Preparados: Torque X Pot?ncia - Preparados
Bem Vindo ao Preparados
O cadastro é gratuito e leva pouco tempo para ser preenchido.
Já está Cadatrado? Faça o Login!
Torque X Pot?ncia
Postou 25 setembro 2004 - 01:47 | #12
Brasil, em Sep 25 2004, 01:32 PM, disse:
Eu tava agora dando uma lida nos 2 t?picos CAVALARES discutidos por vcs, e devo dizer que ano passado eu tinha AS MESM?SSIMAS d?vidas de vcs.
N?o l? muita coisa do que t? escrito, l? bem por cima, afinal s?o 30 p?ginas num t?pico e 8 no outro, e v? a mensagem no Corsa 2.0 (? esse mesmo o nick? se n?o for, me desculpe), a mensagem inicial do t?pico de 8 p?ginas.
Basicamente o Corsa 2.0 explicou bem.
N?o cheguei a ler TUDO, pois s?o 38 p?ginas.
Eu garanto que quebrei a cabe?a mais que voc? a respeito desse assunto...
Salvei todos os t?picos no meu computador, ainda pretendo reler tudo e fazer um artigo... Mas sei l? quando isso vai acontecer.
Fora isso n?o tenho mais nada a dizer em posts sobre esse assunto, e nem tenho mais o mesmo tempo livre que tinha naquela ?poca...
abra?o
Este post foi editado por Corsa2.0: 25 setembro 2004 - 01:49
.:: Rodrigo wEsT ::. 2.0Ti Legaláized
Postou 25 setembro 2004 - 02:12 | #13
To vendo q fiz bem em trazer esse cara pra c? 
Eu quebrei a cabe?a com o assunto tb...mas valeu ? pena...agora me sinto aliviado e orgulhoso por entender essa quest?o.
Brasil, gostei das perguntas, ? uma boa maneira de ensinar quem ainda n?o entende o assunto
Eu quebrei a cabe?a com o assunto tb...mas valeu ? pena...agora me sinto aliviado e orgulhoso por entender essa quest?o.
Brasil, gostei das perguntas, ? uma boa maneira de ensinar quem ainda n?o entende o assunto
Postou 25 setembro 2004 - 02:17 | #14
Putz, eu tamb?m quebrei a cabe?a pra caramba, Luiggi.
Tanto ? que fiquei 3 dias e 3 noites grudado no computador escrevendo um texto que deu "apenas" 14 p?ginas no Word, fiz at? figuras.
O assunto na verdade ? MUITO SIMPLES depois que se sabe, mas antes de aprender ? f*da.
O terr?vel ? que eu perguntei pra um professor meu de F?sica II da faculdade e ele me respondeu: "Eu tamb?m gostaria de saber, quando vc descobrir vc me diga.".
P?, a gente aprende tanta coisa maluca na facul mas n?o aprende uma coisa t?o besta que qualquer BOM aluno de 2. grau, ensino m?dio, de 15 anos, consegue entender?
S? falta a galera responder as perguntas, quero ver quem acerta tudo.
S? n?o vou dar uma caixa de breja pra quem acertar porque eu sou liso.
MUAAAAAAAAAAAAAHAUAHAUHUHAAAAAAAAAAA
Tanto ? que fiquei 3 dias e 3 noites grudado no computador escrevendo um texto que deu "apenas" 14 p?ginas no Word, fiz at? figuras.
O assunto na verdade ? MUITO SIMPLES depois que se sabe, mas antes de aprender ? f*da.
O terr?vel ? que eu perguntei pra um professor meu de F?sica II da faculdade e ele me respondeu: "Eu tamb?m gostaria de saber, quando vc descobrir vc me diga.".
P?, a gente aprende tanta coisa maluca na facul mas n?o aprende uma coisa t?o besta que qualquer BOM aluno de 2. grau, ensino m?dio, de 15 anos, consegue entender?
S? falta a galera responder as perguntas, quero ver quem acerta tudo.
S? n?o vou dar uma caixa de breja pra quem acertar porque eu sou liso.
MUAAAAAAAAAAAAAHAUAHAUHUHAAAAAAAAAAA
Postou 25 setembro 2004 - 02:32 | #15
Brasil, em Sep 25 2004, 02:07 PM, disse:
Question?rio (s? de brincadeira) pra ver se a galera n?o gastou teclado do computador ? toa nas 38 p?ginas de discuss?o:
As perguntas abaixo referem-se, como exemplo, a um VW 1.6 com:
-TORQUE M?XIMO: 14,3 mkgf em 3250 rpm
-POT?NCIA M?XIMA: 101 cv a 5500 rpm
1)Em qual situa??o o carro acelera mais? Em 3250 rpm ou 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou em 5500 rpm
c Depende da marcha...ele s? acelera mais em 3250 na primeira marcha, onde n?o existe marcha mais curta pra otimizar ainda mais o trque do motor.
2)O carro vai acelerar mais com 101 cv saindo do motor ou com 80 cv saindo do motor?
a)101 cv
b)80 cv
c)depende, pode ser com 101 cv ou com 80 cv
a 101cv
3)Durante uma ultrapassagem, o motorista deve escolher uma marcha que fa?a o motor cair o O MAIS PR?XIMO POSS?VEL de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpm
b 5500 rpm pois assim vc ter? a marcha mais curta (maior torque na roda) para aquela velocidade.
4)Quando o carro est? rebocando muito peso, por exemplo outro carro sendo rebocado, ou ent?o est? tentando vencer uma subida ?ngreme, o motorista deve escolher uma marcha que fa?a o motor cair O MAIS PR?XIMO POSS?VEL de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
b 5500 rpm, pelos mesmos motivos da pergunta anterior. Oq importa ? o torque nas rodas.
5)A POT?NCIA que chega ?S RODAS ? MAIOR ou MENOR que a POT?NCIA NO MOTOR?
a)Maior
b)Menor
c)Depende
b Menor, pois existem perdas na transmiss?o.
6)O TORQUE que chega ?S RODAS ? MAIOR ou MENOR que o TORQUE NO MOTOR?
a)Maior
b)Menor
c)Depende
c Depende do c?mbio... S? seria menor se a marcha em quest?o fosse EXTREMAMENTE longa.
7)O que faz o carro acelerar?
a)Pot?ncia no motor
b)Torque no motor
c)Nenhum dos 2
c Torque NAS RODAS!

As perguntas abaixo referem-se, como exemplo, a um VW 1.6 com:
-TORQUE M?XIMO: 14,3 mkgf em 3250 rpm
-POT?NCIA M?XIMA: 101 cv a 5500 rpm
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c Depende da marcha...ele s? acelera mais em 3250 na primeira marcha, onde n?o existe marcha mais curta pra otimizar ainda mais o trque do motor.
2)O carro vai acelerar mais com 101 cv saindo do motor ou com 80 cv saindo do motor?
a)101 cv
b)80 cv
a 101cv
3)Durante uma ultrapassagem, o motorista deve escolher uma marcha que fa?a o motor cair o O MAIS PR?XIMO POSS?VEL de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
b 5500 rpm pois assim vc ter? a marcha mais curta (maior torque na roda) para aquela velocidade.
4)Quando o carro est? rebocando muito peso, por exemplo outro carro sendo rebocado, ou ent?o est? tentando vencer uma subida ?ngreme, o motorista deve escolher uma marcha que fa?a o motor cair O MAIS PR?XIMO POSS?VEL de 3250 rpm ou de 5500 rpm?
a)3250 rpm
b)5500 rpm
b 5500 rpm, pelos mesmos motivos da pergunta anterior. Oq importa ? o torque nas rodas.
a)Maior
b)Menor
c)Depende
a)Maior
b)Menor
c)Depende
c Depende do c?mbio... S? seria menor se a marcha em quest?o fosse EXTREMAMENTE longa.
a)Pot?ncia no motor
b)Torque no motor
c)Nenhum dos 2
c Torque NAS RODAS!
As respostas est?o a? em cima...
Corrija oq for necess?rio, por favor
Este post foi editado por Luiggi: 25 setembro 2004 - 02:34
Postou 25 setembro 2004 - 04:49 | #16
Ao Luiggi: eu discordo de POUCA coisa, e ACREDITO que seja uma quest?o de que eu talvez n?o tenha sido bem claro na pergunta.
Vou repetir os dados do VW 1.6:
-TORQUE M?XIMO: 14,3 mgkf em 3250 rpm
-POT?NCIA M?XIMA: 101 cv em 5500 rpm
Vou calcular o TORQUE em 5500 rpm e a POT?NCIA em 3250 rpm, usando a f?rmula:
P=T*r/716, com:
-P em cv
-T em mkgf
-r em rpm
TORQUE em 5500 rpm: T=101*716/5500 ==> T=13,1 mkgf
POT?NCIA em 3250 rpm: P=14,3*3250/716 ==> P=65 cv
Ent?o, resumindo:
-3250 rpm: 14,3 mkgf e 65 cv
-5550 rpm: 13,1 mkgf e 101 cv
1) BOM, nessa pergunta a? eu coloquei uma "pegadinha": faltou eu dizer na pergunta SE ERA NA MESMA VELOCIDADE OU N?O, ou SE ? NA MESMA MARCHA OU N?O.
Como
Prodas=Frodas*v, temos
Frodas=Prodas/v.
Se considerarmos que as PERDAS PERCENTUAIS na transmiss?o sejam iguais em todas as rota??es, ent?o podemos desprez?-las, o que daria
Prodas=Pmotor.
Ter?amos, ent?o:
Frodas=Pmotor/v.
Ent?o, SE A VELOCIDADE FOR A MESMA nos 2 casos da pergunta, ent?o temos:
Frodas~Pmotor (~ quer dizer "diretamente proporcional a").
Ou seja: numa dada velocidade, digamos 80 km/h, MAIS POT?NCIA significa MAIS ACELERA??O, ent?o a maior acelera??o ? NA MARCHA que em 80 km/h fa?a o motor ficar em 5500 rpm, ou o mais pr?ximo poss?vel de 5500 rpm.
Agora, se a VELOCIDADE N?O FOR A MESMA, mas a MARCHA FOR A MESMA, teremos outra situa??o:
Por exemplo, se a 3250 rpm na 1a. marcha estamos a 32,5 km/h, ent?o quando o motor estiver a 5500 rpm (AINDA na 1a. marcha) estaremos a 55 km/h.
Nesse caso, a VELOCIDADE MUDOU quando a MARCHA ficou a MESMA.
Ent?o n?o podemos usar Frodas~Pmotor, pois isso s? vale para MESMA VELOCIDADE.
Ter?amos que usar a f?rmula completa, Frodas=Pmotor/v:
-3250 rpm e 32,5 km/h na 1a. marcha: Frodas= 65 cv/32,5 km/h
-5500 rpm e 55,0 km/h na 1a. marcha: Frodas=101 cv/55 km/h
Qual das duas For?as nas rodas ? MAIOR?
Se dividirmos a PRIMEIRA Frodas (em 3250 rpm) pela SEGUNDA (em 5500 rpm), como as unidades s?o as mesmas (cv e km/h) elas se cancelam, e ficamos com:
Frodas(em 3250 rpm) / Frodas(em 5500 rpm) = (65*55)/(101*32,5) = 1,089
Ou seja: NA MESMA MARCHA, a 3250 rpm temos 8,9% A MAIS de FOR?A NAS RODAS que a 5500 rpm, apesar de a 5500 rpm a POT?NCIA NAS RODAS ser MAIOR.
Isso ocorre porque a 5500 rpm estamos a 55 km/h, MAIS VELOCIDADE que em 3250 rpm com 32,5 km/h.
MAIS VELOCIDADE quer dizer MAIS POT?NCIA NECESS?RIA para o carro ter UMA MESMA ACELERA??O.
ACELERAR em ALTAS VELOCIDADES gasta mais ENERGIA POR SEGUNDO (ENERGIA por TEMPO = POT?NCIA), portanto uma DADA POT?NCIA fornece uma MENOR ACELERA??O ? medida que a VELOCIDADE AUMENTA.
Por exemplo: a 120 km/h precisamos do DOBRO de POT?NCIA (tanto no MOTOR quanto NAS RODAS) que a 60 km/h para GERAR a MESMA ACELERA??O.
Isso vem da f?rmula da ENERGIA CIN?TICA:
Ecin=(m * v?) / 2
Se a ENERGIA CIN?TICA dependesse da VELOCIDADE, e n?o do QUADRADO DELA, a? sim a ACELERA??O seria DIRETAMENTE PROPORCIONAL ? POT?NCIA, SEMPRE.
A POT?NCIA est? relacionada a VARIA??ES do QUADRADO da VELOCIDADE em fun??o do TEMPO, e N?O com VARIA??ES de VELOCIDADE em fun??o do TEMPO (que ? ACELERA??O).
Ent?o POT?NCIA n?o tem uma RELA??O DIRETA com VARIA??O DE VELOCIDADE no tempo, ou seja, com ACELERA??O.
Por isso na f?rmula Frodas=Pmotor/v a VELOCIDADE aparece, como se fosse um "FATOR DE CORRE??O".
Note que se dividirmos os torques de 3250 rpm e 5500 rpm obteremos o MESMO valor 1,089:
14,3 mkgf/13,1 mkgf = 1,089
(n?o deu EXATAMENTE IGUAL a 1,089 por causa dos ARREDONDAMENTOS que fiz anteriormente, mas TEM que DAR EXATAMENTE IGUAL)
Ou seja: NUMA MESMA MARCHA, diferentes rota??es implicam diferentes velocidades, ent?o o par?metro POT?NCIA NO MOTOR n?o SERVE, mas nesse caso podemos usar o TORQUE NO MOTOR, a acelera??o ser? diretamente proporcional a ele.
Pode-se usar tamb?m a f?rmula:
Trodas=Tmotor * rela??o_final_transmiss?o,
onde rela??o_final_tranmiss?o ? SEMPRE MAIOR que 1.
Ou seja, Trodas ? SEMPRE MAIOR que Tmotor, pois a rela??o ? SEMPRE maior que 1.
(apesar de a 5a. marcha ter rela??o MENOR que 1 em muitos carros, deve-se ainda multiplicar a rela??o da marcha do c?mbio pela relac?o do diferencial para achar a rela??o FINAL de transmiss?o, esta sim ? SEMPRE MAIOR que 1, e ? esta rela??o FINAL que usa-se na f?rmula acima).
SE A MARCHA for a MESMA, ent?o a RELA??O de TRANSMISS?O n?o muda, ent?o, nesse caso:
Trodas~Tmotor (~ quer dizer "diretamente proporcional a")
Ent?o, numa DADA MARCHA, a M?XIMA ACELERA??O ? na rota??o de TORQUE M?XIMO, pois na rota??o de POT?NCIA M?XIMA a pot?ncia nas rodas ser? MAIOR, mas como a velocidade tamb?m ser? MAIOR, a divis?o Frodas=Pmotor/v ser? MENOR.
Resumo da ?pera:
-SE ESTIVERMOS ANALISANDO 2 CASOS com MESMA VELOCIDADE, ? melhor usar
Frodas=Pmotor/v, pois a? tiramos o v da jogada e ficamos com
Frodas~Pmotor
-SE ESTIVERMOS ANALISANDO 2 CASOS com MESMA MARCHA, ? melhor usar
Trodas=Tmotor * rela??o_final_transmiss?o, pois eliminamos a rela??o_final_transmiss?o e ficamos com
Trodas~Tmotor
Ou, de outra forma:
-NUMA MESMA MARCHA, a ACELERA??O do carro ? DESCRITA pela CURVA DE TORQUE DO MOTOR, e a M?XIMA ACELERA??O se d? na ROTA??O de TORQUE M?XIMO.
-NUMA MESMA VELOCIDADE, a ACELERA??O do carro ? DESCRITA pela CURVA DE POT?NCIA DO MOTOR, e a M?XIMA ACELERA??O se d? na ROTA??O de POT?NCIA M?XIMA.
Ent?o a resposta da 1a. quest?o ?
c)DEPENDE se ? na mesma velocidade, se ? na mesma marcha, etc.
2)RESPOSTA CERTA:
c)Depende... Se FOR na mesma VELOCIDADE, ent?o 101 cv geram mais acelera??o que 80 cv.
MAS se forem 2 situa??es com velocidades distintas, se com 80 cv estivermos com MENOS de 80% da velocidade que a 101 cv, ent?o a acelera??o com 80 cv ser? MAIOR.
3) CORRETO.
Nesse caso eu n?o disse, mas est? IMPL?CITO que trata-se de uma VELOCIDADE PR?-FIXADA, ent?o MAIOR POT?NCIA --> MAIOR ACELERA??O.
4)CORRETO.
5)CORRETO.
6)Nunca ouv? falar de rela??o FINAL de transmiss?o MENOR que 1, talvez exista em algum carro de corrida, sei l?.
Em 99,9% do carros a resposta correta ? a)MAIOR.
Mas PODE SER que exista algum carro em que alguma marcha forne?a TORQUE nas RODAS MENOR que no MOTOR, mas acho dif?cil.
7) ? QUASE ISSO: o que acelera ? FOR?A DE ATRITO NAS RODAS com o CH?O, que SE O DI?METRO dos pneus for constante, ? DIRETAMENTE PROPORCIONAL ao TORQUE NAS RODAS.
Acho que vc (Luiggi) acertou TUDO (ou quase tudo), acredito que as diverg?ncias nas respostas minhas e suas devam-se a eu n?o ter explicado direito as perguntas.
Abra?os.
Vou repetir os dados do VW 1.6:
-TORQUE M?XIMO: 14,3 mgkf em 3250 rpm
-POT?NCIA M?XIMA: 101 cv em 5500 rpm
Vou calcular o TORQUE em 5500 rpm e a POT?NCIA em 3250 rpm, usando a f?rmula:
P=T*r/716, com:
-P em cv
-T em mkgf
-r em rpm
TORQUE em 5500 rpm: T=101*716/5500 ==> T=13,1 mkgf
POT?NCIA em 3250 rpm: P=14,3*3250/716 ==> P=65 cv
Ent?o, resumindo:
-3250 rpm: 14,3 mkgf e 65 cv
-5550 rpm: 13,1 mkgf e 101 cv
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c) Depende da marcha...ele s? acelera mais em 3250 na primeira marcha, onde n?o existe marcha mais curta pra otimizar ainda mais o torque do motor.
a)3250 rpm
b)5500 rpm
c) Depende da marcha...ele s? acelera mais em 3250 na primeira marcha, onde n?o existe marcha mais curta pra otimizar ainda mais o torque do motor.
1) BOM, nessa pergunta a? eu coloquei uma "pegadinha": faltou eu dizer na pergunta SE ERA NA MESMA VELOCIDADE OU N?O, ou SE ? NA MESMA MARCHA OU N?O.
Como
Prodas=Frodas*v, temos
Frodas=Prodas/v.
Se considerarmos que as PERDAS PERCENTUAIS na transmiss?o sejam iguais em todas as rota??es, ent?o podemos desprez?-las, o que daria
Prodas=Pmotor.
Ter?amos, ent?o:
Frodas=Pmotor/v.
Ent?o, SE A VELOCIDADE FOR A MESMA nos 2 casos da pergunta, ent?o temos:
Frodas~Pmotor (~ quer dizer "diretamente proporcional a").
Ou seja: numa dada velocidade, digamos 80 km/h, MAIS POT?NCIA significa MAIS ACELERA??O, ent?o a maior acelera??o ? NA MARCHA que em 80 km/h fa?a o motor ficar em 5500 rpm, ou o mais pr?ximo poss?vel de 5500 rpm.
Agora, se a VELOCIDADE N?O FOR A MESMA, mas a MARCHA FOR A MESMA, teremos outra situa??o:
Por exemplo, se a 3250 rpm na 1a. marcha estamos a 32,5 km/h, ent?o quando o motor estiver a 5500 rpm (AINDA na 1a. marcha) estaremos a 55 km/h.
Nesse caso, a VELOCIDADE MUDOU quando a MARCHA ficou a MESMA.
Ent?o n?o podemos usar Frodas~Pmotor, pois isso s? vale para MESMA VELOCIDADE.
Ter?amos que usar a f?rmula completa, Frodas=Pmotor/v:
-3250 rpm e 32,5 km/h na 1a. marcha: Frodas= 65 cv/32,5 km/h
-5500 rpm e 55,0 km/h na 1a. marcha: Frodas=101 cv/55 km/h
Qual das duas For?as nas rodas ? MAIOR?
Se dividirmos a PRIMEIRA Frodas (em 3250 rpm) pela SEGUNDA (em 5500 rpm), como as unidades s?o as mesmas (cv e km/h) elas se cancelam, e ficamos com:
Frodas(em 3250 rpm) / Frodas(em 5500 rpm) = (65*55)/(101*32,5) = 1,089
Ou seja: NA MESMA MARCHA, a 3250 rpm temos 8,9% A MAIS de FOR?A NAS RODAS que a 5500 rpm, apesar de a 5500 rpm a POT?NCIA NAS RODAS ser MAIOR.
Isso ocorre porque a 5500 rpm estamos a 55 km/h, MAIS VELOCIDADE que em 3250 rpm com 32,5 km/h.
MAIS VELOCIDADE quer dizer MAIS POT?NCIA NECESS?RIA para o carro ter UMA MESMA ACELERA??O.
ACELERAR em ALTAS VELOCIDADES gasta mais ENERGIA POR SEGUNDO (ENERGIA por TEMPO = POT?NCIA), portanto uma DADA POT?NCIA fornece uma MENOR ACELERA??O ? medida que a VELOCIDADE AUMENTA.
Por exemplo: a 120 km/h precisamos do DOBRO de POT?NCIA (tanto no MOTOR quanto NAS RODAS) que a 60 km/h para GERAR a MESMA ACELERA??O.
Isso vem da f?rmula da ENERGIA CIN?TICA:
Ecin=(m * v?) / 2
Se a ENERGIA CIN?TICA dependesse da VELOCIDADE, e n?o do QUADRADO DELA, a? sim a ACELERA??O seria DIRETAMENTE PROPORCIONAL ? POT?NCIA, SEMPRE.
A POT?NCIA est? relacionada a VARIA??ES do QUADRADO da VELOCIDADE em fun??o do TEMPO, e N?O com VARIA??ES de VELOCIDADE em fun??o do TEMPO (que ? ACELERA??O).
Ent?o POT?NCIA n?o tem uma RELA??O DIRETA com VARIA??O DE VELOCIDADE no tempo, ou seja, com ACELERA??O.
Por isso na f?rmula Frodas=Pmotor/v a VELOCIDADE aparece, como se fosse um "FATOR DE CORRE??O".
Note que se dividirmos os torques de 3250 rpm e 5500 rpm obteremos o MESMO valor 1,089:
14,3 mkgf/13,1 mkgf = 1,089
(n?o deu EXATAMENTE IGUAL a 1,089 por causa dos ARREDONDAMENTOS que fiz anteriormente, mas TEM que DAR EXATAMENTE IGUAL)
Ou seja: NUMA MESMA MARCHA, diferentes rota??es implicam diferentes velocidades, ent?o o par?metro POT?NCIA NO MOTOR n?o SERVE, mas nesse caso podemos usar o TORQUE NO MOTOR, a acelera??o ser? diretamente proporcional a ele.
Pode-se usar tamb?m a f?rmula:
Trodas=Tmotor * rela??o_final_transmiss?o,
onde rela??o_final_tranmiss?o ? SEMPRE MAIOR que 1.
Ou seja, Trodas ? SEMPRE MAIOR que Tmotor, pois a rela??o ? SEMPRE maior que 1.
(apesar de a 5a. marcha ter rela??o MENOR que 1 em muitos carros, deve-se ainda multiplicar a rela??o da marcha do c?mbio pela relac?o do diferencial para achar a rela??o FINAL de transmiss?o, esta sim ? SEMPRE MAIOR que 1, e ? esta rela??o FINAL que usa-se na f?rmula acima).
SE A MARCHA for a MESMA, ent?o a RELA??O de TRANSMISS?O n?o muda, ent?o, nesse caso:
Trodas~Tmotor (~ quer dizer "diretamente proporcional a")
Ent?o, numa DADA MARCHA, a M?XIMA ACELERA??O ? na rota??o de TORQUE M?XIMO, pois na rota??o de POT?NCIA M?XIMA a pot?ncia nas rodas ser? MAIOR, mas como a velocidade tamb?m ser? MAIOR, a divis?o Frodas=Pmotor/v ser? MENOR.
Resumo da ?pera:
-SE ESTIVERMOS ANALISANDO 2 CASOS com MESMA VELOCIDADE, ? melhor usar
Frodas=Pmotor/v, pois a? tiramos o v da jogada e ficamos com
Frodas~Pmotor
-SE ESTIVERMOS ANALISANDO 2 CASOS com MESMA MARCHA, ? melhor usar
Trodas=Tmotor * rela??o_final_transmiss?o, pois eliminamos a rela??o_final_transmiss?o e ficamos com
Trodas~Tmotor
Ou, de outra forma:
-NUMA MESMA MARCHA, a ACELERA??O do carro ? DESCRITA pela CURVA DE TORQUE DO MOTOR, e a M?XIMA ACELERA??O se d? na ROTA??O de TORQUE M?XIMO.
-NUMA MESMA VELOCIDADE, a ACELERA??O do carro ? DESCRITA pela CURVA DE POT?NCIA DO MOTOR, e a M?XIMA ACELERA??O se d? na ROTA??O de POT?NCIA M?XIMA.
Ent?o a resposta da 1a. quest?o ?
c)DEPENDE se ? na mesma velocidade, se ? na mesma marcha, etc.
a)101 cv
b)80 cv
a ) 101cv
a)101 cv
b)80 cv
a ) 101cv
2)RESPOSTA CERTA:
c)Depende... Se FOR na mesma VELOCIDADE, ent?o 101 cv geram mais acelera??o que 80 cv.
MAS se forem 2 situa??es com velocidades distintas, se com 80 cv estivermos com MENOS de 80% da velocidade que a 101 cv, ent?o a acelera??o com 80 cv ser? MAIOR.
a)3250 rpm
b)5500 rpm
a)3250 rpm
b)5500 rpm
3) CORRETO.
Nesse caso eu n?o disse, mas est? IMPL?CITO que trata-se de uma VELOCIDADE PR?-FIXADA, ent?o MAIOR POT?NCIA --> MAIOR ACELERA??O.
a)3250 rpm
b)5500 rpm
a)3250 rpm
b)5500 rpm
4)CORRETO.
a)Maior
b)Menor
c)Depende
a)Maior
b)Menor
c)Depende
5)CORRETO.
a)Maior
b)Menor
c)Depende
a)Maior
b)Menor
c)Depende
6)Nunca ouv? falar de rela??o FINAL de transmiss?o MENOR que 1, talvez exista em algum carro de corrida, sei l?.
Em 99,9% do carros a resposta correta ? a)MAIOR.
Mas PODE SER que exista algum carro em que alguma marcha forne?a TORQUE nas RODAS MENOR que no MOTOR, mas acho dif?cil.
a)Pot?ncia no motor
b)Torque no motor
c)Nenhum dos 2
c Torque NAS RODAS!
a)Pot?ncia no motor
b)Torque no motor
c)Nenhum dos 2
c Torque NAS RODAS!
7) ? QUASE ISSO: o que acelera ? FOR?A DE ATRITO NAS RODAS com o CH?O, que SE O DI?METRO dos pneus for constante, ? DIRETAMENTE PROPORCIONAL ao TORQUE NAS RODAS.
Acho que vc (Luiggi) acertou TUDO (ou quase tudo), acredito que as diverg?ncias nas respostas minhas e suas devam-se a eu n?o ter explicado direito as perguntas.
Abra?os.
Postou 25 setembro 2004 - 04:57 | #17
Agora eu EXIGO que vc pague uma cx. de cerveja pro Luigi ..
50% eh meu ..
Postou 25 setembro 2004 - 05:00 | #18
Schmutzkraft, em Sep 25 2004, 05:57 PM, disse:
Agora eu EXIGO que vc pague uma cx. de cerveja pro Luigi ..
50% eh meu ..
Beleza: uma caixa de cerveja SEM ?LCOOL (? Kronenbier o nome? nem lembro, nunca tomei mesmo...)
MUUUUUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAUAHAUAHAUAHAAUAAAAAAAAAAAA
Postou 25 setembro 2004 - 05:07 | #19
Eu v? nos outros 2 t?picos sobre esse assunto a galera comentando sobre um CARRO DE CORRIDA puxar uma carga, falaram que seria PIOR que um TRATOR apesar de ter MAIOR POT?NCIA.
A solu??o ? MUITIU da SIMPLIS:
? s? colocar uma marcha SUPER-REDUZIDA no c?mbio da Ferrari: quando voc? estiver APENAS a 10km/h voc? estar? com 10.000 rpm NO MOTOR, beleza?
Mas quem quiser ficar com o TRATOR n?o tenho nada contra.
Eu vou na minha Ferrari.
MUAAAAAAAAAHAUAHAUHAAUAAHUAAAAAAAAAAAHAAUAHUHAUUAHAAAAAAA
POT?NCIA SEMPRE!!!
A solu??o ? MUITIU da SIMPLIS:
? s? colocar uma marcha SUPER-REDUZIDA no c?mbio da Ferrari: quando voc? estiver APENAS a 10km/h voc? estar? com 10.000 rpm NO MOTOR, beleza?
Mas quem quiser ficar com o TRATOR n?o tenho nada contra.
Eu vou na minha Ferrari.
MUAAAAAAAAAHAUAHAUHAAUAAHUAAAAAAAAAAAHAAUAHUHAUUAHAAAAAAA
POT?NCIA SEMPRE!!!
Entrar
Cadastre-se
Ajuda