Leitura incorreta de map quando acende faróis?

• fala galera, beleza? está acontecendo uma situação um pouco estranha com a leitura do sensor map. em marcha lenta, o map fica em torno de -0.7\. ao acender as luzes (farol alto mais milhas) o map sobe para -0.62 chegando as vezes até -0.60, o que acaba injetando mais combustível. isso acontece em qualquer rotação e esse "ganho" de 0.10 de pressão acontece em qualquer faixa. achei estranho porque durante o dia o sistema tá redondinho, lambda corrige muito pouco (+/- 1%). só que quando saía a noite a lambda tirava até -30% de combustível. aí que me dei conta que a pressão lida pelo map alterava quando ligava as luzes.  então fiz outro teste: com o carro na descida, freio motor (1ª 3.000 rpm) - cutoff ligado - injeção 0.0 ms - map marcando -0.78 liguei as luzes e adivinha: foi pra -0.70 e não senti alteração nenhuma no comportamento do motor. não amarrou nem acelerou.  o sensor map é o da pandoo mesmo. o que tenho montado é um duratec 2.0 16v com pandoo. normalzão. tá num jeep e é pra trilha. pode ser alguma interferência? o sensor tá com positivo direto da bateria. negativo na massa. já passaram por alguma experiência parecida? podem me ajudar com alguma orientação? obrigado. kge

• interessante… no segundo teste não houve alteração porquê tava no cutoff como você mesmo disse...confira se o sensor está aterrado direto na bateria, e se há queda de tensão da bateria no momento que acende os faróis.

• olá sógm. fiz o teste hoje. puxei a alimentação direto da bateria, porém sem novidade. o problema aconteceu mesmo assim. a voltagem altera em -0,2 volts (de 13.4v passa para 13.2v). obrigado pela dica. aceito mais sugestões. []´s

• faz um teste, vê se a pandoo tá lendo a mesma voltagem que sai do alternador. minha pandoo dá diferença de leitura…. meu carro muda o t.i. quando ligo farol devido a variação de voltagem, tive que usar correção por bateria para amenizar.... abraço

• turma, problema resolvido. aterrei os leds direto no polo negativo da bateria. como minha carroceria é de fibra tenho alguns pontos de aterramento em comum. isso devia acabar interferindo no sensor que estava no mesmo terra. resolvido. depois disso a variação é de -0.01 na leitura do map quando faróis ligados. tks.

Entre para responder