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    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #62

    carinhas, lá algumas coisas que realmente são besteiras…

    nem vou citar todas, mas tem umas que doeram nos olhos:

    1? - a resolução não é de 50 em 50... nem de 500 em 500, os intervalos variam com o set point, ela determina quais as rotações que as 16 (isso são 16 pontos de rpm nesta central) curvas representam... poderia hipot?ticamente ter de 1.100, 1.200, 2.000, 2.040, 5000

    2? - que eu conheão são 3 curvas principais de combustável (e com certeza tem mais que eu não conheão a estratégia) e não apenas uma, em cada uma delas muda o set point, portanto a resolução fica bem fina, pois em cada curva cai numa representação diferente de rpm

    cada uma delas cruza informações diferentes (tps, map, etc)

    3? - 30 a num circuito impresso ?..cara... totalmente fora da realidade... são 4 bicos sequenciais, imped?ncia de 17ohms... portanto a corrente máxima seria 14,5v / 17 = 2,07a.

    o circuito da bobina a mesma coisa, vai apenas o sinal de chaveamento. .. e eu afirmo que a ordem de grandeza é essa,,, vê lá uns 5a pra estrapolar uns 10a... bem longe dos 30a.

    e não existe o que fazer de software que aumente esta corrente.

    o máximo que pode ocorrer é que aumentando a rotação a frequência que os bicos pulsam é maior portanto a potência dissipada vai ser maior... mas digamos de 7.000 pra 9.000 rpm num aumenta nem 50% o que é bem aceito pela robustez do projeto

    3? usar uma injeção aftermarket como uma motec traz 2 vantagens sobre uma original... a primeira é que é muito mais simples e facil de acertar pois seu foco é desempenho e não consumo, emissão e tambem (ou seja concilar as 2 principais com desempenho) desempenho ... não precisa de um monte de curvas de interpolação pra deixar o carro liso, qdo por exemplo qdo vc acelerar e vai da curva de ml pra de meia carga. a segunda é que elas são program?veis on line, a de fabrica precisa de uma estrutura pra poder mudar qualquer coisa (lap top, programa, conectores, gravador de eprom, emulador pra testar, etc) muita mais facil fazer alterações de teste on-line do que toda essa mudança.

    no caso de um comando muito graduado, onde não existe muito vêcuo em marcha lenta realmente uma injeção original fica bem mais chata de acertar pois ela depende de vêcuo estável, mas não é impossível ainda mais pra quem tenha acesso ao programa original de fabrica onde todas as informações são bem conhecidas (diferente de mim que tenho que ficar tentando adivinhar como cada curva funciona porque uso o programa do prado entre outros).

    4? já vê ap mi forte usando injeção original, só que ca?mos naquele conceito, esta injeção não foi projetada pra ser usada em carro turbo, aidna mais se vc não tem um map de 250 ou 350kpa (1,5 a 2,5bar de turbo) especifico pra ela (a gente adapta um bosch e tem que fazer na unha a nova escala de pressões). muito mais facil usar um suplementar... opa ca? em outra categoria.. entaum vamos pra uma aftermarket que seja feita só pra competição e turbo e permita usar apenas 4 bicos grandes.

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    • M Offline
      M Offline
      marcioap
      escreveu em última edição por
      #63

      unanimidade não ?… mesmo aqui, tem uns chatos que nem eu que discorda disso, acha apenas que não se adequa a todo tipo de projeto...

      i.e. original e carro forte é possível sim... tem até uns por aí, mas sem alarde...

      [snapback]602895[/snapback]

      concordo com vc. tudo depende da competencia da pessoa que ta fazendo e como está gerenciando a fase pressurizado. ja que si não futucar en nada na original, ela fica perfeita, e logo que o turbo entra, o gerenciador atua. mais este não é o caso aki.

      sobre esquentar a ie, pelo que sei conversando certa vez com o prado de cascavel, vc apenas vai modificar informações e não acresentar nada, vai mudar x por y e tal, sendo assim não vejo como sobrecarregar a central.

      eu adecuaria a original as novas condições.

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #64

        30 a num circuito impresso ?..cara… totalmente fora da realidade... são 4 bicos sequenciais, imped?ncia de 17ohms... portanto a corrente máxima seria 14,5v / 17 = 2a.

        o circuito da bobina a mesma coisa, vai apenas o sinal de chaveamento. .. e eu afirmo que a ordem de grandeza é essa,,, vê lá uns 5a pra estrapolar uns 10a... bem longe dos 30a.

        porcaria de calculadora fajuta uahuahua

        onde que 14,5 / 17 dá 2a auhuhua...mas dá pra ter noção da ordem de grandeza facilmente né ?

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          marcioap
          escreveu em última edição por
          #65

          30 a num circuito impresso ?..cara… totalmente fora da realidade... são 4 bicos sequenciais, imped?ncia de 17ohms... portanto a corrente máxima seria  14,5v / 17 = 2a.

          o circuito da bobina a mesma coisa, vai apenas o sinal de chaveamento. .. e eu afirmo que a ordem de grandeza é essa,,, vê lá uns 5a pra estrapolar uns 10a... bem longe dos 30a.

          porcaria de calculadora fajuta uahuahua

          onde que 14,5 / 17 dá 2a auhuhua...mas dá pra ter noção da ordem de  grandeza facilmente né ?

          [snapback]602975[/snapback]

          pior a minha ainda q saiu un valor totalmente diferente, como q se calcula isso over? apenas dividindo a voltagen pela ressistencia? 14.5 dividido 17? pra min deu un valor doido aki.

          1 Resposta Última resposta
          • E Offline
            E Offline
            el.rafar
            escreveu em última edição por
            #66

            de eletrica no segundo grau eu so lembro de u= ri …

            ps: nda ver com o topico mais... ontem no concurso da anac teve uma pergunta sobre a bruna surfistinha... e outra sobre o big brother brasil..

            dps tem uma crise aerea e ninguem sabe pq...

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #67

              exato, u = r x i

              variando nos pontos máximos:

              bateria totalmente carregada, no limite de operação 14,5v, se estiver com mais carga elétrica (farol, som, etc) no limite seriam alguma coisa perto de 12v, ou seja a corrente ia ser ainda menor (por isso precisa corrigir o tempo de injeção por tensão de bateria, com corrente menor a bobina do bico fica mais lenta (nem devia falr isso, mas pro povo entender fica facil apesar de ser meio incorreto técnicamente) pra abrir

              imped?ncia dos bicos, digamos que me vez de 17 sejam 12 ohm

              14,5 / 12 = 1,21a

              se fossem por bancada ( um driver por cada par de bicos, ligados em paralelo) seria:

              1/r = 1/12 + 1/12

              r = 6 ohm

              14,5 / 6 = 2,41a..mesmo assim longe de 30a :pedala:

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                stefano
                escreveu em última edição por
                #68

                se o ednilson souber um jeito de reprogramar as injeções marelli iaw 4lv e 4sv (motores ea111 1.0 8v e 16v com egas) retirando a estratégia torque de comando da borboleta e programar estilo copiando o pedal do acelerador …

                ... ganharia uma medalha

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  marcioap
                  escreveu em última edição por
                  #69

                  exato, u = r x i

                  variando nos pontos máximos:

                  bateria totalmente carregada, no limite de operação 14,5v, se estiver com mais carga elétrica (farol, som, etc) no limite seriam alguma coisa perto de 12v, ou seja a corrente ia ser ainda menor (por isso precisa corrigir o tempo de injeção por tensão de bateria, com corrente menor a bobina do bico fica mais lenta (nem devia falr isso, mas pro povo entender fica facil apesar de ser meio incorreto técnicamente) pra abrir

                  imped?ncia dos bicos, digamos que me vez de 17 sejam 12 ohm

                  14,5 / 12 = 1,21a

                  se fossem por bancada ( um driver por cada par de bicos, ligados em paralelo) seria:

                  1/r = 1/12 + 1/12

                  r = 6 ohm

                  14,5 / 6 = 2,41a..mesmo assim longe de 30a  :pedala:

                  [snapback]602995[/snapback]

                  ou seja over, si a bateria estiver meio descarregada, tipo 12.5v en vez dos 13.8 que é o correto né? eu precisaria de un ti maior pra obter a mesma quantidade de combustivel certo? essa variação pela lentidão da bobina ao ter menor corrente é muito pequena? ou é algo consideravel?

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fahrell
                    escreveu em última edição por
                    #70

                    ? complicado pq quem mexe em chip só pode alterar valores de vari?veis… o codigo executável mesmo fica intacto... pq ele é propriet?rio e ninguem tem acesso... limitando muito a margem de alteração...

                    existem os artificios e truques pra enganar o programa... mas alterar efetivamente o funcionamento lágico dele, é impossivel sem conhecer, decompilar, reescrever e colocar de novo na central... ou seja, pra nés meros mortais, sem a estrutura do fabricante da central... impossivel de vez...

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #71

                      ou seja over, si a bateria estiver meio descarregada, tipo 12.5v en vez dos 13.8 que é o correto né? eu precisaria de un ti maior pra obter a mesma quantidade de combustivel certo? essa variação pela lentidão da bobina ao ter menor corrente é muito pequena? ou é algo consideravel?

                      [snapback]603005[/snapback]

                      exato….

                      as injeções program?veis top (mbe, dta, motec, etc.) tám mapa de correção de tempo de injeção por tensão do sisema eletrico....

                      qto menor a tensão do sistema, mais tempo o bico leva pra abrir, da? precisa de um tempo de injeção maior...

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Ricardo
                        escreveu em última edição por
                        #72

                        nao precisa ser top nao, até a megasquirt tem correcao de ti por queda de tensao.

                        as originais digitais acho que todas tem.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #73

                          1? - a resolução não é de 50 em 50… nem de 500 em 500, os intervalos variam com o set point, ela determina quais as rotações que as 16 (isso são 16 pontos de rpm nesta central) curvas representam... poderia hipot?ticamente ter de 1.100, 1.200, 2.000, 2.040, 5000

                          , mas não é impossível ainda mais pra quem tenha acesso ao programa original de fabrica onde todas as informações são bem conhecidas (diferente de mim que tenho que ficar tentando adivinhar como cada curva funciona porque uso o programa do prado entre outros).

                          over,

                          os mapas da alien tech distribuídos pelo prado tem 16 pontos….na injeção q tenho no meu carro o perfect power ,tb tenho tabelas de 16x8

                          mas estou falando do software original da marelli :pedala:

                          fiz o curso de chip no prado.....o programa q o ednilson usa não tem nada a ver.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #74

                            ? complicado pq quem mexe em chip só pode alterar valores de vari?veis… o codigo executável mesmo fica intacto... pq ele é propriet?rio e ninguem tem acesso... limitando muito a margem de alteração...

                            existem os artificios e truques pra enganar o programa... mas alterar efetivamente o funcionamento lágico dele, é impossivel sem conhecer, decompilar, reescrever e colocar de novo na central... ou seja, pra nés meros mortais, sem a estrutura do fabricante da central... impossivel de vez...

                            [snapback]603007[/snapback]

                            nota 10.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #75

                              se o ednilson souber um jeito de reprogramar as injeções marelli iaw 4lv e 4sv (motores ea111 1.0 8v e 16v com egas)  retirando a estratégia torque de comando da borboleta e programar estilo copiando o pedal do acelerador …

                              ... ganharia uma medalha

                              [snapback]603001[/snapback]

                              ele é especialista somente nas injeções q ele trabalhou….. :pedala:

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #76

                                concordo com vc. tudo depende da competencia da pessoa que ta fazendo e como está gerenciando a fase pressurizado.

                                isso aí…......qq bom chipador c emulador poder? fazer 1 carro bem acertadinho.

                                imagine a pessoa q trabalhou calibrando os carros zero km e c o software original :pedala:

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
                                  Q Offline
                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #77

                                  bom….pro q o hauck falou q quer fazer, com certeza a ie original vai se complicar pra deixar o acerto tão redondo qto uma ie totalmente programóvel deixaria....tanto é que se a original realmente desse conta de um aspro realmente forte, nego não ia gastar os tuos com ie top e nem gastar um tempão em dinam?metro acertando o motor...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
                                    O Offline
                                    overspeed
                                    escreveu em última edição por
                                    #78

                                    over,

                                    os mapas da alien tech distribuídos pelo prado tem 16 pontos….na injeção q tenho no meu carro o perfect power ,tb tenho tabelas de 16x8

                                    mas estou falando do software original da marelli :pedala:

                                    fiz o curso de chip no prado.....o programa q o ednilson usa não tem nada a ver.

                                    [snapback]603025[/snapback]

                                    verdade…o ednilson usa o sistema de desenvolvimento da marelli... feito pra construir do zero os mapas da central... todos os mapas são conhecidos e ainda por cima bem definidos (qual a carga, rpm, em que situações ele é usado, se corrige ou substitui outro mapa, etc), outra que os drivers da alientech não são completos... tem apenas as informações que quem construiu sabe (endere?o, e função) e vc não faz a escala de rpm ou carga (o que eu acho um erro, ela coloca valores de rpm por alguma m?gica que nem sempre representa a verdade ... infelizmente)... mas é o programa mais versútil pra mexer em bosch, delco, marelli, etc... existem outros programas, mas são mais voltados a um tipo de central (por exemplo winols é excelente pra bosch, muito bom pra siemens se vc tiver os drivers (chamados de damos e simos), mas num tem nada demais pra marelli ou delco por exemplo)

                                    não é que o mapa da alientech tenham apenas 16 pontos... a central usa mapas de 16x16 nos 2 principais mapas de combustável (a outra curva que conheão tem 16x2 snme) junta isso tudo e vc tem diversos pontos de rpm pra mexer o que já é bastante coisa hehehe

                                    por exemplo na central do calibra, uma das curvas tem 16 curvas de rpm, são 14 curvas pra até 4.000 e só 2 pra acima disso... na outra familia de curvas de combustável (que é usada junto com esta primeira) é mais distribu?do dos 4.000 até snme 7.000 e pouco rpm... assim vc tem diferenças de combustável pra mesma carga estando digamos em 4.000 ou 4.500 ou 5.000.

                                    ou seja por determinada curva é a mesma qdade de combustável de 4 a sei lá 6.000 (num lembro os valores exatos) mas pela outra dos 4 aos 6k é bem dividido.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      RS2
                                      escreveu em última edição por
                                      #79

                                      exato….

                                      as injeções program?veis top (mbe,  dta, motec, etc.) tám mapa de correção de tempo de injeção por tensão do sisema eletrico....

                                      qto menor a tensão do sistema, mais tempo o bico leva pra abrir, da? precisa de um tempo de injeção maior...

                                      [snapback]603016[/snapback]

                                      fuel tech não tem correção por tensão.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Gaucho
                                        escreveu em última edição por
                                        #80

                                        verdade…o ednilson usa o sistema de desenvolvimento da marelli... feito pra construir do zero os mapas da central... todos os mapas são conhecidos e ainda por cima bem definidos (qual a carga, rpm, em que situações ele é usado, se corrige ou substitui outro mapa, etc

                                        nota 10. :pedala:

                                        o grande problema , são q existem classes de chipadores.

                                        1?. é aquele q não manja nada de carro….comprou o programa do prado e aprendeu a soldar chip e copia uns chips prontos do programa.

                                        2?. aquele q abre o lap top, altera o mapa de ponto e de combustável e diz q teu carro vai ficar canh?o.

                                        3?. aquele q saca de mecânica , comprou o programa e + alguns aparelhos (lambda meter + emulador + rasther,napro etc)....esse quer aprender a acertar o carro em tempo real, na rua ou no dino...............bate cabeça no in?cio...sofre bastante p q em cada modelo de carro, a alteração q fez em 1 fica diferente no outro modelo. e c certeza far? carros cada dia bem + acertadinhos em relação ao anterior.

                                        esse 3? eu bato palma....................o 1? e o 2? se queimam e fazem pessoas terem pensamentos errados sobre preparação eletrúnica.

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                                        • O Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #81

                                          eu diria que tem ainda o 4? tipo no qual eu me encaixo…

                                          não consigo mexer em nada sem saber o porquê (por isso sou engenheiro hehehe) pra mim num adianta o driver dizer rotação x carga, se num define o que é carga pra ele... em alguns drivers carga é o map, em outras é tps e em outras é carga estabilizada, m?trica, etc (que são o valor do map após algum filtro )... não é algo bem definido.

                                          tem driver que diz combustável parcializado... vc vai ver é correção de combustável por temperatura do ar ou da água... é parcial porque é por rotação e se vc enriquecer por ele enriquece, mas por um artificio

                                          tem central que os mapas só somam valores de tempo de injeção.. em outros alguns dos mapas multiplicam os valores de alguns mapas por sensores (tipo o tempo b?sico + correção de temperatura da água, do ar) somados... enfim pra mim só contenta se souber a estratégia da injeção...se tem um mapa de plena carga, se tem um mapa de correção do tempo de injeção que corrige o tempo de injeção pra plena carga... e como sempre esse tipo de informação só quem trabalhou em fabrica sabe...e nem sempre sabe 100% do sistema e com 100% de certeza porque a fabrica não dá esse tipo de informação a qualquer um exceto se for o necessário.

                                          sou engenheiro eletricista, mas o mano (que é quem tem a oficina) fez engenharia mecaut então pra mexer com reprogramação eu lá tudo o que pude de apostila, livro, etc pra poder chegar no lap top e saber o que fazer...

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