar. outros a consideram perda de tempo e desnecessária, quando na realidade quem decide é quem colocou a placa. mau hábito está arraigado e só multa (a mesma de avançar sinal) resolve. **contatos do autor:** [email protected] e www.facebook.com/fernando.calmon2

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