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Turbinando tipo 1.6

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    * Caroline Stella *
    escreveu em última edição por
    #119

    não estou falando aqui da minha, mas da master power.. o rotor (ventuinha) tem 46mm (foi uma medida bem sem vergonha , mas parece sim ser de 46 e nao 49), e a carca?a quente dela é .48.. e como falei o rotor frio, parece até levemente menor ou do mesmo tamanho que o quente.. dai fiquei com a duvida.. qual seria melhor pro meu carro.. eu poderia fazer um rolo e usar essa la.. mas compensa?

    vlw carolaaaiiinneeeee

    [snapback]569544[/snapback]

    hmmm vc deve ter visto uma cover de garrett apl 240. prefiro a apl do q a sua atual, mesmo a apl tendo o rotor menor do q o q vc tem hj.

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    • M Offline
      M Offline
      Milho
      escreveu em última edição por
      #120

      exatamente, não da pra prever q a exatos xxxx rpms seu motor vai perder o f?lego. mas tenha a certeza que vai parar de render muito antes do que deveria. por ex: com um turbo adequado, seu motor iria render sem perder o ?nimo até 6500 rpm, e com esse turbo atual, o motor vai ficar preguiçoso após 5000 rpm.

      antigamente eu usava uma caixa quente .58, e muita gente achava grande mesmo em se tratando de um motor 2l +- preparado. pois bem, o motor girava até 6500 rpm e lacrava, não ia mais de jeito nenhum. troquei por uma 1.00 (mantendo o eixo 52,5mm) e agora gira perto de 8000 rpm e sobe nos 6500 com mais pique do q com a .58.

      [snapback]568962[/snapback]

      carol, mas qual influencia + no rendimento em altos regimes do turbo?

      tamanho do caracol ou tamanho do rotor quente?

      por exemplo… usando rotor 49,5 e quente .70, o fluxo de escape é maior doque uma quente .48 indepente do eixo??

      1 Resposta Última resposta
      • W Offline
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        wagnerls
        escreveu em última edição por
        #121

        o negocio e por pra rodar e ir juntando dindin… quando tiver suficiente compra outra turba e vende a sua usada pra amenizar o custo da nova...

        tb concordo que essa sua vai limitar seu carro em alta, eu usava .48/.47 com rotor frio 37,5 e eixo 42 snme....

        meu carro nao amarrava, mas tb nao tinha trabalho de cabecote nenhum, e como o fluxo de vw a ar e medonho, nao amarrava.

        agora no tipo o cabecote ja e melhor por natureza...

        falei que vc ia gostar do pessoal do forum :)

        abracos

        wagner luis

        :d

        1 Resposta Última resposta
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #122

          carol, mas qual influencia + no rendimento em altos regimes do turbo?

          tamanho do caracol ou tamanho do rotor quente?

          por exemplo… usando rotor 49,5 e quente .70, o fluxo de escape é maior doque uma quente .48 indepente do eixo??

          [snapback]569554[/snapback]

          ambos influenciam em alta e ambos pode trazer o mesmo resultado final, só que uma dessas combinações pode deixar o motor lento de pegada. não gosto de caixa quente pequena com eixo grande e pesado dentro, prefiro uma caixa quente maior com um eixo mais leve e facil de se fzr girar.

          claro que nem tudo são flores…se vc quiser um rendimento top de top em termos de potência (pico), vai ter q usar caixa grande + eixo grande + rotor grande. só que isso muitas vzs deixa o carro ruim pra se usar na rua, e qdo digo na rua não é no transito pesado (pq nesse caso nem se precisa de turbo no motor), digo como sendo em uso civil do carro, tendo um motor que só abre em alta...e q exige um conjunto todo feito pra que se possa girar...precisa de cabeçote com molas diferenciadas...de um comando que renda até onde vc vai girar...de alimentação suficiente pra não dar falta em giros alt?ssimos...e por ai vai. uma coisa depende da outra, e qto mais girador o motor, mais riscos de quebras vc corre. tanto quebras qto desgaste de peças m?veis. quebra = soltar sedes...flutuar válvulas (e nisso pode atropelar valvulas)...voar correia...soltar o volante...desbielar...faltar lubrificação e o motor começar a rajar... sem contar que al?vio e balanceamento total são itens obrigatérios num motor desses.

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
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            DuKa
            escreveu em última edição por
            #123

            carol,

            qual turbina voce usaria se esse tipo fosse seu? e com um comandinho pra virar uns 7000? trabalho no cabecote?

            hj tenho no meu uno, motor de tipo todo no esquema ja… cabecote top, aliviado / balanceado... to com uma garrett gt25 .65quente e .53 frio... rotores ambos 46mm, se nao me engano...

            em 3500 ja tenho pressao total de turbo... (0,6bar)... achei a turbina muito pequena... vo andar com 1.2bar no max... pois tenho 10.5:1 de taxa

            o que vc recomendaria?

            abracos

            1 Resposta Última resposta
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #124

              carol,

              qual turbina voce usaria se esse tipo fosse seu? e com um comandinho pra virar uns 7000? trabalho no cabecote?

              hj tenho no meu uno, motor de tipo todo no esquema ja… cabecote top, aliviado / balanceado... to com uma garrett gt25 .65quente e .53 frio... rotores ambos 46mm, se nao me engano...

              em 3500 ja tenho pressao total de turbo... (0,6bar)... achei a turbina muito pequena... vo andar com 1.2bar no max... pois tenho 10.5:1 de taxa

              o que vc recomendaria?

              abracos

              [snapback]569562[/snapback]

              preparação pesada em cabeçote altera radicalmente tudo no motor, até a escolha do turbo. não conheão o suficiente desse seu motor a ponto de indicar um turbo adequado no caso de alterações desse naipe como vc fez. não conheão o comportamento desse carro após as alterações no cabeçote e no miolo. se fosse num ap, blz, mas nesse motor e nesse seu caso eu não tenho experiencia para arriscar um palpite.

              uma coisa é certa: vc tem um rotor pequeno demais pra um 1600cc preparado. deve chegar no pico de giro do eixo bem rapido mesmo…

              outra questão é esses a/r ekezitos , que não da pra comparar com os dos turbos que vemos por ai nos carros mais bravos. eu particularmente jamais compraria um turbo-compressor desses prontos, mostrados em catálogos. turbocompressor é uma peça extremamente particular de cada motor, de cada setup feito. coisa pra ser literalmente montada com os componentes escolhidos de acordo com o projeto.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Guibb
                escreveu em última edição por
                #125

                uns posts atrás a carol falou tudo.. depende do uso.. eu não preciso de motor que gire acima de 6000rpm.. raramente vou chegar nos 5000rpm se já tiver pressão total nos 3500rpm..

                eu ainda penso que esse turbo vai ficar tranquilo no meu carro por enquanto, pois o cabeçote nao está preparado e o comando é o original do carro, ou seja, vai me fazer feliz nessa situação hoje..

                agora quando eu melhorar o motor em si, dai é outra historia e outro turbo, sem duvida.. mas pra manter o mesmo estilo de pegada da anterior.. que ficaria pequena de mais pro cabeçote preparado.. então é isso ai, penso assim, se quiserem sugestão de turbo, indiquem também qual estilo de direção desejam.. ok?

                carol, pode comparar esse motor do tipo 1.6 8v com o ap 1.6 8v.. sugere como se fosse um, pois as diferenças entre eles em termos de preparação é bem pequena, nao perceptável em se tratando escolha de turbo, belezinha?

                ps.: so não sei muito ainda de turbo, mas aspirado é comigo mesmo..

                abraços

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
                  * Offline
                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #126

                  carol, pode comparar esse motor do tipo 1.6 8v com o ap 1.6 8v.. sugere como se fosse um, pois as diferenças entre eles em termos de preparação é bem pequena, nao perceptável em se tratando escolha de turbo, belezinha?

                  [snapback]569590[/snapback]

                  o problema que vejo para fzr uma comparação seria algumas características de ambos, como diferenças de concepção tipo diamentro/curso/comp. bielas…formato das c?maras...di?metro das valvulas...diagrama do comando...peso das partes m?veis e por ai vai.

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    DuKa
                    escreveu em última edição por
                    #127

                    uns posts atrás a carol falou tudo.. depende do uso.. eu não preciso de motor que gire acima de 6000rpm.. raramente vou chegar nos 5000rpm se já tiver pressão total nos 3500rpm..

                    eu ainda penso que esse turbo vai ficar tranquilo no meu carro por enquanto, pois o cabeçote nao está preparado e o comando é o original do carro, ou seja, vai me fazer feliz nessa situação hoje..

                    agora quando eu melhorar o motor em si, dai é outra historia e outro turbo, sem duvida.. mas pra manter o mesmo estilo de pegada da anterior.. que ficaria pequena de mais pro cabeçote preparado.. então é isso ai, penso assim, se quiserem sugestão de turbo, indiquem também qual estilo de direção desejam.. ok?

                    carol, pode comparar esse motor do tipo 1.6 8v com o ap 1.6 8v.. sugere como se fosse um, pois as diferenças entre eles em termos de preparação é bem pequena, nao perceptável em se tratando escolha de turbo, belezinha?

                    ps.: so não sei muito ainda de turbo, mas aspirado é comigo mesmo..

                    abraços

                    [snapback]569590[/snapback]

                    cara, sao motores completamente diferentes de cilindrada parecida…. enquanto os sevel tem mais animo ainda que um ap 1.6 pra girar...por causa do curso curto e pistoes gigantes... ja o curso mais longo do ap, gera mais torque em baixa....

                    se vc realmente nao pretende virar muito, logo nao tera tanto torque em baixa / media rotacao... com esse motor....

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Milho
                      escreveu em última edição por
                      #128

                      ambos influenciam em alta e ambos pode trazer o mesmo resultado final, só que uma dessas combinações pode deixar o motor lento de pegada. não gosto de caixa quente pequena com eixo grande e pesado dentro, prefiro uma caixa quente maior com um eixo mais leve e facil de se fzr girar.

                      claro que nem tudo são flores…se vc quiser um rendimento top de top em termos de potência (pico), vai ter q usar caixa grande + eixo grande + rotor grande. só que isso muitas vzs deixa o carro ruim pra se usar na rua, e qdo digo na rua não é no transito pesado (pq nesse caso nem se precisa de turbo no motor), digo como sendo em uso civil do carro, tendo um motor que só abre em alta...e q exige um conjunto todo feito pra que se possa girar...precisa de cabeçote com molas diferenciadas...de um comando que renda até onde vc vai girar...de alimentação suficiente pra não dar falta em giros alt?ssimos...e por ai vai. uma coisa depende da outra, e qto mais girador o motor, mais riscos de quebras vc corre. tanto quebras qto desgaste de peças m?veis. quebra = soltar sedes...flutuar válvulas (e nisso pode atropelar valvulas)...voar correia...soltar o volante...desbielar...faltar lubrificação e o motor começar a rajar... sem contar que al?vio e balanceamento total são itens obrigatérios num motor desses.

                      [snapback]569560[/snapback]

                      valeu carol…

                      perguntei isso pq essa semana troquei o caracol do carro..

                      tava usando uma .50 .48 com eixo ogro 64,5, botei uma mp .50 .70 com eixo 49,5 e to achando bem melhor...o unico prob é que como a potencia vem mais cedo o carro ta riscando muito de 1 e 2... mas enfim acho q pra rua ta melhor...

                      :)

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Flavio Cruz
                        escreveu em última edição por
                        #129

                        carol, pode comparar esse motor do tipo 1.6 8v com o ap 1.6 8v.. sugere como se fosse um, pois as diferenças entre eles em termos de preparação é bem pequena, nao perceptável em se tratando escolha de turbo, belezinha?

                        como diria a carol, nao estamos falando de 1.6 de briga (cabecao feito, tucho mecanico, pistao/biela resistente, pra virar avesso 10.000rpm) e sim… std

                        portanto....

                        companheiro....

                        tem certeza?

                        ap 1.6 std gira 7000rpm e roda com as turbinas:

                        t2 presta mais: moendo em 2meses

                        apl 42/.32 mono (= a t2)

                        apl 42/.48 mono (? a melhor mono...)

                        to04 .50/.48bi (melhor turbina pra 1.6)

                        to04 .50/.48mono (user zoega, avacalhando 2bar+)

                        kkk16 eixo titanio(maior leveza... nais nada absurdo....250cv+)

                        to04 .50/.58bi ( :) é pra encher maxima eh 4.500 rpm... porém... o mundo voua )

                        kkk24 com caixa reduzida (essa eh pra 300cv+, ap 1.6 vide clebert chuta todas as bundas )

                        cara.. preparacao é uma enciclopedia....

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Milho
                          escreveu em última edição por
                          #130

                          como diria a carol, nao estamos falando de 1.6 de briga (cabecao feito, tucho mecanico, pistao/biela resistente, pra virar avesso 10.000rpm) e sim… std

                          portanto....

                          companheiro....

                          tem certeza?

                          ap 1.6 std gira 7000rpm e roda com as turbinas:

                          t2 presta mais: moendo em 2meses

                          apl 42/.32 mono (= a t2)

                          apl 42/.48 mono (? a melhor mono...)

                          to04 .50/.48bi (melhor turbina pra 1.6)

                          to04 .50/.48mono (user zoega, avacalhando 2bar+)

                          kkk16 eixo titanio(maior leveza... nais nada absurdo....250cv+)

                          to04 .50/.58bi ( :) é pra encher maxima eh 4.500 rpm... porém... o mundo voua )

                          kkk24 com caixa reduzida (essa eh pra 300cv+, ap 1.6 vide clebert chuta todas as bundas )

                          cara.. preparacao é uma enciclopedia....

                          [snapback]569622[/snapback]

                          essa saveiro 1.6 k24 nao seria do user celtaté

                          hehehhe

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Guibb
                            escreveu em última edição por
                            #131

                            cara, sao motores completamente diferentes de cilindrada parecida…. enquanto os sevel tem mais animo ainda que um ap 1.6 pra girar...por causa do curso curto e pistoes gigantes... ja o curso mais longo do ap, gera mais torque em baixa....

                            se vc realmente nao pretende virar muito, logo nao tera tanto torque em baixa / media rotacao... com esse motor....

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                            respondendo a você e o fl?vio.. eu nao disse que é a mesma coisa, pode-se compar?-los apenas para a escolha da turbina..

                            já comparou um ap 1.6 e um sevel 1.6 (do tipo principalmente) todos std em uma simples arrancada de teste/comparação? não tem ap 1.6 std que sai na frente dos sevel não.. giro com mais ?nimo? sim, com certeza, a rotação sobre rapido, torque maximo disponível um pouquiho antes das 3000rpm..

                            em suma, não cabe aqui diferenciar esse motores, só quis dizer é carol que pode compar?-los a fim de enteder qual turbo seria o mais adequado de acordo com o gosto da pessoa mas se não quiserem, não tem problema, foi apenas uma sugestão visto que ela desconhece o motor..

                            abraços

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #132

                              encare assim, olha o taaaaanto de turbina que vc pode usar no seu carro entao :)

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #133

                                essa saveiro 1.6 k24 nao seria do user celtaté

                                hehehhe

                                [snapback]569627[/snapback]

                                tuuudo farinha do memso saco… :)

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Milho
                                  escreveu em última edição por
                                  #134

                                  respondendo a você e o fl?vio.. eu nao disse que é a mesma coisa, pode-se compar?-los apenas para a escolha da turbina..

                                  já comparou um ap 1.6 e um sevel 1.6 (do tipo principalmente) todos std em uma simples arrancada de teste/comparação? não tem ap 1.6 std que sai na frente dos sevel não.. giro com mais ?nimo? sim, com certeza, a rotação sobre rapido, torque maximo disponível um pouquiho antes das 3000rpm..

                                  em suma, não cabe aqui diferenciar esse motores, só quis dizer é carol que pode compar?-los a fim de enteder qual turbo seria o mais adequado de acordo com o gosto da pessoa mas se não quiserem, não tem problema, foi apenas uma sugestão visto que ela desconhece o motor..

                                  abraços

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                                  cara, original x original?

                                  tipo 1.6???

                                  c é loco heheheh

                                  só se for aqueles ultimos mpi q eu nunca vi enao posso opinar…

                                  mas 2 amigos meus ja tiveram tipo 1.6, na epoca eu tinha um gol 1.0 10v e tomava 1 capo do tipo... :)

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                                  • M Offline
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                                    #135

                                    tuuudo farinha do memso saco… :)

                                    [snapback]569676[/snapback]

                                    huehue a saveiro do celtat era foda mesmo eu cheguei a andar na epoca que era 1.6, andava mais que meu carro atualmente q é 1.9 :d

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • E Offline
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                                      #136

                                      to04 .50/.58bi ( :) é pra encher maxima eh 4.500 rpm… porém... o mundo voua )

                                      cara.. preparacao é uma enciclopedia....

                                      [snapback]569622[/snapback]

                                      :d :hauhau: :hauhau: :hauhau:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        #137

                                        cara, original x original?

                                        tipo 1.6???

                                        c é loco heheheh

                                        só se for aqueles ultimos mpi q eu nunca vi  enao posso opinar…

                                        mas 2 amigos meus ja tiveram tipo 1.6, na epoca eu tinha um gol 1.0 10v e tomava 1 capo do tipo...  :)

                                        [snapback]569707[/snapback]

                                        iiii cara, então é tipera zuado.. porque antes do meu dar pane do tps da injeção andava pra caramba… o carro do meu irmao tem 106cv 1.8 um peugeot 405..

                                        so ganhava de mim de final.. na arrancada e até a 3? marcha tipão com 82cv comandava.. a relação de marcha do cambio é show..

                                        o problema é tipão blza neh ? so ve coisa destruida por ai com ecu funcionando em modo de segurança e os donos nem sabem.. mas é um bom carro, quando tiver uma oportunidade faz o teste com um que esta redondinho..

                                        ah.. to falando do ie.. nao é do mpi nao..

                                        abraços..

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          #138

                                          encare assim, olha o taaaaanto de turbina que vc pode usar no seu carro entao :)

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                                          essa é a parte boa flaverass.. no prox up penso em ficar com a .50 se eu achar um coletor pulsativo pro tipoo.. com motor feito deve ficar show.. vlw..

                                          1 Resposta Última resposta

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