Relembre a história da renault como time na fórmula 1
-
renault entra na fórmula 1: jean-pierre jabouille com o renault rs 01
a primeira participação da montadora com sua própria equipe foi no fim da temporada de 1977. nos anos seguintes, eles marcariam época na f1 desenvolvendo o motor turbo.
a primeira vitória: jean-pierre jabouille no gp da frança de 1979 no rs 10
jabouille conquistou a primeira vitória para a montadora na f1 em dijon-prenois em 79. o ponto fraco do carro era a confiabilidade. o time conquistou seis poles em 15 provas naquele ano mas venceu apenas esta.
a melhor chance de título: 1983
o francês alain prost chegou muito próximo dos títulos de 1982 e 1983. em sua última chance, prost foi derrotado por nelson piquet após abandonar três das últimas quatro provas, incluindo a última quando chegou como líder.
campeã como fornecedora
após sair da f1 com sua equipe de fábrica em 1985, a renault se concentrou no fornecimento de motores. nos anos 90 a marca esteve ligada a williams e a benetton. com os times, a montadora conquistou seis títulos de construtores e cinco de pilotos.
a volta como time
a renault voltou com força total em 2002 após ter saído como fábrica fornecedora no fim de 1997. o time comprou a equipe benetton e teve como pilotos jarno trulli e jenson button.
a primeira vitória
não demorou muito para a equipe conquistar seu primeiro triunfo. piloto de testes em 2002, alonso assumiu o lugar de button em 2003, marcou duas poles e venceu o gp da hungria.
a única vitória de trulli
antes de ser mandado embora por flávio briatore, jarno trulli venceu uma corrida memorável em mônaco em 2004. o italiano foi o único piloto a derrotar schumacher nas 13 primeiras provas daquele ano.
título mundial
2005 foi o ano para a montadora. com fernando alonso, os franceses conquistaram os títulos de pilotos e construtores mesmo com forte oposição da mclaren.
“era alonso”
mesmo com a fia banindo a suspensão de massa, 2006 foi mais um ano bom para a renault. alonso foi bi e levou o time a ser campeão mais uma vez.
o declínio
alonso foi para mclaren e deixou o time com giancarlo fisichella. o italiano não segurou o rojão da performance, e a renault passou a temporada sem vitórias.
a volta (?)
alonso voltou após um ano depois de ter brigado com a mclaren. o piloto espanhol ganhou duas provas em 2008 e convenceu na segunda metade do ano. 2009 poderia ser o ano da virada para os franceses…
a polêmica
porém, foi em 2009 que o maior escândalo da história da f1 estourou dentro do time. nelsinho piquet foi orientado a bater seu carro de propósito no gp de cingapura de 2008 para alonso vencer. o piloto delatou a história após ter sido mandado embora. a renault perdeu seu patrocinador principal.
sobrevida
mesmo sem patrocínio e com pouco apoio na montadora, o time voltou em 2010. com robert kubica a pé, a equipe ganhou uma nova estrela após a ida de alonso para a ferrari. o polonês conquistou três pódios.
o último suspiro
com o acidente de kubica no rali ainda na pré-temporada e a chegada da marca lotus, o time fez sua última temporada. a renault foi a única fora red bull, mclaren e ferrari a subir no pódio em 2011. uma vez com vitaly petrov na austrália (foto) e outra com nick heidfeld na malásia.
o fim
ao final de 2011, o grupo genii decidiu renomear a equipe com o nome de lotus para 2012. o montadora continuaria fornecendo motores para otime até o ano de 2014.