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Pirometro, qual temperatura é segura

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fabio Lima
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    #19

    a egt é um valor que deve ser interpretado juntamente com outras informações e nao ver lá tá tanto tá seguro.

    quando o motor comeca a detonar a egt cai. e vai quebrar mesmo com a egt baixissima.

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    • P Offline
      P Offline
      PrEsA
      escreveu em última edição por
      #20

      vixi… vai ter gente berrando quando lerem os meus comentários...

      uso pirometro h? mais de um ano.

      meu carro é um corsa 1,6 forjadinho com k16 andando com 1,5 (no coletor).

      como usava (até pouco tempo) o sensor de ar na admissao, o ponto atrasa e os valores de temp no escape ficam maiores que o normal (estimaria uns 80 a mais, pois h? regra que diz 1o avanço ~20o escape e a temperatura deve descer uns 4-5o no avanço).

      numeros:

      • sem turbina entrar wot dá ~850/880oc na estrada. este é o valor que eu considero como regulagem original de fábrica.

      • 920 é meu limite superior, acima disto eu fico com medo e evito, apesar de umas puxadas com a bomba meio suja chegou a dar 995 (maximo do dislpay) e não pegou nada....

      isto como referencia em estrada, puxando de 120 até final de 5a

      • em plano a 120 ele fica em 550/650oc

      • mais de boa e cidade ~500oc

      ps. meu sensor está exatamente 15cm após a turbina

      ? claro que quando o ponto atrasa (dias mais quentes) a temperatura sobe sensivelmente

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      • L Offline
        L Offline
        Lost
        escreveu em última edição por
        #21

        o meu chegava a 860,880, com o escape menor, depois que troquei pra 2.5 pol, caiu pra 780, 800, agora com minha i.e., nao passou dos 700. meu pirometro (que eu mesmo fiz) marca a temp maxima, e na ultima vez que derreteu uma valvula de escap, a maxima foi de 740 graus…. entao o negocio é meio maluco....

        mas da pra ver que a alimentacao mais rica regulada na fuelbox baixou bem a temperatura. nada mais foi alterado, nem ponto nem nada.

        sao valores meio loucos mesmo...

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Raptor2k5
          escreveu em última edição por
          #22

          acredito que atrasando ponto a temperatura no escape aumente por que a mistura ainda sai queimando, e adiantando ponto aumenta a temperatura na camara de combustao, vai ver foi por isso que lost derreteu valvula e a temp. de escape nao aumentou.

          sei la, nao sei se meu pensamento esta correto.

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #23

            acredito que atrasando ponto a temperatura no escape aumente por que a mistura ainda sai queimando, e adiantando ponto aumenta a temperatura na camara de combustao, vai ver foi por isso que lost derreteu valvula e a temp. de escape nao aumentou.

            sei la, nao sei se meu pensamento esta correto.

            [snapback]675363[/snapback]

            exato, concordo com vc. por isso é complicado… pra servir pra alguma info, vc tem que ter controle total do ponto, pra poder perceber se a temp esta variando pelo ponto (quando existe mudanca no ponto) ou se é por causa de mistura...

            se bem que o ponto muda amistura tb... ponto mais atrasado, indica mistura mais pobre, ponto mais adiantado, mistura mais rica, heheheh entao confunde tudo, pq atrasando o ponto, a temp no escape aumenta, a mistura parece pobre, ai vc pensa que a temp aumentou por causa da mistura pobre quando na verdade foi por causa do ponto mais atrasado, ai acha que o motor vai explodir pq a temp ta alta e a mistura pobre, porem, nesse caso o motor ta é na boa, pq o calor todo ta la fora, e boa parte do combustivel que passou pela camara não gerou força, mas estava la pra roubar temperatura da camara... hehehehe o negocio é complicado de se analizar.

            desculpem a propaganda, mas isso vai ser legal ver na fuelbox, pelo grafico de historico (linhas) será possivel acompanhar a variacao do ponto e da mistura

            e as consequencias na temp... :d

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              AVILA GTS
              escreveu em última edição por
              #24

              penso que medir temperatura depois da turbina é praticamente inútil.

              [snapback]675262[/snapback]

              na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??

              • mais de boa e cidade ~500oc

              [snapback]675349[/snapback]

              caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                PrEsA
                escreveu em última edição por
                #25

                na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??

                caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.

                [snapback]675370[/snapback]

                a recomendação é usar depois da turbina, senão o sensor vai ficar em região quente demais antes da turbina a temp pode passar tranquilamente de 1000oc, ainda mais se tiver ponto atrasado e turbina pequena (como a minha).

                quanto a andar de boa, o meu carro marca 300oc em marcha lenta :d ;) ;)

                ? meio estranho, mas h? um ano usando na estrada, e rodando quase 10mil km nunca deu pau…. deve ser o ponto que está muito atrasado mesmo

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  PrEsA
                  escreveu em última edição por
                  #26

                  na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??

                  caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.

                  [snapback]675370[/snapback]

                  a recomendação é usar depois da turbina, senão o sensor vai ficar em região quente demais antes da turbina a temp pode passar tranquilamente de 1000oc, ainda mais se tiver ponto atrasado e turbina pequena (como a minha).

                  quanto a andar de boa, o meu carro marca 300oc em marcha lenta :d ;) ;)

                  ? meio estranho, mas h? um ano usando na estrada, e rodando quase 10mil km nunca deu pau…. deve ser o ponto que está muito atrasado mesmo

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                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
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                    #27

                    meu carro marca 300oc em marcha lenta  :d  ;)  ;)

                    o meu tb ;) …......... e 100 p hora constante é 520? e a 140 marca 580?

                    1 Resposta Última resposta
                    • H Offline
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                      halyssonw
                      escreveu em última edição por
                      #28

                      na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??

                      [snapback]675370[/snapback]

                      comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…

                      na fábrica, a regulagem do motor é feito monitorando temp na sa?da do cabeçote para não comprometer o mesmo e antes da turbina para não derreter rotor do escape ou dar fadiga na carca?a da turbina. se não for turbo a temperatura é monitorada na sonda para não acabar com esta.

                      se seu motor foi originalmente feito e regulado para atingir 750?c na sa?da do cabeçote, é ali que vc deve ter seu ponto medição.

                      como a maioria das turbinas são feitas para diesel, se vc quizer conservar a sua, vc deve controlar a temperatura na entrada da sua para que ela não passe do limite para o qual foi fabricada. e o que vale é na entrada, pois na sa?da já está bem mais frio.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #29

                        p defenestrar o tópico ;)

                        a temperatura em só não é o + importante, pois.:

                        cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes ;) .

                        instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser ;)

                        passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada :d

                        tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
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                          Lost
                          escreveu em última edição por
                          #30

                          p defenestrar o tópico :d

                          a temperatura em só não é o + importante, pois.:

                          cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes :( .

                          instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser :d

                          passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada :mellow:

                          tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.

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                          mas teria que monitorar o ponto ou o ks, pq mesmo gordo, se tiver muito ponto e bater pino, ja era… e ainda tem aquele lance, que se bater pino, a temp no pirometro ainda cai tudo pra enganar nois... :d

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #31

                            p defenestrar o tópico :d

                            a temperatura em só não é o + importante, pois.:

                            cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes :( .

                            instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser :d

                            passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada :mellow:

                            tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.

                            [snapback]675462[/snapback]

                            tenho que discordar de vc, como disse anteriormente o acerto depende de um cojunto de coisas como ponto, mistura estequiometrica, taxa, pressão etc, teoricamente um pirometro poderia informar qual eh o acerto que vc pode tirar o maximo do carro considerando tudo isso, vou dar um exemplo:

                            pega um gol 2.o forjado com 10,5 de taxa soca 3,5 bar de pressao e 45 de ponto final com 1,05 de sonda e ve se nao derrete, apostaria minha ficha que a temperatura no pirometro passaria de 1000 graus celsos e derrete pistao zoa cabeçote etc.

                            a merda eh que para cara motor , pisotes , deveria ter um valor tabelado para distancia x da turbina e isso nao existe, entao coloquei o topico para ter uma referencia.

                            dei umas esticadas no carro(que esta com a bobina fraca) com 0,7 de pressao atual a uns 160 por hora de terceira nao passou de 530 graus, quando tiver alimenta?ao pra socar pressao denovo vou repeitar os 720 graus de limite(que eh um valor o qual considero seguro se o carro estiver devidamente acertado.

                            mais um detalhe o meu termopar esta a 10 cm da flange da turbina como indica o manual

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #32

                              pega um gol 2.o forjado com 10,5 de taxa soca 3,5 bar de pressao e 45 de ponto  final com 1,05 de sonda e ve se nao derrete,

                              1,05 claro q vai derreter…..........coloca 0,86 q nunca vai derreter :mellow:

                              to falando em lambda.

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                #33

                                comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…

                                na fábrica, a regulagem do motor é feito monitorando temp na sa?da do cabeçote para não comprometer o mesmo e antes da turbina para não derreter rotor do escape ou dar fadiga na carca?a da turbina. se não for turbo a temperatura é monitorada na sonda para não acabar com esta.

                                se seu motor foi originalmente feito e regulado para atingir 750?c na sa?da do cabeçote, é ali que vc deve ter seu ponto medição.

                                como a maioria das turbinas são feitas para diesel, se vc quizer conservar a sua, vc deve controlar a temperatura na entrada da sua para que ela não passe do limite para o qual foi fabricada. e o que vale é na entrada, pois na sa?da já está bem mais frio.

                                [snapback]675420[/snapback]

                                1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?

                                2o. 750oc no cabecote é moleza… as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador

                                3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá

                                gaucho: em seu vts com acerto de ponto e wide qual a temperatura?

                                e vc consegueria (agora abusando mesmo ) atrasar 5o no avanço e medir a temp para postar resultados??

                                ps. eu tirei o sensor de temperatura do ar da admissão e a temperatura de escape andando normal caiu de ~500 para ~380/450. tenho que andar mais para medir melhor os novos par?metros...

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  #34

                                  gaucho: em seu vts com acerto de ponto e wide qual a temperatura?

                                  e vc consegueria (agora abusando mesmo ) atrasar 5o no avanço e medir a temp para postar resultados??

                                  dá p fazer esses testes sim…........mas meu filho nasceu e to sem tempo nenhum........já isntalei os pir?metros e qq hora postarei aqui meus testes c o intercooler.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
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                                    #35

                                    1,05 claro q vai derreter…..........coloca 0,86 q nunca vai derreter :mellow:

                                    to falando em lambda.

                                    [snapback]675703[/snapback]

                                    com 0,86 vai derreter do mesmo jeito

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #36

                                      com 0,86 vai derreter do mesmo jeito

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                                      já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos :mellow:

                                      esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.

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                                      • H Offline
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                                        halyssonw
                                        escreveu em última edição por
                                        #37

                                        1o. qdo vc pindura uma turbina na sa?da de escape já não dá para usar par?metros de fábrica, certo?

                                        2o. 750oc no cabecote é moleza…  as fábricas usam mais que isto, senão o motor não rende e bebe muito, ainda mais se for girador

                                        3o. realmente a temperatura de entrada na turbina é importante, mas se o limite fosse tão baixo assim, pq a vw utilizaria válvulas de escape que suportam até 1200oc nos gol tá

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                                        1- não dá mais para usar os par?metros de fábrica relacionados a acerto (mistura e ponto). mas em relação as temperaturas de trabalho que fazem seu motor aguentar 100000 km de sarrafo vc pode utilizar os mesmos par?metros de fábrica, visto que vc não alterou a liga do cabeçote, valvulas, sedes além de não ter alterado o sistema de arrefecimento.

                                        2- esse valor de 750?c é usual sim. pode ser que não seja o mais econômico, mas o enriquecimento utilizado acima da mistura ótima de potência não chega a baixar a potencia a ponto de sentir amarrar.

                                        3- o material da valvula deve suportar 1200?c pois ela faz parte da camara de combustão e ela não está ligada ao sistema de arrefecimento. ela discipa calor apenas pela sede e pela guia. como a capacidade de discipação é baixa, sua temperatura pode ser mais elevada.

                                        já vê q vc não entende nada de regulagem…....uso esse acerto no meu carro + de 4 anos :mellow:

                                        esse valor de 0,86 é mundialmente aceito como a maior potência atingida.

                                        [snapback]675885[/snapback]

                                        carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          Gaucho
                                          escreveu em última edição por
                                          #38

                                          carros de fábrica que tem lambda menor que 0,86 é porque esquentam. lambda 0,86 garante a maior potência e não a temperatura correta.

                                          [snapback]675913[/snapback]

                                          os vw mis de 97 em diante foram regulados na fábrica (a vw pediu assim p marelli) c lambda 1 até 4000 rpms e depois engordaram p 0,88 até o corte de giro

                                          regulagem em wot.

                                          1 Resposta Última resposta

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