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Polemica: mode on

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • C Offline
    C Offline
    Cleber T.
    escreveu em última edição por
    #3

    se eu tivesse uma rs6 pensaria em um

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      Ricardo
      escreveu em última edição por
      #4

      20 cv a mais no corolla??

      26 cv a mais na hilux???

      complicado hein… :sppt:

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        miozao
        escreveu em última edição por
        #5

        já que tá no polemic on…

        sou da opinião seguinte:

        se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?

        sei la.. nao acredito nisso, como não acredito em chip... ainda mais pagando 3000 pra isso...

        com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          dralessio
          escreveu em última edição por
          #6

          já que tá no polemic on…

          sou da opinião seguinte:

          se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?

          sei la..  nao acredito nisso, como não acredito em chip...  ainda mais pagando 3000 pra isso...

          com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...

          [snapback]660877[/snapback]

          onde assino?

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            G L O C K
            escreveu em última edição por
            #7

            usei uni em dois carros e só tem elogios para o produto a pra quem instala e regula …

            para carro turbo original não tem coisa melhor ...

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              FUNtastic
              escreveu em última edição por
              #8

              certa vez vi um video do leo mostrando como funciona o unichip, calibrando uma pickup em tempo real sobre o dino

              da forma que é feito, tem tudo pra funcionar sim… ele coloca o carro sobre um dinamometro de rolo com freio, e deixa o carro girando numa rotação fixa... assim, ele pega a caixinha e vai regulando o tempo de injecao e o avanço até conseguir a maior potencia possivel... ele faz esse esquema de 500 em 500rpm por toda faixa de giros do motor... oras, se ele tá otimizando todo o sitema, tanto em injeção quanto em ponto, e tá conseguindo sempre a maior potencia possivel do conjunto com esses ajustes, é natural que venham otimos resultados... com um chip comum é possivel fazer isso? sim, mas demoraria uma semana em cima do dino, e se o dino não for proprio, o custo da brincadeira fica semelhante ao do unichip, onde o acerto sobre o dino tá incluido no pre

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                miozao
                escreveu em última edição por
                #9

                certa vez vi um video do leo mostrando como funciona o unichip, calibrando uma pickup em tempo real sobre o dino

                da forma que é feito, tem tudo pra funcionar sim… ele coloca o carro sobre um dinamometro de rolo com freio, e deixa o carro girando numa rotação fixa... assim, ele pega a caixinha e vai regulando o tempo de injecao e o avanço até conseguir a maior potencia possivel... ele faz esse esquema de 500 em 500rpm por toda faixa de giros do motor... oras, se ele tá otimizando todo o sitema, tanto em injeção quanto em ponto, e tá conseguindo sempre a maior potencia possivel do conjunto com esses ajustes, é natural que venham otimos resultados... com um chip comum é possivel fazer isso? sim, mas demoraria uma semana em cima do dino, e se o dino não for proprio, o custo da brincadeira fica semelhante ao do unichip, onde o acerto sobre o dino tá incluido no preço

                [snapback]660960[/snapback]

                então as montadoras tão comendo bola não fazendo um acerto perfeito nas ie deles?

                dai tem a questão que já vi comentarem:

                mais as fabricas se preocupam com as leis de poluição e economia

                tirando o catalisador, que rouba ai uns 5 cv +/- … um motor mais beberrão nao geraria mais potência, até pq gente que tem as sondas wide band ja viram que a potencia maxima vem com um fator lambda x, e que mais rico que isso vai perdendo potencia.

                -- então não é só jogando mais combustivel...

                se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...

                ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  minha opinião a maioria aqui do fórum já conhece…

                  complementando o que o miozao falou:

                  pra ter ganho, alterando sensores apenas (que é o que o unixip faz), só se já tiver algum defeito no carro... ou então ?s custas de alguma coisa que vai fazer o motor funcionar errado (ou muito ponto, ou mistura um pouco mais rica, lavando cilindro, etc.)

                  gente, acordem, não tem milagre e quanto tem podem desconfiar do santo (no caso a revista, o dino, o vendedor ou coisa parecida)

                  nego picha o cm pq diz que ele é arrogante, mas arrogante é quem faz o que faz apenas pra vender o produto... o que não é o caso do cm, pois com o que ele faz, ele até perde cliente e perde a venda :hauhau:

                  ps. dá pra ver que liguei o modo pol?mica tb né é :p

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    LeonardoZ
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    então as montadoras tão comendo bola não fazendo um acerto perfeito nas ie deles?

                    dai tem a questão que já vi comentarem:

                    mais as fabricas se preocupam com as leis de poluição e economia

                    tirando o catalisador, que rouba ai uns 5 cv +/- …  um motor mais beberrão nao geraria mais potência, até pq gente que tem as sondas wide band ja viram que a potencia maxima vem com um fator lambda x, e que mais rico que isso vai perdendo potencia.

                    -- então não é só jogando mais combustivel...

                    se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...

                    ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender

                    [snapback]660992[/snapback]

                    uma coisa voce tem que levar em consideração, as ie saem de fabrica com acerto brando, mistura e ponto com folga tudo pra se ajustar a mijolina brasileira… da pra tirar algums cavalos sim, mas milagre tb nao tem como :hauhau:

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fahrell
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      uma coisa voce tem que levar em consideração, as ie saem de fabrica com acerto brando, mistura e ponto com folga tudo pra se ajustar a mijolina brasileira… da pra tirar algums cavalos sim, mas milagre tb nao tem como  :hauhau:

                      [snapback]661029[/snapback]

                      não acredite muito nisso leonardo… montadora não vai deixar sobra nenhuma, pois se tiver 1 cv a menos que o possível, vai vender menos que o concorrente... vide a eterna briga de modelos...

                      exceto em casos especificos, ipi, custo, nicho de mercado sem concorrencia, etc...

                      na maioria dos casos desses chipeiros, o que quer que eles tirem a mais, tiram em detrimento de algo importante, seja dirigibilidade, consumo, durabilidade etc...

                      a montadora faz o carro pra mijolina x... se o governo muda no meio do caminho, problema do dono... ela fez a parte dela...

                      1 Resposta Última resposta
                      • X Offline
                        X Offline
                        xtreme
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        … chips seja qual for ... só substitui a ótima programação de fábrica visando economia de combusitivel e baixa emissão de co2 em detrimento de tirar o máximo que o motor tem a oferecer (10-15%) desprezando economia e emissão de co2.... se vale o que pedem....fica a crit?rio de cada um....eu prefiro partir para algo mais pp.... :hauhau:

                        1 Resposta Última resposta
                        • 1 Offline
                          1 Offline
                          16volts
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          então as montadoras tão comendo bola não fazendo um acerto perfeito nas ie deles?

                          dai tem a questão que já vi comentarem:

                          mais as fabricas se preocupam com as leis de poluição e economia

                          ….

                          se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...

                          ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender

                          [snapback]660992[/snapback]

                          isso eh conversa do cezar marques…

                          se a montadora tirar ate o ultimo fio de cabelo do motor original, eu rasgo meu futuro crea na sua frente...

                          ps : varios colegas meus da faculdade trabalham com calibracao e ja troquei bastante ideia c/ eles, tem margem sim... tanto que em plena carga o fator lambda pode baixar de 0.8 (bem rico) em alguns carros p/ preservar o motor.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fahrell
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            isso eh conversa do cezar marques…

                            se a montadora tirar ate o ultimo fio de cabelo do motor original, eu rasgo meu futuro crea na sua frente...

                            ps : varios colegas meus da faculdade trabalham com calibracao e ja troquei bastante ideia c/ eles, tem margem sim... tanto que em plena carga o fator lambda pode baixar de 0.8 (bem rico) em alguns carros p/ preservar o motor.

                            [snapback]661108[/snapback]

                            não… isso é conversa minha... que coincidentemente também é a dele... só não vê quem não quer (ou não pode)

                            mas não acredite em mim... faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...

                            claro que tem margem, mas é muito menor que o que se apregoa por aí revistas/foruns afora.

                            digo e repito, na maioria dos casos a montadora tira sim até o ultimo fio de cabelo, desde que com um mínimo de durabilidade, senão não vende... a gente já é grandinho pra perceber que não fazem o melhor pra gente e sim o que vende mais...

                            eles querem que a gente se foda... desde que no processo, não os acionemos judicialmente, e mesmo assim, se estatisticamente os processos forem poucos, eles assumem os riscos, desde que o carro venda mais...

                            nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente...

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              miozao
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              não… isso é conversa minha... que coincidentemente também é a dele... só não vê quem não quer (ou não pode)

                              mas não acredite em mim... faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...

                              claro que tem margem, mas é muito menor que o que se apregoa por aí revistas/foruns afora.

                              digo e repito, na maioria dos casos a montadora tira sim até o ultimo fio de cabelo, desde que com um mínimo de durabilidade, senão não vende... a gente já é grandinho pra perceber que não fazem o melhor pra gente e sim o que vende mais...

                              eles querem que a gente se foda... desde que no processo, não os acionemos judicialmente, e mesmo assim, se estatisticamente os processos forem poucos, eles assumem os riscos, desde que o carro venda mais...

                              nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente…

                              [snapback]661114[/snapback]

                              dai que citei o palio 1.8r…

                              o motor da versão recebeu sistemas de escapamento e admissão específicos, e uma central eletrúnica nova…

                              […] outras modificações são: coletor de admissão com design novo e feito de pl?stico, sensores de temperatura e pressão de ar, eletrovólvula c?nister, injetores e sistema de partida a frio. ficou mais leve e tem melhor rendimento volum?trico. h? também uma geometria nova da c?mara de combust?o. o comando de válvulas também é uma novidade. ele reduz o atrito direto entre eixo-comando e balancim, o que diminui o ru?do gerado pelo sistema e também o gasto de energia para mover o trem de válvulas. isso melhora a performance e o consumo. o eixo-comando de válvulas exigiu alterações para se adaptar ao seu novo sistema de acionamento e também a fim de melhorar o desempenho em altas rotações e a regularidade da marcha lenta. o virabrequim foi modificado para reduzir os néveis de ru?do e de vibrações.

                              fonte

                              mudaram tudo isso pra ganhar o q? 3? 5 cvó

                              pq não colocaram logo um chip pra ganhar 11,5 cvó

                              1 Resposta Última resposta
                              • H Offline
                                H Offline
                                herbinho
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                já que tá no polemic on…

                                sou da opinião seguinte:

                                se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?

                                sei la..  nao acredito nisso, como não acredito em chip...  ainda mais pagando 3000 pra isso...

                                com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...

                                [snapback]660877[/snapback]

                                mas não esque?e que a fabrica trabalha com durabilidade, consumo, comportamento dinamico e emissão de poluentes.

                                obviamente que da conseguir isso.

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
                                  LeonardoZ
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  nao to defendendo a caixinha magica, tb duvido e muito de alguns resultados… porem o negocio da cavalaria de fabrica existe sim uma margem a ser explorada nas centrais ... tanto é que as fabricas priorizam durabilidade economia de combustivel e emissoes de poluentes... se fosse assim gol turbo podia ter saido com 146cv na gasolina de fabrica... nao, limitou em 1,5 bar de pico e deixou com 112cv ... eu acho que é bem por ai que essa caixinha entra, ela explora justamente esses fatores ...

                                  a sim ... o 1.8r lutou pra ganhar alguns cvós sim ... essa luta se reflete na qualidade da motorização que é um lixo... na gm anda, mas bebe, fiat adotou uma calibração mais precisa aliando alguns poucos cvs a mais e consumo de combustivel... poderia nao ter tirado 2, mas 5, porem tendo um consumo exagerado... só sei que os fatores atuais é durabilidade economia de combustivel e emissão de co2 ... falei que duvidava da caixinha justamente por tratar de 15 a 20cv e ainda frisar economia de combustivel aliada a emissao de co2 reduzida... po, meio complicado ...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fahrell
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    mas não esque?e que a fabrica trabalha com durabilidade, consumo, comportamento dinamico e emissão de poluentes.

                                    obviamente que da conseguir isso.

                                    [snapback]661134[/snapback]

                                    herbinho… dá uma lida nisso...

                                    dai tem a questão que já vi comentarem:

                                    mais as fabricas se preocupam com as leis de poluição e economia

                                    tirando o catalisador, que rouba ai uns 5 cv +/- …  um motor mais beberrão nao geraria mais potência, até pq gente que tem as sondas wide band ja viram que a potencia maxima vem com um fator lambda x, e que mais rico que isso vai perdendo potencia.

                                    -- então não é só jogando mais combustivel...

                                    se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...

                                    ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender

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                                    … montadora não vai deixar sobra nenhuma, pois se tiver 1 cv a menos que o possível, vai vender menos que o concorrente... vide a eterna briga de modelos...

                                    exceto em casos especificos, ipi, custo, nicho de mercado sem concorrencia, etc...

                                    na maioria dos casos desses chipeiros, o que quer que eles tirem a mais, tiram em detrimento de algo importante, seja dirigibilidade, consumo, durabilidade etc...

                                    a montadora faz o carro pra mijolina x... se o governo muda no meio do caminho, problema do dono... ela fez a parte dela...

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                                    … faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...

                                    claro que tem margem, mas é muito menor que o que se apregoa por aí revistas/foruns afora.

                                    digo e repito, na maioria dos casos a montadora tira sim até o ultimo fio de cabelo, desde que com um mínimo de durabilidade, senão não vende... a gente já é grandinho pra perceber que não fazem o melhor pra gente e sim o que vende mais...

                                    nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente...

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                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fabio Lima
                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      dá pra ver os dois lados da moeda…

                                      enquanto tentam ganhar potencia...

                                      tentam não abrir mao de durabilidade, consumo e resistencia... fica claro isso ali .

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        malabi
                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        já que tá no polemic on…

                                        sou da opinião seguinte:

                                        se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?

                                        sei la..  nao acredito nisso, como não acredito em chip...  ainda mais pagando 3000 pra isso...

                                        com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...

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                                        falo tudo miozao, unichip, ai ai ai, 3000 mil, so rindo mesmo, uma coisa posso garantir fabrica de automoveis não é brincadeira.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          Feind
                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          isso eh conversa do cezar marques…

                                          se a montadora tirar ate o ultimo fio de cabelo do motor original, eu rasgo meu futuro crea na sua frente...

                                          ps : varios colegas meus da faculdade trabalham com calibracao e ja troquei bastante ideia c/ eles, tem margem sim... tanto que em plena carga o fator lambda pode baixar de 0.8 (bem rico) em alguns carros p/ preservar o motor.

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                                          concordo plenamente.

                                          existe uma grande quantidade de excelentes trabalhos e estudos sobre calibração e desenvolvimento de i.e s, mesmo no meio acad?mico.

                                          fora toda uma enorme massa de engenheiros/tuners, nacionais e internacionais, dedicados a criação, ao estudo e ao aprimoramento desses sistemas, nas suas mais diversas formas e finalidades.

                                          não vou me ater a números e a casos específicos, mas a realidade é que existe uma margem muito grande para desenvolvimento mesmo em sistemas relativamente simples e com acerto já pré definido.

                                          e isso de maneira nenhuma invalida ou poe em cheque o trabalho da equipe de engenheiros que efetuaram este acerto inicial.

                                          num trabalho de calibração como este, ou seja, para as massas, a grande questão é compromisso.

                                          eu não tenho a menor dúvida de que ninguém tem capacidade de fazer um acerto superior ao da fábrica, pelo menos quando utilizado o sistema nativo do veículo.

                                          mas nem sempre o que eles julgam o melhor acerto é de fato para a utilização que cada um vai fazer do veículo.

                                          como disse anteriormente, é sempre uma questão de compromisso.

                                          1 Resposta Última resposta

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