Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Sonda x interfer?ncias

Sonda x interfer?ncias

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
119 Posts 21 Posters 9.5k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • D Offline
    D Offline
    DuKa
    escreveu em última edição por
    #7

    sei que o negativo da sonda gera um sinal serca de 300mv acima do terra universal do carro…. eu sempre utilizei o negativo do multimetro / hallmeter parafusado direto no bloco do motor...

    1 Resposta Última resposta
    • * Offline
      * Offline
      * Caroline Stella *
      escreveu em última edição por
      #8

      penso em pegar a sonda de outro carro com turbo adaptado pra testar, é uma hipotese…

      medi com e sem a sonda estar ligada no fio do halmeter. inclusive notei q sem a parte de aquecimento ligada, a voltagem se estabiliza na faixa de 600mv. é normal a leitura ficar tão mais baixa assim por causa da aus?ncia do aquecimento? a temperatura no pir?metro estava em +- 300? nesse período.

      não tem nenhum ponto descascado, os terminais são novos e originais da vw.

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        Lost
        escreveu em última edição por
        #9

        carol, quando voce mediu la na sonda, pegou o negativo de onde? e quando mediu no multimetro?

        o problema pode estar no negativo.

        no meu carro, pra eu ter uma leitura correta da sonda, tive que puxar o terra do modulo da carca?a da i.e. assim, consigo ler exatamente o que a i.e. esta lendo, seja correto ou nao. eu tinha uma diferenca de 200mv pegando o terra de outro lugar… quando estava 800mv por exemplo, no meu modulo chegavam 1000mv... pegando o terra da i.e. ficou correto.

        tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.

        se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter... ai sim a leitura sera correta.

        abraço

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lost
          escreveu em última edição por
          #10

          o calor que a sonda precis é lá dentro dela… o pirometro estar a 300, nao necessariamente indica que o interior da sonda, onde é feita a medicao do oxigenio,esteja nessa temp. agora, se estava em 300c h? bastante tempo, por exemplo se o carro ja estava rodando e ai vc desligou o aquecimento, ai fica estranho.

          penso em pegar a sonda de outro carro com turbo adaptado pra testar, é uma hipotese…

          medi com e sem a sonda estar ligada no fio do halmeter. inclusive notei q sem a parte de aquecimento ligada, a voltagem se estabiliza na faixa de 600mv. é normal a leitura ficar tão mais baixa assim por causa da aus?ncia do aquecimento? a temperatura no pir?metro estava em +- 300? nesse período.

          não tem nenhum ponto descascado, os terminais são novos e originais da vw.

          [snapback]626342[/snapback]

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lee
            escreveu em última edição por
            #11

            mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?

            eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
              * Offline
              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #12

              carol, quando voce mediu la na sonda, pegou o negativo de onde? e quando mediu no multimetro?

              o problema pode estar no negativo.

              no meu carro, pra eu ter uma leitura correta da sonda, tive que puxar o terra do modulo da carca?a da i.e. assim, consigo ler exatamente o que a i.e. esta lendo, seja correto ou nao. eu tinha uma diferenca de 200mv pegando o terra de outro lugar… quando estava 800mv por exemplo, no meu modulo chegavam 1000mv... pegando o terra da i.e. ficou correto.

              tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.

              se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter... ai sim a leitura sera correta.

              abraço

              [snapback]626345[/snapback]

              qdo medi na sonda (com o plug solto), fiz o negativo direto na bateria p/ aterrar a sonda.

              lost, não entendi essa parte:

              _tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.

              se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter… ai sim a leitura sera correta._

              obs: comprei um multimetro novo pros próximos testes.

              1 Resposta Última resposta
              • * Offline
                * Offline
                * Caroline Stella *
                escreveu em última edição por
                #13

                mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?

                eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.

                [snapback]626349[/snapback]

                motor carburado, só usa uma sonda :d

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lost
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)

                  medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.

                  por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.

                  qdo medi na sonda (com o plug solto), fiz o negativo direto na bateria p/ aterrar a sonda.

                  lost, não entendi essa parte:

                  _tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.

                  se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter… ai sim a leitura sera correta._

                  obs: comprei um multimetro novo pros próximos testes.

                  [snapback]626352[/snapback]

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?

                    eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.

                    [snapback]626349[/snapback]

                    motor carburado, só usa uma sonda :d

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
                      * Offline
                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?

                      eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.

                      [snapback]626349[/snapback]

                      motor carburado, só usa uma sonda :d

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
                        * Offline
                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)

                        medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.

                        por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.

                        [snapback]626359[/snapback]

                        hmmm entendi.

                        esse cabo com malha externa eu tenho em casa em algum lugar.

                        posso deixar a sonda aterrada onde ela está atualmente (na bateria) e nisso puxar um segundo fio saindo direto do terra dela (fio cinza) levando ele pra dentro do carro?

                        1 Resposta Última resposta
                        • * Offline
                          * Offline
                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)

                          medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.

                          por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.

                          [snapback]626359[/snapback]

                          hmmm entendi.

                          esse cabo com malha externa eu tenho em casa em algum lugar.

                          posso deixar a sonda aterrada onde ela está atualmente (na bateria) e nisso puxar um segundo fio saindo direto do terra dela (fio cinza) levando ele pra dentro do carro?

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lost
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            exato, pode aterrar ela na bateria, mas puxe pra dentro do carro ligando la proximo do conector da sonda… ai use esse negativo como negativo do hallmeter...

                            esse fio é chamado cabo de microfone hehehehe eh um fio com 2 fios dentro, normalmente um vermelho e um branco e um monte de fiozinnhos de cobre enrolados em volta.

                            claro que o ideal nao eh esse fio que a malha é enrolada, mas sim tran?ada igual em cabos de tv, que forma uma especie de tela, mas tran?ado é mais dificil de encontrar, e o enrolado ajuda bem... faça um teste, nessa malha ligue o positivo do multimetro, e ligue o negativo no motor... o que vc medir na malha, eh o que ela esta removendo de ruido dos fios.

                            outra maneira seria usar um par tran?ado, assim qqr ruido atingiria os 2 fios, e um automaticamente cancelaria o outro. passar soh o fio de sinal é a pior maneira, pois o ruido atinge apenas o fio de sinal....

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
                              * Offline
                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              cheguei em casa agora, soltei o plug da sonda e medi do jeito q vc falou: positivo do multimetro no fio de sinal e negativo do multimetro no fio terra da sonda…a diferença é enorme, vieram 980mv e deu pico de 1volt :d

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
                                ? Offline
                                Visitante
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                detalhezinhos complicados, heim ? ?

                                pior que a gente arruma tanto pra no final saber que a leitura de uma sonda normal nunca é aquela coisa …....... :hauhau:

                                ? arrependimento de ter vendido meu kit da innovate........ :d

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
                                  * Offline
                                  * Caroline Stella *
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  cheguei em casa agora, soltei o plug da sonda e medi do jeito q vc falou: positivo do multimetro no fio de sinal e negativo do multimetro no fio terra da sonda…a diferença é enorme, vieram 980mv e deu pico de 1volt :ninja:

                                  [snapback]626389[/snapback]

                                  liguei tudo certinho e a leitura voltou a baixar. detalhe q o escape está com ~270? e qdo cheguei e medi os 980mv o escape estava com mais de 400?. :d :hauhau: :hauhau:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
                                    * Offline
                                    * Caroline Stella *
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    detalhezinhos complicados, heim ? ?

                                    pior que a gente arruma tanto pra no final saber que a leitura de uma sonda normal nunca é aquela coisa …....... :hauhau:

                                    ? arrependimento de ter vendido meu kit da innovate........ :hauhau:

                                    [snapback]626394[/snapback]

                                    ai q ta: ja tive leituras bonitas na sonda, mas nunca com o motor 2.0. só no 1.8 é q era tudo na paz entre eu e o halmeter. :d

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
                                      ? Offline
                                      Visitante
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      ai q ta: ja tive leituras bonitas na sonda, mas nunca com o motor 2.0. só no 1.8 é q era tudo na paz entre eu e o halmeter.  :hauhau:

                                      [snapback]626407[/snapback]

                                      tia, passa um pequeno feedback do comportamento das leituras de sonda narrow+pir?meto em relação a cor das velas (que eu sei que vc sempre vê :d ) pra gente fazer uma comparação aqui…...... :hauhau:

                                      abraço.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • * Offline
                                        * Offline
                                        * Caroline Stella *
                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        liguei tudo certinho e a leitura voltou a baixar. detalhe q o escape está com ~270? e qdo cheguei e medi os 980mv o escape estava com mais de 400?.  :d  :hauhau:  :hauhau:

                                        [snapback]626406[/snapback]

                                        qdo ligo o carro a leitura sobe até 1010mv e depois vai descendo :ninja: :ninja:

                                        tia, passa um pequeno feedback do comportamento das leituras de sonda narrow+pir?meto em relação a cor das velas (que eu sei que vc sempre vê :ham: )  pra gente fazer uma comparação aqui…...... :o_o:

                                        abraço.

                                        [snapback]626411[/snapback]

                                        em lenta as vzs mostra 920…as vzs 860 sem q o motor mude de comportamento

                                        andando é pior ainda: qdo acelero fundo a leitura cai pra 500...600mv mesmo com o motor cheio e rendendo. e nem adianta enriquecer a mistura, pq chega a pipocar de excesso mas a leitura não aumenta.

                                        as velas estão com a cor de queima perfeita, acusando a um leve excesso em baixa.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • * Offline
                                          * Offline
                                          *Felipe*
                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          toda essa trabalheira pra usar um troão q não da pra confiar? :d

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários