Coluna alta roda “ detroit sem grande impacto



  • ![wcf-detroit-auto-show-naias-logo](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/wcf-detroit-auto-show-naias-logo.jpg) foi uma das recuperações mais rápidas de que se tem notícia. o mercado interno americano estava tão prostrado em 2009 com apenas 10 milhões de veículos vendidos, que nem dava para substituir a frota sucateada a cada ano. pois, em 2015, venderam-se 17,5 milhões de unidades, recorde que perdurava desde 2000. além da crise financeira e imobiliária, o preço de petróleo estava quatro vezes mais alto do que hoje. essa virada se explica por várias boas razões de fundo econômico, em especial pela exploração do xisto ter diminuído a dependência do país de petróleo importado. o salão de detroit, que vai até o próximo dia 24, tinha, assim, muito o que comemorar, mas nem por isso apresentou tantos lançamentos de grande impacto. na realidade, apenas uma anomalia de cronograma, como comentou bill ford, dono da fabricante homônima. gasolina barata impulsionou a venda de suvs, diminuiu a de modelos puramente elétricos (apenas 0,7% do mercado total) e até de híbridos. em dezembro último, por exemplo, os suvs praticamente empataram com os automóveis (hatches e sedãs) na preferência do consumidor, pela primeira vez. cada segmento ficou com quase 40% do total, sendo o restante de picapes e monovolumes. entretanto, há uma severa meta de redução de consumo de combustível fóssil imposta pelo governo americano para diminuir emissões de co2. a média de todos os modelos produzidos por cada marca deverá ser de 23,2 km/l, em 2025\. dessa forma, elétricos puros (a exemplo da versão final do chevrolet bolt lançado em detroit) e híbridos plugáveis em tomadas (caso do vw tiguan gte 4×4 active concept com bom desempenho 100% elétrico fora de estrada) ajudarão a compensar picapes e suvs pesados e sedentos por combustível, mas o problema será convencer o cliente a substituí-los. quanto mais com a gasolina na faixa de r$ 2,40 o litro e tendência de baixa¦ de interesse imediato para o brasil, o cruze hatch (ver abaixo em roda viva) com seu estilo mais próximo ao europeu e que agrada ao comprador aqui. ford fusion, produzido no méxico, recebeu leve atualização estilística e já é praticamente igual ao mondeo alemão. embora os monovolumes representem uma parcela de apenas 7% do mercado americano, a fca investiu bastante no chrysler pacifica, em tudo superior ao town & country. é todo novo e inclui recursos como portas corrediças e tampa traseira acionadas sem as mãos, teto solar triplo e até aspirador de pó integrado. no campo dos ainda puramente conceituais, está o suv grande kia telluride, desenhado na califórnia. o salão de detroit deste ano destaca-se justamente por alguns sedãs e cupês. a mercedes-benz lançou a nona geração do classe e, o mais tecnológico dos seus modelos: permite fazer ultrapassagens a até130 km/h em modo autônomo (basta ligar a seta) e estacionar por meio de controle remoto via aplicativo para telefone inteligente. chegará ao brasil no segundo semestre. o cupê lexus lc 500, além de linhas ousadas, é o primeiro automóvel de tração traseira com caixa de câmbio automática de 10 marchas. pretende desafiar modelos das três marcas premium alemãs. o novo sedã hyundai genesis g90, com grade inspirada na dos audi, vai pelo mesmo caminho. **roda viva** **cruze** já tem data de início de produção, em rosario, argentina, projeto chamado lá de fênix. conforme fonte da coluna, o sedã começa em maio e o hatch, em novembro deste ano. em geral o lançamento se dá entre dois e três meses depois. confirmado motor turbo (flex para o brasil), de 1,4 litro e 150 cv cuja montagem também será feita no país vizinho. **quando** a fiat toro chegar ao mercado em março próximo (ainda em dezembro de 2015 o registro nacional de veículos automotores “ renavam já registrava 65 unidades emplacadas pela fábrica) surpreenderá também pelo preço. apesar de maior e mais cara de produzir do que o renegade, tem ipi menor por ser picape e não suv. pelo menos duas versões já têm nome: freedom (entrada) e volcano (topo). **estado** geral ao longo do tempo era o temor dos compradores de modelos chineses. um jac j3 com 106.000 km rodados, cedido pelo importador, estava em condições dentro da média, segundo o experiente engenheiro e dono de oficina vinicius losacco. resumo da avaliação: desempenho compatível, nível de ruído mais acentuado e embreagem sem suavidade. **reflexo** da saída de mercado de compradores de menor poder aquisitivo, os automóveis com motores de 1 litro de cilindrada, de três e quatro cilindros, diminuíram a participação nas vendas totais de 36,1% em 2014 para 33,8% em 2015\. em parte devido ao avanço dos suvs compactos. ecosport renovado previsto para novembro terá motor de três cilindros, mas de 1,5 litro. **tentativas** de golpe de estelionatários com a remessa de boletos falsos de cobrança do ipva, principalmente no estado de são paulo, demonstram a fragilidade do banco de dados do renavam. acesso a endereços de proprietários não é permitido nem em caso de recall, quando vidas estão em risco. brasil ainda tem jeito? **contatos do autor:** [email protected] e www.facebook.com/fernando.calmon2

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