Preparados: Torque X Pot?ncia - Preparados

Ir para

• Novo tópico
  • Responder

Atenção!
Guest, a última resposta deste tópico tem mais de 180 dias!

Torque X Pot?ncia

Postou 25 setembro 2004 - 05:56 | #21 Membro offline   Juninho.Sam 

• Grupo: Members
  • Cadastrado: 17-agosto 04

As perguntas abaixo referem-se, como exemplo, a um VW 1.6 com:

-TORQUE M?XIMO: 14,3 mkgf em 3250 rpm
-POT?NCIA M?XIMA: 101 cv a 5500 rpm

1)Em qual situa??o o carro acelera mais? Em 3250 rpm ou 5500 rpm?

a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou em 5500 rpm

R.: C

2)O carro vai acelerar mais com 101 cv saindo do motor ou com 80 cv saindo do motor?

a)101 cv
b)80 cv
c)depende, pode ser com 101 cv ou com 80 cv.

3)Durante uma ultrapassagem, o motorista deve escolher uma marcha que fa?a o motor cair o O MAIS PR?XIMO POSS?VEL de 3250 rpm ou de 5500 rpm?

a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou 5500 rpm

R.: B

4)Quando o carro est? rebocando muito peso, por exemplo outro carro sendo rebocado, ou ent?o est? tentando vencer uma subida ?ngreme, o motorista deve escolher uma marcha que fa?a o motor cair O MAIS PR?XIMO POSS?VEL de 3250 rpm ou de 5500 rpm?

a)3250 rpm
b)5500 rpm

5)A POT?NCIA que chega ?S RODAS ? MAIOR ou MENOR que a POT?NCIA NO MOTOR?

a)Maior
b)Menor
c)Depende

6)O TORQUE que chega ?S RODAS ? MAIOR ou MENOR que o TORQUE NO MOTOR?

a)Maior
b)Menor
c)Depende

7)O que faz o carro acelerar?

a)Pot?ncia no motor
b)Torque no motor
c)Nenhum dos 2

8)TORQUE serve para acelerar, arrancar e subir ladeiras, e POT?NCIA serve pra velocidade m?xima? (estou falando de torque e pot?ncia NO MOTOR, que correspondem aos dados divulgados pela montadora)

a)SIM
B)N?O
c)EM PARTE

R.: A

:ninja:

Queria que corrigissem pra mim!

Lembrando- os que eu n?o Li nenhuma das Respostas, se ? que j? responderam essas quest?es!

Abra?os!

Este post foi editado por Juninho.Sam: 25 setembro 2004 - 06:01

Postou 25 setembro 2004 - 06:24 | #22 Membro offline   Vicente Sprint 

• Cadastrado: 31-março 04

Brasil, em Sep 25 2004, 06:07 PM, disse:

Eu v? nos outros 2 t?picos sobre esse assunto a galera comentando sobre um CARRO DE CORRIDA puxar uma carga, falaram que seria PIOR que um TRATOR apesar de ter MAIOR POT?NCIA.

A solu??o ? MUITIU da SIMPLIS:

? s? colocar uma marcha SUPER-REDUZIDA no c?mbio da Ferrari: quando voc? estiver APENAS a 10km/h voc? estar? com 10.000 rpm NO MOTOR, beleza?

Mas quem quiser ficar com o TRATOR n?o tenho nada contra.
Eu vou na minha Ferrari.

MUAAAAAAAAAHAUAHAUHAAUAAHUAAAAAAAAAAAHAAUAHUHAUUAHAAAAAAA

POT?NCIA SEMPRE!!!

Vc j? ouviu falar da Canadian-American Series?

Postou 25 setembro 2004 - 06:43 | #23 Membro offline   Brasil 

• Cadastrado: 24-setembro 04

Hammer Man, em Sep 25 2004, 07:24 PM, disse:

Vc j? ouviu falar da Canadian-American Series?

N?o, o que ? isso?

E porque vc comentou "por essa n?o esperavam" na outra mensagem?

Postou 25 setembro 2004 - 07:07 | #24 Membro offline   Brasil 

• Cadastrado: 24-setembro 04

Juninho.Sam, em Sep 25 2004, 06:56 PM, disse:

As perguntas abaixo referem-se, como exemplo, a um VW 1.6 com:

-TORQUE M?XIMO: 14,3 mkgf em 3250 rpm
-POT?NCIA M?XIMA: 101 cv a 5500 rpm

1)Em qual situa??o o carro acelera mais? Em 3250 rpm ou 5500 rpm?

a)3250 rpm
b)5500 rpm
c)depende, pode ser em 3250 rpm ou em 5500 rpm

2)O carro vai acelerar mais com 101 cv saindo do motor ou com 80 cv saindo do motor?

a)101 cv
b)80 cv
c)depende, pode ser com 101 cv ou com 80 cv.

3)Durante uma ultrapassagem, o motorista deve escolher uma marcha que fa?a o motor cair o O MAIS PR?XIMO POSS?VEL de 3250 rpm ou de 5500 rpm?

a)3250 rpm
b)5500 rpm

4)Quando o carro est? rebocando muito peso, por exemplo outro carro sendo rebocado, ou ent?o est? tentando vencer uma subida ?ngreme, o motorista deve escolher uma marcha que fa?a o motor cair O MAIS PR?XIMO POSS?VEL de 3250 rpm ou de 5500 rpm?

a)3250 rpm
b)5500 rpm

5)A POT?NCIA que chega ?S RODAS ? MAIOR ou MENOR que a POT?NCIA NO MOTOR?

a)Maior
b)Menor
c)Depende

6)O TORQUE que chega ?S RODAS ? MAIOR ou MENOR que o TORQUE NO MOTOR?

a)Maior
b)Menor
c)Depende

7)O que faz o carro acelerar?

a)Pot?ncia no motor
b)Torque no motor
c)Nenhum dos 2

8)TORQUE serve para acelerar, arrancar e subir ladeiras, e POT?NCIA serve pra velocidade m?xima? (estou falando de torque e pot?ncia NO MOTOR, que correspondem aos dados divulgados pela montadora)

a)SIM
B)N?O
c)EM PARTE

R.: A

Queria que corrigissem pra mim!

Lembrando- os que eu n?o Li nenhuma das Respostas, se ? que j? responderam essas quest?es!

Abra?os!

AS RESPOSTAS CORRETAS S?O:

1.c
2.c
3.b
4.b
5.b
6.a
7.c
8.c

Juninho.sam errou DUAS.

Acho que na 8 rola muita d?vida:

a)SIM
B)N?O
c)EM PARTE

A resposta ?:

-Para acelerar: POT?NCIA NO MOTOR
-Para arrancar: POT?NCIA NO MOTOR
-Para subir ladeiras: POT?NCIA NO MOTOR
-Para velocidade m?xima: POT?NCIA NO MOTOR

Eu n?o falei POT?NCIA M?XIMA, eu falei apenas POT?NCIA.

SE vc colocar um C?MBIO ADEQUADO no carro,
um carro de 300 cv em 15.000 rpm e 15 mkgf em 3000 rpm vai DAR PAU SOSSEGADO
num TRATOR a DIESEL de 100 cv em 3000 rpm e 30 mkgf em 1500 rpm.

Tenho pena do TRATOR.
O carro de 300 cv de BAIXO TORQUE d? no trator AT? na ARRANCADA.

Se tanto o carro quanto o trator tiverem os c?mbios mais "adequados" para cada um, o carro ganha inclusive na arrancada.

O problema de carros com motores de BAIXO TORQUE em baixa/m?dia rota??o N?O ? problema de motor, ? problema de c?mbio.

TORQUE NO MOTOR n?o serve pra nada.

O TORQUE NAS RODAS n?o tem nada a ver com o TORQUE NO MOTOR.

Desprezando as PERDAS na transmiss?o:

-A POT?NCIA nas RODAS ? IGUAL ? POT?NCIA no MOTOR
-O TORQUE nas RODAS N?O TEM NADA A VER com o TORQUE no MOTOR

? CLARO que, NA PR?TICA, um carro esportivo de 300 cv a 15.000 rpm N?O vai ter MARCHAS APROPRIADAS para arrancadas, as marchas dele v?o ser para MAIORES VELOCIDADES, essa ? a proposta do carro.

Se o carro do meu exemplo, 300 cv a 15.000 rpm e 15 mkgf em 3000 rpm, fosse ter c?mbio tanto pra arrancada quanto pra velocidades altas, a? teria que ter 10 marchas.

Mas ? S? um problema de C?MBIO apropriado.

Se vc colocar um c?mbio apropriado, esse motor de 300 cv em 15.000 rpm e 15 mkgf em 3000 rpm serve at? pra puxar carreta.

Postou 25 setembro 2004 - 07:57 | #25 Membro offline   Luiggi 

• Cadastrado: 20-abril 04

C?mbio COMANDA! :ninja:

Postou 25 setembro 2004 - 09:39 | #26 Membro offline   Vicente Sprint 

• Cadastrado: 31-março 04

Brasil, em Sep 25 2004, 07:43 PM, disse:

N?o, o que ? isso?

E porque vc comentou "por essa n?o esperavam" na outra mensagem?

Bem, pensei que vc havia lido o t?pico recomendado pelos outros users... Mas n?o ? nada demais, apenas que esse assunto foi t?o exaustivamente discutido at? um ponto onde o pessoal chegou at? a perder a vontade de conversar sobre o tema. E esse ? um fato que ficou amplamente conhecido, tanto que j? foi in?meras vezes citado como exemplo de assunto intermin?vel e inconclusivo, ou ao menos imposs?vel de se obter um concenso. Parece que vc chegou um pouco atrasado...

A Can-Am foi uma categoria surgida no final da decada de 60, que durou apenas de 1966 a 1974. No entanto, enquanto existiu, foi a categoria mais avan?ada tecnologicamente, com os melhores sal?rios e os pilotos mais habilidosos e conhecidos. O que atraiu tanto sucesso, foi o fato de que a cilindrada m?xima, a press?o de sobrealimenta??o, a largura dos pneus e o peso m?nimo n?o eram limitados.

?poca de grandes inova??es em materiais e aerodin?mica, com pot?ncias na casa dos F1 atuais, chegando alguns motores ? atingirem 1500 + hp.

Bem, a Ferrari, desde sempre tem, sen?o a primazia, ao menos a tradi??o em construir motores altamente complexos com baixa cilindrada e enorme pot?ncia espec?fica. Isso vem desde os tempos em que eles fabricavam pequenos motores de 1500 cc e 12 cilindros em V. ? realmente uma tradi??o, uma marca da empresa.

Bem, a Ferrari participou da Can-Am, inclusive com v?rios modelos de carros, constru?dos na it?lia especialmente para esse fim. Chegaram com a filosofia tradicional de alta pot?ncia em alta rpm (praticamente desprezando o torque) e passaram dificuldades enormes. Logo foram for?ados ? mudarem de filosofia, pois estavam tomando uma surra feia dos "tratores" americanos com seus 7 litros de cilindrada e o bom e velho comando no bloco, que giravam "apenas" 7 000 rpm, ou dos porsches com seus turbos.

Mesmo elevando a cilindrada ao patamar de 7 litros, em sete temporadas nunca venceram uma corrida sequer.

Toda essa historinha, para lembrar que a pot?ncia m?dia ? um fator sempre importante e por vezes determinante do sucesso de um carro de corridas. E pot?ncia m?dia nada mais ? do que a curva de torque atrav?s das RPM.

Trocando em mi?dos: um motor com mais torque e a mesma pot?ncia pode ser muito superior ? um motor agudo demais. Em alguns casos at? um motor mais potente pode ser inferior ? um motor um pouco mais fraco, mas com torque mais plano.

No fim de tudo, resta uma simples conta.

Abra?o!

Postou 26 setembro 2004 - 01:24 | #27 Membro offline   Pisca 

• Cadastrado: 30-março 04

Hammer Man, em Sep 25 2004, 10:39 PM, disse:

pois estavam tomando uma surra feia dos "tratores" americanos com seus 7 litros de cilindrada e o bom e velho comando no bloco, que giravam "apenas" 7 000 rpm, ou dos porsches com seus turbos.

Engra?ado q eu postei uma frase q dizia exatamente isso num dos 2 polemicos t?picos sobre Pt X Torque e ningu?m deu bola...

A frase era: Potencia vende carros, torque vence corridas....sou um s?bio msm... :ninja:
Pq 1 dedo é benga!

Imagem

Postou 26 setembro 2004 - 01:27 | #28 Membro offline   thiagosaveiro 

Hammer Man, em Sep 25 2004, 10:39 PM, disse:

Trocando em mi?dos: um motor com mais torque e a mesma pot?ncia pode ser muito superior ? um motor agudo demais. Em alguns casos at? um motor mais potente pode ser inferior ? um motor um pouco mais fraco, mas com torque mais plano.

N?o sei se procede, mas parece que o Stilo Abarth c/ 164 hp eu acho toma uma bela naba dos Golf 1.8T C/ 150cv..
Tudo bem que tem v?rios fatores como cambio e peso..
Abra?os
Imagem

Postou 26 setembro 2004 - 05:40 | #29 Membro offline   LoartVeiguer 

• Cadastrado: 15-setembro 04

Esse assunto de torque x pot?ncia ? muito pol?mico, complexo e no final n?o chega a lugar algum.
Agora me ajudem a esclarecer uma d?vida, antes que de PT no meu c?rebro... pot?ncia seria algo abstrato, um consenso entre torque e RPM?

O motor realmente potente ? aquele que consegue conciliar torque e RPM?

Qual o segredo para velocidades finais altas como em um carro ferrari de rua por ex uma Modena

Postou 26 setembro 2004 - 08:55 | #30 Membro offline   Pisca 

LoartVeiguer, em Sep 26 2004, 06:40 AM, disse:

Esse assunto de torque x pot?ncia ? muito pol?mico, complexo e no final n?o chega a lugar algum.
Agora me ajudem a esclarecer uma d?vida, antes que de PT no meu c?rebro... pot?ncia seria algo abstrato, um consenso entre torque e RPM?

O motor realmente potente ? aquele que consegue conciliar torque e RPM?

Qual o segredo para velocidades finais altas como em um carro ferrari de rua por ex uma Modena

Podemos creditar isso a alguns fatores primordiais q ajudam a desenvolver um alta velocidade tais como cambio longo, aerodinamica e um motor q gire alto e case este giro c/ o acerto final da ?ltima marcha do cambio...? importante levar em conta os fatores q ajudam na acelera??o e na final:

- Acelera??o: peso, cambio curto, torque

- Final: aerodinamica, cambio longo, potencia
Pq 1 dedo é benga!

Imagem

• 18 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Último >
  • Novo tópico