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Quebrouuuuuu…. mais uma vez...

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • K Offline
    K Offline
    kleber Londrina
    escreveu em última edição por
    #44

    boa sorte, e que venha os novos bicos….

    kleber

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    • L Offline
      L Offline
      Lost
      escreveu em última edição por
      #45

      foda eh que ta dificil os bicos… queria originais.. tinha o codigo dum bico que na tabela dava 40% mais vazao... mas o pit da pap ta dizendo que nao e tal e que o unico bico que ele sabe que serve no meu caso eh sei la de que carro flex ai.... mas ai da 90%... merda viu...

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      • A Offline
        A Offline
        Anderson Torres
        escreveu em última edição por
        #46

        eu colocaria pistão original mesmo, se derreteu então não foi fadiga, gastar com forjado vai ser pior, pq vai derreter novamente e é mais caro.

        vai aposta nos bicos mesmo né lostá eu faria isso. ah… já li tudo mas esqueci e não quero ler tudo novamente, então me diga, como estava a vela desse cilindro?

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lost
          escreveu em última edição por
          #47

          http://s15.photobucket.com/albums/a389/rvi…ganch=imganch15

          elas tao na sequencia… na esquerda primeiro cilindro, e na direita quarto. a vela do pistao que derreteu entao eh a segunda da direita pra esquerda.

          pois eh, mesmo porque nesse caso, pra derreter desse jeito, se fosse forjado teria agarrado no bloco e estourado o motor inteiro :)

          o lance eh que nao pode ter essas falhas na alimentacao... por isso vou investir rapido no pirometro individual por cilindro...

          ja encomendei o termopar, mas ao invez de 58 reais cada, vai sair 92... o de 58 era pra ateh 700c... pra 1250 c eh esse de 92 reais...

          deus do ceu preciso montar o ponto tb pqp preguiça maldita a plaquinha ta aqui e ja ta com processador com todos os componentes que precisa pra ele funcionar... falta o resto que sao o circuito de entrada que pega o sinal original da injecao e o circuito de saida que aciona a bobina se pondo no lugar da injecao... sao alguns resistores, diodos e transistores... nada d+...

          foda eh que eu tenho ideia d+ e faco d-... pensei tudo como fazer um barato pra ler a posicao do vira pela roda fonica(claro que soh funcionaria em carro que tem ela), e comparando com o momento da faisca do primeiro cilindro... daria pra te dar o ponto exato em tempo real dentro do carro, sem pistola :(

          util nao? pq eu nao fiz ainda? pq sou um lerdo do caramba...

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #48

            ops, era pra postar assim

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            • G Offline
              G Offline
              guauad
              escreveu em última edição por
              #49

              po kra, pq se meter no assunto ? demorou pra comentar alguma coisa motor é motor po, é tudo igual :)

              hehehe , isso ai :(

              exato, 1.2kg no 1.3 16v alcool 10,2 de taxa original, meu gerenciador, sem ponto por enquanto.

              cara , posso te chamar de maluco ??? mas no bom sentido … rs

              se entendi bem ,ta usando o ponto original do motor a gasolina sem atrasar , certo é

              hum , com 1,2kg sem atraso , eu ja comeão a achar que com aquela diferença dos bicos quebraria o cilindro mais pobre hein ...

              uso hpi pra dosar a pressao do combustivel, mas uso uma valvula de hidrovacuo pra nao permitir que o vacuo chegue no dosador, soh permitindo que a pressao chegue. ele ta regulado pra manter a pressao diferencial.

              quando fala pressão diferencial , ta dizendo por exemplo que tem 4 bar , e na verdade são 5 bar de pressão de comb, e 1 bar de turbo na cara dos bicos ?

              esse carro usa pressao de combustivel fixa originalmente.

              ok

              o gerenciador alimenta dando 1 pulso nos suplementares por ciclo de admissao (180 graus),

              vixe , esse assunto acho que não vou me meter ...

              que agora sao 2 iwp500(verde).

              os 2 alimentam muita potência .

              o gerenciador possui controle de corrente, nao precisando usar resistencias pra baixar a corrente (o que torna o bico mais lento pra abrir e joga fora tempo de injecao muito valioso), com 0.65ms ja tem combustivel saindo.

              se ele abre mais de vagar e você sabe o quanto , seria possível contornar ... mas não é o ideal

              entao, é isso que eu penso tb... o bico do terceiro cilindro falhou.

              se falhou mesmo , quebra na hora .

              quando ta mal acertado, quebra na lata.

              nem sempre , só se tiver potência .

              andei 24 mil km com sonda em 850-900

              espero que não use sonda mte , porque não presta . ajuste a fase turbo para 920mv ou mesmo um pouco mais por segurança então .

              abaixo de 860mv na fase turbo é beeem arriscado .

              sem problema algum, inclusive forcando do mesmo jeito, no mesmo lugar, ai denovo, do nada, quebra o mesmo cilindro da ultima vez, e dessa vez derrete nao só trinca. e nao faz absolutamente nada nos outros... com 900 de sonda?

              ponto adiantado faz isso , ainda mais que seu carro tem ks e não tem atraso . sem ks teria quebrado antes com certeza . mas se o bico falhou...

              eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro.

              em uma sonda confiável como uma ntk(ngk) é sim , apesar do que o over e outros dizem .

              mas no mesmo carro, se vc tem um acerto, roda, força, moe, e com esse valor de sonda o motor nao quebra, sem uma trinquinha em canaleta (que eh fragil pra caramba), nao é possivel que seja esse o problema.

              também acho , mas se por exemplo o bico falhar a 6000rpm , onde tem 5ms por rotação e um tempinho depois abrir , acho que não terá tempo habil de ler essa falta na sonda .

              pra mim a vazao menor exatamente naquele cilindro nao eh o problema.

              também acho , mas sem atraso de ponto , pode ser sim .

              isso só indica que aquele bico ta com algum problema, e que o problema deve piorar quando força... pode ateh ser problema no chicote, vai saber...

              ai começa aquela lista enorme de possíveis coisas né , realmente tem que ir por eliminação .

              to tentando ajudar . não tem nada pior que quebrar motor .

              minha sugestão é acertar os 4 bicos do carro com segurança , aujustar a alimentação da fase turbo para pelo menos 920mv de sonda em wot , e colocar logo um atraso de ponto , até pra poder avan?ar o ponto na fase aspirada o que vai melhorar o consumo , a pegada em baixa e a resposta do motor com o alcool .

              sds

              gustavo

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                guauad
                escreveu em última edição por
                #50

                só pra corrigir o que escrevi errado , os 5ms(pra cada 180?) são a cada ciclo , ou cada tempo a 6000rpm . onde escrevi rotação , subtitua por ciclo ou tempo . pensei uma coisa e escrevi outra .

                cada rotação dura 10ms a 6000 rpm .

                sds

                gustavo

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                • A Offline
                  A Offline
                  Anderson Torres
                  escreveu em última edição por
                  #51

                  pior q a vela tava blz em vai entender…

                  lost, 92 reais cada termopar??? o pirometo odg de 4 canais custa uns 750 reais, mais 4 termopar desses de 92 reais, fica inviavel

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lucas Schneider
                    escreveu em última edição por
                    #52

                    eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro.

                    em uma sonda confiável como uma ntk(ngk) é sim , apesar do que o over e outros dizem .

                    [snapback]520749[/snapback]

                    eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fahrell
                      escreveu em última edição por
                      #53

                      eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee

                      [snapback]520775[/snapback]

                      vamos ajudar o colega lost a achar o problema no carro dele… esse tipo de comentário pra quem tem humor, funciona, pra quem não tem, só arrisca começar um tumulto num post produtivo...

                      ps. está atento hein lucas é hehehehe

                      abraço,

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        guauad
                        escreveu em última edição por
                        #54

                        eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee

                        [snapback]520775[/snapback]

                        talvez pelo mesmo motivo que fizeram um multimetro true rms , e olha que precisa ser aferido constantemente hein…

                        sds

                        gustavo

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lost
                          escreveu em última edição por
                          #55

                          guauad,

                          pelo que eu percebi vc concorda que se o bico falhar, ja era, mas tb acha que a vazao a menos seria problema sempre. mas lembre-se do que eu disse. andei 24 mil km se a vazao fosse problema, teria pego na vela, ou mesmo ja teria derretido antes como o carro andou bastante com o mesmo acerto e nao quebrava, e de repente sem eu ter mudado nada no acerto ele quebrou feio desse jeito, só posso achar que foi uma falha mesmo entende? kra, concordo 100% sobre o ponto. eu realmente confio o motor é injecao e o uso que ela faz do ks. pra chegar nessa pressao, levei bastante tempo, subindo a pressao devagar e vendo se aguentava. afinal, sao 3 anos que esse coitado é turbo. sober

                          a 6000 rpm, na injecao sequencial, cada pulso pra cada bico leva 20ms… na semi leva 10ms e na mono leva 5... pro meu suplementar, sao 5ms entre cada pulso. mas pro original, sao 20 a injecao é sequencial

                          sobre o que eu falei que usando por exemplo o que manda a fueltech de colocar uma resistencia em serie com o bico fazer o bico abrir mais devagar, o problema é que enquanto ele ta abrindo, nao ta injetando, entao vc acaba perdendo tempo de injecao. os 2 bicos do jeito que toa funcionando, alimentam muita potencia sim, por volta de 110 cv cada. mas o problema era que 1 soh, ja tava em 100% do tempo util com 1 bar. entao pra aumentar a pressao precisei de +1, mesmo que seja pra nao usar ele inteiro(to usando 60% do total, mas mostra que com 1 soh precisaria de 120% o que nao é possivel)

                          ah, nao uso sonda mte, ateh tentei, mas nao funciona no meu carro. coloquei uma mas o carro ficava falhando totalmente afogado e a sonda mostrando 0mv...

                          valeu o apoio fahrell.

                          anderson, nao vou usar o pirometro da odg. vou fazer um proprio. realmente 92 reais é bem caro. depois vou testar o de 58 reais que eles fabricam, mas dizem ser pra 700 graus. o de 92 tem uma montagem mais resistente ao calor, protecao nos fios e sei la o que de inox, no outro acho que eh latao... mas o sensor eh o mesmo, o mateial da vareta que vai dentro do escap eh o mesmo... sei la, pode ateh ser que aguente... vou comprar 1 soh de 92 pra montar o prototipo do pirometro... dando certo, depois testo os sensores mais baratos vai que funciona... se nao, vou comprando 1 sensor por mes... hehehe...

                          o principal no pirometro que eu vou fazer vai ser avisar se 1 dos cilindros ultrapassar x graus de diferenca pros outros, assim quando tiver alguma variacao em 1 soh, vc ja fica sabendo... nao precisa deixar ele chegar no limite de temp que vc vai definir.

                          o termopar ja ta encomendado e o ci que interpreta o sinal do termopar vou comprar essa semana. conforme evoluir dou um toque pra vcs... quem sabe eu consiga fazer um pirometro realmente acessivel :)

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lost
                            escreveu em última edição por
                            #56

                            ah, esqueci de perguntar…

                            vcs acham que atrasando o ponto um pouquinho, só pra compensar a velocidade de queima maior por causa da taxa dinamica e temperatura do ar na admissao mais alta, se ganha um pouquinho de potencia e o motor fica um pouco mais solto em alta, ou nada a ver e soh perde um pouco de potencia?

                            nunca vi alguem usar atraso de ponto. apesar de ser totalmente obrigatorio em qualquer turbo principalmente injetado, ninguem usa

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fahrell
                              escreveu em última edição por
                              #57

                              ah, esqueci de perguntar…

                              vcs acham que atrasando o ponto um pouquinho, só pra compensar a velocidade de queima maior por causa da taxa dinamica e temperatura do ar na admissao mais alta, se ganha um pouquinho de potencia e o motor fica um pouco mais solto em alta, ou nada a ver e soh perde um pouco de potencia?

                              nunca vi alguem usar atraso de ponto. apesar de ser totalmente obrigatorio em qualquer turbo principalmente injetado, ninguem usa

                              [snapback]521000[/snapback]

                              sua primeira afirmação está correta, com pressão soprando, o ponto atrasado , além de prevenir batida de pino, acaba por gerar mais potência sim… o atrasado está com aspas pq na verdade ele não está atrasado e sim correto, pra pme com o turbo soprando... mesmo que seu motor não quebre com o ponto original, ele está mais adiantado que o ideal com turbo, e poderia render mais sim...

                              eu não uso mais a pressão que uso hoje, sem atrasar o ponto original do meu carro... e olha que o ponto original dele é beeeeeem conservador, considerando que é turbo de fábrica... já vê tempra com 1,5kg e ponto mexido sabe deus onde, que não anda com o meu carro com 1.2 kg...

                              a única razão de eu inicialmente ter comprado o meg foi justamente o atraso de ponto... caso vc queira realmente botar pra frente o seu gerenciador e não ser mais um dos vêrios que tem por ai, implemente logo o atraso de ponto no seu...

                              claro, depois que remontar o carrinho... ficar a po e ainda ter que quebrar cabeça com circuitos, não dá :)

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                guauad
                                escreveu em última edição por
                                #58

                                guauad,

                                pelo que eu percebi vc concorda que se o bico falhar, ja era,

                                concordo sim .

                                mas tb acha que a vazao a menos seria problema sempre.

                                sim , o ideal é estar certo né .

                                mas lembre-se do que eu disse. andei 24 mil km se a vazao fosse problema, teria pego na vela, ou mesmo ja teria derretido antes como o carro andou bastante com o mesmo acerto e nao quebrava, e de repente sem eu ter mudado nada no acerto ele quebrou feio desse jeito, só posso achar que foi uma falha mesmo entende?

                                certo , também acho que o mais provóvel é que ele tenha falhado , ou então , ponto …

                                kra, concordo 100% sobre o ponto. eu realmente confio o motor é injecao e o uso que ela faz do ks. pra chegar nessa pressao, levei bastante tempo, subindo a pressao devagar e vendo se aguentava. afinal, sao 3 anos que esse coitado é turbo.

                                experiencia é tudo , você ta certo . mas sabe que além de estar se arriscando , está perdendo rendimento em baixa e média rotação .

                                sober a 6000 rpm, na injecao sequencial, cada pulso pra cada bico leva 20ms… na semi leva 10ms e na mono leva 5... pro meu suplementar, sao 5ms entre cada pulso. mas pro original, sao 20 a injecao é sequencial

                                não entendi seus números e se entendi , não concordo , mas também não é o foco do assunto …

                                sobre o que eu falei que usando por exemplo o que manda a fueltech de colocar uma resistencia em serie com o bico fazer o bico abrir mais devagar, o problema é que enquanto ele ta abrindo, nao ta injetando, entao vc acaba perdendo tempo de injecao. os 2 bicos do jeito que toa funcionando, alimentam muita potencia sim, por volta de 110 cv cada. mas o problema era que 1 soh, ja tava em 100% do tempo util com 1 bar. entao pra aumentar a pressao precisei de +1, mesmo que seja pra nao usar ele inteiro(to usando 60% do total, mas mostra que com 1 soh precisaria de 120% o que nao é possivel)

                                ah, nao uso sonda mte, ateh tentei, mas nao funciona no meu carro. coloquei uma mas o carro ficava falhando totalmente afogado e a sonda mostrando 0mv…

                                beleza

                                acho que deve acertar esse bico , montar o pistão original , ajustar a fase turbo pra 920mv de sonda e correr logo atrás do atraso de ponto .

                                sds

                                gustavo

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  guauad
                                  escreveu em última edição por
                                  #59

                                  sua primeira afirmação está correta, com pressão soprando, o ponto atrasado , além de prevenir batida de pino, acaba por gerar mais potência sim… o atrasado está com aspas pq na verdade ele não está atrasado e sim correto, pra pme com o turbo soprando... mesmo que seu motor não quebre com o ponto original, ele está mais adiantado que o ideal com turbo, e poderia render mais sim...

                                  eu não uso mais a pressão que uso hoje, sem atrasar o ponto original do meu carro... e olha que o ponto original dele é beeeeeem conservador, considerando que é turbo de fábrica... já vê tempra com 1,5kg e ponto mexido sabe deus onde, que não anda com o meu carro com 1.2 kg...

                                  a única razão de eu inicialmente ter comprado o meg foi justamente o atraso de ponto... caso vc queira realmente botar pra frente o seu gerenciador e não ser mais um dos vêrios que tem por ai, implemente logo o atraso de ponto no seu...

                                  claro, depois que remontar o carrinho... ficar a po e ainda ter que quebrar cabeça com circuitos, não dá :)

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                                  hum , só pra complementar , convertendo pra alcool , precisa avan?ar o ponto original uns 6 graus . a maioria da turma que não usa atraso quando turbina , e conveteu o motor a alcool , também não avan?a o ponto original . que é o caso do lost . mas quando avan?a o ponto , e atrasa o certo quando o turbo entrar , a coisa muda de figura … seguro , economico , agil e muito forte . seu carro não é assim fahrell ?

                                  sds

                                  gustavo

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                                    #60

                                    sobre os calculos, é o seguinte…

                                    no sistema semi, os bicos sao acionados em pares ou bancos. entao pra cada bico, o intervalo entre cada pulso é de 360 graus. é como se vc tivesse soh 2 bicos, pq sao 2 pares. entao vc tem 10ms de intervalo.

                                    no sistema multi, é acionado 1 por vez, entao cada bico tem intervalo de 720 graus. trabalhando na metade da frequencia do virabrequim, pq sao sincronizados com o comando de valvulas, entao o intervalo entre cada pulso dobra. num sistema sequencial, se o motor esta a 6000 rpm (rpm é medido no vira que é o dobro do cabecote), os bicos estao a 3000 hz, por isso o intervalo é de 20ms.

                                    resumindo:

                                    monoponto a frequencia do bico é = rpm * 2

                                    semi squencial a frequencia é = ao rpm

                                    e no sequencial a frequencia = rpm/2

                                    kra, isso é onde eu quero chegar. ponto avancado pro alcool na fase aspirada e atrasando conforme entra a pressao. mas isso nao eh novidade. todo mundo que sabe como um motor fuciona quer isso. mas vc sabe que nao eh facil neh? por isso ateh hj eu nao tenho e nao conheco ninguem que tenha. até o variador de avanço pra gnv da tury eu ja tenho :) assim que tiver atraso de ponto vou coloca-lo.

                                    tor?am ai pra que de certo o esquema do pirometro hein que eh pra ficar mais barato do que o que tem ai, ai todo mundo vai poder ter :(

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #61

                                      hum , só pra complementar ,  convertendo pra alcool , precisa avan?ar o ponto original uns 6 graus . a maioria da turma que não usa atraso quando turbina , e conveteu o motor a alcool , também não avan?a o ponto original . que é o caso do lost . mas quando avan?a o ponto , e atrasa o certo quando o turbo entrar , a coisa muda de figura … seguro , economico , agil e muito forte . seu carro não é assim fahrell ?

                                      sds

                                      gustavo

                                      [snapback]521123[/snapback]

                                      só pra ter uma ideia: conheão um carro q anda com motor flex 1.8 ( dos aps novos ) com carburação no gol caixa dele. ele usa só 24? de ponto inicial hehe, mas tb anda no limite da grilação né. ai fico imaginando meu motor q tem bem menos taxa aonde q tá o ponto.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #62

                                        tem nada pra acrescentar nao thiago? qual eh a sua opiniao?[snapback]520154[/snapback]

                                        então,

                                        eu acho que esse seu bico que falhou, nunca funcionou 100% como deve ser.

                                        seu carro não tava quebrando antes pq a temperatura não tava muito alta (teoricamente)….......tipo em percursos curtos/urbanos/estrada devagar......sei lá......heheheheeee.........

                                        já nas 2 situações que vc falou que quebrou (sempre o mesmo cilindro alimentado pelo mesmo bico) disse que foi no mesmo lugar/pista e acelerando final de 5? marcha, confere ? ? :(

                                        se for isso.........aumento excessivo de carga/ temperatura + bico não funcionando como deveria = pistão derretido. :)

                                        ah..........antes mesmo do pir?metro, seria legal vc colocar um scaner no carro depois de remontado e dar aquela puxada de novo e em todas as marchas pra ir verificando o ponto em cada situação de carga e rpm. :aaf:

                                        ta? meus 2?

                                        abraço.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #63

                                          caramba fabio, 24 de ponto inicial…e o final? mas tb nao eh turbo neh?

                                          opa valeu ae hein thiago :(. nao foi de quinta nao, foi retomada de quarta 4500 a 6000 mais ou menos 110 a 160kmh mas soh que depois de ter esticado a quinta e freiado pros 110... alias, tenho o video no momento que quebrou :aaf: vou baixar pro micro ai vcs vejam o que acham...

                                          o problema eh que nao conheco ninguem que tenha scanner... mas q tal fazer um baratinho pra carro com roda fonica que mostra o ponto ali na hora hein dentro do carro? nao eh muito complicado nao... e seria util pacas neh nao? o pirometro ta andando bem... agora acho que sai... e o ponto eh soh largar de ser preguicoso e instalar...

                                          foda eh que tem uma pa de coisa pra fazer, e nao tenho tempo por causa do trampo. preciso montar urgente um gerenciador igual ao meu pro meu irmao botar no gol dele, pra ele poder botar a injecao de santana alcool que ele tem completinha aqui... po, eh muita coisa pra fazer sozinho :) mas devagar sai... afinal, to com o meu gerenciador ja com 2 bicos no meu carro, ateh que evoluiu :pix:

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