Motor taxado esquentando



  • boa tarde galera, tudo bem? sou novo aqui no fórum, mas pelo q acompanho o pessoal manja muito aqui. agradeço a quem puder me ajudar. estou com um gol 97 1.6 mi a gasolina. nele tenho pistões retos do ap a álcool, polia regulável, filtro esportivo com um intake improvisado(kkkk) e escape de 2"com dois abafadores e coletor original mi, injeção original.como rodo com ele só aos fds, abasteço com gasolina pódium. o meu problema é q ele esquenta muito quando subo o giro. pesquisei e vi q mudar as velas pras do motor a álcool pode ajuda com isso. vcs têm alguma dica de como melhorar isso? outra dúvida é q eu usava nele o comando 037.7(acho q é do versailles), más retirei por achar q a temperatura do motor era devido a uma mistura pobre demais. tenho tbm aqui guardado um comando 276\. para usa-lo vou precisar dar um up na injeção?como fazer isso? desculpa o livro ai. kkkk muito obrigado a quem puder ajudar.


  • vela nao muda temperatura de camara, mas mudou taxa muda vela. 2 abafadores do mi? sao de baixa restricao? nao conheco de cabeca. mas o que está esquentando? oleo? agua? em que situacoa esquenta? sempre?


  • qual taxa deste motor? pergunto o mesmo que o milan: esquentando o quê exatamente (óleo, água…)? com o uso a polia regulável você mexeu no sincronismo da correia e aí vem outras perguntas: - adiantou ou atrasou o comando? - se atrasou ou adiantou, quanto atrasou ou adiantou?  acredito que você vai ter que eliminar uma a uma das possibilidades para determinar qual destes fatores é preponderante.


  • bom dia galera. milan, eu uso apenas o coletor de escape do mi. o resto do escapamento eu mandei fazer completo de 2", respeitando as curvas do original.no meio do carro, mais ou menos onde ficaria o catalizador eu usei um abafador jk, e no final um isotta. as velas são as original do motor a gasolina, mas já vi q foi um erro casantosef, a taxa eu não sei. sabe alguma fórmula pra eu descobrir? ele é o mi 1.6, com pistões retos, marca suloy. cabeçote e todo o resto original. a polia está atrasada em cerca de 2º( fui ajustando e testando. assim foi como tive o melhor resultado entre torque e potência) já a temperatura é minha dúvida tbm. na lenta ou então andando de boa, tipo 60-80km/h, ele fica normal dando 90º. o problema é quando aperto o pé. quando andei com ele em um track day aqui era uma volta arrochando e duas na manha pro motor esfriar. não chegou a ferver, acho q por causa do aditivo. por isso pensei q fosse mistura pobre. a ventoinha dispara normal.  obrigado pela ajuda de vcs.


  • seguindo sua descrição: - cabeçote original para uso de gasolina, pistões planos para uso de álcool: o carro realmente ficou mais taxado que o original. agora quanto? com o motor montado não dá para saber, pois você precisaria aferir o volume da câmara de combustão e pra isso você teria que ter o cabeçote em suas mãos para levar a uma bancada. quando você pistões a taxa aumentou, e consequentemente, o rendimento térmico aumentou, porém há outros detalhes a serem observados justamente pelo álcool necessitar de um avanço maior para contrabalancear sua natural resistência à queima em taxa mais elevadas e a gasolina não. você está com taxa de álcool, ajuste da polia para álcool e usando gasolina. sugestões: são muitas, mas as mais rápidas e econômicas levam em consideração um reajuste na polia(adiantar 1º ou 2º) e usar uma gap de válvulas 10% menor.


  • esse fds vou dar uma conferida no sistema de arrefecimento e talvez retire o cabeçote pq tem uma marca de óleo na junta. com se estivesse suando, sabe. pode ser q com a temperatura ela tenha queimado. vou fazer os ajustes q vc sugeriu, cantosef, e ver como fica. como faço pra diminuir o gap da válvulas com os tuchos hidráulicos? obrigado pelos toques.


  • desculpe-me, escrevi errado. o correto é gap de velas


  • seu motor deve estar com a taxa proxima de 12,0:1. apesar de ser relativamente comun usar essa taxa nos dias de hoje ( nos flex ), tem ajuste do avanço de ignicao em alta. acho que no seu esta avançando demais.


  • > seu motor deve estar com a taxa proxima de 12,0:1. > > apesar de ser relativamente comun usar essa taxa nos dias de hoje ( nos flex ), tem ajuste do avanço de ignicao em alta. acho que no seu esta avançando demais. tem como ajustar o avanço com a ie original?


  • > > seu motor deve estar com a taxa proxima de 12,0:1. > > > > apesar de ser relativamente comun usar essa taxa nos dias de hoje ( nos flex ), tem ajuste do avanço de ignicao em alta. acho que no seu esta avançando demais. > > tem como ajustar o avanço com a ie original? skyper, ajustei o avanço e a temperatura diminuiu bastante. troquei as velas tbm, coloquei as de grau 6 do ap a alcool. fds vou ajustar o ponto com a pistola pra não ter erro. valeu pela ajuda.


  • faz mais uma coisa…  verifica se algum caninho do radiador está entupido, ja vi casos disso acontecer.. soh fervia em alta quando fomos ver alguns dutos estavam fechados.


  • > faz mais uma coisa…  > > verifica se algum caninho do radiador está entupido, ja vi casos disso acontecer.. soh fervia em alta quando fomos ver alguns dutos estavam fechados. é o programado pra esse fds. assim q terminar posto os resultados aqui.

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