Preparados: Restringir acesso a pastas em servidor Linux - Preparados

Ir para

• Novo tópico
  • Responder

Atenção!
Guest, a última resposta deste tópico tem mais de 180 dias!

Restringir acesso a pastas em servidor Linux
Dá?

Postou 06 abril 2011 - 08:57 | #1 Membro offline   Joel_RS 

• Grupo: Members
  • Cadastrado: 18-julho 05

Seguinte, aqui na empresa tenho um servidor de arquivos rodando Samba Linux (acho que é isso) e não entendo NADA disso, só agora que me arrisquei a procurar algumas coisas.
Tipo, consegui apagar um arquivo na marra e trocar a hora do sistema.
Só que meu problema é o seguinte:
Tem jeito de restringir acesso a determinadas pastas pelo IP de cada estação, que no caso são todas Windows?

[]'s
Szybkiego powrotu do zdrowia Robert

Postou 06 abril 2011 - 05:10 | #2 Membro offline   SemControle 

• Cadastrado: 23-maio 05

samba é totalmente flexivel

mas me fala se tem samba, tem autenticacao ao acesso do servidor, se tiver, restringe por usuario
“...não saber o que é verdadeiro, imagine descobrir de repente que as pessoas, os lugares e os momentos mais importantes pra você, não se foram nem morreram, mas pior... Nunca aconteceram...”

http://vwgolf.forumeiros.com/index.htm
Entre participe
Imagem

Postou 06 abril 2011 - 11:09 | #3 Membro offline   Joel_RS 

Ver postSemControle, em 06 abril 2011 - 05:10 , disse:

samba é totalmente flexivel

mas me fala se tem samba, tem autenticacao ao acesso do servidor, se tiver, restringe por usuario

É o Samba e não tem autenticação.

Queria instalar o tal do webmin, conhece ele?

Postou 07 abril 2011 - 05:57 | #4 Membro offline   SemControle 

nao conheco nao....

pensando superficialmente, o compartilhamento esta para todos, entao, vc pode alterar isso...
“...não saber o que é verdadeiro, imagine descobrir de repente que as pessoas, os lugares e os momentos mais importantes pra você, não se foram nem morreram, mas pior... Nunca aconteceram...”

Entre participe
Imagem

Postou 07 abril 2011 - 07:37 | #5 Membro offline   Joel_RS 

Ver postSemControle, em 07 abril 2011 - 05:57 , disse:

nao conheco nao....

pensando superficialmente, o compartilhamento esta para todos, entao, vc pode alterar isso...

De fato está, no windows explorer, tu digittas <ip do servidor>/documentos$ e tem acesso irrestrito.

Postou 07 abril 2011 - 05:00 | #6 Membro offline   SemControle 

de uma maneira bem superficial, vc pode continuar com o compartilhamento assim, mas nao liberar a todos, dar nome de quem pode :teteto:

tipo windows mesmo, se quiser melhorar e fazer certinho, vc pode procurar um tutorialzinho do samba, o compatilhamento ja esta no ar, e funfando, é so a parte de restricoes mesmo

Entre participe
Imagem

Postou 08 abril 2011 - 06:44 | #7 Membro offline   SemControle 

pensei comigo, teria q ser implementado autenticacao, o servidor nao vai ter como saber o usuario sem pedir autenticacao pra saber se esse usuario pode ou nao acessar o recurso....

compartilhamento de arquivos assim, so fiz coisa simples e basica, mas de internet, atraves do squid vc pode determinar lista de enderecos fechados pra determinada estacao, tanto por usuario, como por ip, e até mesmo por mac, entao se der uma futucada na documentacao do samba deve encontrar essas outras possibilidades de bloqueio tmb

Entre participe
Imagem

Postou 08 abril 2011 - 09:28 | #8 Membro offline   Joel_RS 

Vou dar uma olhada, pq esse servidor aqui é só servidor de arquivos, alguns sites bloqueio direto pelo router.

Postou 08 abril 2011 - 10:34 | #9 Membro offline   SemControle 

entendo, mas da uma olhada sim na documentacao do samba q deve ter como bloquear da forma q quer e simples....

o pouco q fiz de server foi como disse pra net com esses bloqueios, e era totalmente flexivel, autenticacao, ip, ou até o endereco mac da placa, isso atraves do squid, o samba como acredito ser muito mais difundido, deve ser mais flexivel ainda

Entre participe
Imagem

Página 1 de 1
  • Novo tópico