Análise: porque a renault precisava se livrar da red bull



  • ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/f1-jerez-january-testing-2014-renault-sport-f1-and-red-bull-racing-logo.jpg) ## segundo cyril abiteboul, a renault só conseguiria vencer campeonatos com as atuais regras, caso se livrasse das amarras com a red bull no início da semana, a renault finalmente completou o processo de aquisição da lotus e retornará como equipe oficial na temporada 2016 da fórmula 1\. mas o que levou a fabricante francesa a recomprar a estrutura que vendera no final de 2009? as respostas vêm através de cyril abiteboul, diretor da renault na f1, que afirma um time oficial faz sentido em termos de marketing e também havia razões técnicas para que os franceses se livrassem das amarras da red bull, principal cliente da fabricante e autora de críticas pesadas à unidade de força produzida pelos gauleses. “com as regras atuais, na minha opinião, é complicado ser bem sucedido atuando apenas como um fornecedor de motores, incapaz de controlar toda a estrutura. você precisa ter uma abordagem mais abrangente do carro como um todo, olhando para todos os aspectos e decidindo em qual área investir”, disse o dirigente ao . ### frustrações com a red bull abiteboul alega que o relacionamento entre renault e red bull chegou a um ponto crítico quando os recursos para o desenvolvimento eram direcionados principalmente para o chassi e o motor francês foi ficando em segundo plano. “a frustração quando você é apenas um fornecedor de motores, em particular no relacionamento com a red bull, é que eles investiam continuamente quantias enormes no chassi. e isso era frustrante, pois aconteceu em um regulamento que indicava que era preciso investir muito mais no motor para conseguir performance e bons resultados”, afirmou. “tentamos modificar nossa relação com eles, o que acabou não dando certo. então só nos restaram duas opções – sair completamente da categoria ou voltar como equipe oficial, o que nos daria total controle sobre a estrutura, o que não era possível na red bull”. ### controle orçamentário abiteboul acredita que mudanças significativas serão feitas na estrutura organizacional do que foi deixado pela lotus. além disso, o dirigente destacou que mais recursos serão direcionados para o desenvolvimento da unidade de potência, o “calcanhar de aquiles” dos franceses há duas temporadas. “algumas coisas vão mudar, sem dúvida. uma delas é que teremos total controle sobre nosso orçamento. apesar de termos que lidar com o chassi a partir de agora, temos mais liberdade de alocar recursos para desenvolver nosso motor”, disse. ### momento ideal embora a estrutura que a renault comprou seja a mesma vendida há seis anos, abiteboul destaca que é errado pensar que a aquisição se deu para corrigir um deslize cometido naquela época. “citarei bernie (ecclestone), que cita frequentemente colin chapman, e eles diziam: ‘as cirscunstâncias mudam’. foi exatamente o que aconteceu, as coisas mudaram de seis anos para cá – a categoria, o regulamento, a própria renault mudou”, afirmou. por fim, o dirigente ressaltou que, desta vez, a marca francesa precisa fazer um trabalho de marketing mais forte, para deixar definitivamente o nome renault marcado no esporte a motor. “uma das fraquezas da renault no esporte é que se você perguntar às pessoas há quanto tempo estamos competindo, poucos dirão que corremos há quase 40 anos. então é óbvio que precisamos trabalhar melhor nosso marketing”, disse. “é um novo capítulo e todos estão bastante empolgados, mas não é a primeira vez que estamos aqui. estamos nos adaptando em relação ao que fazemos no esporte e tenho certeza de que daqui a 40 anos teremos mais capítulos escritos nessa história”, completou.

Entre para responder