Fat boy é um dos modelos favoritos dos apaixonados pela harley-davidson



  • ![2015_5_fatboy_2_960](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/2015_5_fatboy_2_960.jpg) para a harley-davidson motor company, a década de 1980 foi marcada por acontecimentos importantes. após a recompra da amf em 1981, a marca começou seu renascimento; o lançamento do h.o.g.® (harley owners group) em 1983, a introdução do motor evolutionâ„¢ em 1984, seguidos pela entrada da empresa na bolsa de valores de nova iorque, em 1987\. na virada da década, em 1989, a motor company foi, mais uma vez, a fabricante líder em motos de alta cilindrada nos eua. no mesmo ano, o lançamento dos modelos 1990 deu origem a um grande ícone, a flstf fat boy®, criação de willie g. davidson. a fat boy® foi um dos primeiros modelos da marca com rodas fundidas. essas rodas robustas de 16 polegadas deram o toque de estilo mais característico da fat boy® que, durante seus primeiros 18 anos, foi a única motocicleta equipada com elas. o pneu traseiro também tem 200 mm de largura “ o maior de todos os modelos de h-d® na época do lançamento “ e estes atributos foram fundamentais para proporcionar um visual corpulento à moto. a fat boy® faz parte da família softail®, que tem por característica principal os amortecedores escondidos sob o para-lamas, permitindo que os pilotos se beneficiem do conforto da moderna suspensão, sem perder o clássico visual hardtail. o modelo original era alimentado pelo motor evolution v-twin de 1340 cc, que foi introduzido em 1984\. em 2000, houve uma atualização para o novo motor twin cam 88b de 1450 cc e, em 2007, a introdução do twin cam 96b de 1584 cc. já o modelo 2016 recebeu o motor twin cam 103 high output de 1690 cc, que antes equipava somente as motos da família touring®, adicionando ainda mais força e desempenho à moto. a fat boy® é um exemplo clássico de motocicleta em que aparência e ergonomia andam de mãos dadas. enquanto a aparência imponente nunca deixa de atrair a atenção, as amplas plataformas para os pés garantem o conforto em longos passeios, além do banco baixo que proporciona uma confortável posição de pilotagem. em 1991, a fat boy® foi a estrela do filme o exterminador do futuro 2 “ o julgamento final, firmando sua posição como uma das motos mais desejadas do mundo. a motocicleta, pilotada pelo ator arnold schwarzenegger, realizou um dos saltos mais famosos da história do cinema, em que o exterminador pula com a moto para dentro de um bueiro. a proeza foi realizada com o auxílio de cabos que prendiam a fat boy®, reduzindo o peso da motocicleta e do piloto ao tocarem no solo. os cabos foram apagados na pós-produção. várias fat boy® foram utilizadas na gravação do filme mas, na verdade, a moto pilotada por schwarzenegger foi adquirida em 2014 pelo museu harley-davidson, onde atualmente está em exposição. o modelo também repete seu papel com arnie em o exterminador do futuro 5 “ gênesis, lançado nos cinemas este ano. após o sucesso de o exterminador do futuro 2, a universal studios, em hollywood, eua, criou a atração terminator 2 “ apresentando uma moto personalizada fat boy® como destaque principal da atração. **linha do tempo** **1990: lançamento da fat boy®** o aparecimento da primeira fat boy® foi um sucesso instantâneo. apelidada de the gray ghost (em português, o fantasma cinza), uma vez que só estava disponível nesta cor, a motocicleta tinha um estilo único e sua vigorosidade chamava a atenção. rodas robustas, pneus largos e um tanque de combustível amplo contribuíam para seu estilo imponente. o sistema de duplo escape shotgun style também cooperou para um visual original que foi muito copiado por outras marcas de motocicletas. **2005: a screamin eagle fat boy®** a fat boy® ganhou o tratamento cvoâ„¢, pela primeira vez, para o modelo 2005\. a screamin eagle fat boy® ostentava um motor stroker twin cam de 1690 cc, uma suspensão traseira rebaixada e um novo assento estilo pan-style, em três novas combinações com duas cores e acabamento de metal. **2007: mudanças no modelo** o lendário visual da fat boy® está mais robusto do que nunca, graças a uma nova roda dianteira de 17 polegadas, maior que a anterior, de 16, e um pneu traseiro mais largo, de 200 mm. a marca registrada do modelo é a roda dianteira em disco de alumínio, que ganhou novos bullet-hole. novos detalhes gráficos no tanque de combustível e em ambos os para-lamas acrescentaram um toque ainda mais estiloso à moto. **2010: o surgimento da fat boy® special** a fat boy® special 2010 (chamada de fat boy lo nos eua) incorporou todo estilo e sofisticação da fat boy®, trocando os elementos cromados e deixando a moto um pouco mais baixa, com altura de 61 cm do assento até o chão. o assento e o guidão mais estreitos também ajudaram o modelo a se tornar um grande sucesso, principalmente entre os pilotos mais jovens e aqueles de menor estatura. plataformas meia-lua além de pintura fosca e acetinada também diferenciam o estilo da fat boy® special da fat boy® original. **2015: novo sistema de freio, acelerador eletrônico e nova motorização** o modelo 2015 passou a contar com novo sistema de freio dianteiro, presente em todos as motocicletas da família softail®, que proporciona uma redução de 40% na força aplicada nos freios durante frenagem máxima. o cilindro mestre de freio foi reestilizado. ainda no mesmo ano, mas já como modelo 2016, a grande novidade fica por conta da chegada do acelerador eletrônico throttle by wire e do motor twin cam 103 high output de 1690 cc. **fonte:** harley-davidson do brasil

Entre para responder