Irl e cart estão rid?culas,
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era uma vez um campeonato automobil?stico que contava com pilotos consagrados, realizava corridas disputad?ssimas e atra?a um poblico cada vez maior. eis que então surge uma divisão pol?tica, movida pela distribuição dos lucros, entre os donos de equipes e o homem-forte da categoria. cada um resolve tomar seu caminho e organizar sua própria competição. dez anos se passam, e cada um dos bra?os se vê afundado num irremediável fracasso.
os sinais de que o automobilismo de monopostos nos estados unidos entrou em estado de coma ocorreu no último domingo. apenas 15 mil torcedores, menos de 10% da capacidade do circuito, foram ?s arquibancadas para assistir ao pole day das 500 milhas de indianopolis. no passado, o evento atra?a facilmente 250 mil pessoas, enchendo a casa do senhor tony george. sinal dos tempos.
o povo norte-americano pode ter a fama de engolir qualquer porcaria que lhe ofere?am, mas não é tão burro a ponto de aceitar uma (ou outra) categoria que não tem uma identidade definida. a irl começou em 1996 se orgulhando de correr apenas em circuitos ovais e contar com uma quase totalidade de pilotos americanos. hoje, corre também em mistos e abriga uma penca de brasileiros e europeus. pior ainda está a cart, cada vez mais parecida com o time de futebol da portuguesa: todo fim de ano a gente acha que ela fecha, mas na hora h, consegue-se montar um timinho para jogar umas partidas, sem necessariamente fazer bonito.
este cen?rio lamentável é o que está reservado para a f?rmula 1 se as coisas continuarem no ritmo em que estáo. os sinais estão por toda parte: nas arquibancadas de san marino e de m?naco, ?s moscas durante os treinos de (quinta-) sexta-feira e ocupadas pela metade no sóbado; na punição estranha da fia a bar-honda, passando por cima da decisão dos comissérios italianos e eliminando as chances do r?u de abrir um protesto; nas intermin?veis diferenças entre o grupo de bernie e max e o das montadoras.
a única salvação no horizonte está num di?logo real, em que ambas as partes estejam dispostas a ceder um pouco para o bem de todos. um bom exemplo de sucesso está na dtm, onde montadoras fazem parte da organização do campeonato, opinando tanto no pacote técnico quanto na parte comercial. com uma forma simples (regras estáveis, boa promoção, preços acess?veis), o campeonato alemão de turismo já ultrapassou as fronteiras do continente europeu e é a categoria que mais cresce no mundo.
mas o povo da f?rmula 1 continua cegado pela arrog?ncia. a fia admitiu o gol contra que marcou com o novo sistema de classificação e deve voltar, a partir de nérburgring, a realizar apenas um treino classificatério no sóbado, com os carros com combustável também para as primeiras voltas da corrida. era assim no ano passado. perguntar não ofende: se era pra voltar atrás, porque mudou então?
luiz fernando ramos
tirei esse texto do site gptotal.com.br. um site muito bom, recomendo a todos.
agora quanto ao texto, só corrobora o que eu tinha antes dito em outro tópico sobre a f-1. ou muda drasticamente a postura, tanto das montadoras quanto dos organizadores, ou declina até a mediocridade.
só podemos agora esperar.
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nao duvido muito se as montadoras nao montarem seu proprio campeonato de monoposto…
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por mim q se foda a f1 e as corridas das jacas ianques, contanto que não mexam no wrc…
corrida boa é wtcc, dtm e wrc
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a? q tá quarteto. os proximos alvos da fia são o wrc e o dtm. ou vc acha q eles estão felizes q duas categorias menores estão arrega?ando a f-1, tanto em espet?culo quanto em qualidade? a fia quer é nivelar por baixo, infelizmente.
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a? q tá quarteto. os proximos alvos da fia são o wrc e o dtm. ou vc acha q eles estão felizes q duas categorias menores estão arrega?ando a f-1, tanto em espet?culo quanto em qualidade? a fia quer é nivelar por baixo, infelizmente.
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a fia não comanda o dtm.
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a fia não comanda o dtm.
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mas o wrc infelizmente sim…e o steve tá certo...
eles estão querendo retirar os motores turbo do wrc, e fazer outras alterações nos carros, pra ver se eles ficam mais xoxos e o campeonato perde um pouco da gra?a q tem (rallye é sensacional )
o grupo b acabou pq houveram muitos acidentes sórios com pilotos e espectadores...e tb por pol?tica...imagina só, uma categoria q já era popular, como ficaria a popularidade dela com a entrada de ferrari e porsche na briga...o grupo b já estava começando a ofuscar a f1 na época...a? o titio bernie ecclestone tratou logo de acabar com ela antes q ferrari e porsche entrassem, pq aí os torcedores iriam protestar mesmo afinal, a menina dos olhos dele (f1) corria sório risco....
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mas o wrc infelizmente sim…e o steve tá certo...
eles estão querendo retirar os motores turbo do wrc, e fazer outras alterações nos carros, pra ver se eles ficam mais xoxos e o campeonato perde um pouco da gra?a q tem (rallye é sensacional )
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cara não acredito nisso. wrc vai ficar com 180 hpo??
eu queria ter nascido 20 anos antes só pra que pudesse acompanhar toivonen rasgando as montanhas da it?lia a 200 km/h com o delta s4 :metall:
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bom ue acho que grupo b devia ter sido uma coisa mais controlada… se alguem viu a temporada do ano passado de wrc viu o acidente com o focus do markko martin. já imaginou se aquele passeio tivesse sido de grupo b ??
num tinha sobrado po... acho que hoje podia considerar mais de 340cv... e olhe lá
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mas o wrc infelizmente sim…e o steve tá certo...
eles estão querendo retirar os motores turbo do wrc, e fazer outras alterações nos carros, pra ver se eles ficam mais xoxos e o campeonato perde um pouco da gra?a q tem (rallye é sensacional )
o grupo b acabou pq houveram muitos acidentes sórios com pilotos e espectadores...e tb por pol?tica...imagina só, uma categoria q já era popular, como ficaria a popularidade dela com a entrada de ferrari e porsche na briga...o grupo b já estava começando a ofuscar a f1 na época...a? o titio bernie ecclestone tratou logo de acabar com ela antes q ferrari e porsche entrassem, pq aí os torcedores iriam protestar mesmo afinal, a menina dos olhos dele (f1) corria sório risco....
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não. foi por motivos de segurança mesmo.
tinha muita gente morrendo. e com carro de 700hp + ia morrer mais.
e na época a f1 era muito legal. tinha motor turbo, senna, prost, mansell, reuteman, piquet, etc.
veja que a gra?a das categorias está no turbo. brincadeira.
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não. foi por motivos de segurança mesmo.
tinha muita gente morrendo. e com carro de 700hp + ia morrer mais.
e na época a f1 era muito legal. tinha motor turbo, senna, prost, mansell, reuteman, piquet, etc.
veja que a gra?a das categorias está no turbo. brincadeira.
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realmente, o grupo b produzia carros bestiais. a audi chegou a testar uma versão do quattro, a s1 sport evo, com meros 1000 bhp. os pilotos que testaram classificaram-no como indirigável
o que acabou com o grupo b foi o acidente do rali port wine, em portugal, quando um rs 200 de um piloto portugu?s atingiu a mais de 150 km/h um grupo de espectadores, matando um punhado de gente. e o que terminou de selar o caixão foi a morte de henri toivonen e seu co-piloto sergio cresto, q ao descer um barranco sem controle, bateu o s4 em vêrias arvores e explodiu. só sobrou o body frame de kevlar intacto. a lancia se retirou do grupo b naquele momento, tendo também a porsche e a ferrari desistido de participar. só por curiosidade, a m?tica gto foi projetada originalmente pra correr no grupo b, assim como o 959 da porsche.
e sobre a era turbo, realmente era fantástica. tempo bom que não volta mais. só quem assistiu o clipe da batalha de dijon, arnoux x villeneuve, sabe do que eu to falando.