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Tutorial de preparação estagio i de cabeçotes apvw

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    * Caroline Stella *
    escreveu em última edição por
    #37

    carol, isso porque foi desabilitada as imagens no forum?
    estão seguindo apenas os links?
    [snapback]666422[/snapback]

    não mechemos em nada no forum, tanto q com o navegador fire fox as imagens aparecem diretamente.
    esse lance está um tanto misterioso…

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    • R Offline
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      RodrigoLóke
      escreveu em última edição por
      #38

      baixei o firefox e está normal. vale mais a pena baixar o firefox do que ficar se retorcendo para ver as imagens hehehe

      mesmo assim, fica minha sugestão de postar o link das fotos logo abaixo da foto (aparecendo ela ou não)

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      • T Offline
        T Offline
        TOP-TURBO
        escreveu em última edição por
        #39

        acho que só o dono tem paciência e cuidado pra fazer um projeto
        que necessita de tanto trabalho.

        para lhe mostrar, mesmo havendo correções a serem feitas , como realmente acho muito bom seu servião por ser o primeiro cabeçote que você fez e ainda agregado o peso de ser um dos mais difáceis , fui a oficina um instante tirar as fotos de um cabeçote igual ao seu que esta aqui para ser reconstru?do, foi gasto r$2.300,00 de mão de obra mais top nele no nome mais famosos do brasil em cabeçotes comerciais , levado a minha bancada em nenhum levante entre os 15 possíveis testados em 10?h2o e 28?h2o produziu um cfm a mais que um original, só perdas , apresentou diferencial de mais de 17% entre cilindros na admissão , em escape foi maior ainda o diferencial , o cabeçote da foto foi usado menos de 100km e retirado devido ao baix?ssimo rendimento e olhe o estado dos dutos , seria ebngra?ado não fosse tr?gico o fato de custar quase r$3000,00 todo o servião e ter vêrios mm de diferença de di?metro nos dutos de escape completamente fora de gabarito , nem retentores de válvula foram trocados ou guias, que são as originas e estão sobre folga tremenda , fazendo o nível de contaminação de borra nos dutos ser tão grande. a qualidade que provoca esta perda ao invós de prover ganho você pode ver nas fotos.
        então parabéns pelo servião mais uma vez , e para que saiba como valeu a pena, mesmo precisando de alguns pontos ser revistos você foi feliz, e quem tiver a mesma vontade pode ser também.

        infelizmente na área o cabeçote abaixo não é pior que a maioria que não passa apenas de terr?veis profissionais, enquanto tiver quem pague este valor por 4 horas de mão de obra poucos vão gastar 70 horas para fazer corretamente, acho que este tutorial ajudara muito neste ponto, mesmo quem não o siga mas o leia terá noção de quando um servião é bem executa ou não exigindo mais qualidade na área.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fabio Dela Marta
          escreveu em última edição por
          #40

          to de olho nesse tópico top turbo

          valew pela iniciativa

          sucesso

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
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            rallye
            escreveu em última edição por
            #41

            bacana top, realmente ainda tem muito chão pela frente
            esse cabeçote que postou não parece ser ruim, mas nesse proximo
            terei uma bancada disponivel para aferição, poque o ultimo foi
            apenas buretado com agua e deu uma pequena diferença,
            mesmo com o gabarito feito de durepox do duto encaixar
            como uma luva em todos eles, além do método:
            faz em um, faz a mesma coisa no outro hehehehe

            outro problema é que de fábrica os dutos já tem muita diferença entre eles.

            sei que provavelmente o seu tutorial dever? englobar apenas os cabeçotes
            que se chamam de st?gio i , só o polimento, sem a retirada de mateiral
            ou aumento das janelas, então se estou desvirtuando, peão desculpas.

            mas pelo menos todas as janelas tinham o mesmo diametro no meu hehehe
            e lembre que as fotos que postei são do processo e não dele pronto.
            e que a utilização do cabeçote foi pra um motor turbo e por isso a retirada
            completa do calo de escape.

            estas aqui são dele pronto:

            http://img295.imageshack.us/img295/3389/dutosadm01rf6.jpg


            http://img183.imageshack.us/img183/1167/dutosadm03yg1.jpg


            http://img181.imageshack.us/img181/8743/dutosadm04fu2.jpg

            as galerias de agua que passam logo abaixo dos dutos de escapamento
            desse modelo de cabeçote, por isso o cuidado para a remoção do calo.

            http://img177.imageshack.us/img177/1404/dutosskpkm2.jpg

            kra.. olha a bancada de trabalho feita para o tutorial hehehehe
            agora estou com esse cabeçote que por incrivel que pareça é um
            rarissimo x20xev coscast, nunca tinha visto outro ecotec
            com forja da cosworth, só os c20xe, por isso o cuidado redobrado.


            http://img299.imageshack.us/img299/5188/processo2qq5.jpg

            na realidade quando tive a intensão de fazer eu comprei um c20xe
            queimado para treino e coloquei os dois do lado pra medir as janelas,
            fora a diferença brutal de angulo dos dutos, não existe muita diferença
            entre as janelas, o problema é que o x20xev tem muito mais material
            até as sedes e por isso eu nao precisei aumenta-las, apenas tornar o
            mais reto possivel o caminho até as valvulas, tirando até um pouco
            da curvatura que o ar faz ao entrar na camara, mas basicamente
            mantendo o diametro dos dutos do coletor de admissão, o que
            faz que ganhar volume de ar sem perder a velocidade de fluxo.
            acabei doando o c20xe pro matheusc20xe por ter me ajudado muito
            e acabei não mexendo nele a pedido do proprio matheus.


            http://img297.imageshack.us/img297/8272/di…naxexev3vl1.jpg


            http://img155.imageshack.us/img155/2825/xevxexr3.jpg

            ps.: kra, é muito foda tirar foto de duto, pqp heehheehhe

            a micro-retifica que uso é essa profield, foi pago os r$65 do preão dela,
            mas existe tambem a micro-retifica fort a venda no mercado livre
            pela bagatela de r$80lascas, então se uma dremel custar muito caro
            pode apelas para as gen?ricas, mas procure as que chegam em 33mil rpm
            e tenham uma potencia igual ou maior que a da dremel.

            rotormagic não servem nem pra lixar unha, então nao tentem com ela.
            cuidado tambem uma micro-retifica verde da china, nao presta,
            ? muito fraca e tem rotação maxima 14mil rpm.

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            • I Offline
              I Offline
              Inssurection
              escreveu em última edição por
              #42

              pior que essas xing ling do mercado livre duram pakaraio.

              uma vez dei uma passada lah na terra do marcioap e trouxe-mos para alguns amigos umas ferramentas genericas e bem baratas, 2 anos depois o cara ainda me chega e diz, rapaz lembra akelas ferramentas eletricas q vcs trouxeram q eu pedi? entao, jah tentamo quebrar de tudo jeito e elas n kerem parar nao uhaihuhahua

              e jah vi mtas makita ( dakela verde ) quebrar bem ali na pontinha onde tem uma capa cromada. e olha que elas tb nao sao mto baratinhas nao hein

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                Derek
                escreveu em última edição por
                #43

                não sou mt de comentar neste forum fiko mais acompanhando as materia q acho bem top mais esta eu tiro o chapeu top-turbo mato a pau com este tutorial estou td dia de olho aki agora gostei demais da foto do cabeçote pronto valeu vou tentar fazer um aki em casa

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
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                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #44

                  top-turbo, gostaria de recomendar que vc colocasse se possivel a diferença na pratica mesmo pois muitos aqui ainda ficam com o po atrás se um cabeçote realmente melhora e outra coisa que seria legal se possivel era mostrar que um cabeçote melhorado pode ajudar no desempenho e também reduzir o consumo de combustivel.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #45

                    muito de olho, vou pegar umas ferramentas dessas de menor porte q vou trabalhar em alguns polimentos e depois vejo o q mais posso fazer nos motores glow de rc, dei uma geral no meu motorzim hj

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RodrigoLóke
                      escreveu em última edição por
                      #46

                      a micro-retifica que uso é essa profield, foi pago os r$65 do preão dela,
                      mas existe tambem a micro-retifica fort a venda no mercado livre
                      pela bagatela de r$80lascas, então se uma dremel custar muito caro
                      pode apelas para as gen?ricas, mas procure as que chegam em 33mil rpm
                      e tenham uma potencia igual ou maior que a da dremel.

                      rotormagic não servem nem pra lixar unha, então nao tentem com ela.
                      cuidado tambem uma micro-retifica verde da china, nao presta,
                      ? muito fraca e tem rotação maxima 14mil rpm.
                      [snapback]666449[/snapback]

                      vou te falar q é complicado essas mini-retificas tabajaras a minha já quebrou o cabo extensor e também está mto ruim de fazer a troca de pedra por conta daquele bot?ozinho maldito q colocam para travar o eixo.

                      estou comprando uma da dremel agora…........outro nível

                      obs: a minha era lee tools

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        TOP-TURBO
                        escreveu em última edição por
                        #47

                        importante leia com atenção

                        sei que provavelmente o seu tutorial dever? englobar apenas os cabeçotes
                        que se chamam de st?gio i , só o polimento, sem a retirada de mateiral
                        ou aumento das janelas, então se estou desvirtuando, peão desculpas.

                        bom , eu já iria dar continuidade porem me chamou a atenção estas observações\comentários que me alertam sobre a necessidade de esclarecer alguns pontos antes de prosseguir
                        e idéia do que se refere um servião base\b?sico\stagio i tem de preparação de um cabeçote pode ter um entendimento não muito claro, causado por maus exemplos e vêcios culturais também

                        então esclarecendo o que é feito no servião base de um cabeçote ap:

                        serão feitas modificações b?sicas ou de base porem de alto nível , sedes, válvulas , guias e c?mara, serão muito modificados.

                        apenas a retirada de imperfeições de fundição e acabamento só geram mão de obra para ganho próximo de zero, embora a maioria do que se vende comercialmente hoje em cabeçotes até chamados ou classificados de altamente desenvolvidos e modificados ( estagio 1,2,3,4, etc…) não tem mais que um trabalho estático sem ganho algum praticamente.

                        eu não venho aqui ensinar um logro, os resultados que obteremos aqui representam no total possível de ganho de fluxo, próximo de 90% do que é possível obter sem ter limitações de serviços ou custos, e eu considero o limite e aconselho a quem desejar ou precisar de suporte alem do que vamos obter aqui a migrar para outro cabeçote base, pois alem do que faremos os investimentos poderão alcançar milhares de reais para atingir no maximo 10% a mais de ganho em fluxo em cima do que já vamos obter , que não equivalem a mais de 3% do fluxo total, meso nos utilizando componentes de baixo custo e limitando os serviços terceirizados a serviços simples.

                        as fotos abaixo lhe darão idéia de que é muito material a ser retirado sim , ainda a mais se lerva-mos em consideração que o cabeçote será linear-cúnico da área desta porção de in?cio de duto até a área de descarga da válvula, mais parede ainda será retirada da porção media interna. este é o gabarito para válvulas de 39\40mm de admissão, ou seja, originais .

                        aqui para você ver como ficara ao final e que realmente são modificações base

                        ele é base também no direcionamento de aplicação, podendo ser usado com ganhos muito bons em praticamente qualquer que seja a sua aplicação, um cabeçote ?gen?rico? seria o termo mais adequado, pois a preparação quando em néveis acima da base sempre contem características que visam aperfei?oar ainda mais os ganhos possíveis vs investimento visando a aplicação a que se destina, muitas vezes chegando a ponto de envolver desenvolvimento de pistões especiais , injetores , confecção de coletores e muitos outros itens, apenas dois motores idênticos em preparação receberão cabeçote iguais .

                        hoje posso falar com segurança que não existe muito mais o que desenvolver em cima deste modelo de cabeçote, já sabemos o suporte e aplicação máxima que ele pode dar suporte com todos os tipos de desenho , aplicações e investimentos possíveis, se estas modificações que faremos não derem suporte ao que você deseja atingir , considere a migração ao fluxo cruzado ou aos cabeçotes 16v ou 20v large port, estes modelos darão infinitamente muito mais rendimento vs investimento se comparados aos cabeçotes ap, abaixo eu posto algumas fotos de um cabeçote ap e um fluxo cruzado, embora nenhum deles esteja pronto ou se destine a mesma aplicação visualmente da de ter idéia da diferença , que se levado os dois a bancada para uma mesma aplicação e com todo o investimento possível dar margem ainda para o fluxo cruzado enorme, quantificar ganhos apenas medindo um cabeçote sobre uma condição apenas de lift e pressão não é lá muito justo ou preciso , porem se tivesse que faz?-lo falaria em quase 50% a mais de fluxo total com em cima do ap o fluxo cruzado atinge, ou seja, se o maximo possível com o ap fosse 100cfm@ .500-28?h2o, o fluxo cruzado eu conseguiria 150cfm@500-28?h2o, nos multi válvulas citados estas diferenças seriam maiores ainda, estes números são exemplo do porque não vale a pena maiores modificações que estas na relação custo vs benefício.

                        top-turbo, gostaria de recomendar que vc colocasse se possível a diferença na pratica mesmo pois muitos aqui ainda ficam com o po atrás se um cabeçote realmente melhora e outra coisa que seria legal se possível era mostrar que um cabeçote melhorado pode ajudar no desempenho e também reduzir o consumo de combustável.

                        você pode notar que intencionalmente em não falo muito em números por hora , porem fique tranq?ilo, estas modificações foram já muito desenvolvidas e testadas , inclusive uma a uma individualmente , então a medida que será executado postarei individualmente o que cada modificação ira trazer de melhorias no fluxo e em que lift
                        e ainda antes disso explicarei como se desenvolve um cabeçote em bancada e que dados são realmente importantes com exemplos como apenas dados totais sobre determinada pressão e lift podem ser tremendamente enganadores.

                        nenhuma preparação de cabeçote traz melhoria de consumo , porem é possível sim modificar um cabeçote para uma condição de uso especifica para trazer melhorias neste item, porem são totalmente diferentes destas e os ganhos em consumo praticamente insignificantes, o incremento de fluxo é bem grande com estas modificações a swerem feitas aqui a ponto de exigir obrigatoriamente modificações grandes na alimentação, tirar um cabeçote original de um motor original e colocar após estas modificações não alterando carburador ou injeção, você não consegue andar com o carro nem em condição urbana de tanto que vai falhar de pobre, seja carburado ou injetado

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                        • G Offline
                          G Offline
                          G L O C K
                          escreveu em última edição por
                          #48

                          pena que fiz o meu antes desse tutorial …. de qualquer forma vai ser de grande valia ...

                          1 Resposta Última resposta
                          • K Offline
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                            kleber Londrina
                            escreveu em última edição por
                            #49

                            eu vou montar o meu tb to de olho nesse tutorial…

                            parabnes top - turbo pela iniciativa..

                            kleber

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              miozao
                              escreveu em última edição por
                              #50

                              coisa linda hein

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                Padula
                                escreveu em última edição por
                                #51

                                de olho muito forte nesse tópico..

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #52

                                  caceta que polimento marivilho desse duto ….

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    #53

                                    pegunta rápida.

                                    tem os cortadores em angulo pra fazer as sedes?

                                    sempre ensaiei pra comprar as pedras e fazer um cabeçote pra ver o que dava mas nunca me animei pois nao achava seat cutter com preco acessivel aqui. e como eu nao queria fazer o cabecote sem fazer os angulos tambem (tanto valvula como sede), nao ia pra frente.
                                    hoje que trago peca de fora e consigo com preco melhor (salgado ainda, mas bem melhor que os daqui), ironicamente nao tenho dinheiro e tempo pra retomar a idéia.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
                                      G Offline
                                      Glauco
                                      escreveu em última edição por
                                      #54

                                      de olho no servião também…...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        Adriano Sushi
                                        escreveu em última edição por
                                        #55

                                        opa de olho tb… ja fiz 2 cabeçotes pra mim, inclusive o q uso hj no meu carro...

                                        mas nada tão top como esse mostrado, que polimento animal q vc conseguiu
                                        eu como sempre tive restrições or?ament?rias, nunca comprei micro retifica... todo o trabalho foi feito com furadeira mesmo, e o acabamento final era dado pela retifica q monta o cabeçote...

                                        vamo q vamo heheheh

                                        abra

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
                                          D Offline
                                          Derek
                                          escreveu em última edição por
                                          #56

                                          uma duvida meio q infantil…

                                          como fazer os dutos perfeitamente cilindricos deste jeito, a entrada é facil pois esta com o gabarito e o meio e o final??

                                          1 Resposta Última resposta

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