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Turbinando tipo 1.6

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    * Caroline Stella *
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    #102

    não é só pelo a/r q se escolhe um turbocompressor. esse tema de comparativos de a/r semelhantes mas com dimensões totalmente distintas ainda é pol?mico e muito mal compreendido. nenhuma explicação dada até hj me convenceu, portanto só me baseio no que conheão na prática.

    a certeza é q com esse eixo de 41 mm nem com uma caixa quente .70 seu motor ficaria bom.

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    • R Offline
      R Offline
      Raptor2k5
      escreveu em última edição por
      #103

      bela resposta… agora eu entendi o que vc disse no post que eu fiquei em dúvida. eu estava pensando de outra forma. tava pensando na relação entre o fluxo de ar do escape e o diametro do escapamento.

      fico imaginando aqui os carros turbo original, tipo o gol turbo com a gt12. motor 1.0 cabeçote 16v e aquela turbina minusc?la. mesmo assim tem gente que tira em média 150-160cv com elas, judiando da pressão e fazendo a turbina entrar em overspeed. imagina se ele viesse com uma turbina maior ...

      tem que ver também que cada projeto segue o tipo de uso do carro. o gol turbo por exemplo, andando na rua é só encostar o po no acelerador que a turbina já tá empurrando. se fosse uma turbina maior ia começar a empurrar com um rpm mais alto.

      com turbina grande quem tá acostumado a não passar dos 3500 rpm não ia nem perceber a difern?a do turbo e o original :-)

      []?s

      [snapback]568726[/snapback]

      ia sim pq o gt é mt destaxado, 8,5:1. e eu ainda que tirei o comando de valvulas variado (vvt) entao piora mais ainda. mas é isso a galera tira mais de 220cvs dele sem forjar nada.

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Guibb
        escreveu em última edição por
        #104

        não é só pelo a/r q se escolhe um turbocompressor. esse tema de comparativos de a/r semelhantes mas com dimensões totalmente distintas ainda é pol?mico e muito mal compreendido. nenhuma explicação dada até hj me convenceu, portanto só me baseio no que conheão na prática.

        a certeza é q com esse eixo de 41 mm nem com uma caixa quente .70 seu motor ficaria bom.

        [snapback]568770[/snapback]

        mas carol.. diga uma coisa, ahhh… eu sei que depende e não é possível dizer com exatid?o, mas no meu caso poderia amarrar a partir de qual rotação? quero saber pra quando pegar o carro sentir se realmente vai amarrar...

        a sensação desse amarro seria uma perca repentina da aceleração..

        por exemplo, como se tivesse com uma aceleração constante de 20m/s e após dado momento cai pra 8m/s.. seria essa a sensação?

        abraços

        1 Resposta Última resposta
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #105

          mas carol.. diga uma coisa, ahhh… eu sei que depende e não é possível dizer com exatid?o, mas no meu caso poderia amarrar a partir de qual rotação? quero saber pra quando pegar o carro sentir se realmente vai amarrar...

          a sensação desse amarro seria uma perca repentina da aceleração..

          por exemplo, como se tivesse com uma aceleração constante de 20m/s e após dado momento cai pra 8m/s.. seria essa a sensação?

          abraços

          [snapback]568883[/snapback]

          exatamente, não da pra prever q a exatos xxxx rpms seu motor vai perder o f?lego. mas tenha a certeza que vai parar de render muito antes do que deveria. por ex: com um turbo adequado, seu motor iria render sem perder o ?nimo até 6500 rpm, e com esse turbo atual, o motor vai ficar preguiçoso após 5000 rpm.

          antigamente eu usava uma caixa quente .58, e muita gente achava grande mesmo em se tratando de um motor 2l +- preparado. pois bem, o motor girava até 6500 rpm e lacrava, não ia mais de jeito nenhum. troquei por uma 1.00 (mantendo o eixo 52,5mm) e agora gira perto de 8000 rpm e sobe nos 6500 com mais pique do q com a .58.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Guibb
            escreveu em última edição por
            #106

            exatamente, não da pra prever q a exatos xxxx rpms seu motor vai perder o f?lego. mas tenha a certeza que vai parar de render muito antes do que deveria. por ex: com um turbo adequado, seu motor iria render sem perder o ?nimo até 6500 rpm, e com esse turbo atual, o motor vai ficar preguiçoso após 5000 rpm.

            antigamente eu usava uma caixa quente .58, e muita gente achava grande mesmo em se tratando de um motor 2l +- preparado. pois bem, o motor girava até 6500 rpm e lacrava, não ia mais de jeito nenhum. troquei por uma 1.00 (mantendo o eixo 52,5mm) e agora gira perto de 8000 rpm e sobe nos 6500 com mais pique do q com a .58.

            [snapback]568962[/snapback]

            desse jeito ai quebra minhas pernas carol… sendo uma turbina com wastgate e tal, como seria pra trocar esse eixo se ficar ruim assim?

            abraços

            edit: mp pra vc..

            1 Resposta Última resposta
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #107

              desse jeito ai quebra minhas pernas carol… sendo uma turbina com wastgate e tal, como seria pra trocar esse eixo se ficar ruim assim?

              abraços

              edit: mp pra vc..

              [snapback]568967[/snapback]

              ruim q o eixo é a peça mais cara do turbo. se tivesse como vc trocar o turbo la na spa…seria perfeito. :)

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Guibb
                escreveu em última edição por
                #108

                ruim q o eixo é a peça mais cara do turbo. se tivesse como vc trocar o turbo la na spa…seria perfeito.  :)

                [snapback]568969[/snapback]

                mas ja está instalado no carro… ainda nao funcionou.. mas está colocada no lugar.. ou seja, já era neh?

                1 Resposta Última resposta
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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #109

                  mas ja está instalado no carro… ainda nao funcionou.. mas está colocada no lugar.. ou seja, já era neh?

                  [snapback]568972[/snapback]

                  a sorte (vamos tentar encarar assim) é q esse é seu primeiro carro turbinado, e mesmo não rendendo tuuuuudo o q podia, ainda vai te fzr mto feliz :)

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Guibb
                    escreveu em última edição por
                    #110

                    a sorte (vamos tentar encarar assim) é q esse é seu primeiro carro turbinado, e mesmo não rendendo tuuuuudo o q podia, ainda vai te fzr mto feliz  :)

                    [snapback]568977[/snapback]

                    \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

                    isso ai carol.. vamos pensar por esse lado e espirrar a vontade..

                    rs… vlw, abraço...

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      JF
                      escreveu em última edição por
                      #111

                      se ja esta instalado, seja feliz com ele, qdo estiver acostumado com ele, voce pensa em um up e vera o que a carol esta querendo dizer :)

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
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                        Raptor2k5
                        escreveu em última edição por
                        #112

                        a sorte (vamos tentar encarar assim) é q esse é seu primeiro carro turbinado, e mesmo não rendendo tuuuuudo o q podia, ainda vai te fzr mto feliz  :)

                        [snapback]568977[/snapback]

                        isso com certeza é uma verdade, mas logo logo quando tiver uma boa oportunidade e grana vai querer fazer um upzinho…

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Guibb
                          escreveu em última edição por
                          #113

                          isso com certeza é uma verdade, mas logo logo quando tiver uma boa oportunidade e grana vai querer fazer um upzinho…

                          [snapback]568991[/snapback]

                          com certeza mas dai será forjado e com cambio reforçado, pra rodar com 1,5kg.. tentando alcançar os almejados 250cv na roda

                          abraços

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            Flavio Cruz
                            escreveu em última edição por
                            #114

                            como eh essa historia de ja ta instalado? a turbina ta soprando pro carburador j

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              Guibb
                              escreveu em última edição por
                              #115

                              como eh essa historia de ja ta instalado? a turbina ta soprando pro carburador já?

                              [snapback]569074[/snapback]

                              está apenas colocado no lugar, fixada no coletor e no escape.. mas nunca rodou a ventuinha nao..

                              abraços

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #116

                                carol.. tava vendo hoje uma master power .42 .48 na oficina e fiz uma medição em meu dedo, pois nao tava la a trena, e verifiquei aqui agora.. o rotor quente tem aproximadamente 46mm..

                                já o frio é por ai tbm.. menor que os 50,5 da minha… seria melhor ela?

                                abraços

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
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                                  * Caroline Stella *
                                  escreveu em última edição por
                                  #117

                                  carol.. tava vendo hoje uma master power .42 .48 na oficina e fiz uma medição em meu dedo, pois nao tava la a trena, e verifiquei aqui agora.. o rotor quente tem aproximadamente 46mm..

                                  já o frio é por ai tbm.. menor que os 50,5 da minha… seria melhor ela?

                                  abraços

                                  [snapback]569490[/snapback]

                                  o eixo tinha 46 ou 49mm? seu rotor atual parece bastante suficiente, e por mim, ele não seria alterado. o problema está justamente na turbina. ja seu compressor parece adequado.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    #118

                                    o eixo tinha 46 ou 49mm? seu rotor atual parece bastante suficiente, e por mim, ele não seria alterado. o problema está justamente na turbina. ja seu compressor parece adequado.

                                    [snapback]569533[/snapback]

                                    não estou falando aqui da minha, mas da master power.. o rotor (ventuinha) tem 46mm (foi uma medida bem sem vergonha , mas parece sim ser de 46 e nao 49), e a carca?a quente dela é .48.. e como falei o rotor frio, parece até levemente menor ou do mesmo tamanho que o quente.. dai fiquei com a duvida.. qual seria melhor pro meu carro.. eu poderia fazer um rolo e usar essa la.. mas compensa?

                                    vlw carolaaaiiinneeeee

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
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                                      #119

                                      não estou falando aqui da minha, mas da master power.. o rotor (ventuinha) tem 46mm (foi uma medida bem sem vergonha , mas parece sim ser de 46 e nao 49), e a carca?a quente dela é .48.. e como falei o rotor frio, parece até levemente menor ou do mesmo tamanho que o quente.. dai fiquei com a duvida.. qual seria melhor pro meu carro.. eu poderia fazer um rolo e usar essa la.. mas compensa?

                                      vlw carolaaaiiinneeeee

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                                      hmmm vc deve ter visto uma cover de garrett apl 240. prefiro a apl do q a sua atual, mesmo a apl tendo o rotor menor do q o q vc tem hj.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #120

                                        exatamente, não da pra prever q a exatos xxxx rpms seu motor vai perder o f?lego. mas tenha a certeza que vai parar de render muito antes do que deveria. por ex: com um turbo adequado, seu motor iria render sem perder o ?nimo até 6500 rpm, e com esse turbo atual, o motor vai ficar preguiçoso após 5000 rpm.

                                        antigamente eu usava uma caixa quente .58, e muita gente achava grande mesmo em se tratando de um motor 2l +- preparado. pois bem, o motor girava até 6500 rpm e lacrava, não ia mais de jeito nenhum. troquei por uma 1.00 (mantendo o eixo 52,5mm) e agora gira perto de 8000 rpm e sobe nos 6500 com mais pique do q com a .58.

                                        [snapback]568962[/snapback]

                                        carol, mas qual influencia + no rendimento em altos regimes do turbo?

                                        tamanho do caracol ou tamanho do rotor quente?

                                        por exemplo… usando rotor 49,5 e quente .70, o fluxo de escape é maior doque uma quente .48 indepente do eixo??

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • W Offline
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                                          wagnerls
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                                          #121

                                          o negocio e por pra rodar e ir juntando dindin… quando tiver suficiente compra outra turba e vende a sua usada pra amenizar o custo da nova...

                                          tb concordo que essa sua vai limitar seu carro em alta, eu usava .48/.47 com rotor frio 37,5 e eixo 42 snme....

                                          meu carro nao amarrava, mas tb nao tinha trabalho de cabecote nenhum, e como o fluxo de vw a ar e medonho, nao amarrava.

                                          agora no tipo o cabecote ja e melhor por natureza...

                                          falei que vc ia gostar do pessoal do forum :)

                                          abracos

                                          wagner luis

                                          :d

                                          1 Resposta Última resposta

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