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Motor taxado 12:1 com 0,9bar ou 8,5 com 1,2bar

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Adriano Sushi
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    #6

    vou colocar minha cara a tapa (tem cara q acredita fielmente o contrario), mas tanto nos 200, quanto nos 400 metros, o com menor taxa teoricamente vai ganhar, ai depende de outros fatores…

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      036ullivan
      escreveu em última edição por
      #7

      vou colocar minha cara a tapa (tem cara q acredita fielmente o contrario), mas tanto nos 200, quanto nos 400 metros, o com menor taxa teoricamente vai ganhar, ai depende de outros fatores…

      vai depender do acerto empregado na preparação, se os dois tiverem o mesmo setup , a diferença vai ser no braço.

      mas esse é um assunto bastante polêmico, então nem vou opniar hehehe :(

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      • O Offline
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        overspeed
        escreveu em última edição por
        #8

        taxado tem mais resposta, pegada mais rapida, melhor consumo… mas funciona assim

        a grosso modo vc tem metade da diferença da taxa

        um motor com 8,5 e outro com 12

        a diferença de potência é da ordem de 20%

        entaum com 8m5 de taxa teria p de potência...a grosso modo com 1,2 ele tem 2,2p

        com 12 de taxa ele tem 20% a mais entaum p2 = 1,2p1

        usando 0,9bar seria 1,9 x 1,2 x p = 2,3p

        entaum a grosso modo o taxado com 0,9bar andaria mais que o destaxado com 8,5bar... mas ai pega outra coisa... com 12:1 de taxa o calor gerado é bem considerável..e o risco de quebra é bem maior (implica em tirar ponto tbm pra não detonar)..já com 8,5:1 e 1,2bar vc ainda ta bem sossegado (repeitando limites de biela e coisa e tal) entaum pode considerar que vais er praticamente pau a pau o certo seria 12:1 e 0,7bar (que ai fica no mesmo nivel de segurança que 8,5 e 1,2bar)

        obvio que o acerto pode melhorar ou piorar esses conceitos..mas na teoria é mais ou menos por aí...

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        • P Offline
          P Offline
          pepsimanbr
          escreveu em última edição por
          #9

          taxado tem mais resposta, pegada mais rapida, melhor consumo… mas funciona assim

          a grosso modo vc tem metade da diferença da taxa

          um motor com 8,5 e outro com 12

          a diferença de potência é da ordem de 20%

          entaum com 8m5 de taxa teria p de potência...a grosso modo com 1,2 ele tem 2,2p

          com 12 de taxa ele tem 20% a mais entaum p2 = 1,2p1

          usando 0,9bar seria 1,9 x 1,2 x p = 2,3p

          entaum a grosso modo o taxado com 0,9bar andaria mais que o destaxado com 8,5bar... mas ai pega outra coisa... com 12:1 de taxa o calor gerado é bem considerável..e o risco de quebra é bem maior (implica em tirar ponto tbm pra não detonar)..já com 8,5:1 e 1,2bar vc ainda ta bem sossegado (repeitando limites de biela e coisa e tal) entaum pode considerar que vais er praticamente pau a pau o certo seria 12:1 e 0,7bar (que ai fica no mesmo nivel de segurança que 8,5 e 1,2bar)

          obvio que o acerto pode melhorar ou piorar esses conceitos..mas na teoria é mais ou menos por aí...

          muito obrigado pela explicação era disso que eu estava precisando, algo mais técnico.

          a vantagem do mais destaxado é o nível de segurança que é maior. se usar um gerenciador de turbo poderia até aumentar mais um pouco a pressão então…

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            Mega
            escreveu em última edição por
            #10

            o q vc precisa é decidir o q vc quer.

            vc quer carro pra acelerar ?

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #11

              errado… ap com 12:1 de taxa e 0,9bar quebra muito facil se o dono num souber usar...

              eu iria de destaxado...mas naum 8,5:1

              mas a questão aí é definir o seu projeto... qtos cv vc quer é que cilindrada é ?

              se for um 1.6 ou 1.8 eu iria de 10:1 (pistões dos mi) com 0,8bar de pressão... bem seguro... se for um 2.0 que as bielas num aguentam tanto (porque gera mais torque) eu iria de 12:1 e 0,7bar

              agora se for pra um dia montar algo mais apimentado... vai de 8,5:1 mesmo...

              agora 12:1 e mais do que 0,7bar acho arriscado pacas...com todo o controle que vc possa ter

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              • P Offline
                P Offline
                pepsimanbr
                escreveu em última edição por
                #12

                o q vc precisa é decidir o q vc quer.

                vc quer carro pra acelerar ?

                eu não quero um carro muito fraco em baixa rotação e que atinja mais ou menos uns 220cv e que trabalhe com um nível de segurança bom.

                eu uso o carro só em finais de semana.

                em resumo, um carro pra acelerar, razoavelmente forte mas com um nível de segurança bom.

                por enquanto ainda não pretendo colocar nada forjado.

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  PrEsA
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  eu não quero um carro muito fraco em baixa rotação e que atinja mais ou menos uns 220cv e que trabalhe com um nível de segurança bom.

                  eu uso o carro só em finais de semana.

                  em resumo, um carro pra acelerar, razoavelmente forte mas com um nível de segurança bom.

                  por enquanto ainda não pretendo colocar nada forjado.

                  desculpe, mas e é só para acelerar… bota 12 taxa com 1,2bar (hehehe).

                  brincadeiras a parte não vejo muita diferença em comprimir dentro do motor ou fora (exceto qdo se tem um ic que vai resfriar a ar admitido).

                  preferiria o taxado pela linearidade.

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    pepsimanbr
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    errado… ap com 12:1 de taxa e 0,9bar quebra muito facil se o dono num souber usar...

                    eu iria de destaxado...mas naum 8,5:1

                    mas a questão aí é definir o seu projeto... qtos cv vc quer é que cilindrada é ?

                    se for um 1.6 ou 1.8 eu iria de 10:1 (pistões dos mi) com 0,8bar de pressão... bem seguro... se for um 2.0 que as bielas num aguentam tanto (porque gera mais torque) eu iria de 12:1 e 0,7bar

                    agora se for pra um dia montar algo mais apimentado... vai de 8,5:1 mesmo...

                    agora 12:1 e mais do que 0,7bar acho arriscado pacas...com todo o controle que vc possa ter

                    o meu motor é um ap 1.8 álcool/álcool, já está turbinado com 0,6bar mas pretendo fazer o motor e escolher fazer algo bem feito.

                    pretendo atingir uns 220cv e, se possível um booster que aumente mais um pouco de potencia dependendo do carro ao lado…. hehehe

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      pepsimanbr
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      desculpe, mas e é só para acelerar… bota 12 taxa com 1,2bar (hehehe).

                      brincadeiras a parte não vejo muita diferença em comprimir dentro do motor ou fora (exceto qdo se tem um ic que vai resfriar a ar admitido).

                      preferiria o taxado pela linearidade.

                      brincadeiras a parte vc diz…. qdo turbinei a valvula de alívio trava zuada e tava pressurizando 1,5bar mesmo com essa taxa.... ehehehe tive que usar desse jeito até chegar da beep turbo arrumada... e não quebrou...

                      o meu carro está muit bom, chega muito rápido aos 200km/h mas fica muito no limite do motor e nem dá pra pensar em colocar um booster...

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        O Esmerilhador
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        8,5:1 com uma bobina bem forte

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          brincadeiras a parte vc diz…. qdo turbinei a valvula de alívio trava zuada e tava pressurizando 1,5bar mesmo com essa taxa…. ehehehe tive que usar desse jeito até chegar da beep turbo arrumada… e não quebrou...

                          o meu carro está muit bom, chega muito rápido aos 200km/h mas fica muito no limite do motor e nem dá pra pensar em colocar um booster...

                          mas segurou o pé no fundo? quando acabei de turbinar meu gol, ele estava com 15° inicial e avanço original… ia até seus 30 e poucos graus, gasolina/gasolina, cheguei a acelerar algumas vezes de 2° e vinha mta força, mas não tinha corgaem de segurar. como diria, em quinta marcha se vê a verdade...

                          hj, com bem menos avanço, seguro sem dó em quinta...

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio Dela Marta
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            na minha opiniao, voce poderia usar os pistoes do mi que tem 10,5 de taxa ou os pistoes dos single point ( ano 95 e 96) que tem 9 e pouco de taxa…

                            pessoal, com relacao a seguranca, ate quanto de compressao dinamica os pistoes do ap mi aguentam antes de quebrar canaleta? qual seria o limite de pressao de turbo utilizada em cima dos mi? considerando que biela nao e problema, pois sera forjada..

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
                              Lost
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              8,5 vai andar mais forte e mais seguro que com 12 de taxa :(

                              a menor taxa acontece com o aumento do volume da camara, esse maior volume abriga mais mistura pois a turbina empurra a mistura pra dentro da camara.

                              se fosse num aspirado, tudo bem, maior taxa = maior potencia. mas em turbo não é assim, e o que se perde pela menor taxa é facilmente compensado pela turbina. com certeza perde um pouco de torque na saida, em giro realmente baixo. mas isso com um bom trabalho no ponto da pra contornar.

                              eu montaria com 8,5 e 1,5 de pressao :ban:

                              ainda vou conseguir destaxar meu palio um dia :ban:

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
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                                Adriano Sushi
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                fora tudo isso, motor destaxado ainda ajuda a turbina enxer… mas essas coisas ninguem fala ne...

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
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                                  * Caroline Stella *
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  fora tudo isso, motor destaxado ainda ajuda a turbina enxer… mas essas coisas ninguem fala ne...

                                  pois é, ninguem fala. e muuuitos ainda acham q baixar a taxa serve apenas para proteger o motor contra detonação :(

                                  caverna staile…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
                                    P Offline
                                    pepsimanbr
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    8,5 vai andar mais forte e mais seguro que com 12 de taxa :(

                                    a menor taxa acontece com o aumento do volume da camara, esse maior volume abriga mais mistura pois a turbina empurra a mistura pra dentro da camara.

                                    se fosse num aspirado, tudo bem, maior taxa = maior potencia. mas em turbo não é assim, e o que se perde pela menor taxa é facilmente compensado pela turbina. com certeza perde um pouco de torque na saida, em giro realmente baixo. mas isso com um bom trabalho no ponto da pra contornar.

                                    eu montaria com 8,5 e 1,5 de pressao :ban:

                                    ainda vou conseguir destaxar meu palio um dia :ban:

                                    ví gente falar que perde muito em baixa destaxado, mas perde tanto assim? se não perder muito então compensa dar uma destaxada pra preservar o motor tbm.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
                                      D Offline
                                      Dr.147
                                      escreveu em última edição por
                                      #23

                                      pois é, ninguem fala. e muuuitos ainda acham q baixar a taxa serve apenas para proteger o motor contra detonação :(

                                      caverna staile…

                                      dissertem mais a respeito

                                      quando montei meu novo motor, decidi (através de muitas pesquisas e conversas por aqui) montar destaxado, então a taxa do meu motor ( fiasa 1.3) ficou por volta de 7,0:1, e uma turbina relativamente grande pro motor (kkk16).

                                      não senti o carro frouxo em baixa em relação ao motor anterior com taxa maior, deu pra aumentar bem a curva de avanço, enfim, só vi vantagens.

                                      se fosse nosso colega, certamente montaria com os 8,5

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Z Offline
                                        Z Offline
                                        Zé chedid
                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        pois é, ninguem fala. e muuuitos ainda acham q baixar a taxa serve apenas para proteger o motor contra detonação :(

                                        caverna staile…

                                        pois bem , ai uma cosia que eu nunca entendi…. pq motor destaxado e atrasar o ponto faz a turbina encher mais rápido? pq, pelo que me consta (sei que deve ser errado) quanto mais ponto r maior a taxa maior a tempera da gases e teoricamente mais potencia, e teoricamente mais fluxo de ar por isso ai, teria que vir mais rápido a pressão... o queo eu to errando??? hehehe

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
                                          A Offline
                                          Adriano Sushi
                                          escreveu em última edição por
                                          #25

                                          dissertem mais a respeito

                                          quando montei meu novo motor, decidi (através de muitas pesquisas e conversas por aqui) montar destaxado, então a taxa do meu motor ( fiasa 1.3) ficou por volta de 7,0:1, e uma turbina relativamente grande pro motor (kkk16).

                                          não senti o carro frouxo em baixa em relação ao motor anterior com taxa maior, deu pra aumentar bem a curva de avanço, enfim, só vi vantagens.

                                          se fosse nosso colega, certamente montaria com os 8,5

                                          e a pegada da turbina? mudou?

                                          meu carro com 6 de taxa, e turbina hx40 70x70, ta vindo pressão antes do que quando usava 10 de taxa e apl 42x70… eh claro q a patada mudou um pouco pra cima, mas isso eh normal, mudei toda a config do motor pra isso.

                                          e quem anda no meu carro não acredita q tem so 6 de taxa. uso cambio ps q eh longo, e as vezes coloco 3ª e esqueço q tem marcha o carro aheuaieuhae subida, lombada e outras coisas da cidade, vão normal.

                                          pois bem , ai uma cosia que eu nunca entendi…. pq motor destaxado e atrasar o ponto faz a turbina encher mais rápido? pq, pelo que me consta (sei que deve ser errado) quanto mais ponto r maior a taxa maior a tempera da gases e teoricamente mais potencia, e teoricamente mais fluxo de ar por isso ai, teria que vir mais rápido a pressão... o queo eu to errando??? hehehe

                                          pq os gases saem queimando no coletor… de modo grosseiro, tira a potencia do motor e joga pra turbina... ai depois q ela começa a trabalhar, ela faz o motor trabalhar com potencia.

                                          eh claro q tem mt mais coisa por traz disso, mas eh uma forma de explicar.

                                          e quem sabe acertar motor, faz isso sem tirar a potencia do motor e deixar ele dependente da turbina... coisa q turbinadores não fazem nem ideia...

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