Minhas preces foram ouvidas…
-
já é um começo. é algo que comentei com alguns conhecidos h? algum tempo atrás. até brinquei que se fosse alguém com poder, escolheria o regulamento de um dos anos 70 para entrar em vigor atualmente.
a f1 perdeu seu brilho até mesmo antes da morte do ayrton. tal fato foi apenas uma constatação.
creio que a dácada de 80 foi excelente em termos de talentos e competitividade juntos numa só mistura.
tinha muita gente boa. imaginem aí, correndo juntos, senna, prost, piquet, mansel, lauda, berger, patrese, alesi… e o principal: numa verdadeira demonstração de competição.
hoje a f1 se resume apenas é eletrúnica embarcada e milion?rios or?amentos, coisa que deixou a competitividade (fator humano) em último plano. uma corrida hoje se decide muito mais na estratégia, no modo como os pilotos acertam o carro para cada trecho do circuito com um manipular de botões.
pois bem, a fia anunciou hoje um pacote de propostas para o campeonato de 2008. as idéias são bastante atraentes. resta aos homens do circo terem bom senso e, acima de tudo, compaixão ao esporte.
f-1 de 2008 pode fazer retorno aos anos 70
warm up
16/06/2005 - 13:42
na tarde desta quinta (16), a federação internacional de automobilismo divulgou as propostas que pretende implantar tão logo entre em vigor o novo pacto da conc?rdia, em 2008. baseada em cinco ideais é segurança, justi?a, manutenção das montadoras, preservação das equipes independentes e preocupação com o poblico ?, a entidade busca uma f-1 mais atraente e menos cara.
numa rápida pincelada, percebe-se que a categoria pode voltar, de fato, aos anos 70, em que o piloto definitivamente tinha valor maior que o carro e suas tecnologias. pode porque as mudanças estão suscet?veis é aprovação do conselho mundial.
as idéias são vultuosas e radicais. começam pela introdução de sistema de mudança de marcha manual, b?sica, usando embreagem. embreagem, ali?s, que será no po e não na borboleta que fica atrás do volante. outra imposição será o uso de freios padr?o. câmbio e freios serão concebidos por empresa apontada da fia.
ajudas eletrúnicas estarão totalmente proibidas. isso poe fim, sobretudo, ao controle de tração. os pilotos é que vão ter de fazer o carro pegar porque passar? a ser descartada a ajuda de mecânicos para lig?-lo. a telemetria dos pits para o carro não será permitida.
será efetuada redução de 10% no downforce , em comparação ao que os carros carregam atualmente. não serão mais permitidos penduricalhos como aletas, asas duplas ou chifres (caso da atual mclaren). a largura dos modelos será aumentada para compensar a perda de pressão aerodin?mica. os lastros serão reduzidos a néveis mínimos .
no motor, todos seus componentes serão verificados por uma unidade de controle eletrúnico (ecu), que serão feitos por uma fornecedora indicada pela fia. com isso, a federação também planeja controlar a quantidade de testes, já que pretende limit?-la a 30 mil km durante a temporada.
o governo de max mosley indicar? uma única montadora, que passar? a fabricar pneus de perfil mais baixo e sem ranhuras. é o retorno, pois, dos slick . as rodas serão mais largas, havendo um tamanho mínimo e máximo. os cobertores térmicos estarão banidos.
as equipes só poderão levar dois carros para as corridas, o que elimina o uso do reserva. e não haver? mais a necessidade de cada escuderia fabricar seu chassi: estará liberada a compra de um modelo completo ou até de uma parte de outro construtor. a fia ainda não está definiu que alterações serão necessárias neste caso para contagem de pontos para o mundial referente.
a federação começa a finalizar o novo regulamento a partir de 1? de agosto porque tem até o nono mês do ano, setembro, portanto, para apresentar em definitivo as regras de 2008. as propostas também tiveram como base a pesquisa feita pela fia, respondida por mais de 90 mil internautas.
-
so uma fabricante de pneus???
-
banir os cobertores termicosãos pilotos so vão ter a volta de apresentação pra aquecer os pneusó
na minha opinião acho q não seria necessario tudo isso pra f-1 voltar a ser competitiva como antigamente,? so usar um pouco a massa cinzenta coisa que os dirigentes da f-1 não tem
-
fiquei empolgad?ssimo com essas mudanças em ess?ncia, seria uma volta as origens
-
achei uma grande imbecilidade.
apenas uma fornecedora de pneus vai estancar o desenvolvimento de pneus, além de deixar a f1 sob os caprichos de apenas uma fornecedora. qualquer um com senso de administração sabe que isso é burrice.
banir a tecnologia? macacos me mordam. e eu aqui pensando que daqui uns anos nem borboleta atrás do volante nés terçamos mais.
f1 é interessante justamente por ser o top de linha em tecnologia. é por isso que ela atrae as maiores somas em dinheiro, os melhores pilotos e o maior poblico. querer ceif?-la de sua principal característica é conden?-la ao fracasso.
-
por mim pode deixar a tecnolgia…
mas q volte os motores turbo...
hauhauhauhauhaua
-
achei uma grande imbecilidade.
apenas uma fornecedora de pneus vai estancar o desenvolvimento de pneus, além de deixar a f1 sob os caprichos de apenas uma fornecedora. qualquer um com senso de administração sabe que isso é burrice.
banir a tecnologia? macacos me mordam. e eu aqui pensando que daqui uns anos nem borboleta atrás do volante nés terçamos mais.
f1 é interessante justamente por ser o top de linha em tecnologia. é por isso que ela atrae as maiores somas em dinheiro, os melhores pilotos e o maior poblico. querer ceif?-la de sua principal característica é conden?-la ao fracasso.
[snapback]268328[/snapback]
streit, as empresas não estão conseguindo levar a formula 1.
voce acha mesmo que eles estão fazendo isso pela competividade? se continuar assim ela vai acabar por falta de dinheiro.