42, o numero da morte
-
42, o numero da morte
foi com o numero 42 que ayrton senna estreou e venceu sua primeira corrida no kart. quanto mais vencia, mais incorporava o numero, a ponto de ser chamado de 42 pelos outros kartistas. no dia da conquista do paulista de 76, um mecânico que nos conhec?amos pelo apelido de japa aproximou-se dele e, num tom de mist?rio, lhe pediu para que abandonasse o numero 42 e deu os motivos. ayrton senna me contou essas historia do 42 em 1990, quando observei sua estreita ligação com o japon?s osamu goto, o engenheiro responsável pelos motores honda do seu mclaren.
eis o relato:
o japa explicou que em japon?s o 42 é shi ni (shi é 4 e ni é 2), mas pronunciados juntos formam a palavra morte. e quando um japon?s faz 41 anos, entra no yakudoshi, um período aziago. para se safar dos maus agouros, o aniversariante precisa ganhar uma festa dos amigos e retribui-la quando completar 42 anos.
ai eu perguntei se ele acreditava no yakudoshi? ayrton sentiu a provocação e me respondeu ironicamente que ainda tinha 10 anos pra chegar aos 41. até lá eu resolvo se aceito a festa e retribuo . dez anos depois, em 28 de abril de 2000, nos treinos da formula indy no rio de janeiro, eu encontrei o japa. parecia um anci?o, com cabelos compridos, espremidos em um bon? azul desbotado.
_? triste, mas aconteceu - suspirou o japa, referindo é trag?dia de ayrton senna com o yakudoshi. eu não entendi. até porque senna tinha morrido aos 34 anos. mas o japa insistiu:
shi ni. 42 é a morte lembra é ayrton parou na 41? vitoria, não chegou é 42? . eu ainda tentei argumentar com a coincid?ncia, mas o gentil japa teimou em interpretar a profecia. não importa quem chega é 41? vitoria, quando atingi-la, será sempre com uma grande tristeza .
despedi-me do japa lembrando-me que a 41? vitoria se senna foi uma triste despedida da mclarem, em 1993 no gp da australia, na corrida que também marcou a sadia de alain prost da f1, mas já pensando em michael schumacher, que naquela altura tinha 40 vitorias. o alemão alcanãou a 41? vitoria e igualou-se a ayrton senna no gp da it?lia de 2000, em monza, onde a fan?tica torcida italiana lhe ofereceu uma festa monumental.
a? voltei a me lembrar do yakudshi e associei a façanha de schummy é festa que ele recebera dos italianos. pelas profecias, michael schumacher estava salvo, quebrando o or?culo do japa; e só faltava a retribuição. realmente em 10 de setembro de 2000, o alemão varou o yakudoshi das vitorias. naquele dia ouvi a voz mansa do japa: o 41? triunfo, não importa de quem seja será com muita tristeza. realmente a 41? vitoria de schumacher no gp da it?lia foi acidentada: seis pilotos destru?ram seus carros logo na segunda curva, e o mundo assistiu ao vivo pela televisão - e com a tristeza prevista pelo japa - é tr?gica morte de um bombeiro, atingido por uma roda.
quinze dias depois, schummy retribuiu a festa que o povo italiano lhe ofereceu em monza na sua 42? vitoria no gp dos eua, em indianopolis, tirando a ferrari de um jejum de 29 anos sem ter um piloto campe?o.
texto por lemyr martins
-
chamo de infeliz coincid?ncia.