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E da-lhe mais throttle bodies

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • C Offline
    C Offline
    Caracol
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    #97

    carinho na caixa de rodas… :ninja:

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    • B Offline
      B Offline
      bactria
      escreveu em última edição por
      #98

      a, tem diferença de tbis e itbs?? ou são nomes diferentes pra mesma peça?

      pq me parece q itbs é pra usar injeção e tbi é pra carburado, estou certo?

      pq se for assim eu quero é itbs, pra usar com ft

      [snapback]600190[/snapback]

      tbi: throttle body injection

      itb: individual throttle body

      as duas são usadas com injeção, só que a primeira é uma borboleta normal e a outra é uma borboleta por cilindro.

      1 Resposta Última resposta
      • I Offline
        I Offline
        Inssurection
        escreveu em última edição por
        #99

        rodrigo o antigo dono do cabeçote me disse que qd ele foi para a hg para acertar os detalhes do cabeçote ele voltou com 102cfm na adm a 10 agora fica difácil para mim dizer se realmente é isto mesmo.

        o combustável que uso na rua é o alcool e na pista até agora usei alcool com uns 10% de metanol.

        agora para maripo vou usar 100% de metanol ( n havia usado 100% de matanol ainda pq tava difácil de achar para comprar aqui na cidade )

        outra coisa de achei foi que me parece que o cabeçote perdeu assentamento nas valvulas, vou desmontar hj e mandar arrumar.

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lee
          escreveu em última edição por
          #100

          sem cornetas entrou na boa. pra montar as cornetinhas curtas, teve que fazer um carinho no canto do cofre   :ninja:

          mas tudo por uma boa causa.

          [snapback]600223[/snapback]

          huuum ia de perguntar de novo sobre isso agora hehe. acabei de chegar da oficina e medimos.

          itbs com coletor ghryd deu 27cm, colocamos esses 27cm no meu carro, simplesmente a cornetinha tbm iria bater na caixa de rodas hehehe.

          tem foto do detalhe do amassadinho ???

          ai pensamos q talvez dá pra deixar o motor reto, mas ai teria q mudar o alternador e outras pecinhas, além da proximidade da tampa de valvula, ficar rente ao capo e os cabos de vela ficarem raspando por debaixo.

          ali na caixa de rodas tem um suporte pra caixa do filtro, foi cortado???

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lee
            escreveu em última edição por
            #101

            tbi: throttle body injection

            itb: individual throttle body

            as duas são usadas com injeção, só que a primeira é uma borboleta normal e a outra é uma borboleta por cilindro.

            [snapback]600233[/snapback]

            hum valeu :ninja:

            agora vou falar certo, itb :d

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lee
              escreveu em última edição por
              #102

              hum revi o video do golzin, ali ja tinha o amassado na caixa de rodas né? dei uns pause hehe, mas nao da pra ver nitidamente.

              depois, se possivel, postar fotos do close do amassadinho.

              e o amassado interferiu do lado do pneu? tipo olhando de fora do carro, passando a mao por debaixo da caixa de rodas, da pra sentir o calombo??? pq tem q ver outro ponto, dependendo da altura do carro, o pneu iria raspar fudido ali onde foi feito o amassado.

              mais essa agora, amassar a caixa de rodas hehehe, muita dá

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                GusWRC
                escreveu em última edição por
                #103

                hum revi o video do golzin, ali ja tinha o amassado na caixa de rodas né? dei uns pause hehe, mas nao da pra ver nitidamente.

                depois, se possivel, postar fotos do close do amassadinho.

                e o amassado interferiu do lado do pneu? tipo olhando de fora do carro, passando a mao por debaixo da caixa de rodas, da pra sentir o calombo??? pq tem q ver outro ponto, dependendo da altura do carro, o pneu iria raspar fudido ali onde foi feito o amassado.

                mais essa agora, amassar a caixa de rodas hehehe, muita dá

                [snapback]600255[/snapback]

                não tem mist?rio, é pouca coisa q amassa. não tenho fotos em detalhe, mas tenho um vêdeo do dia q fizemos :ninja:

                o nuvo e o fluff tavam junto inclusive. marreta nele

                por dentro da caixa de rodas não tem crise, fica longe.

                no passat tb tem um carinho, mas já fiz o acabamento e pintura e nem dá pra dizer.

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lee
                  escreveu em última edição por
                  #104

                  não tem mist?rio, é pouca coisa q amassa. não tenho fotos em detalhe, mas tenho um vêdeo do dia q fizemos   :hauhau:

                  o nuvo e o fluff tavam junto inclusive. marreta nele

                  por dentro da caixa de rodas não tem crise, fica longe.

                  no passat tb tem um carinho, mas já fiz o acabamento e pintura e nem dá pra dizer.

                  [snapback]600277[/snapback]

                  então o sr. trate de achar esse video pq eu quero ver :ninja: hehe

                  fiquei com do… a naaaaaaao... amassar é triste :hauhau:

                  meter aquele martelo de borracha :d

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    WEST
                    escreveu em última edição por
                    #105

                    carol, entendo que sim

                    esse teste que eu vi com as cornetas me deixou impressionado. no mesmo momento que você coloca a corneta a pressão de mercurio cai quando você corrige para 10 vem 03 cfms a mais por cilindro

                    isso explica porque o concord ( aquele avião com bico fino, projetado para atingir a velocidade do som) foi um fracasso. quando o avião atingia altas velocidades o seu bico praticamente ficava incandecente, tamanho o atrito com o ar

                    se canto bico fino diminuisse o atrito, a melhor forma aerodinamica não seria a gota d agua

                    [snapback]600170[/snapback]

                    não entendi qual a relação entre uma corneta na admissão e o bico do concorde… :hauhau:

                    e também não entendi porque você diz que o concorde foi um fracasso, menos ainda essa do bico ficar incandescente... qual a fonte dessas informações?

                    o concorde foi operado de 1976 a 2003, com apenas 1 acidente nesses 27 anos...

                    1 Resposta Última resposta
                    • I Offline
                      I Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #106

                      ow, vamos parar de desvirtuar o tópico auiahiauha

                      kd a galera que disse que ia ajudar???

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Caracol
                        escreveu em última edição por
                        #107

                        la vou eu procurar cornetinhas baixas que caibam dentro da tampa pressurizada  :d  :hauhau:

                        [snapback]600188[/snapback]

                        tem quem faça sob medida. :(

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          GusWRC
                          escreveu em última edição por
                          #108

                          procurem infos sobre os corpos da fuel racing daki de curitiba. o cara faz em cnc, acabamento docaraleo, preão compativel, já com suporte pra 8 bicos, flautas e o escambau, coisa fina.

                          eu desisti da ie nos 45 do 2o tempo, mas ia usar esses corpos.

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lee
                            escreveu em última edição por
                            #109

                            procurem infos sobre os corpos da fuel racing daki de curitiba. o cara faz em cnc, acabamento docaraleo, preão compativel, já com suporte pra 8 bicos, flautas e o escambau, coisa fina.

                            eu desisti da ie nos 45 do 2o tempo, mas ia usar esses corpos.

                            [snapback]600403[/snapback]

                            poxa, nao tem site, procurei no google e o maximo q achei foi isso:

                            http://www.regisracing.com.br/loja/index.p…f03c67f8548276f

                            se descobrirem o site, fotos, pede pro cara anunciar no ml tbm…

                            gus, ainda ta devendo o video do amassadinho no paralama hehehe

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              RodrigoLóke
                              escreveu em última edição por
                              #110

                              conto com a ajuda de vcs e algumas dicas pra melhorar ainda mais o rendimento do motor e quem sabe trazer um trof?u de primeiro lugar na próxima etapa.

                              [snapback]600148[/snapback]

                              bom, vamos lá.

                              fiz alguns cálculos de padaria aqui baseados nos dados que você e dá pra tirar diversas conclusões, vou te passar duas delas ok ?

                              calculei a rpm potencial para seu conjunto, que mostrou que seu motor tem pulmão pra girar próximo dos 6984 rpm, porém a velocidade média do pistão nesta rotação fica na casa dos 21,6 m/s ( onde o limite de segurança fica na faixa dos 20 m/s ).

                              nesta rotação também existe outro fator que preocupa, está relacionado a velocidade do fluxo nos dutos de admissão que ficou na faixa de 316 pos/s onde o limite está na casa dos 280 pos/s. ultrapassar este limite significa uma grande probabilidade de gerar regime turbulento dentro da admissão do seu motor, que prejudica o enchimento do motor.

                              isso explica o porque da sua curva de potencia cair bruscamente após os 6000rpms. na verdade, a 280 pos/s a rotação está na casa dos 6175rpm chegue bem próxim heim é :hauhau:

                              tenho outras considerações interessantes, mas vão achar q eu sou maluko se eu falar o que deram os cálculos aqui :(

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                * Caroline Stella *
                                escreveu em última edição por
                                #111

                                nesta rotação também existe outro fator que preocupa, está relacionado a velocidade do fluxo nos dutos de admissão que ficou na faixa de 316 pos/s onde o limite está na casa dos 280 pos/s. ultrapassar este limite significa uma grande probabilidade de gerar regime turbulento dentro da admissão do seu motor, que prejudica o enchimento do motor.

                                isso explica o porque da sua curva de potencia cair bruscamente após os 6000rpms. na verdade, a 280 pos/s a rotação está na casa dos 6175rpm chegue bem próxim heim ?  :hauhau:

                                [snapback]600418[/snapback]

                                e teoricamente, como ele poderia resolver isso?

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
                                  Q Offline
                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #112

                                  esse da vmp aí é um esquema meio furado…

                                  em pista é muito comum se usar motor gm 2.0 16v (86mm de curso) girando pra lá de 8500, rendendo 270+ cv e que duram algumas boas etapas de corrida de longa duração...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    RodrigoLóke
                                    escreveu em última edição por
                                    #113

                                    e teoricamente, como ele poderia resolver isso?

                                    [snapback]600422[/snapback]

                                    carol,

                                    teoricamente a cilindrada está atrapalhando o motor o motor está cavando um volume de ar que a válvula não é capaz de aspirar sem gerar turbulencia.

                                    pelos cálculos, precisaria de uma válvula de aproximadamente 43mm para que a velocidade no duto fosse adequada (mas isso não é fisicamente possível).

                                    outra alternativa seria reduzir a cilindrada. tomando como exemplo um ap 1800cc, você conseguiria girar na casa dos 7220rpm beirando a casa dos 280 pos/s de velocidade de fluxo. com certeza o enchimento do seu cilindro seria maior.

                                    cilindrada só é interessante se o seu conjunto andar junto, caso contrário, vc anda pra tras.

                                    somente lembrando …......tudo isso é teoria a prática muitas vezes se motra um pouco diferente disso tudo. mas eu acho interessante calcular porque embora não seja exatamente a realidade, te dá a direção a seguir e diminui a chance de erro.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      RodrigoLóke
                                      escreveu em última edição por
                                      #114

                                      esse da vmp aí é um esquema meio furado…

                                      em pista é muito comum se usar motor gm 2.0 16v (86mm de curso) girando pra lá de 8500, rendendo 270+ cv e que duram algumas boas etapas de corrida de longa duração...

                                      [snapback]600423[/snapback]

                                      concordo contigo, este é um valor referencial. um balanceamento adequado do conjunto pode te permitir superar esse valor

                                      mas você recomendaria para algum amigo seu rodar acima deste limite, não sabendo se o motor dele recebeu todos os cuidados de balanceamento que o motor deveria receber é eu não recomendaria…... :hauhau:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Q Offline
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                                        #115

                                        concordo contigo, este é um valor referencial. um balanceamento adequado do conjunto pode te permitir superar esse valor

                                        mas você recomendaria para algum amigo seu rodar acima deste limite, não sabendo se o motor dele recebeu todos os cuidados de balanceamento que o motor deveria receber é eu não recomendaria…... :(

                                        [snapback]600430[/snapback]

                                        ? vero :hauhau:

                                        mas acho q o inssurection tomou esse cuidado ao montar o motor :d

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #116

                                          hummm, bom o problemas dos cálculos é que infelizmente as vezes na prática é meio diferente….

                                          sempre gostei de calculas mais pra falar a verdade tem hora q eles desanimam....

                                          posso assegurar que a montagem do motor foi pra lá de excelente, tomando todos os cuidados possíveis e fazendo a folga de todos os componentes, um montagem que tenho certeza que ninguém aqui de maring? que corra em arrancadas ou cirtuitos faz, e este mérito deixo para o paulo hotz que fez a montagem. o projeto foi todo meu e a montagem do motor foi toda dele, servião que nunca vi igual.

                                          o problema é que o conjunto de cabeçote + comando + 4x1 eram de um outro carro de arrancada que andava com uma parte de baixo igual a minha e o carro virava com folego seus 8000rpm.

                                          acredito que o maior problema meu se define pela taxa de compressão e pelo acerto de ponto.

                                          isso que eu preciso de uma opnião de vocês.

                                          qual taxa seria interessante de se usar em meu carro utilizando-se de metanol como combustável?? enquadramento do comando ( isso é meio que no teste né, mais alguma dica )?

                                          ponto? como deveria ficar a curva dele? atrasando de alta? adiantando? não se eske?am que posso fazer o ponto do jeito que eu quiser pela fueltech

                                          ai depois das dicas de vcs vou montar meu carro certinho e vou voltar pro dinamometro pra fazer novos testes.

                                          abraçosss pra todos e vlw por enquanto

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