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Tudo sobre pneus - parte ii

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    escreveu em última edição por
    #14

    excelente gus. vou lhe propor um negócio aqui, você fazer tipo um indice para nós termos idéia dos assuntos que nós aguardam nos próximos capitulos .

    dai é só me mandar mp que eu edito o tópico colocando o indice no primeiro post.

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      claudio_pe
      escreveu em última edição por
      #15

      **perfeito o topico agora ficarei mais atento pra essas datas.

      o gus,se tratando que o carro esteja parado,com os pneus cheios,você recomenda algo.

      hoje tenho os pneus.a520,não fabricam mais certo?

      mais ainda tenho esses que estão novos no meu carro.só que não uso com frequencia o meu carro.

      tem algum problema??**

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      • G Offline
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        GusWRC
        escreveu em última edição por
        #16

        **perfeito o topico agora ficarei mais atento pra essas datas.

        o gus,se tratando que o carro esteja parado,com os pneus cheios,você recomenda algo.

        hoje tenho os pneus.a520,não fabricam mais certo?

        mais ainda tenho esses que estão novos no meu carro.só que não uso com frequencia o meu carro.

        tem algum problema??

        o ideal é pendurar o carro em cavaletes, pra evitar a deformação (flat spot). caso isso não seja possível, é recomendável que se calibre com mais pressão (em torno de 40 libras), não esquecendo de acertar a pressão antes do novo uso.

        os a520 infelizmente foram parados. em seu lugar entrou o s.drive, pneu muito rápido. uso os a520 no passat tb, e são muito bons. pena que no 185/60r14 não tem do s.drive.**

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
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          escreveu em última edição por
          #17

          segue o indice pra galera se preparar para as materias:

          1- história

          2- compostos

          3- processo de fabricação

          4- funções e partes principais

          5- medidas

          6- índices de carga e velocidade

          7- estrutura dos pneus (radialxconvencional / tubelessxtubetype)

          8- normas internacionais (incluindo treadwear/tração/temperatura)

          9- tipos de desenhos

          10- características high performance

          11- escolha das rodas

          12- substituição correta dos pneus / equivalências de medidas

          13- garantia

          14- manutenção e cuidados (incluindo montagem/lubrificantes/válvulas/rodízios/consertos/estepe/twi)

          15- alinhamento/balanceamento

          16- tipos de desgastes

          17- fatores de desgastes

          18- pressões e comportamento dinâmico

          19- acertos de pista

          1 Resposta Última resposta
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            #18

            gus,

            em termo de composto pra arrancada, qual os produtos da yokohama voce sugere para carros aspro-std/st e turbos-a/b/c ???

            e se considerarmos pistas com grip bem ruim, tipo pista de rua…... mudaria a indicação do pneu ?

            em um carro onde se sobra potencia e falta tração, por exemplo, um turbo-a/b com seus 500cv e pneus radiais, até que ponto o tamanho do pneu ajudaria na tração, pensando no sentido do maior é melhor ???

            por exemplo: até que ponto um pneu 215/60-16 seria melhor/mais rapido que um 205/65-15 ???

            abraço

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
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              GusWRC
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              #19

              vamos desossar isso mais pra frente, mas pra ir pensando já, o que conta mais na escolha de um pneu é o tipo do desenho da banda e a profundidade dos sulcos. os compostos mudam muito pouco num pneu de rua a ponto de interferir num desempenho, mas a soma disso com características de cada desenho definem o que traciona mais.

              para os turbo, agora que estamos entrando na arrancada, já temos resultados da std no paranaense, onde o vencedor e recordista andou de s.drive. outra equipe melhorou 0,4s trocando os antigos tb por s.drive.

              acredito que para os turbo, inclusive pelas medidas disponíveis, o c.drive se dará melhor.

              a questão dos pneus maiores e mais largos, podem até melhorar um pouco a tração nos primeiros metros, mas o peso do conjunto e o aumento da resistência ao rolamento por usar baixa pressão acabam amarrando o carro mais pra cima. é incoerente na minha opinião vc ter motores de 500, 600hp usando pneus de rua pra carros de 120hp…. aí entram os recursos da baixa pressão, chumbo e etc, que podem melhorar os primeiros metros mas prejudicam todo o resto. a diferença qdo se monta um pneu misto como o a048 num carro desses é gritante, o carro melhora em todas as faixas e vem tempo, de 0,5 a 1s sem dificuldades.

              no meio de julho vamos pro rs fazer outra etapa do arrancada cup e vamos montar um carro que está sendo definido com advan a048 pra tentar o recorde da turbo-a. :ohoh:

              quando chegarmos na parte de desenhos de banda, vcs vão ficar de cabelos em pé :todoido:

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                #20

                gus uma coisa q eu sempre tive dúvida é se o composto muda o limite do pneu quanto a aquaplanagem ou isso só é influenciado pelo desenho?

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
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                  GusWRC
                  escreveu em última edição por
                  #21

                  interfere tb. teoricamente qto mais macio o composto melhor a aderência principalmente no molhado, mas o principal fator é o desenho. e ao contrário do que todos pensam, não é o desenho em v que é bom em drenagem. existe um ângulo limite de 23o para a inclinação dos sulcos ajudarem na drenagem. ângulo maior que isso tem outras funções como diminuir temperatura, ruídos, dirigibilidade em piso molhado (curvas), entre outras.

                  os maiores responsáveis pela drenagem de água são os sulcos retos. qto mais avantajados melhor a capacidade de drenagem de um pneu, e isso aliado aos compostos como sílica por ex, tornam um pneu melhor em piso molhado.

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
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                    GusWRC
                    escreveu em última edição por
                    #22

                    outro detalhe importante: pneus mais largos tem mais facilidade de aquaplanar, e aí é que entram em ação os desenhos complexos e compostos exclusivos para manter a melhor drenagem possível mesmo em pneus largos.

                    1 Resposta Última resposta
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                      #23

                      interfere tb. teoricamente qto mais macio o composto melhor a aderência principalmente no molhado, mas o principal fator é o desenho. e ao contrário do que todos pensam, não é o desenho em v que é bom em drenagem. existe um ângulo limite de 23o para a inclinação dos sulcos ajudarem na drenagem. ângulo maior que isso tem outras funções como diminuir temperatura, ruídos, dirigibilidade em piso molhado (curvas), entre outras.

                      os maiores responsáveis pela drenagem de água são os sulcos retos. qto mais avantajados melhor a capacidade de drenagem de um pneu, e isso aliado aos compostos como sílica por ex, tornam um pneu melhor em piso molhado.

                      outro detalhe importante: pneus mais largos tem mais facilidade de aquaplanar, e aí é que entram em ação os desenhos complexos e compostos exclusivos para manter a melhor drenagem possível mesmo em pneus largos.

                      entendi. é q ja usei 2 pneus com as mesmas medidas mais de marcas diferentes, com desenhos parecidos mais compostos creio eu diferentes, tanto que um durou cerca de 20% menos que o outro.

                      e este que durou menos foi o que segurava muito melhor na chuva, a diferença era enorma mesmo.

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                        036ullivan
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                        #24

                        gus me fala uma coisa, os compostos dos a048 e dos s.drive, é sabido que são diferentes. ok.

                        a diferenda de tração do a048 205/55/16 para o s.drive 205/45/16 é muito grande?

                        pq atualmente estou com rodas 16 tala 6,5 no gol, e andar com 195/45 não vira, muito baixo e não traciona e é fácil de destruir a roda se pegar um buraco um pouco mais nervoso … atualmente está com os toyo t1r 195/45/16, sou sincero, gosto muito desse pneu, de estabilidade melhorou muito comparados aos goodyear eagle ventura que eu usava, ja para arrancar não sei se é devido a pouca borracha mas ele não traciona melhor que os ventura com 20libras...

                        o problema hoje de partir para os a048 16 é a medida... 205/55/16 em gol gi tem que rebater demais e trabalhar legal o paralama para andar literalmente tranquilo

                        por isso minha pergunta sobre os 205/45.

                        obrigado.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
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                          GusWRC
                          escreveu em última edição por
                          #25

                          posso só te garantir que um a048 195/55r15 pro teu caso dá um pau em qquer pneu de rua que vc montar, não importa a medida. e não precisa andar vazio, usa no mínimo 18 libras, pq traciona no composto e não na baixa pressão.

                          outra vantagem deles é o peso mais baixo que tb ajuda e o composto muito parecido com os de pista slicks, que ajuda muito na tração. todos os que estão usando estão baixando de 0,5 a 1s e quebrando mais câmbios :todoido:

                          1 Resposta Última resposta
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                            036ullivan
                            escreveu em última edição por
                            #26

                            esquema é rodar com as 16 atraz e comprar um par de 15 pra rodar na frente quando for defenestrar … :todoido:

                            de início permanecerei com meus pneus visto que o carro esta parado mesmo :ohoh:

                            1 Resposta Última resposta
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                              quarteto
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                              #27

                              esquema é rodar com as 16 atraz e comprar um par de 15 pra rodar na frente quando for defenestrar … :todoido:

                              de início permanecerei com meus pneus visto que o carro esta parado mesmo :ohoh:

                              ?

                              mesmo não sendo as rodas de tração, não é muito inteligente andar com rodas mais pesadas na traseira e mais leves na dianteira

                              1 Resposta Última resposta
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                                #28

                                ?

                                mesmo não sendo as rodas de tração, não é muito inteligente andar com rodas mais pesadas na traseira e mais leves na dianteira

                                mas veja bem o raio de rolamento do 195/55/15 é 297,75 e do 195/45/16 é 290,95, resumindo vou ter menos arrasto do que se tivesse com as 15 com 195/55/15 atrás… :copa: :ohoh:

                                tem a relação do peso, mas não vai influenciar muito quando o carro estiver pronto :copa:

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
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                                  #29

                                  o arrasto não é só calculado pela circunferência do pneu montado na roda…

                                  um conjunto de roda + pneu 16 pesa mais que outro 15 (considerando rodas nacionais dentro da média) e isso é mais massa não-suspensa que acaba dificultando o trabalho da suspensão...além disso, é mais peso para tirar da inércia, mais peso para os freios traseiros segurarem, etc.

                                  fora que a área de contato com o piso vai ser a mesma (se o pneu 15 e 16 forem de mesma marca), já que ambos os pneus têm 195mm de seção lateral

                                  roda maior não necessariamente quer dizer roda melhor...só ver os dragster que usam pneus tora nas rodas de tração e nas outras parece até uma rodinha de bicicleta, ou ver os carros de corrida, que usam as menores rodas possíveis considerando o conjunto de freios montado

                                  se vc vai fazer isso, é opção sua, mas o que eu acho é que isso não é uma boa idéia

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • 0 Offline
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                                    #30

                                    a questão cara é que eu sempre quis ter essa roda que comprei, então terei elas para fazer um rolezinho, e quando for andar nos td da vida, vou jogar 4 slicks em rodas 15 entendeu?

                                    e quando for defenestrar por aí, coloco os advan 15 na frente só pra não andar pra trás…

                                    resumindo, um jogo de 16 de liga, 1 jogo de 15 de ferro com slicks e 1 par de 15 (sei la o material) pra defenestrar.... mas esse monte de coisa sóóoóó mais pra frente... hehehe :copa:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      #31

                                      outro detalhe importante: pneus mais largos tem mais facilidade de aquaplanar, e aí é que entram em ação os desenhos complexos e compostos exclusivos para manter a melhor drenagem possível mesmo em pneus largos.

                                      por isso que nas estapas de wrc na neve o pneu parece de bicicleta…

                                      :copa: :copa: :ohoh:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #32

                                        esquema é rodar com as 16 atraz e comprar um par de 15 pra rodar na frente quando for defenestrar … :copa:

                                        de início permanecerei com meus pneus visto que o carro esta parado mesmo :copa:

                                        na minha opinião nesse caso é mais vantagem vender as 16 e fica só com as 15 .

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #33

                                          na minha opinião nesse caso é mais vantagem vender as 16 e fica só com as 15 .

                                          mas não vendo mesmo :hauhau:

                                          só agora que consegui essas benditas rodas… 4x100 (num esquema ninja :copa: )

                                          http://img.quebarato.com.br/photos/big/a/1/de8a1_4.jpg

                                          esquema é andar com baixa pressão no pé e andar com booster no tudukida :hauhau: :copa: :ohoh:

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