Subaru e sti apresentam os modelos de competição para 2016



  • nbr 2016

    reconhecida mundialmente pelo forte envolvimento com o automobilismo, a subaru e a subaru tecnica internacional (sti), divisão de alta performance da marca e responsável pelo desenvolvimento técnico dos modelos de corrida, apresentaram os seus planos para as atividades e competições que a subaru motorsports realizará neste ano.

    24 horas de nürburgring

    pelo nono ano consecutivo, a sti competirá com o modelo subaru wrx sti na exigente corrida de resistência 24 horas de nürbrugring, que estará em sua 44ª edição e acontecerá entre 26 e 29 de maio, no circuito que dá nome à prova, na alemanha.

    na edição do ano passado, o subaru wrx sti foi o grande vencedor na categoria sp3t (carros com motor turbo de 2.0 litros ou menos), com isso, a equipe totaliza, atualmente, três conquistas nesta categoria: 2011, 2012 e 2015. a meta para as 24 horas de nürbrugring deste ano é a segunda vitória consecutiva na sp3t.

    a versão 2016 do subaru wrx sti que competirá, aproveita ainda mais os benefícios proporcionados pelo baixo centro de gravidade e pelo elevado equilíbrio do motor boxer, com cilindros horizontalmente opostos, para melhorar a velocidade nas várias curvas do circuito.

    a equipe de desenvolvimento da sti criou um veículo ainda mais rápido, com respostas precisas aos comandos do piloto, graças a uma carroceria mais leve, com evoluções aerodinâmicas, maior downforce dianteiro, menor momento de inércia, novos pneus e as novas configurações do motor, este último foi adequado para atender ao novo regulamento.

    a exemplo do ano passado, hideharu tatsumi será o diretor da equipe, sendo responsável pelo comando do grupo e do desenvolvimento do carro. os pilotos do wrx sti na edição 2016 da 24 horas de nürburging serão: hideki yamauchi (japão), marcel lasée (alemanha), carlo van dam (países baixos), e tim schrick (alemanha).

    2016_brz gt300

    super gt series

    a subaru participará da temporada 2016 do campeonato super gt series, considerada a categoria mais importante do automobilismo japonês. a marca competirá com o subaru brz gt300, que o know-how da marca nas 24 horas de nürburging do ano passado, e maximiza os pontos fortes do motor boxer e dos novos pneus dianteiros 330/710r18, que substituíram os 300/680r18 e melhoraram a aderência nas curvas e em frenagens. o modelo também possui carroceria mais leve, além de evoluções na aerodinâmica e no motor.

    o chefe de equipe será hideharu tatsumi, da sti, que trabalhará em conjunto com a r&d sport. a dupla de pilotos para a temporada deste ano será composta por takuto iguchi e hideki yamauchi.

    global rallycross championships

    a sti fornecerá suporte técnico para a equipe subaru rally team usa, que compete no global rallycross championships, categoria bastante popular nos estados unidos.

    este evento combina elementos dos tradicionais circuitos de corrida, com corridas off-road e rali. o carro que participará dessa temporada reúne a experiência adquirida na super gt series e nas 24 horas de nürburging, para comprar a superioridade do motor boxer e do sistema de tração symmetrical all-wheel drive.

    para a temporada deste ano, a sti fornecerá apoio técnico nas áreas de desenvolvimento do motor priorizando a robustez, redução do peso da carroceria, melhoras na rigidez e otimização do momento de inércia.

    fonte: departamento de comunicação “ caoa