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Futura injecao eletronica

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  • Q Offline
    Q Offline
    quarteto
    escreveu em última edição por
    #902

    :metal:

    e vamo q vamo :ohoh:

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    • L Offline
      L Offline
      Lost
      escreveu em última edição por
      #903

      opa, valeu ae quarteto é nois

      aproveitando, o que acha:

      as escalas de map e rpm sao 1 só, pros varios mapas, vcs veem algum problema?

      eu acho até melhor assim, pra vc poder comparar um mapa com o outro, senao seria como comparar banana com ma??…

      ? assim tb pq as escalas sao carregadas pra ram, pois sao usadas pra pesquisa, tem que ser o mais rapido possivel... se fizer a pesquisa na eeprom, vai gastar muito tempo com a pesquisa... quanto mais tempo se gasta com pesquisa e transmissao de dados pra um lado e pro outro, menos tempo sobra pra fazer calculo...

      que acham?

      que acham do tamanho do mapa? 60x25 da pra comecar n

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #904

        o racioc?nio está correto e a escala está boa :ohoh:

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Moafoda
          escreveu em última edição por
          #905

          :ohoh:

          prezaaaaa \o

          quando q agente vai ligar num carro bobina dupla pra testar}} :ops:

          e colocar um monte d adesivos na lateral com o nome fuelbox

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #906

            :ohoh:

            prezaaaaa \o

            quando q agente vai ligar num carro bobina dupla pra testar}} :ops:

            e colocar um monte d adesivos na lateral com o nome fuelbox

            [snapback]665311[/snapback]

            rapaz, to trabalhando muito viu… nao tenho como dizer quando... mas com certeza vai ser o mais rapido, possivel... agora acho que vai andar mais rapido... vamo ve...

            valeu o apoio ae kra

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SemControle
              escreveu em última edição por
              #907

              hehe nao entendo nada, so sei q esse map da pra por no his turbo e fazer injetar desde aspro so isso hehehehe

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lost
                escreveu em última edição por
                #908

                hehe nao entendo nada, so sei q esse map da pra por no his turbo e fazer injetar desde aspro so isso hehehehe

                [snapback]665321[/snapback]

                :ohoh:

                nao entendi sobre por o sensor… deve ser substituir fazendo gambiarra é isso? :ops:

                map = manifold absolut pressure

                sensor de pressao absoluta no coletor

                http://en.wikipedia.org/wiki/map_sensor

                mas eu tava falando de mapa mesmo… mapa é a tabela onde cruza rpm com o map e nesse cruzamento vc define a quantidade de combustivel...

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SemControle
                  escreveu em última edição por
                  #909

                  isso, troca o map do his turbo q so le a pressao positiva e poe um desses q le vacuo, ai consegue trabalhar com ele de aspirado até 1.5 de pressao :ohoh:

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lost
                    escreveu em última edição por
                    #910

                    isso, troca o map do his turbo q so le a pressao positiva e poe um desses q le vacuo, ai consegue trabalhar com ele de aspirado até 1.5 de pressao :ohoh:

                    [snapback]665589[/snapback]

                    trabalha mas daquele jeito né?

                    eeeeeee gambiarra :ops:

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #911

                      o proprio fabricante comentou e aprovou, so disse q nao seria tao linear o funcionamento

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lost
                        escreveu em última edição por
                        #912

                        o proprio fabricante comentou e aprovou, so disse q nao seria tao linear o funcionamento

                        [snapback]665599[/snapback]

                        pior ainda… daquele jeito apoiado pelo fabricante...

                        e a escala? como fica? alias, tem escala? ou vc tem que se virar pra converter a escala de -80 a 0 do sensor original pra -80 a 1.5 do mpx4250?

                        outra, quantos pontos tem a escala?

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #913

                          pessoal, to terminando de trabalhar nas funcoes que calculam o tempo de injecao e avanco de ignicao, e por enquanto, ficou o seguinte:

                          o modulo recalcula o tempo de injecao principal a cada 4 ciclos (em um motor 4 cilindros, isso significa 2 voltas do virabrequim, em um 8 cilindros, apenas 1 volta)

                          a correcao por velocidade de movimento do pedal do acelerador é feita a cada ciclo, porem, a velocidade do pedal é medida a cada 1/10 de segundo, entao a qualquer movimento no pedal, a reação do modulo será em 1/10 de segundo, no proximo ciclo. sendo assim essa reacao nao pode ser medida em ciclos, mas em tempo, esse tempo nao muda conforme a rotacao. o mesmo vale pras correcoes por temp do ar e da agua.

                          acredito que a temp da agua tenha um lag maior e nao precisaria ser atualizada tao rapido, mas nao custa nada e tambem é até mais facil fazer junto com o pedal e a temp do ar.

                          trabalhando com a atualizacao principal a cada 4 ciclos, o tempo maximo de processamento entre cada ciclo, ficou por volta de 1 a 1.2ms, assim, da pra assegurar que em um motor 4 cilindros, o modulo suportaria trabalhar em 20.000 ainda com certa folga, pra que continue respondendo a interface de gerenciamento. suportaria no maximo 25.000 rpm (intervalos de 1.2ms) mas nesse caso, ja nao responderia mais a interface.

                          isso significa que mesmo em um 8 cilindros, poderia trabalhar a 10.000 rpm com folga de processamento.

                          alguem tem algum comentario a fazer sobre a atualizacao a cada 4 ciclosó eu li uma vez que a megasquirt trabalha com atualizacao a cada 16 ciclos, e isso era considerado bom, entao acho que em 4 seria otimo.

                          a eeprom de 16k já está funcional, totalmente integrada ao sistema.

                          o proximo passo será alterar a interface que desenvolvi no pc pra trabalhar com o novo protocolo…

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #914

                            pior ainda… daquele jeito apoiado pelo fabricante...

                            e a escala? como fica? alias, tem escala? ou vc tem que se virar pra converter a escala de -80 a 0 do sensor original pra -80 a 1.5 do mpx4250?

                            outra, quantos pontos tem a escala?

                            [snapback]665660[/snapback]

                            nao me faz pergunta dificil

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              #915

                              rapido pra caramba…..

                              qnd a agua nao sei se precisa ser super rapido, afinal a variacao de temp é lenta

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                #916

                                lost, esse recalculo do tempo da injeção seria para adequação da mistura atravṍz de sonda?

                                a temperatura da água não precisa ter tanta frenquencia de atualização, acredito que atualizando 1 vez por segundo já estaria ?timo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  #917

                                  o recalculo é com relacao a rpm x map, a correcao por sonda entraria no processamento a 1/10s, mas com opcao de haver a necessidade de x leituras pra se assumir uma determinada situacao, mais alguns parametros como velocidade da correcao apos a deteccao da mistura fora da faixa, tamanho do incremento a cada leitura, etc…

                                  sobre a agua, eu sei que eh lento, mas como eu disse, eh mais facil assim e nao custa nada... nao tem grande custo de processamento.

                                  assim que a interface tiver pronta pra trabalhar com o novo sistema de comunicacao com o modulo, vou fazer um teste no carro...

                                  ah, uma coisa, esses dados de velocidade de processamento e rpm maxima sao referentes só ao modulo principal. a rotacao maxima será determinada pela capacidade do modulo de ignicao, que le a roda fonica. porem, a velocidade desse modulo nao depende da quantidade de cilindros. sera por exemplo fixa em 10 mil rpm, independente a quantidade de cilindros... ainda vou fazer testes, quando terminar de implementar tudo o que falta nesse modulo.

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #918

                                    minha opinião é que para o 8 cilindros está ?timo, mais pro 4 cilindros acredito que seria perfeito se fosse 1 atualização a cada ciclo, ai daria para colocar correção por sonda, map e knock em um unico aparelho :ohoh:

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #919

                                      não deu tempo de editar e pensei outra coisa.

                                      pensando do ponto de vista que um motor precisa de ignição e combustivel, seria muito bacana se você conseguisse colocar para a injeção se adaptar a um valor x de sonda wide e y de knock, ai você teria praticamente uma injeção automatica aonde você poderia aumentar ou diminuir a pressão e ela iria sempre encontrar a melhor mistura e ponto para aquela situação.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
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                                        #920

                                        minha opinião é que para o 8 cilindros está ?timo, mais pro 4 cilindros acredito que seria perfeito se fosse 1 atualização a cada ciclo, ai daria para colocar correção por sonda, map e knock em um unico aparelho  :ohoh:

                                        [snapback]665729[/snapback]

                                        mas kra, uma coisa nao tem nada a ver com a outra. leve em consideracao que a ms trabalha com atualizacao a cada 16 ciclos, atualizar a cada 4 é 4x mais rapido, mas talvez desnecessario. e pra fazer a correcao por sonda + knock, nao depende de ser a cada 1 ciclo. a leitura do knock vai sim ser a cada 1 ciclo, mas normalmente se aguarda alguns knocks pra se determinar que sera necessario atrasar o ponto ou enriquecer a mistura, e essa correcao sera aplicada a cada 1 ciclo. é só o processamento da tabela rpm x map que é a cada 4 ciclos. qqr outra correcao é no feita no proximo ciclo…

                                        ele vai ter todas as correcoes, mas no futuro, como eu disse, diminui o escopo inicial senao nao sai nunca, pq sempre tem coisa a mais pra colocar. de inicio talvez nao tenha tudo, mas pode ter certeza que logo ter?, e terá um plano pra atualizacao.

                                        não deu tempo de editar e pensei outra coisa.

                                        pensando do ponto de vista que um motor precisa de ignição e combustivel, seria muito bacana se você conseguisse colocar para a injeção se adaptar a um valor x de sonda wide e y de knock, ai você teria praticamente uma injeção automatica aonde você poderia aumentar ou diminuir a pressão e ela iria sempre encontrar a melhor mistura e ponto para aquela situação.

                                        [snapback]665734[/snapback]

                                        a ideia é essa, trabalhar com a sonda wide em closed-loop, com um alvo de afr mapeado por pressao x rotacao, e a correcao por knock tem seus parametros, de x deteccoes pra inicio do retardo, qual o tamanho por retardo, quantos eventos entre cada retardo, uma aceleracao no retardo caso o knock se extenda por x ciclos e assim vai. a estrategia do knock nao tem a ver com da sonda narrow ou wide.

                                        por enquanto, o modulo vai trabalhar só com sonda narrow, mas é modular e esta preparado pra expansao, pra que se possa plugar uma sonda wide.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #921

                                          agora entendi, muito bom lost. vai ficar :ohoh:

                                          1 Resposta Última resposta

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