Massa lembra morte de amigo bianchi: não era para acontecer

• ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/f1funeral-of-jules-bianchi2015pastormaldonadoandfelipemassaattendthefuneralofj.jpg) ## um dos mais afetados pela perda do jovem francês, felipe recorda ocorrido e diz: nunca havia passado nada parecido a morte do francês jules bianchi aos 25 anos estremeceu o mundo da fórmula 1 neste ano. em decorrência de um acidente no gp do japão do ano passado, o piloto permaneceu nove meses em coma até vir a falecer no dia 17 de julho, em um hospital em nice, na frança. foi a primeiro morte em decorrência de um acidente na categoria desde ayrton senna, em 1994. a batida, ocorrida em 5 de outubro de 2014, teve dinâmica pouco usual. uma volta depois do alemão adrian sutil da sauber ter se acidentado na curva dunlop de suzuka, um trator retirava seu carro enquanto a chuva aumentava. foi neste momento que bianchi perdeu o controle de seu carro e acertou em cheio o veículo de extração. a força da batida chegou a 254 g segundo medição feita pelos sensores nos tampões de ouvido de jules, tendo neste cálculo descontado o deslocamento dos plugues, graças à força da pancada. um dos melhores amigos de bianchi, felipe massa lembrou com exclusividade  seu sentimento após a morte do amigo. quando questionado se já havia passado por algo similar em sua vida, ele disse: não. só tinha passado algo parecido com o schumacher, mas sem dúvida não foi algo assim. com o schumacher foi uma fatalidade. não foi em uma corrida e não foi na minha frente. acho que o que houve com ele pode acontecer com todo mundo. o bianchi foi completamente diferente. foi uma tristeza muito grande ver tudo o que aconteceu. um dos pilotos mais emocionados no funeral de bianchi, massa conviveu por muito tempo com o francês pelo fato de bianchi ter feito parte do programa de desenvolvimento de pilotos da ferrari e também ter como empresário o francês nicolas todt (filho do presidente da fia e ex-chefe de equipe da ferrari, jean todt). era uma pessoa que era bem próxima. eu sofri bastante. foi muito triste, sem dúvida. aconteceu um acidente que não era para ter acontecido, não daquela maneira. acho que a fórmula 1 já aprendeu muito depois desse acidente. mesmo com tudo o que houve, massa garantiu que não sentiu nada ao correr o gp da hungria, prova seguinte. quando fui competir depois nem pensei nisso. nada.

Entre para responder