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5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…

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    16volts
    escreveu em última edição por
    #9

    na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

    ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

    [snapback]621050[/snapback]

    naum deu tempo de editar… mas acho que se der pra manter pressão de 0.2 - 0.3 nos 100 - 120 sem zoar o escape e com uma mistura estequiom?trica (nada de enriquecer muito) o consumo deve até diminuir pq a efici?ncia térmica do motor aumenta...

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      * Caroline Stella *
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      #10

      uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

      [snapback]621070[/snapback]

      isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.

      esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.

      mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.

      o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.

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        16volts
        escreveu em última edição por
        #11

        em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

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        isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.

        esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.

        mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.

        o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.

        [snapback]621072[/snapback]

        :olhos:

        c/ ctz… sem contar que uma caixa quente custa 100-150 reais

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
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          Maran
          escreveu em última edição por
          #12

          uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

          em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

          trocar a 5a por uma mais longa tb é possível, mas pra manter o mesmo regime, como o fabio(brosol e cia jedi master )já falou, provavelmente vai ter mais carga, o que pode acordar o turbo mais cedo (se vc enfiar uma 5a a 1000 rpm e tuchar o po no fundo, provavelmente vc ver? pressão antes dos 3000 rpm hehe).

          agora a solução ideal mesmo é trocar a caixa quente, enfia uma .63 ali, papo de 100 merr?is, e resolva seu problema, vai ajudar muito a tracionar as marchas mais baixas e em alta o motor vai falar mais alto tb. mais barato do que desmontar seu câmbio, além de te dar mais potência e alcançando o mesmo resultado.

          []s

          [snapback]621070[/snapback]

          edited

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          • M Offline
            M Offline
            Maran
            escreveu em última edição por
            #13

            editei pq o que escrevi foi uma redund?ncia.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #14

              q mestre jedi dos carburadores… sei um pouco sobre essas on?as, sou discipulo da mestra carol rs....

              mas entao, injetado ate concordo com a teoria pressao x consumo, mas carburado... sendo que sistema inteiro esta sob a mesma pressao e o aumento da pressao na entrada de combustivel só é ultilizado pra manter o diferencial, teoricamente tanto faz se tem a pressao atmosferica sobre o carbura ou 2 kilos de pressao, nao muda nada, o que conta é a vazao de ar que esta tendo pelo venturi.

              obs: me correu duas coisas agora, existe duas partes do carbura que são um pouco influenciada sim pela pressao: o circuito de lenta, que esta com parte exposto ao vacuo do coletor. quanto maior a diferencial de pressao entre antes e depois da borboleta teoricamente mais alimentacao, mas em contra partida, quanto maior o diferencial de pressao, tb mais fecha a valvula de maxima, emagrecendo assim a mistura do primeiro estagio.

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                porva
                escreveu em última edição por
                #15

                essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Garcia
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  fahrell, vc escreveu muita coisa parecida com o que eu penso, por isso, esse quote assim, expressando minha opinião sobre a dúvida do tulio.

                  não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

                  desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

                  [snapback]621060[/snapback]

                  tb não entendi. bom, se vc, tulio, quiser um carro bom de arrancada (aceleração), é interessante que a turbina sempre encha cedo, e, como o fahrell comentou, desde que não amarre em alta, tá tudo certo.

                  ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero… basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

                  [snapback]621060[/snapback]

                  eu diria que dosar o po serve pra qualquer carro, seja aspirado ou turbo original, aspirado ou turbo adaptado .

                  tanto que, sem ser mão de vaca cheguei a fazer 16km/l com meu xsara 1.8 16v na estrada…

                  se não pisar, não gasta… não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

                  [snapback]621060[/snapback]

                  ? exatamente isso. dosar o po.

                  tanto que muitos manuais recomendam que, quando você atingir uma velocidade ideal (seja ela qual for :olhos:), que se alivie um pouco a pressão exercida sobre o pedal do acelerador. isso resultar? numa mínima variação de velocidade, entretanto, uma sensável diferença de consumo…

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    Túlio DNS 52
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

                    ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

                    [snapback]621050[/snapback]

                    pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...

                    por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais....

                    posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

                    não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

                    desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

                    ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero... basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

                    se não pisar, não gasta... não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

                    [snapback]621060[/snapback]

                    tem uma via aqui no rio chamada linha amarela….

                    vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

                    o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

                    pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

                    pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

                    e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

                    edit:

                    esqueci de dizer....

                    no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

                    mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Garcia
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      eu posso estar enganado, tulio, mas, se vc colocar uma 5? mais longa, teu carro vai pressurizar mais…

                      passa mais algumas especificações do teu motor... quem sabe surgem mais idéias.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio Lima
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

                        [snapback]621200[/snapback]

                        olha, do que eu entendi do funcionamento desta valvula, quanto menor a diferença de pressao entre antes e depois da borboleta, ela enriquece mais a mistura. tipo, vc dando acelerando a fundo em baixa, com poucos giros, ela vai engordar a mistura do primeiro estagio.

                        **pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...**por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais….

                        posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

                        tem uma via aqui no rio chamada linha amarela....

                        vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

                        o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

                        pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

                        pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

                        e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

                        edit:

                        esqueci de dizer....

                        no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

                        mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

                        [snapback]621208[/snapback]

                        em todo carro carro é assim. vc acelera, ele anda e gasta e vice-versa. meu gol ( 1.8 gasolina ) a 80 por hora constantes chega a fzer 14/14,5km/h, a 110 já cai pra proximo de 12,5/13, a 150/160 ( sempre constantes ) já vem pra 11 o consumo. o gol g4 ( 1.0 8v ) aki do trampo, mesma coisa. andando a 90/100 gasta bem menos que a 110/120.

                        nao é só o caso do motor girar mais, o carro correndo mais gasta mais energia pra vencer a barreira de ar, gasta mais energia com o atrito dos pneus. ainda mais um gol quadrado, que tem péssima aerodinamica.

                        me lembra meu amigo que tem uma oficina de caminhoes, proprietarios de caminhoes antigos massarico ( nao turbo ) procuram eles pra turbinar os caminhoes justamente pra baixar o consumo. é um motor de outro tipo de concepção mas…

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pix
                          escreveu em última edição por
                          #20

                          voce quer algo dificil. o ideal é o que a carol falou:

                          booster.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fahrell
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            ? como o f?bio falou… o que gasta combustivel é pisar... estando a turbina soprando ou não...

                            e digo mais... num carro bem regulado, a eficiencia de um carro é muito maior com a turbina soprando do que aspirado... claro que o consumo é proporcional aos hps requeridos...

                            resumindo a grosso modo se vc tem um carro com 300 hps e só está es=xigindo dele 30 hps pra manter a velocidade, ele só vai gastar o equivalente a um de 30 hps...

                            se a turbina está soprando, é sinal que tem esforão no motor... e se vc pisa pra vencer esse esfor?o, ele vai gastar... independente de como ele gere esses cvs... com turbina ou não...

                            1 Resposta Última resposta
                            • H Offline
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                              HOT_62
                              escreveu em última edição por
                              #22

                              pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.

                              anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.

                              seria uma alternativa?

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Garcia
                                escreveu em última edição por
                                #23

                                pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.

                                anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.

                                seria uma alternativa?

                                [snapback]621327[/snapback]

                                tb pensei algo assim, até inclusive, como se fosse um on/off na turbina.

                                algo como on , trabalhando na pressão que usa agora, e off , usando o mínimo de pressão possível.

                                ? algo para se pensar e avaliar, pois, ao meu ver, é muito interessante.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Fabio Lima
                                  escreveu em última edição por
                                  #24

                                  se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.

                                  já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.

                                  por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.

                                  se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    jefferson parizati
                                    escreveu em última edição por
                                    #25

                                    se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com  ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.

                                    já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.

                                    por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.

                                    se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…

                                    [snapback]621336[/snapback]

                                    assino a onde. :olhos:

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                                      #26

                                      soh não entendi uma coisa: tah sem grana pra trocar a caixa da turbina (uns 100 reais) e mesmo assim quer mecher no cambio? (mecher no cambio não ficaria ainda mais caro que os 100 reais??)

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #27

                                        soh não entendi uma coisa: tah sem grana pra trocar a caixa da turbina (uns 100 reais) e mesmo assim quer mecher no cambio? (mecher no cambio não ficaria ainda mais caro que os 100 reais??)

                                        [snapback]621346[/snapback]

                                        só pra tirar o cambio cobram +- 80/100 reais. pra abrir e trocar uma engrenagem, pelo menos +100/150.

                                        caixa quente usada da pra conseguir até de gra?a, mas não é isso q resolver? o problema do nosso colega.

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                                        • G Offline
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                                          #28

                                          fabio e carol, perfeitos os seus comentários.

                                          no caso específico do f?bio me tirou uma dúvida grande, com relação ao ponto de ignição…..

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