Bem vindo, mcfly veja diferenças da f1 de 1985 para hoje
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mclaren em 1985
a mclaren em 1985 estava apenas começando a se acostumar com as vitórias. a equipe havia conquistado o seu terceiro título do mundial de pilotos no anterior, com niki lauda. e o bom desempenho foi mantido para o ano seguinte, mas uma nova estrela estava surgindo: alain prost. o “professor” venceu 5 das 16 provas, o suficiente para levantar a taça tranquilo à frente da ferrari de michele alboreto.
mclaren em 2015
a fase atual da mclaren deixaria mcfly surpreso. a equipe faz uma péssima temporada, batendo apenas a modesta manor na tabela de classificação do mundial de construtores. mesmo com jenson button e fernando alonso, dois campeões mundiais, o time sofre nas mãos de um fraco motor honda, que ainda não conseguiu repetir o desempenho que teve na f1 dos anos 80 e 90, justamente com a mclaren.
tyrrell em 1985
a tradicional tyrrell, equipe que disputou suas primeiras corridas na f1 em 1970, não andava muito bem das pernas na temporada de 1985. a equipe terminou em último lugar na classificação, com apenas 7 pontos conquistados.
a metamorfose: tyrrell vira mercedes
a tyrrell foi comprada pela british american race, em 1999. com um desempenho apenas modesto, a equipe logo foi negociada com a honda, em 2006. as instalações da equipe foram arrematadas, em 2009, pela brawn gp. a metamorfose terminou no ano seguinte, com a entrada da mercedes na f1. ou seja, a velha lanterninha tyrrell é o embrião da equipe de maior sucesso no momento da categoria.
ayrton senna em 1985
o jovem ayrton senna já era acompanhado de perto por chefes de equipe e pelos rivais nas pistas. na sua segunda temporada na f1, após tirar leite de pedra na toleman em 1984, marcando 13 pontos e subindo ao pódio 3 vezes, o brasileiro correu a temporada seguinte pela lotus. foram 2 vitórias, 7 poles, 6 pódios e 38 pontos, que resultaram em um 4º lugar na classificação do mundial.
ayrton senna em 2015
ayrton senna venceu 3 campeonatos mundias nas temporadas seguintes. o piloto se tornou, para grande parte dos especialistas e público, o maior de todos os tempos da f1. a sua morte, em 1994, causou comoção no brasil e no mundo, gerando consequências como o aumento da segurança na categoria. hoje em dia, senna é visto como um herói nacional, sua figura transcende o aspecto esportivo e atinge patamares de mito.
alemanha, um país sem expressão para a f1 em 1985
a alemanha, em 1985, era um país praticamente irrelevante para a f1. apesar de sediar um gp desde 1951 e colocar as flechas de prata da mercedes na história da categoria, o país não era um bom formador de pilotos. até meados da década de 80, a alemanha tinha apenas dois pilotos com vitórias na f1: jochen mass e wolfgang von trips. nenhum deles foi campeão mundial.
em 1985, a esperança alemã atendia pelo nome de stefan bellof (foto). o novato corria pela tyrrell e era considerado uma aposta para o futuro da categoria. no entanto, o piloto morreu em um acidente durante uma prova de turismo, em spa francorchamps, naquele mesmo ano.alemanha: uma potência na f1 em 2015
hoje, a alemanha pode ser considerada uma potência na f1. atrás apenas do reino unido em número de títulos de pilotos: são 15 contra 11 (7 de michael schumacher e 4 de sebastian vettel, ambos na foto). além disso, o país é a terra natal da mercedes, equipe que domina a categoria desde o ano passado.