Revista estima grande desvalorização do produto f1



  • ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/1450693210_f1-abu-dhabi-gp-2015-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w06.jpg) ## em recente estudo da forbes, estima-se que a maior categoria do automobilismo mundial se desvalorizou em 30% na teoria, a f1 tem tudo aquilo que um esporte deseja. passado glorioso e uma grande base de fãs por todo o mundo. as equipes estão dispostas a pagar vários milhões de dólares para financiar suas operações, que afetam fortemente seus demonstrativos financeiros. com o passar dos anos, os investidores da f1 viram seu produto se desvalorizar consideravelmente. uma análise minuciosa realizada pela revista _forbes_ mostrou quais são os principais problemas, observando, em primeiro lugar, a distribuição de renda injusta, para explicar quais as razões que a fez perder 30% do valor inicial estimado 12 bilhões de dólares. o primeiro problema está dentro das pistas. a temporada 2015 revelou que somente uma equipe seria capaz de brigar pelo título. apenas três pilotos conseguiram vencer e lewis hamilton se tornou campeão com três corridas de antecedência. estes dados mostram uma tendência crescente: somente duas equipes praticamente dividiram as vitórias nos últimos anos. financeiramente a ferrari está no lugar mais alto do pódio, valendo 1,35 bilhões de dólares. a mercedes, apesar de ser a campeã dos últimos dois anos, vale 675 milhões de dólares, enquanto que red bull e mclaren vem logo atrás em terceiro e quarto, respectivamente. de acordo com a estimativa da _forbes_, apenas os investidores da ferrari obtiveram lucro, mesmo sendo de apenas 4% com uma receita anual de 450 milhões de dólares. as outras equipes raramente operam no lucro e poucas empatam seus investimentos. os líderes das equipes preferem ter o máximo de exposição de mídia para ter maior visibilidade dos patrocinadores e, desta forma, obter mais dividendos. isso explica os motivos de investirem para exclusivamente ganhar, mas isso também vira a causa de perderem dinheiro. a williams é a única fora das quatro mais ricas que consegue maiores rendimentos, graças ao acordo com a martini. para as outras, o panorama não é nada bom. os problemas da f1 não são novos, mas o fato de equipes como a sauber, lotus e force india ameaçarem de não competir no gp dos estados unidos de 2014, o caso da caterham e a situação complexa da lotus neste ano, podem indicar como será o futuro da categoria.

Entre para responder