Ajuda ap 1.6 turbo
-
meu kit é aquele pulsativo no farol (coletor da spa turbo) com kit 48/42 da garret. minha questão é que acho que demora um pouco pra subir pressão.
hoje fui num preparador que de cara me disse que o melhor era ter colocado aquele coletor deslocado modelo slim, que este coletor que eu estou usando fica bom em motor maior (1.9 / 2.0), mas no 1.6 demora um pouco mais pra encher e consequentemente subir pressão . sai de lá e fui no cara que me vendeu o kit, conversamos sobre o que o preparador me disse e ele me sugeriu trocar a caixa quente por uma 36, que no carro dele (tbm ap 1.6) ele esta usando esse kit igual ao meu e o carro ficou canhão.
e ai pessoal, o que acham???!
acho que o coletor nao influencia, o que influencia é a caixa quente+ponto+o escape e acerto de polia.
mas demorando a subir, significa subir em qual giro? o meu ja estou com um problema meio que invertido ao seu… eu a 120 se quiser ir 130 ja sobe turbina. o maximo que consigo andar sem turbina eh 120e dedando o acelerador. o meu é 42.36 se nao me falha a memoria (kit padaria)
quanto dizer que a injeçao mono pra turbo nao presta discordo, o que tem e falta de conhecimento em relaçao ao acerto, andei 4 anos com meu gol ainda 1,6 com 1,2 bar de pressao, e alimentava perfeito, andava de caixa quente .36, hoje ando de 2.0 e ainda uso a injeção original, ate pensei em usar um 3e mais desisti, era retroceder... so troco quando tiver $$$ pra usar uma programavel
alimentar alimenta, mas pressao nao é tudo.
qual ponto , qual taxa, qual preparacao tinha?¿
assim... pensamos... se nego ja troca os 4 bicos pra alimentar 1bar.. imagine o trabalho de 1 bico só para alimentar os 4 cilindros... tipo já vi turbo monoponto mas acredite, fazia mais barulho que andava mesmo com uma pressao relativamente boa tipo 1bar.
e nunca vi ninguem segurar final nisso, fora que era 1.0 , tipo eram só puxadas 1,2,3 e cabou... nao creio que aguentaria carga. (posso estar errado pois realmente nunca vi mas nao imagino 1 bico trabalhando com 1bar pra 4 cilndros num motor de cilindrada alta... )
bom amigo, e o que disse,montar e facil acertar e outra coisa, o que manda e o conhecimento, essa historia de que nunca vi, nao vale, pq tem muita coisa ai fora, nunca veremos de tudo, te garanto nao fazia "apenas" barulho, tenho 15 anos nesse ramo, vi muita coisa, apanhei muito, nesse ramo, as pessoas seguram o conhecimento pq da muito trabalho consegui-lo, era meu carro de dia a dia, motor 1,6, taxa original do gasolina, motor completamente original, apenas com trabalho no bico, andei durante 4 anos, variando a pressao entre 0,8 e 1,2 bar, alimentando sempre com 0,82 de lambda, e o que disse nada e facil, tem que se buscar o conhecimento, e apenas uma opiniao minha, ja montei gols bola com carburador, ja vi tbm pessoas tirarem a injeçao que era mi e por carburador... esse e um ramo onde nao existe o certo e o errado e sim o que o seu conhecimento e o seu $$$ te proporciona
fala ae luizturboap, beleza?
você é de são paulo? esta em qual região?
abs
-
bom amigo, e o que disse,montar e facil acertar e outra coisa, o que manda e o conhecimento, essa historia de que nunca vi, nao vale, pq tem muita coisa ai fora, nunca veremos de tudo, te garanto nao fazia "apenas" barulho, tenho 15 anos nesse ramo, vi muita coisa, apanhei muito, nesse ramo, as pessoas seguram o conhecimento pq da muito trabalho consegui-lo, era meu carro de dia a dia, motor 1,6, taxa original do gasolina, motor completamente original, apenas com trabalho no bico, andei durante 4 anos, variando a pressao entre 0,8 e 1,2 bar, alimentando sempre com 0,82 de lambda, e o que disse nada e facil, tem que se buscar o conhecimento, e apenas uma opiniao minha, ja montei gols bola com carburador, ja vi tbm pessoas tirarem a injeçao que era mi e por carburador… esse e um ramo onde nao existe o certo e o errado e sim o que o seu conhecimento e o seu $$$ te proporciona
entao tá =) como falei posso estar errado, mas todos os monobico turbo eram 1.0 , nao andavam com pé socado e quando pegava um outro qualquer com preparacao parecida mas com 2e ou 4bicos era fumo.
meu esta hoje (td hr mudo ) 18~28 ponto avanco.... carb 22 26.... turbina com 1.2 bar tudo simples.... taxa gasolina... 2e com econostat
-
bom amigo, e o que disse,montar e facil acertar e outra coisa, o que manda e o conhecimento, essa historia de que nunca vi, nao vale, pq tem muita coisa ai fora, nunca veremos de tudo, te garanto nao fazia "apenas" barulho, tenho 15 anos nesse ramo, vi muita coisa, apanhei muito, nesse ramo, as pessoas seguram o conhecimento pq da muito trabalho consegui-lo, era meu carro de dia a dia, motor 1,6, taxa original do gasolina, motor completamente original, apenas com trabalho no bico, andei durante 4 anos, variando a pressao entre 0,8 e 1,2 bar, alimentando sempre com 0,82 de lambda, e o que disse nada e facil, tem que se buscar o conhecimento, e apenas uma opiniao minha, ja montei gols bola com carburador, ja vi tbm pessoas tirarem a injeçao que era mi e por carburador… esse e um ramo onde nao existe o certo e o errado e sim o que o seu conhecimento e o seu $$$ te proporciona
entao tá =) como falei posso estar errado, mas todos os monobico turbo eram 1.0 , nao andavam com pé socado e quando pegava um outro qualquer com preparacao parecida mas com 2e ou 4bicos era fumo.
meu esta hoje (td hr mudo ) 18~28 ponto avanco.... carb 22 26.... turbina com 1.2 bar tudo simples.... taxa gasolina... 2e com econostat
como vc falou os que vc viu eram 1.0, e os 1.0 monobico era todos cht, nao e um exemplo pra se usar como comparacao... eu estou falando de motor ap...
-
como vc falou os que vc viu eram 1.0, e os 1.0 monobico era todos cht, nao e um exemplo pra se usar como comparacao… eu estou falando de motor ap...
exatamente... nunca vi ninguem deixar monobico numa cilindrada mais alta que 1.0, até o pessoal desses carros tiravam o monobico e botava um carburador... e a comparacao foi com outros 1.0 por ex o vhc com pressao baixinha ja dava coro.
e todos eles nao davam coro coro, apenas puxadas.
mas como falei, posso estar errado, só que nao acho que valha apena turbinar com 1 bico.. quem pode falar isso é quem trabalha bem com injecao tipo over e rapha, nao eu que gosto de carburadores
-
tive o mesmo problema, o mecânico que montou meu carro fez um trampo bem legal, bem montado tudo certinho, mas no acerto ele só piorava o carro.. rsrsrsrs
chegou a mandar eu trocar tudo que era sensor, ai fui seguindo as dicas do pessoal do fórum e um em especial que se não me engano foi do overspeed falou pra eu trabalhar mais no acerto do dosador, cara eu apanhei mas o carro ta liso.. demorei pra aprender a regular o dosador e agora sempre que mudo algo no carro eu mesmo acerto ele denovo.,., kkkk
como o pessoal vive dizendo, montar é uma coisa e acertar é outra…
-
meu kit é aquele pulsativo no farol (coletor da spa turbo) com kit 48/42 da garret. minha questão é que acho que demora um pouco pra subir pressão.
hoje fui num preparador que de cara me disse que o melhor era ter colocado aquele coletor deslocado modelo slim, que este coletor que eu estou usando fica bom em motor maior (1.9 / 2.0), mas no 1.6 demora um pouco mais pra encher e consequentemente subir pressão . sai de lá e fui no cara que me vendeu o kit, conversamos sobre o que o preparador me disse e ele me sugeriu trocar a caixa quente por uma 36, que no carro dele (tbm ap 1.6) ele esta usando esse kit igual ao meu e o carro ficou canhão.
e ai pessoal, o que acham???!
acho que o coletor nao influencia, o que influencia é a caixa quente+ponto+o escape e acerto de polia.
mas demorando a subir, significa subir em qual giro? o meu ja estou com um problema meio que invertido ao seu… eu a 120 se quiser ir 130 ja sobe turbina. o maximo que consigo andar sem turbina eh 120e dedando o acelerador. o meu é 42.36 se nao me falha a memoria (kit padaria)
troquei a caixa quente pela 36 e ja deu uma animada, o carro ficou bem mais esperto!!! :)
a válvula de prioridade (espirro) tem regulagem? alguém sabe como fazer?
abs
-
aproveitando o topico galera.
estou montando um ap1.6 miolo original, gasolina, totalmente std com comando 49g, cabeçote e coletor feitos em bancada de fluxo.
kit comum, avançado no farol, turbina .42.48 com refluxo. 0.8 no pe e 1.2 no booster.
estou fechando o carburador com o fornecedor. até agora está da seguinte maneira.
2e alcool 21-25
injetor 70
gicles 140 - 200
canetas b110 e x110
agulha 300
lenta 165x60
o que acham dessas medidasó devo alterar alguma coisa? sei que cada carro e um carro, mas eu gostaria de ter um ponto de partida.
tendo uma base, consigo corrigir o restante na wide.
agradeço galera!
-
estou montando um ap1.6 miolo original, gasolina, totalmente std com comando 49g, cabeçote e coletor feitos em bancada de fluxo.
kit comum, avançado no farol, turbina .42.48 com refluxo. 0.8 no pe e 1.2 no booster.
estou fechando o carburador com o fornecedor. até agora está da seguinte maneira.
2e alcool 21-25
injetor 70
gicles 140 - 200
canetas b110 e x110
agulha 300
lenta 165x60
o que acham dessas medidasó devo alterar alguma coisa? sei que cada carro e um carro, mas eu gostaria de ter um ponto de partida.
agradeço galera!
b110 e x110 é vai ficar pobre nao?
-
2e alcool 21-25
injetor 70
gicles 140 - 200
canetas b110 e x110
agulha 300
lenta 165x60
agradeço galera!
b110 e x110 é vai ficar pobre nao?
eu tava pensando nisso. já vi alguns ap 1.6 turbo com essas canetas e gicles maiores.
como o carburador ainda nao está montado, da pra mudar. seria melhor pedir com gicles maioresó ou pedir a trocar as canetas?
-
po cara isso depende muito, minha config é bem parecida com a sua e penei para chegar num meio termo e por mais que enfie combustivel dá falta num meio termo.
tive que puxar 2 econostats para suprir as bocas, mas tirei uma por hora.
na primeira boca estou com j85 (cheguei a por d80) e m105….. mas a menos pior a d80 e a j85.. e isso com gicle 150 ou 160 (que estou atualmente).
na segunda boca que é o inferno enquanto eu nao piso ou nao pressuriza da uma falta horrivel de a sonda ir pra quase 2 as vezes e pipoco.
está com 1 econostat puxado (que enquanto ele nao entra da falta estou refazendo o sistema)
o econostat original 139
gicle 200 testei vários de 175 até 185 e nao adianta, da falta, entao soquei 200 logo e a sonda fica 0.85 em woot (com os econo).
e caneta agoa x110...... antes era x95 e ainda dava falta..... ja nao sei qual caneta por no segundo kauhkuahakuahk.
acho que o cabecote mexido fez arrumar uma config totalmente diferente do normal.
tem gente que simplesmente corta o rabo das canetas (o meu veio assim), mas eu nao me conformo com essa ideia ... nao sei porque.
-
po cara isso depende muito, minha config é bem parecida com a sua e penei para chegar num meio termo e por mais que enfie combustivel dá falta num meio termo.
tive que puxar 2 econostats para suprir as bocas, mas tirei uma por hora.
na primeira boca estou com j85 (cheguei a por d80) e m105….. mas a menos pior a d80 e a j85.. e isso com gicle 150 ou 160 (que estou atualmente).
na segunda boca que é o inferno enquanto eu nao piso ou nao pressuriza da uma falta horrivel de a sonda ir pra quase 2 as vezes e pipoco.
está com 1 econostat puxado (que enquanto ele nao entra da falta estou refazendo o sistema)
o econostat original 139
gicle 200 testei vários de 175 até 185 e nao adianta, da falta, entao soquei 200 logo e a sonda fica 0.85 em woot (com os econo).
e caneta agoa x110...... antes era x95 e ainda dava falta..... ja nao sei qual caneta por no segundo kauhkuahakuahk.
acho que o cabecote mexido fez arrumar uma config totalmente diferente do normal.
tem gente que simplesmente corta o rabo das canetas (o meu veio assim), mas eu nao me conformo com essa ideia ... nao sei porque.
conversei com o preparador, vamos usar como base o seguinte
21-25
caneta ar 1º estágio - j85
caneta ar 2º estágio - x95
giclê 1º estágio - 145
giclê 2º estágio - 200
giclê marcha lenta - 160
injetor de 70se precisar econostat no primeiro. e vamos ter as canetas originais e mais gicles pra testar. acho que ja fica melhor ne?
-
É a config do gol gts.
assim vc deve partir para config de um carro 1.8 ou 2.0 mesmo.
tenta acertar a faze aspirada primeiro, esse é o perrengue, meu carro nao fica redondo na fase aspirada com a segunda boca aberta nunca. e pior que nao é excesso, é falta.
quando pressuriza a coisa muda de figura, mas meu carb é 22-26. disseram ser muito grande pro motor, sinceramente nao acredito muito, nego poe 2 weber 40 e vira po.
outra coisa cuidado com a agulha , a minha mesmo com pressao la em 2bar de bomba secava a cuba… ai botei uma agulha 300,, a 100 com pouquinha pressurizacao fica transbordando bebendo igual porca. isso com pressao inicial 0,2bar (vou baixar ainda mais e vou ver se pego um dosador grande com controle de delta e vou jogar o delta lá na casa do cassete.
o que seria gicle de lenta? caneta de lenta, aquela fininha? a minha é 140/70
-
É a config do gol gts.
assim vc deve partir para config de um carro 1.8 ou 2.0 mesmo.
tenta acertar a faze aspirada primeiro, esse é o perrengue, meu carro nao fica redondo na fase aspirada com a segunda boca aberta nunca. e pior que nao é excesso, é falta.
quando pressuriza a coisa muda de figura, mas meu carb é 22-26. disseram ser muito grande pro motor, sinceramente nao acredito muito, nego poe 2 weber 40 e vira po.
outra coisa cuidado com a agulha , a minha mesmo com pressao la em 2bar de bomba secava a cuba… ai botei uma agulha 300,, a 100 com pouquinha pressurizacao fica transbordando bebendo igual porca. isso com pressao inicial 0,2bar (vou baixar ainda mais e vou ver se pego um dosador grande com controle de delta e vou jogar o delta lá na casa do cassete.
o que seria gicle de lenta? caneta de lenta, aquela fininha? a minha é 140/70
a agulha vamos usar a 300 mesmo,era que é melhor usar a 250??
agulha de lenta mesmo, vamos testar 3 pra ver a melhor. isso como base, tem mais um monte de gigles pra testar. hahaha
-
po cara fala nao tenho 500 gicles e canetas aqui (soh nao tenho do segundo estágio, tenho só 2)… testei todas, cada uma é boa numa coisa mas o melhor que achei foi isso ai em cima.
mudei a config novamente do meu carro, nao consigo entender, quanto mais enfio combustivel mais ele pede cara, da pra sustentar assim nao kkkkkkkkkkkkkk.
tirei o gicle 160... voltei pro 150 pois de baixa estava bom, porém em velocidade de cruzeiro estava rico demais!, ai tentei baixar um pouco.
peguei o segudo econostat e larguei la embaixo na abertura da borboleta com intuito de nao dar um buraco (ou ao menos minimizar).
botei econostat no primeiro novamente meio alto para entrar com a boca metade aberta pois sem ele tava morrendo o carro pra andar de baixa, quando pisava um pouco mais.
agora está bem redondo, tipo só está o inverso agora, quando piso ele vem com excesso vruvruvruuu ai vuuuuuuuuuuuuuuuuuu. desemboca. mas isso ~e soh dosar.
o que nao acho bem é a canetinha de lenta. fica rico em algumas situacoes e pobrissimas em outras,e se o giro cair um pouco o carro vem morrendo se vc nao dar um toque no acelerador.
agulha depende do quanto seu carro vai beber... a minha 250 se segurasse final dava falta.
-
po cara fala nao tenho 500 gicles e canetas aqui (soh nao tenho do segundo estágio, tenho só 2)… testei todas, cada uma é boa numa coisa mas o melhor que achei foi isso ai em cima.
mudei a config novamente do meu carro, nao consigo entender, quanto mais enfio combustivel mais ele pede cara, da pra sustentar assim nao kkkkkkkkkkkkkk.
tirei o gicle 160... voltei pro 150 pois de baixa estava bom, porém em velocidade de cruzeiro estava rico demais!, ai tentei baixar um pouco.
peguei o segudo econostat e larguei la embaixo na abertura da borboleta com intuito de nao dar um buraco (ou ao menos minimizar).
botei econostat no primeiro novamente meio alto para entrar com a boca metade aberta pois sem ele tava morrendo o carro pra andar de baixa, quando pisava um pouco mais.
agora está bem redondo, tipo só está o inverso agora, quando piso ele vem com excesso vruvruvruuu ai vuuuuuuuuuuuuuuuuuu. desemboca. mas isso ~e soh dosar.
o que nao acho bem é a canetinha de lenta. fica rico em algumas situacoes e pobrissimas em outras,e se o giro cair um pouco o carro vem morrendo se vc nao dar um toque no acelerador.
agulha depende do quanto seu carro vai beber... a minha 250 se segurasse final dava falta.
comecarei a montar semana que vem, quais saidas do carburador vou precisar e quais devo tampar?
-
só botar ele mecanico.. e do lado esqurdo dele tem 2 saidas de baixo da borboleta (vacuo… uma veda a outra vai para a valvula de prioridade.
fala amigo, ve se consegue me dar uma luz.
montei o carro.
é ap 1.6 bielas forjadas, cabecote com vavulas 40x35, comando original 49h, volante aliviado. turbina .42.48 apl 525 subindo 1,1kg e 1,6kg no booster
o carburador ta assim
2e 21-25 vw
1 estagio d80 com gicle 145
2 estagio d120 com gicle 195 + econostat
lenta 140\80
injetor 80
estilete 300
o carro depois que a pressao entra, pode trocar marchas na porrada uma em cima da outra que ele empurra liso até o talo (sonda wide variando em 0,81-0,83)
mas tem uns detalhes me incomodando, eu estava com injetor de 70, mas toda a vez que estava andando de boa, baixo rpm, tirava o pe do acelerador e voltava a acelerar, o carro dava uma amarrada sinistra, marcava 1,25-1,30 na sonda por uns 2 segundos, depois ia de boa.
troquei o injetor pelo 80, melhorou bastante, agora isso acontece por 1 segundo, ate menos, mas persiste. esse é o primeiro problema.
agora vamos falar do que mais me incomoda, to usando 0,3bar de pressao inicial e 2,5 de pressao final de combustivel. acontece que eu andando de baixa, qnd vou virar uma esquina ou passa num quebra molas, o carro apaga, eu dou na chave ele pega de novo. mas isso é mto chato, as vezes até parado se eu acelerar ate o talo e soltar o pe. a sonda vai empobrecendo, 1.00-1.05-1.10-1.15.ate ele morrer, o que pode ser isso?
to achando o primeiro estagio meio gordinho, eu usava a j85 e dava falta, acho que vou colocar uma b110.
abraçao! ( a caneta de lenta tem algo haver com o carro apagar nas esquinas?)