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Lancia delta s4

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    F Offline
    Fiasa Power
    escreveu em última edição por
    #7

    estoril não é tão travado assim não . tinha uma das maiores retas do circo e um falso misto com duas curvas de alta seguidas de duas meias-retas no miolo . depois uma parte realmente de baixa seguida já da parabolica feita de po embaixo para a enorme reta .

    as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

    o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

    abraços .

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    • F Offline
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      Fiasa Power
      escreveu em última edição por
      #8

      só curiosidade… fora do escopo do tópico...

      vc acha que uma lotus 98t tinha chassis deficiente... e uma mclaren ou williams do mesmo ano ?

      de qualquer modo isso é irrelevente. pois todos os f1 participaram do gp, bem como de sua classificação.

      monstro de potência pra mim é o f1.

      e chassis fantástico... de qual aplicação estamos falando ?


      sei que tio colin já fez um f1 4x4... não vingou.

      alguém sabe se o regulamento de 87 da f1 proibia 4x4 ?

      se não proibia... estranho essa configuração não ser testada/utilizada em circuitos lentos.

      []?s

      [snapback]608397[/snapback]

      amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

      além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

      abraão .

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      • A Offline
        A Offline
        Anderson Torres
        escreveu em última edição por
        #9

        o henri toivonen morreu em 1986 mesmo não foi??? num delta s4 da martini, acho que foi a gota dáagua para o grupo b, depois disso foi banido do rally :-(

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #10

          se fosse em brands hatch era pole com 1 segundo acima .

          1 Resposta Última resposta
          • V Offline
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            Vences
            escreveu em última edição por
            #11

            amigo , não existe a menor necessidade no caso do f?rmula 1 . eles correm em circuitos planos , asfalto . é outro tipo de pilotagem completamente diferente .

            além disso , imagine um sistema de transmissão 4x4 numa configuração de motor em v longitudinal . como ficaria o formato desse f1 é seria aerodinamicamente adequado ?

            abraão .

            [snapback]608443[/snapback]

            e acha que não sei disso é já viu o antigo f1 4x4 que coisa feia que é ?

            fiz a pergunta para se perguntarem:

            u?… aerodin?mica muito inferior ao f1 (em se tratando de downforce), metade da potência, aplicações opostas, etcetcetc... como pode ?

            hummmmmmm deve ser por ser 4x4 então.

            se fosse isso certamente no ano seguinte as equipes de f1 construiriam 2 carros diferentes para o campeonato: um tradicional e outro 4x4 para certos circuitos...

            as curvas de alta possibilitaram ao lancia ser tão estápidamente rápido em relação ao f1 . e com mais treino dava primeira fila .

            não seria o contrário é curvas muito lentas aproximam os dois carros pelo fato da aerodin?mica do f1 em downforce perder import?ncia. depois da curvinha um leva vantagem na aceleração, ora, mas o outro já levou vantagem antes da curvinha na frenagem…

            a curva de alta para um f1 não é tão de alta para um carro com aerodin?mica que não exer?a tanto downforce.

            o fato é que aquele carro era uma besta infernal . e em todos os sentidos . um primor técnico . sem falar na pecinha entre o banco e o volante , um alien .

            besta infernal comparado a o quê é e se o é assim é por ser 4x4.

            o outro carro não é uma obra do dem?nio tb é só tinha o dobro de potência. perdia até certo ponto na aceleração partindo do zero. mas e a capacidade de frenagem e de dobrar é e não vejo motivo do primor técnico de um f1 ser inferior ao do s4.

            quanto é pecinha… é misturar mundos diferentes. mas aquele do carro preto h? de concordar (ao menos) que era um alien em qualificações.

            []?s

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Anderson Torres
              escreveu em última edição por
              #12

              mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

              1 Resposta Última resposta
              • V Offline
                V Offline
                Vences
                escreveu em última edição por
                #13

                mas vences, é fato cara estão ai os tempos de volta, não tem oq falar…

                [snapback]608577[/snapback]

                ? fato ?

                coisa oficial ?

                entende o que quero dizer é aquele tópico gigante do outro fórum que passei ninguém deu uma fonte oficial. metade do pessoal acredita a outra metade duvida.

                desculpa… é que não entra na minha cabeça.

                infelizmente não é possível hoje pegar um s4 e fazer o teste simplesmente pq estoril hoje está desfigurada para aquela de 86.

                []?s

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fiasa Power
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  foi um desafio lançado é época do rally de portugal em 1986 . toivonen deu algumas voltas e cravou seu melhor tempo em 1:18.1 . foi cronometrado , pela longines .

                  meses depois a pole do gp de estoril foi com o tempo de 1:16.8 .

                  o fato é comprovado . as especulações do porque ficam no ar . mas o fato é fato , é quase inacreditável mas é fato e não posso fazer nada .

                  quanto ao dobro de potência , temos que levar em consideração qual o regime de giros no qual tal potência se manifestava . aqueles eram motores com uma eternidade de lag , enquanto o lancia acelerava de 0a200 em pouco menos de 8 segundos . era sim uma besta infernal , e uma besta do inferno de motor central , com freios tão bons quanto f1 (225mm , fibra de carbono) , tração 4x4 , desprovido de lag (em razão do esquema sc , turbo em série) e peso pouca coisa superior ao formula 1 (550 kg) . o esquema de suspensão , superior , deve ser levado em consideração num circuito ondulado como estoril . descida e subida . a possibilidade de ter contornos de curva competamente diferentes de um carro de circuito . se na terra era inacreditávelmente veloz e estável , que dir? no asfalto liso .

                  vale lembrar também , que naquela época os carros tinham um desenho diferente . o reabastecimento era proibido e os tanques ocupavam uma considerável área , prejudicando também a aerodinamica . eram carros ind?ceis e dific?limos de se controlar , muito em parte devido ao lag e câmbio inteiramente manual . a vantagem quase sempre se resume ao desempenho notável dos pilotos daquela época e as velocidades em fim de reta . eram carros que a nível de chassis e aerodinamica ainda tinham bastante a evoluir .

                  se fosse em monza ou paul ricard , aí sim seria lenda . mas em estoril não vejo nada de tão inveross?mil tal a excel?ncia daqueles carros . e num circuito tipo brands hatch dava até pole . não tem mist?rio nenhum .

                  abraão .

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fiasa Power
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    um f1 dauela época atingia fácil em fim de reta os 350 , e mais em condições especiais . hoje , se cagam e não atingem isso .

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      vale lembrar também , que não existem freadas fortes em estoril , tipo hairpins fechados . existem curvas largas de média/alta e algumas de baixa , mas sem freada muito brusca . é o tópico circuito divertido pro piloto , se contorna sempre pendurado .

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        m4c4c0
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          Anderson Torres
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          mas com o tempo de 10 anos depois feito pelo hill, já não vale mais pq ai estoril já tinha chicane n

                          1 Resposta Última resposta
                          • N Offline
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                            Nuvo
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              uma dúvida que eu sempre tive: o senna fez essa pole no seco né? pq a corrida foi debaixo de chuva…

                              [snapback]608780[/snapback]

                              foi no seco sim . a corrida foi um inferno .

                              1 Resposta Última resposta
                              • H Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #21

                                imagino que o carro de rally não completaria uma prova inteira de quase duas horas.

                                [snapback]608712[/snapback]

                                baseado em que você fala isso?

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  GusWRC
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  eu acho simples: não existem pilotos no mundo, seja em q categoria for, capaz de fazer frente aos pilotos de rally….

                                  esses do grupo b eram ainda mais retardados, e dando carros desse gabarito pra eles, não fica difácil entender como conseguiram.

                                  até os dias de hj, qdo fazem eventos e trocam pilotos de rally por f?rmula é um massacre.

                                  existe até o caso do schumacher q não quis trocar com colin mcrae pq disse ser muito perigoso acelerar entre ?rvores e penhascos.... e eu admiro o schumacher pelo arrojo, então vc imagine o calibre dos outros pra fazer ele afinar...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    m4c4c0
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    baseado em que você fala isso?

                                    [snapback]608792[/snapback]

                                    a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                                    e pelo $$$ investido.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      GusWRC
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      a minha impressão é que esses motores da série b estariam muito mais próximos do limite, até pela duração das provas e pelos néveis de esfor?o, do que um f1.

                                      e pelo $$$ investido.

                                      [snapback]608940[/snapback]

                                      eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                      só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                      http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                      http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        eu acho q não. os motores de rally são até mais resistentes que os de f1, pois tem q suportar muito mais esforão num fds de prova, muito mais longo q uma prova de f1, e ainda por cima tem os deslocamentos e tal…

                                        só pra ter idéia do q era um s4 grupo b, dois vêdeos de um delta na berg cup, nos dias atuais. hj o carro ainda é um absurdo, imagine 20 anos atrás...

                                        http://www.youtube.com/watch?v=22cocylti7i

                                        http://www.youtube.com/watch?v=crt0epipxqi

                                        [snapback]608943[/snapback]

                                        discordo que o esforão seria maior. h? interrupções (que podem ser usadas para correção/consertos/refrigeração), os altos giros são mantidos por menos tempo, e até o escorregamento maior preserva os componentes, não?

                                        acho que tem mais dinheiro (materiais mais nobres/engenharia) num f1, que tira mais potência específica de determinada cm3, mas com previsão de uso de duas horas de pauleira.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          GusWRC
                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          olha o q a baga?a fazia de curva. facinho de surrar um f1

                                          http://www.youtube.com/watch?v=fbjxpwn1rcw…related&search=

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