O Schmutzkraft (desculpe se errei o nick) postou: "Pinking at light load and low speed isn't an engine breaker..."
(PINKING ? batida de pino?)
Vc falou de M?todo Carga, mas o texto fala "LIGHT LOAD and LOW SPEED".
Isso ? BAIXA CARGA em BAIXA ROTA??O.
M?todo Carga ? ALTA CARGA em BAIXA ROTA??O (ou em M?DIA ROTA??O).
Vc se confundiu ou eu n?o entend? bem o que vc escreveu...
Engra?ado, vc tem uma Parati e eu tenho um Gol Bola 1.8i (um bico injetor), e o bixo gosta de "grilar" com CARGA TOTAL em BAIXA ROTA??O.
Eu descobr? isso pois no ano passado eu tentei o m?todo do BCWS, na ?poca eu n?o manjava muito da coisa e fui na conversa do BCWS, e escutei um barulhinho estranho, muito fraco, vindo da roda dianteira direita quando pisava fundo em baixa.
Eu pensei at? que fosse rolamento da roda, mas quando eu aliviava o acelerador o barulho parava ent?o achei estranho: se fosse rolamento faria barulho independentemente de carga no acelerador.
A? levei ao mec?nico e ele falou que era batida de pino.
Cheguei at? a atrasar o PI (no meu ? na base da chave de boca).
Como o mec?nico n?o tinha aparelho pra conferir o PI, achei que tinha atrasado pouco.
H? 3 semanas atr?s, fui trocas as velas e fui na VW Caraig? em S?o Paulo para regular o PI com o aparelho que eles t?m, a? descobr? que o PI tava quase em 0? (marcha-lenta), quando o original ? 9?.
Assim que sa? da Caraig? notei que o carro voltou a "voar" de novo, mas se pisar fundo em baixa grila.
Mas como eu parei de usar o m?todo BCWS depois que tive essa aula sobre mancais hidrodin?micos na facul, inclusive fiquei conversando com o professor sobre o M?todo Carga ap?s a aula, a? vou deixar o PI em 9? mesmo, ele s? grila mais em baixa com alta carga, e eu n?o uso mais o motor assim.
Eu tenho um material da Queen's University, Canad?, que diz:
Em BAIXAS ROTA??ES, a velocidade da chama ? BAIXA (devido ? MENOR TURBUL?NCIA), ent?o o tempo NECESS?RIO para a combust?o ? MAIOR, o que resulta em MAIS AUTO-IGNI??O.
Contudo, em ALTAS ROTA??ES h? MENOS PERDAS de calor ent?o a TEMPERATURA do G?S N?O-QUEIMADO ? MAIOR, promovendo AUTO-IGNI??O.
S?o fatores que competem: alguns motores mostram um incremento na propens?o ? batida de pino em ALTAS ROTA??ES e outros n?o.
Contudo, em ALTAS ROTA??ES h? MENOS PERDAS de calor ent?o a TEMPERATURA do G?S N?O-QUEIMADO ? MAIOR, promovendo AUTO-IGNI??O.
S?o fatores que competem: alguns motores mostram um incremento na propens?o ? batida de pino em ALTAS ROTA??ES e outros n?o.
E ALTAS CARGAS sempre levam a mais batida de pino que BAIXAS CARGAS.
Eu l? num outro material que em ALTAS CARGAS ocorre ENRIQUECIMENTO da mistura, em parte para tentar evitar batida de pino.
Ou seja: as M?DIAS rota??es s?o o lugar mais seguro para se ficar contra batida de pino.
E, al?m do mais, em M?DIAS rota??es com M?DIA CARGA consegue-se extrair a MESMA POT?NCIA que em BAIXAS rota??es com ALTA CARGA, pois:
P=T*w (pot?ncia = torque * velocidade angular).
Ou seja: em M?DIAS rota??es com M?DIA CARGA ter?amos DUPLAMENTE menos propens?o ? batida de pino:
-Devido ? rota??o ser m?dia, e n?o baixa
-Devido ? carga ser m?dia, e n?o alta
Meu carro est? a? para provar: se eu pisar fundo a 1500 rpm ele bate pino de leve.
Eu posso extrair a mesma pot?ncia PISANDO MENOS numa ROTA??O MAIOR, digamos a 2000 rpm, e ele n?o bate pino, pois a CARGA ? MENOR e a ROTA??O ? mais pr?xima das rota??es m?dias.
Outro problema do m?todo carga ? VIBRA??ES: um OUTRO professor meu me falou que o pai dele ACABA com os motores em poucos anos pois anda a 1000 rpm, 1500 rpm, pisando fundo por pregui?a de trocar de marcha (coisa de velho).
Como em BAIXAS ROTA??ES as vibra??es s?o de MAIOR AMPLITUDE, o motor (segundo o meu professor, n?o t? inventando) cria mais folgas, por exemplo nos coxins.
Em ALTAS ROTA??ES cada vibra??o individual ? de MENOR AMPLITUDE que em BAIXA ROTA??O, por?m ocorrem MAIS vibra??es por segundo, ou seja, MAIOR FREQU?NCIA, mas com MENOR AMPLITUDE em cada vibra??o individual.
Pisem fundo no acelerador a 1000 rpm e a 5000 rpm e depois vejam em qual situa??o voc? sente o carro sacolejar.
Ent?o at? agora j? juntei 3 problemas do m?todo do BCWS:
-Pequena espessura m?nima do filme de ?leo nos mancais, podendo causar DESGASTE ABRASIVO
-Batida de pino
-Vibra??es e Folgas no Motor
Quanto ao consumo, ? um cap?tulo a parte.
O m?todo carga pode at? ser mais econ?mico que a maneira mais comum que as pessoas dirigem por a?.
Mas existem maneiras melhores quanto ? economia de combust?vel.
J? escrev? um texto sobre CONSUMO, depois eu posto aqui nesse mesmo t?pico.
Entrar
Cadastre-se
Ajuda