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206 1.6t

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    #66

    se turbinar não da muito certo, qual seria outra opção??

    aspirar?

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      TopFuel
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      #67

      bom, a todos que queiram uma ajuda em termos de manual tecnico (baseado no motores mais antigos da peugeot, incluindo o tu5jp de 1.6 8v)

      manual tecnico de motores peugeot - em pdf e frances

      grande abraão a todos

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      • T Offline
        T Offline
        TopFuel
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        #68

        se turbinar não da muito certo, qual seria outra opção??

        aspirar?

        [snapback]552595[/snapback]

        cara esse motor gosta de girar, na epoca que estava com meu 206 sofria em decidir sobre motor aspro ou turbo, ate porque não queria um carro foguete (pra isso, investiria num carro com motor mais potente, ou ate investiria aos poucos em um motor mais forte pra dentro do cofre do meu carro), meu carro tinha pouca coisa mexida no motor, escape e coletor so e já andava muito bem, o giro subia muito rapido e era gostoso sentir o motor subir rapido e liso, assustava muito carro mais forte.

        aspirar não é problema ate porque os sensores praticamente não são mexidos, gasta-se mais pra aspirar, mas dependendo da potencia pretendida da pra fazer um carro bem esperto aspro.

        mas prepare-se, motor peugeot adora beber… :pedala:

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          escreveu em última edição por
          #69

          pelo menos hum 150cvs se possível, ou pelo menos andar junto com 1.6 16v de 113cvs

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            TopFuel
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            #70

            mais um manual que eu tenho aqui, serviços e reparos, muito bom

            mas tambem esta em franões.

            bom, pra tirar 150cv do 1.4 creio que não seja muito dificil, mas o custo não sai barato, agora pra andar junto dos 1.6 16v não precisa muito, com meu 1.6 8v mexido eu dava canceira neles.

            minha opinião ? no aspro, eu faria coletor 4x1, escape em 2,5 sem catalizador (verifica se tem algum sensor no catalizador ou depois dele, se tiver, esquece, não tire) com dois abafadores (se não quiser muito esporro), alivio de vira e bielas, não aliviar o volante do motor, ele já tem torque ruim em baixa, se aliviar o volante vai ficar insuportavel, cabeçote do 1.6 8v ou então trabalhar esse proprio cabeçote, comando do 1.6 8v e um filtro esportivo decente (k&n por exemplo).

            1 Resposta Última resposta
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              #71

              opa. estou gostando disso.

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              • T Offline
                T Offline
                TopFuel
                escreveu em última edição por
                #72

                hehehehehehe

                tem que pensar qual a melhor preparação pro seu bolso e a potencia que estima tirar.

                eu não tentaria turbinar um multiplexado, partiria pra um 206 no maximo ano 2000.

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
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                  overspeed
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                  #73

                  o mano já montou um 307 1.6 16v 2005 (rede can)… demorou um pouco para acertar, mas ficou bom...

                  um 1.4 tirar 150cv aspro eu acho impossível sem sacrificar dirigibilidade... ele tem 75 cv (acho que subiu um pouco, mas enfim...seria um ganho de 100% pelo menos)

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
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                    TopFuel
                    escreveu em última edição por
                    #74

                    o mano já montou um 307 1.6 16v 2005 (rede can)… demorou um pouco para acertar, mas ficou bom...

                    um 1.4 tirar 150cv aspro eu acho impossível sem sacrificar dirigibilidade... ele tem 75 cv (acho que subiu um pouco, mas enfim...seria um ganho de 100% pelo menos)

                    [snapback]552816[/snapback]

                    pior que não chega a ser impossivel, eu participava do forum peugeot portugal, la eles pegavam os saxo (106 da citro?n) e os proprios 106 e 206 1.4 (não multiplexados) e tiravam bastante potencia deles, mas gastavam bem.

                    o 1.4 é o mesmo motor do 1.6 (8v), aumentando a cilindrada e metendo o cabeçote do 1.6 8v já passa pra 90cv (estou estimando o ganho de potencia, já que o tu5jp - 1.6 8v - tem originalmente 90cv) dai usa-se um comando mais bravo, um retrabalho nesse mesmo cabeçote, coletor e escape bem feito, já da pra ganhar alguma potencia extra.

                    na categoria de rally eles correm com o 1.6 16v (112cv) e a preparação não é tão grande pra tirar mais 40cv do motor (se não me engano)

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #75

                      a? vc tá aumentando cilindrada né é hehehe

                      140cv num motor 1.4 8v é coisa pra superalimantação

                      vamos as contas estimativas, a grosso modo pra ter noção…

                      um motor 1.4 8v tipico tem cerca de 110nm de torque, com uma preparação média a pesada se tira cerca de 25 a 30% a mais de torque, então vc passaria a ter algo perto de 145nm de torque máximo, um motor tipico de 2vpc com caracteristicas esportivas tem ums diferença de cerca de 10 a 15% entre torque e potência máximas, ou seja vc teria cerca de 131nm de torque na rotação de potência máxima

                      como p = t x rpm

                      vc precisaria atingir cerca de 7.800rpm pra obter 140cv... não é impossível ainda mais pra um carro de pista, mas impraticável pra um carro de rua pois o torque máximo seria atingido só perto dos 6 a 6,5k rpm... fica uma porcaria de dirigir :p

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #76

                        a? vc tá aumentando cilindrada né é hehehe

                        140cv num motor 1.4 8v é coisa pra superalimantação

                        vamos as contas estimativas, a grosso modo pra ter noção…

                        um motor 1.4 8v tipico tem cerca de 110nm de torque, com uma preparação média a pesada se tira cerca de 25 a 30% a mais de torque, então vc passaria a ter algo perto de 145nm de torque máximo, um motor tipico de 2vpc com caracteristicas esportivas tem ums diferença de cerca de 10 a 15% entre torque e potência máximas, ou seja vc teria cerca de 131nm de torque na rotação de potência máxima

                        como p = t x rpm

                        vc precisaria atingir cerca de 7.800rpm pra obter 140cv... não é impossível ainda mais pra um carro de pista, mas impraticável  pra um carro de rua pois o torque máximo seria atingido só perto dos 6 a 6,5k rpm... fica uma porcaria de dirigir   :p

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                        :ler:

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                        • T Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #77

                          a? vc tá aumentando cilindrada né é hehehe

                          140cv num motor 1.4 8v é coisa pra superalimantação

                          vamos as contas estimativas, a grosso modo pra ter noção…

                          um motor 1.4 8v tipico tem cerca de 110nm de torque, com uma preparação média a pesada se tira cerca de 25 a 30% a mais de torque, então vc passaria a ter algo perto de 145nm de torque máximo, um motor tipico de 2vpc com caracteristicas esportivas tem ums diferença de cerca de 10 a 15% entre torque e potência máximas, ou seja vc teria cerca de 131nm de torque na rotação de potência máxima

                          como p = t x rpm

                          vc precisaria atingir cerca de 7.800rpm pra obter 140cv... não é impossível ainda mais pra um carro de pista, mas impraticável  pra um carro de rua pois o torque máximo seria atingido só perto dos 6 a 6,5k rpm... fica uma porcaria de dirigir   :hauhau:

                          [snapback]552954[/snapback]

                          po tio, entendo muito de formulas não :p

                          e sei que o 1.4 não da pra tirar os 140cv, mas com certeza, perto dos 115/125cv chega

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #78

                            pra tirar 115cv precisaria mandar a potência máxima pra 6.350 rpm (mais ou menos claro) e 125cv pra 6.900rpm

                            ou seja não é um preparozinho simples tbm… mas é viável... principalmente o de 115cv que a potência máxima fica ainda num regime relativamente baixo pra vmp que um motor destes deve ter (não calculei, estou supondo apenas)

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
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                              Puma GTS
                              escreveu em última edição por
                              #79

                              o ivan lopes do streetsampa turbinou o c3 dele 1.6 16v e parece que ficou bem fortinho

                              impressionante foi ver o caracol naquele cofre minusculo

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #80

                                turbo aí é tranquilo… tem espaço de sobra ...

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #81

                                  no 206 espaço, e ainda mais no 16v, é complicado…

                                  mais não é esse o problema de turbinar esse carro e sim o trabalho que da.

                                  ahhhh over, o motor da serie tu (tu5jp e tu3jp) gostam de girar (tipo os fiat s) creio que tirar bastante potencia desses motores não seja tão complicado assim, faze-los girar tambem não :p

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #82

                                    espaço a gente tem problema é nos tigra hehehehehe e mesmo assim resolve, desloca isso aqui, desloca aquilo al? e beleza…

                                    realmente não conheão a fundo os motores da peugeot, mas sei por exemplo que eles tem um 2.0 16v de 180cv que dizem ser excepcional...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
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                                      #83

                                      espaço a gente tem problema é nos tigra hehehehehe e mesmo assim resolve, desloca isso aqui, desloca aquilo al? e beleza…

                                      realmente não conheão a fundo os motores da peugeot, mas sei por exemplo que eles tem um 2.0 16v de 180cv que dizem ser excepcional...

                                      [snapback]553877[/snapback]

                                      e pro 207 estão pretendendo pegar esse mesmo motor e tirar mais uns 17cv dele.

                                      agora imagina, 2.0 16v 197cv com pouco mais de 940kg :fabiorr:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
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                                        #84

                                        eu me matava com um carrinho desses

                                        em breve estarei na busca de outro pug pra fazer companhia pro meu branquinho… mas agora o s16 de 155cvs

                                        e.t.: o ivan estara na arrancada com o c3 turbo dele se alguem for pra lah podera conferir ao vivo

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #85

                                          cara eu já me divirto pacas com meu celta aspro 1.8 que pesa 860kg e deve ter lá seus 130 cv (num medi)

                                          coisa mais legal vc parar num farol, celtinha branco, num tem nem borrachão aerof?lio, nada de estático exceto rodas 14 …marcha lenta redondinha... escape roncando bem de leve e sair na frente de a3, golf, etc heheheeh

                                          1 Resposta Última resposta

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