Audi simula montagem de veículos em ambiente 3-d



  • ![audi simula montagem de veículos em ambiente 3-d](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/audi-simula-montagem-de-veículos-em-ambiente-3-d.jpg) antes mesmo da audi produzir os primeiros protótipos de um novo carro, os engenheiros do pre-series center (centro de pré-produção em série) verificam cada passo da montagem do veículo em uma projeção 3-d, determinando, assim, se esse processo é viável e ergonômico para os funcionários da linha de produção. o projeto piloto está testando, pela primeira vez, o movimento, por meio de gestos simples, de componentes no espaço virtual. a audi está verificando cada passo da montagem virtual no desenvolvimento pré-produção, para determinar se são práticos para uso diário. os testes são realizados no ambiente virtual cave automatic virtual environment (cave), que consiste de superfícies de projeção colocadas no piso e na parede e sobre as quais projetores exibem imagens 3-d dos componentes. o resultado é uma realidade na qual os engenheiros da audi podem imergir com óculos 3-d. como parte da operação de pré-produção em série, os desenvolvedores das atividades controlam os componentes virtuais usando um console de videogame. em breve isso também poderá se tornar viável usando gestos simples. queremos tornar o ato de pegar e mover componentes mais intuitivo no futuro, disse katharina kunz, engenheira de desenvolvimento para validação virtual da audi. portanto, ela está testando atualmente a myo “ uma braçadeira desenvolvida pela indústria de videogames para controlar gestos “, juntamente com a sua equipe, como parte da fase piloto. a braçadeira mede as correntes musculares ao longo do antebraço e consegue deduzir como o usuário está movendo seu braço e seus dedos. a braçadeira envia então os dados do movimento via bluetooth para um computador. o mesmo computador também coleta as coordenadas da posição do usuário com a ajuda de uma câmera infravermelha colocada no teto. a câmera usada é uma kinect “ o hardware de controle de um console de videogame. para garantir que a braçadeira myo não interprete cada possível movimento como um gesto de controle, o usuário ativa o sistema ao tocar seus dedos polegar e médio. katharina kunz e sua equipe costumam usar tecnologias do mundo dos videogames: elas são ideais por serem relativamente baratas e estarem sendo desenvolvidas muito rapidamente. os engenheiros do pré-series center pretendem usar a myo nas operações de produção nos próximos meses. **fonte:** departamento de comunicação audi do brasil

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